Carta a um Amigo Especial
Um bom diálogo, que seja amigável, é muito melhor do que boa briga...
É melhor abraçar do que discutir...
Osculos e amplexos,
Marcial
A IMPORTANCIA DE UM DIÁLOGO
Marcial Salaverry
Na verdade, algo que não se pode discutir é o fato de que não existe nada melhor do que um diálogo amigo, e isso é algo que por vezes faz muita falta.
Podemos facilmente notar que coisas estranhas podem acontecer, e pessoas que tinham alguma amizade, de repente começam a brigar, e se for analisar, sem nem mesmo saber bem o porque da encrenca, apenas alguma divergência onde por falta de diálogo não se chega a um acordo...
Realmente é muito complexo esse tal de relacionamento humano, tanto, que chega a ser desumano. Aliás, é muito típico do ser humano não ser totalmente humano, e usar o tal do livre arbítrio apenas para criar polemicas, esquecendo-se da importância de um diálogo. Os animais agem mais civilizadamente, pois não brigam por questões de somenos importância.
Nessa hora, ao invés de brigar, de polemizar, porque não ter apenas um ligeiro bate papo entre amigos? Apenas uma ligeira troca de idéias, aquele sei-lá-o-que-é, nem que seja para desanuviar o ambiente. Afinal, não vale a pena esquentar a cabeça com a imbecilidade de muita gente que apenas pensa em guerras, em picuinhas, em coisas que só trazem a discórdia.
E o negócio é procurar a concórdia, a paz, a amizade. Então, vamos ao bate papo, que sempre pode reafirmar uma amizade, ao invés de desmanchá-la...
Durante algum tempo compartilhamos o sentimento mais nobre que existe: A AMIZADE, e assim, através do milagre da Internet, passamos de estranhos, que possivelmente sequer nos olharíamos, a amigos, trocando confidências e solidariedade. E sempre será bom cultivar essa amizade, algo que pode e deve ser mantido.
Espero que durante muito tempo ainda, possamos continuar a nos corresponder, trocando nossas mensagens plenas de amizade e carinho, apesar de alguns vírus por vezes se introduzirem, criando um certo mal-estar, que acaba incomodando um pouco, assim como certas quizilias que sempre conseguem abalar um pouco, ou as vezes muito, algumas amizades, que chegam até a virar inimizades, e para dizer a verdade, sabe-se lá porque foi que aconteceram.
Com esta mensagem, quero reafirmar nossos laços de amizade. Ainda mais que por vezes recebemos alguns desabafos que só são feitos para pessoas que merecem uma confiança especial. Sinceramente, sinto-me feliz quando isso acontece, pois é bom merecer tal prova de amizade. Bom que algumas amizades resistem a tudo.
A propósito, recebi um e-mail de uma pessoa amiga, queixando-se de que teria sido abandonada pelo cara lá de cima. Como se isso fosse possível. O mais certo, é o contrário, ou seja, nós o esquecermos, mas este é um pensamento que quase sempre nos vem à cabeça quando as coisas não correm como gostaríamos que corresse, e isso, nos leva a crer que estamos sendo abandonados à nossa própria sorte. E não é bem por aí.
Para dizer a verdade, quando isso me ocorre, eu costumo olhar as "pegadas na areia", para ver se o caso é a falta de ajuda do nosso Amigão, ou se está faltando alguma coisa que depende de um esforço maior ou melhor de minha parte, algo que depende mais ou menos de uma maior compreensão pelas coisas da vida.
Para tanto, temos que procurar interpretar as coisas de uma maneira mais realista.
Se temos um problema, temos que procurar solucioná-lo e nada melhor do que pensar e procurar manter a cabeça fria. Reclamações e lamentações não conduzem a nada.
Vamos procurar raciocinar, procurar saber o porque de certas atitudes que recriminamos. Se alguém fez algo que nos desagrada, ao invés de tomar satisfações, vamos tentar saber quais as suas razões para tal atitude. Dialogando, batendo um papo as coisas são melhor solucionadas do que abrindo uma discussão. Com um simples " por que?" poderemos ouvir o porque que nos explique os porquês da vida.
Só temos que saber sentir e saber conversar, manter sempre um papo amigo. Sem reclamações. Não é porque as coisas não são feitas conforme nosso desejo, significa que estejam erradas. O erro pode ser uma falha de nosso julgamento. Vamos dar uma chance à vida.
Temos apenas que saber ouvir, saber discernir, e, sobretudo, aprender a pensar antes de falar. Tanta coisa poderia ser evitada dentro dessa linha de conduta. Dialogar com discernimento, eis a solução.
