Carta de Aniversário

Cerca de 819 carta de Aniversário

Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.
Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida, dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:
- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia - Respondeu, pela ordem, o cocheiro - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada, e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.
Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também irá preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro. Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.
A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: “Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus.”
Pense agora: “O que pode ser mais valioso do que a palavra de Deus?”Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece.

Inserida por ednagoetten

Estava aqui editando um vídeo de um aniversário infantil de 1997, quando começaram a passar fatos, momentos em minha mente como se fosse um filme.
Me lembro bem que no final dos anos 70, década de 80, as pessoas eram mais felizes com menos. Os padrões de beleza não eram nem corpo sarado para homens nem a ditadura da magreza para as mulheres.
Não existia bullying, apanhava, batia, ganhava apelido, colocava apelido. Havia mais respeito ao ser humano.
Hoje, a vaidade excessiva impera. Magreza, corpos sarados, abdome definido, roupas da moda, afetados querendo afetar a todos.
Será que vale a pena um corpo sarado, bronzeado, da cor do pecado, roupas da moda, badalado nas redes sociais, porém rachado, mal formado, sem conteúdo? Claro que todas as regras tem excessões, mas confesso que prefiro ficar sozinho a ficar simplesmente com um rostinho bonito sem conteúdo.

Inserida por Danielitaguara

AVE,ROSA E O SERTÃO NOSSO DE CADA DIA


O mês de julho foi testemunha do aniversário de 50 anos do lançamento de Grande Sertão: Veredas. Há 50 anos, portanto, temos a ventura de conviver com uma leitura que encerra um universo aberto, que abre um universo cerrado, numa ambigüidade do mestre que sempre ensina mas que, "de repente, aprende". Será possível medir o que significou para a literatura brasileira o advento desse alentado deleitado romance, ousado na linguagem, na temática, na abordagem e na construção?
Linha a linha, mestre Rosa constrói no diapasão da metalinguagem uma história de amor, recheada da sabedoria cabocla, com a fina observação do homem, do espaço e de como um vice-versamente interfere sobre o outro. Grande Sertão: Veredas é um inspirado questionamento do íntimo de cada pessoa humana que é toda pessoa humana. Pois se o sertão está dentro de cada um, e se o sertão é o mundo, então o mundo inteiro está dentro de cada pessoa. A universalização das individualidades ganha o seu complementar contrário na individualização dos universos. E aí está a riqueza de Rosa: o sertão é a cidade, a cidade é o sertão, ambos são o mundo, e o homem está em todo lugar. Dúvidas e certezas, conflitos e convergências, ficam mescladas na natureza de cada homem. A sabedoria só era cabocla por causa da intenção de registrar a poética do falar sertanejo, mas pode ser vista como a sabedoria de cada homem que é todo homem, e que cabe em qualquer lugar, não só em Minas Gerais.
Guimarães Rosa construía cada obra de dentro para fora. Era ele assimilando o mundo e devolvendo o que enxergou, sob a forma de narrativas trabalhadas.
Como bom narrador, Guimarães Rosa está, ele mesmo, dentro do romance. Observa, de dentro, no tremer da luta, as situações e as almas. Ele é, por exemplo, o interlocutor de Riobaldo, o misterioso ouvinte, que ouve o relato do guerreiro e a sua travessia pelo caráter do sertanejo.
Como bom narrador, Guimarães Rosa está dentro de outra história, como o menino piticego que ganha óculos e aí sim começa a enxergar o mundo, a vida. Nova travessia.
Como bom narrador, Guimarães Rosa está testemunhando tudo, postado na terceira margem do rio, vendo o viver e o esperar de pai, filho e espírito santo, na trilogia da religiosidade barroca. Travessia, outra vez.
São histórias outras e simultaneamente as mesmas, enredadas como corpos, nos bailes das Gerais. Todas as histórias, seja num livro ou em outros, são veredas que deságuam num mesmo rio grande, em viagem grandota como a de Mário de Andrade.
Conheci pessoas que conheceram o mestre Rosa, e que me falavam do jeito acanhado desse mineiro do burgo do coração. Contavam de como ele, muito míope, apertava bastante os olhos para ver melhor o interlocutor. Querendo ver, "eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente."
Matéria vertente é a matéria fundamental, a vida, a origem da vida, o bem e o mal, os contrastes do físico e do metafísico. É sobre isso que meditou o Joãozito. Para, depois, dividir conosco, seus leitores, o que resolveu contar. Não sem sofrer, porque a criação é trabalhosa. "Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas - de fazer balance, de se remexerem dos lugares."
As coisas mudam de lugar na memória da gente. Ganham uma certa névoa de esquecimento, que perturba a limpidez da lembrança. Mas, em nossa memória coletiva, João Guimarães Rosa tem lugar certo, cristalino e bom. Bem no pedestal, onde ficam os melhores.