Amigos, é isso aí... Agora, só me resta mandar a todos, AQUEEEEEEELE ABRAÇO AMIGO, desejando UM LINDO DIA.
E, para a pessoa que mandou aquele e-mail, um abraço mais especial, recomendando para que ela olhe bem as "marcas na areia". Se houver apenas um par de pegadas, não significa que esteja sendo abandonada, mas sim, está sendo carregada. Desça do colo, e AJUDE-O para que Ele possa ajudá-la.
Ter
O ser humano é um ser que sempre espera :
pra nascer, pra respirar ,pra caminhar, pra
namorar,pra casar e principalmente pra
viver ,ele passará a maior parte de sua
vida tentando ter o quanto mais puder e
apenas no final de sua vida notará que
esqueceu de ser ,ao final de sua vida e
liberto do transi do ter ,se elucidará que
simplesmente poderia ter-se do que
ter-tido ;em parte sua busca em ter esta
correta só lhe faltará saber o que de
fato procurará ,que deveria ser seu ser.
PASSAMENTO
Dentro do meu silêncio
Existe sempre um intento
Que ninguém escutará
Tampouco sequer tocar
Pois se o silêncio há
Sofre em mim um sentimento.
Talvez eu sofra de amar
De sonho ou de pesar
Ou sofra de pensamento.
E já que eu sofro por dentro
Bem melhor é o passamento
Do que essa dor suportar.
Sei, não haverá lamento
Sequer pedirei alento
Minha morte irei honrar
Pois melhor morto é estar
Do que eu viver a penar
De tudo que é sofrimento.
Mas sempre irei lembrar
De como foi bom te beijar
E ter o meu peito tremendo.
E se foi intenso o momento
(O do nosso juramento)
Pra sempre o amor viverá.
Diego Muniz
14/01/2019
facebook.com/diegomunizpoesia
@diego2muniz (instagram e twitter)
Sei que nossa diferença de idade interfere um pouco, no tempo que temos de vida e na experiência adquirida.
Você me dizia que tinha vergonha de que eu fosse mais nova mas, mesmo assim, tivesse mais histórias que você para contar. Virávamos noites em claro falando de coisas que vivemos na nossa velha juventude até que, em certo momento da decorrida conversa, você dispara: "Tenho inveja por você ter várias histórias para contar, enquanto eu estou aqui, mergulhado na faculdade, nunca fui a sequer uma baladinha... a única coisa que fiz de anormal foi cair de moto com meu tio."
Te contar tudo o que fiz no meu passado e, ainda assim, você me perdoar e estar comigo, me deixa muito surpresa e feliz por ter aprendido a gostar de alguém tão incrível como você.
Alguém que sabe tudo sobre mim e mesmo eu sendo tão errada, você não desacreditou de mim, ao contrário disso, me transformou.
Hoje sou feliz por ter conseguido mudar sua forma de pensar para ficarmos juntos e sermos um só laço. Você, nosso baby e eu!
Demorou... lembra daquela vez que viajamos para Santos, em SP?
Você se dispôs, na correria dos preparativos para o grande SIM, a fazer um ensaio fotográfico de casamento no memorial do CBJR, sobre o qual você não conhecia o suficiente, por apenas curtir rock'n roll internacional, mas mesmo assim topou minha ideia. Isso só aconteceu depois de muitos anos de insistência, você fez com que eu mudasse de ideia e tomasse a grande decisão de subir ao altar e lhe dizer SIM, na frente de todos, todos os que sabiam o quanto sofremos com críticas sobre a distância. Você confirmaria que foi corajoso e honrou o que havia dito várias vezes: "Tenho 10 anos para te convencer a casar comigo".
E eu, achando que você não passaria de mais um ficante, fingia que nem era comigo. Por ter sofrido muitas decepções em minha vida, com minhas histórias "incríveis e bizarras", acabei criando um bloqueio dentro de mim. Acreditava no amor, mas não que ele poderia bater na janela do meu coração. Demorei para aceitar que o amor da minha vida tinha chegado... E esse amor era você.
"Queria ser um herói.
Não para ter poderes
equivalentes a mil sois.
Não.
Não para me tornar um juiz
e as vezes algoz.
Não.
Não pelo reconhecimento em ser belo, forte
ou super veloz.
Não.
Queria ser um super herói apenas por um motivo...
Nos heróis
as feridas não doem"
Quer receber um sorriso?
Quer receber um sorriso? Então dê um sorriso.
Quer receber boas energias? Envie - as, porque elas tem mão dupla
Foi ofendido? A sabedoria ensina o silêncio como resposta
Deseja a paz? Então viva em paz com vc e com os outros.
Quer ter esperança? Tenha fé, Deus no coração.
Quer acreditar em Deus? Então olhe para a natureza, para vc, e observe cada detalhe
Quer ter força,aproxime- se da excelência, chame por ela, ore, se fortaleça
Quer lealdade? Então seja leal com vc, com os outros
E por ai vai, vivemos em mão dupla.
Somos responsáveis pelos nossos sentimentos, escolhas
Se quer um mundo melhor, tda e qualquer inicialização começa por nós.!! Paz e luz.
Simone Vercosa
Amor platônico.
Talvez o mais cruel deles seja aquele que esteja sempre ao alcance de um olhar.
Talvez seja um castigo necessário, que a mente pague todos os dias, só para que um coração bobo possa se inocentar.
Um olhar com o mesmo desejo de sempre, as almas se reconhecem, apenas nasceram em lugares diferentes.
Um brinquedo caro que uma criança gostaria de ter, o menino pobre que enche os olhos olhando a vitrine, pois sabe que por mais que possa quere-la, o que está ali, está tão perto, mas jamais poderá tê-la.
Se o homem sofre com amor platônico, o poeta versa tal sentimento retraído.
E assim acontece o amor, nem sempre no lugar certo, mas sempre se tornando perfeito, mesmo que platônico, mas quando recíproco é reconhecido.
Um trabalhador desfalecido
É um trabalhador quase morto
que está vivo,
Que não respondeu
mas tinha que responder,
Que tem uma dor
Mas não tinha que ter
Que teve um acidente
Mas ainda tinha que se mexer.
Um trabalhador desfalecido
é outro engrandecido
a dar graxa para se envaidecer.
Nada é garantido na vida.
Somos todos passageiros, de um minuto para outro, podemos não mais estar aqui.
A terrível mania de deixar de viver algo, que pode ser fantástico, por medo... é triste.
Pode ser um relacionamento ou uma viagem.
A construção de uma casa ou a mudança de emprego.
Pense mais nos prós, que nos contras!
Somos instantes.
Se ganhar um parabéns no lugar do tão desejado buquê de flores, sorria ,pois você foi lembrada .
Sorria e seja feliz ,deixe a tristeza para o fatídico momento certo.
Quanto a inexistência de garantias, é isso mesmo, não espere ...
Viva o que vier, um dia ou uma vida toda!
Existe um ciclo afetivo que determina um prazo até que estejamos prontos para nos relacionar novamente com aqueles que um dia amamos. Esse ciclo estabelece um período de tempo em que temos que nos curar e sermos capazes de direcionar nosso afeto, nosso carinho e nossas boas lembranças para um novo tipo de relação: a amizade.
Foi Domingos de Oliveira que disse: “Aqueles que se amaram muito um dia têm que permanecer amigos para sempre, senão o mundo fica cruel demais“. Não há crueldade maior que nunca mais trocar algumas palavras com aqueles que um dia amamos. Não há insensatez maior do que acreditar que não é possível olhar para trás com ternura e afeição, sem um pingo de má intenção. Não há incoerência maior que imaginar que o amor não possa se transformar numa amizade real e desprovida de recaídas.
Por alguma razão seguimos em frente por caminhos distintos, mas isso não significa que colocamos uma pedra em cima do que fomos ou do que vivemos. Carregamos em nós retalhos de nossas vivências e vestígios de nossas experiências afetivas.
Aqueles que um dia se amaram muito jamais poderão agir como meros desconhecidos. Depois que a poeira baixa e as feridas cicatrizam, ainda resta a possibilidade da amizade. Não como um prêmio de consolação, e sim com a certeza de que é possível usufruir desse vínculo de uma outra maneira, muitas vezes bem melhor.
Por mais doloroso que tenha sido o fim, um dia deixará de doer. E sentiremos falta da pessoa não como objeto da nossa paixão e sim como alguém que queríamos sempre por perto. Tornar possível a amizade com quem um dia amamos é um gesto de amor próprio.
A tristeza pelo fim de uma relação amorosa pode ser amenizada pela esperança de um dia nos tornarmos amigos. Pela possibilidade de um dia voltarmos a nos encontrar de uma forma mais suave, sem o medo de ser abandonado, sem a insegurança da paixão, sem as cobranças e exigências de uma relação. Talvez isso amenize a dor do fim. Talvez isso possa ser o combustível para termos paciência com o tempo e as demoras. Talvez isso nos permita ver a vida como um ciclo de finais e recomeços😊
Humildade é saber aceitar o fracasso com um sorriso e o topo sem exibicionismo.