(Artigo publicado na edição de número 97 do Jornal das Letras)

Inserida por fraseschalita

Aniversário
Hoje e um dia tao especial para vc q esta completando mais uma primavera em sua vida desejo a vc muita paz saude e muitos sucesso q desus possa realizar cada sonhos e iluminar o caminho de vcs
Completar ano nao se significa q agente está passando um tempo rápido mas sim so ficando cada vez mais penssativa..

Inserida por Rosa-lindinha

Nunca se Apaga


A maior lembrança que eu tenho é o dia do seu aniversário.
O meu melhor café da manhã foi o na padaria da esquina,
servido a pão com manteiga, café preto, café quente.
Lembro-me de que o assoprava para você, enquanto vestias as luvas e a toca de tricô
fio a fio costurada à mão, por sua mãe.
Eu sorria! Você com bochechas vermelhas, os lábios trêmulos e esbranquiçados,
também sorria. Balançava os braços e as pernas com tanta sutileza,
era quase invisível de tão doce, só para se esconder do insistente frio.
Porém o frio não desistia em levar-te para dançar. Enciumava-me todo, e logo me esquecia.
Era uma simples e apagada manhã de outono.

Não seria exagero meu em afirmar que ao seu lado
os pássaros voaram mais alto, passaram do céu,
bicaram as estrelas, como se fossem sementes na terra e, descobriram uma luz que alimenta.
Difícil não é? Pois bem, aconteceu!
Que as árvores decidiram desenraizar-se para poderem brincar com os cachorros e os mendigos na rua.
Não seria exagero eu dizer que quando estava com você, eu fui feliz.
Eu sei, eu sei, esse é o maior dos exageros.
Mas acredite, foi o que eu fiz.

Costumo me lembrar, não muito, não demais, da sua ternura.
Faz tanto tempo, quanta saudade dos velhos momentos.
A última taça de vinho que nós bebemos,
encontra-se junta a vela que acendemos para aquele simples jantar-surpresa de primavera.
Estão dentro da estante de vidro que nunca mais ousei em abrir.
(Vejo que há uma última gota avermelhada ao fundo que nunca se secou).
Todas às vezes que tento, paro com a mão na dobradiça e encosto a cabeça.
Repudio-me por ser um fraco e, não conseguir abrir uma reminiscência tão bela.

Os livros de poesia, com aquelas folhas amareladas, encontram-se inalterados na mesma estante.
Nunca mais li um verso se quer de algum deles.
Minha alegria ficou naquelas páginas esmiuçadas pelo tempo.
Não ei de incomodá-los, repousam e dormem, repousam e dormem.

Meus sentimentos alojam-se na mais alva nuvem, circulante no mundo.
Se tu, minha donzela, soubestes o tanto que ainda estás comigo,
entenderia as palavras cortadas, nunca ditas, que continuam insistindo para serem ouvidas,
nas páginas misteriosas da vida.

Vá, eu vou, já fui. Sozinho, ouvindo Beethoven ou Debussy.
Embriagando-me com vinho, deslizando meu corpo por uma saudade jamais vista ou sentida.
É minha saudade, acredite minha bela, é minha eterna ferida.

Inserida por LexMor

Estes dois últimos anos de aniversário são bons e tristes para mim. Lembro de vc sempre me dando o primeiro Parabéns do dia. Te amo, minha linda e eterna Vó. Saudade enorme.
Todos os dias me lembro de ti, pois deixaste um vazio enorme em mim, uma falta, um lugar que ninguém vai ocupar porque tu és ÚNICA…
A tua partida apanhou-me distraído, pois pensei que tu eras eterna, que tu nunca me ias deixar, pensei que Deus não tinha coragem de me tirar uma pessoa que foi e é muito importante ao longo de toda a minha vida.
Mas Deus colheu a flor mais bela do jardim que Ele plantou.
Hoje estou só sem ti, muitas das coisas já não vale a pena fazer… já não fazem sentido.
Para além de ter perdido uma avó, perdi também uma mãe que foste ao longo destes anos todos para mim, porque algo do que sou hoje devo-te a ti.
Tenho saudades de ti, minha avó.
A dor de te ter perdido permanece para sempre em mim. Sofro com a tua ausência na minha vida. Te amo e sei que vc aí de cima me desejou o primeiro Parabéns. Te amo, minha linda...

Inserida por DiegoFernandesMaciel

Renovar os Anos


Aniversário
momento de renovo
observações e silêncio
vamos evoluir
em que de fato somos pobres


parecer
nunca significou ser
muitas vezes o desânimo
chega primeiro que a coragem
e o que fazer?


Acreditar
continuar acreditando
somar as esperanças
ter forças em atitudes


Que o discurso
releve as amizades
que não podem faltar,
preserve


O conforto do futuro
tu proveras
mediante ao que plantou
então
que os passos
continuem firmes
certos na felicidade.

Inserida por raffamedeiroz

Matutando
Vale a pena fazer aniversario ??
Eu penso que vale !!
Principalmente se fosse todos os dias pois é tão delicioso ser lembrado , falado e refalado ( que Me perdoe o Aurelio) por amigos como vcs ,que me senti na obrigação , no Day after, de agradecer a todos do nosso Face a lembrança tão deliciosa promovida por vcs ontem !!!!!
De CORAÇÃO sorrindo!!!!
Muito obrigado a todos sem excessão pelo carinho
MUITO OBRIGADO

Inserida por Rai1945

Quando alguns políticos e ocupantes de cargos importantes fazem aniversário, várias são as mensagens postadas em jornais, revistas e outros meios de comunicação. Mas assim que perdem seus cargos, as mesmas datas são esquecidas instantaneamente!!!!
Deve ser muito triste constatar que seus "amigos" não passavam de meros bajuladores e sangue sugas assim como eles.

Inserida por 11162507

Hoje

Hoje seria aniversário de umas das pessoas mais importantes de minha vida, aquele que também me deu a vida, aquele que me ensinou a ser quem eu sou. Pude passar anos ao seu lado e hoje entendo o significado da maior saudade que a vida pode me fazer sentir. Hoje deveria ser um dia triste Sr. Olindio Knust, mas as lágrimas que hoje caem são de felicidade, de um dia ter podido conviver com o homem mais justo, amigo, companheiro e amoroso que já conheci...
Feliz aniversário! Pra onde quer que Deus tenha te levado... eu estou aqui feliz!
SAUDADES!

Inserida por THONKNUST

Decimo quinto aniversário (n°123)

Quinze anos de uma vida bem vivida
Catorze deles sendo uma ótima garota
Treze Motivos a tornaram minha amiga
Doze dele por ser meio louca

Onze é a sua nota de zero a dez
Dez é a sua beleza da cabeça aos pés
Nove corações jamais vão te abandonar
Oito alem do meu até o mundo acabar

Sete dias da semana pra você ser linda
Seis meses duas vezes ao ano pra te adorar
Cinco Letras para nomear uma mania
Quatro versos de algo para sempre se lembrar

Três Jeitos de chamar essa necessidade
Duas alem de Chamar de Bruna S Rosa
Uma unica princesa maravilhosa

Inserida por PedroFelisberto

Há um mês do meu aniversário, completo 22 anos.
Refleti... Muita coisa posso descrever em pouquíssimo tempo de vida (nesta vida).
Mas ao ver dois patinhos na lagoa, logo percebi que havia um caçador pronto para matá-los. Se eles não voassem logo dali, seriam mortos.

Voar!

(Mas eu não sou o pato. Sou eu o caçador?)

Inserida por matheusphilippi

Olá!
Hoje deveria ser o dia da felicidade!
Porque hoje é seu aniversário, ué!
Parabéns, parabéns, parabéns!
Que a coragem esteja sempre contigo!
Que a alegria impulsione os teus passos!
Que o sol brilhe sempre em tuas aspirações!
Saiba que eu sou um cara de muita sorte...
E ponha sorte nisso!
Sorte de ter você como a minha amiga especial!
Sorte por dizer-lhe com carinho, coisas que parecem ser insignificantes,
Sorte porque a vi brincar de crescer e que depois virou Gente.
Sorte por ter os mesmos motivos seus, que a fizeram sorrir.
Sorte por saber que a maioria dos seus sonhos viraram realizações.
Sorte por saber que seus amigos, que se importam com a sua importância.
Sorte porque o tempo não apagou todos os seus tempos.
Sorte porque seus tempos continuam com muita luz e lhe dão prazer de viver.
Sorte em poder contar com a sua amizade, mesmo distante.
Sorte em manter novo, o que em outros já se teria tornado velho.
Sorte porque o tempo passa, mas lembranças, se tornaram em sonhos que de tão presentes, sinto-me incapacitado de esquecê-las.
Assim, no seu aniversário, levante o rosto para o sol e siga sua estrela!
Embale no seu peito as maiores esperanças, e ouça o seu coração.
Continue acreditando, siga o seu caminho!
O dia seguinte nasce dos seus sonhos.
Seria ótimo poder cantar-lhe uma música e estar perto de você.
Mas o destino não quis assim,
Do tão pouco tempo que passamos juntos, sempre soube que você é a mulher dos lindos sonhos!
Feliz aniversário!
Parabéns!

Inserida por NinoCarneiro

Quando se levantar, acredite que hoje, é seu momento, como, um dia de Aniversário.
Pode ter certeza, que a partir disto, você já estará completo.

Se Ame e se respeite primeiramente, pois a pessoa ao seu lado, dependerá disto também, para ser Feliz contigo!!

Qual a motivação das festas (aniversário, natal, ano novo etc)? Comemorar, ver pessoas que gostamos?
Nesse exato momento observo, como um passageiro de uma locomotiva em alta velocidade que se dá conta que vai para onde não quer, pessoas reunidas ao redor de mesas, pratos, copos e garrafas. Na fartura sinto a má digestão pela escassez de sentido. Às vezes não consigo notar a diferença prática entre nós, humanos, e as máquinas que programamos para reproduzir e repetir.

Inserida por Matheusfv

FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO - 466 ANOS

CIDADE TRABALHO

São Paulo, desde a década de 60, é a cidade mais rica
e poderosa do país.
Sozinha produz 10% de toda riqueza do Brasil.
O pequeno vilarejo fundado por jesuítas, tornou-se
a potência que hoje é.
Terra de diferenças absurdas, guarda dentro de si,
imigrantes de todo mundo, tendo cada um deles o seu
bairro de referência.
Terra do futuro, todos os seus números são astronômicos.
Sua produção, seu povo, suas indústrias, o seu sentido de
humanismo é diferente, ela abriga e acolhe, mas muitos
encontram nela a pobreza, a fome, o desespero.
Com todas as qualidades e diferenças, ainda é o lugar onde
os sonhos são possíveis.
Terra de bandeirantes, povo que nada teme, e tenta vencer,
não se incomodando se o serviço for de manhã, de tarde,
a noite ou de madrugada.
Quem aqui vive tem no trabalho a sua principal virtude.
Às noites, a cidade pulsa.
Tudo nela é grande, tudo nela não é fácil, tudo nela não se
explica.
E quem nela vive, ganha, sofre, mas fica.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista - RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Feliz aniversário...

Que o seu dia seja brilhante, seja mais que importante e para quem te ama demostre orgulho por onde quer que ande;
Que o reflexo dos seus olhos sejam de muita luz, sejam bençãos com a misericórdia de Jesus;
Que a sua vitalidade seja renovada, com amor multiplicado, com um amor transbordado, sendo amor que valha à pena... Seja como for;
Desejo sabedoria e muita felicidade no laço do amor;

Inserida por JULIOAUKAY

Meu FILHINHO, hoje é dia do teu ANIVERSÁRIO!
Por tal, a ti, que só me tens dado “gostos” nesta vida, dedico este soneto:

A TI, CORPO do meu corpo saído;
ÉS dono do mais PURO bem querer;
Que neste viver eu sempre ansiei TER;
E sorte que eu tive em teres nascido.

A TI, BOM SANGUE do meu sangue digo;
Que ÉS O meu FILHINHO mui QUERIDO;
TENS TUDO O que eu AO PAI tinha pedido;
E para todo o sempre eu TE BENDIGO!

ÉS O meu LINDO FILHO mui estimado;
Mora EM TI BELO SER tão desejado;
ÉS SONHO para mim concretizado.

ÉS O meu PEQUENINO muito AMADO;
TUDO O que EM TI existe é do meu agrado;
PARABÉNS; Ó meu FILHINHO ADORADO!

Com CARINHO, FELIZ Aniversário!

Teu pai;

Inserida por manuel_santos_1

Hoje é um dia especial, pois
é o seu aniversário!
E eu quero desejar a você
muita saúde e muitas felicidades!

Que cada instante da sua vida
seja vivido com alegria,
para que eu possa sempre
ver brilhar no seu rosto,
esse sorriso encantador!

Que este dia seja tão maravilhoso
quanto tem sido estar ao seu lado!
Que você continue sempre
sendo este ser maravilhoso
e iluminado que você é!

E acima de tudo, meu
único e verdadeiro Amor:
Te amo muito! Parabéns

Inserida por aliana_peres

Hoje é o aniversário da execução
de García Lorca e se alguma coisa
mudou desde então, foi pra pior

eu estou na Central do Brasil
esperando que alguém me ligue
com uma notícia boa

não tenho vontade de voltar para casa
não tenho vontade de ir trabalhar

não tenho vontade de quase nada
e espero me apaixonar nos próximos minutos

há qualquer coisa de perverso em tudo isso

penso em Antônio Conselheiro
e em seu cadáver profanado

a santidade do mundo
é sempre mais perigosa
que qualquer diabo

uma vez o eremita me sorriu
em uma carta de tarô e desde então
tenho colecionado abandonos

ocorre-me que talvez estejamos
vivendo o apocalipse

Inserida por pensador