Olhar os outros sem esquecer que cada um é ímpar e cada qual é o resultado de si mesmo.
Levantar as defesas perante o imbecil e saber que é hora de as baixar perante o sábio.
Ser humilde acarreta a humanidade de cada um, a gentileza e a temperança.
Amar alguém é como mergulhar em um mar e não querer voltar novamente à superfície...
Amar alguém é abrir mão de muitos sonhos só para viver um grande amor...
Amar alguém é atravessar rios e oceanos sem medir esforços sem pensar em recompensa alguma...
Amar alguém é criar uma casa dentro mente para que uma pessoa venha morar ali para sempre...
Amar alguém é arrancar o coração do peito e entregar com uma infinita confiança....
Amar alguém é se entregar totalmente é se conectar com o corpo e a alma...
Se isso não é amor, o que mais pode ser...
Um amor puro, recíproco, aquele que jamais deixará de existir, mesmo que no final EU tenha que partir.
Seus olhos cheios de lágrimas ficam, assim como os meus.
O abraço mais sincero recebo , no reencontro, e na despedida,
Somos mais que irmãs, seremos eternas amigas.
Te amo! 😍😍😘
►Convite
Venha passar um tempo comigo
Esqueça seus problemas, olhe para mim
Eu vou te apresentar um novo mundo,
Encantador, onde poderemos ficar juntos.
Deixe de lado o estresse do cotidiano
Guarde no armário os seus prantos
Deixe-me apreciar seus olhos lindos,
Castanhos, que viajam por entre meus sonhos.
Deite-se junto ao meu coração
Sinta o seu bater, sinta a sua imensidão
E, em terras desconhecidas, mares e ilhas,
Faremos nosso lar, nosso ninho, nossa vida.
Pegue minha mão, vamos voar
Para algum lugar onde a lua nos ame,
E nós permita compartilhar do seu calor
Por favor, eu posso te beijar?
Era para ser um simples poema, mas acabou por virar uma declaração de amor
Era para ser para qualquer pessoa, mas acabou sendo especialmente para ti
Era para ser sobre qualquer um, mas, no final, foi sobre você
Era para ser uma história qualquer de amor, mas acabou por ser a nossa história
Era para ser sobre o quanto amar é lindo, mas acabou por ser sobre o quanto te amar é lindo
Era para ser para outro alguém, mas acabou sendo para você.
Existe só um amor?
Existe só solidão?
Se o amor acaba era amor?
ou era frustração, ilusão
O amor acontece, vive eterno
ele te dá vida, te convida
ele morre, e nasce
e te faz parte
de algo maior
dois, três, quatro, de uma família
Você ama, e dá amor, gera amor
e aqui estamos pra isso viver.
Um homem pobre : é preferível continuar a sê-lo se,para progredir for necessário usar de desonestidade ; é preferível prosseguir sem emprego , se para tê-lo tiver que mendigar aos seus " ditos superiores" ;
saiba que: nunca faltará trabalho ,para os
que tenham suas virtudes sã e sadias ao
bem comum ; e pra quando "envelhecer"
possas ter honra e partir alegremente
na direção de Deus ; por ser honesto e sincero e amado por todos,pois tem
muito mais valor e riqueza um homem
pobre ,do que um pobre homem.
De um sábado
Torno-me destas palavras:
Subterfúgio para a realidade que vivo
Perco-me no inconsciente tão constantemente que até penso em
desistir em tudo que eu puder
Me refazer em criticidade e ceticismo
E lealdade à princípios esquecidos
Torno-me destas palavras :
O cetro que canaliza minha ambição .
meu apego singelo à burocracia das coisas e a singularidade de fatos subentendidos .
E introverso em lados distintos
da lírica que me compõe
no espelho-descaso
arremesso o acaso do infinito de
coisas finitas e belas
Torno-me destas palavras :
o acervo de uma canção incompleta
Em versos, subjugo o inverso
para adequar o mundo
unilateral em mim .
E certo da solidão e
do barulho que sinto
organizo a vida
à intensidade de
minha leitura,
de minha visão sobreintensa
e do espaço tempo que moro
e permaneço em segredo.
contrariando a ordem
natural das coisas
a liberdade de sentir
e fingir que sou Deus,
crio e recrio o âmago-essência
sob retalhos de cantos e poemas.
Essa finalidade inquietante
de terminar o que comecei
Mesmo errado e perdido,
torne-me destas palavras
o tudo , o nada e em parte, o mundo .
respiro esse equilíbrio
até ser apenas lembranças
em fotagrafias na estante de alguém
e depois, de fato, nada.
08/09/18. 16:18
Doravante
Talvez um dia eu me perca
em esquecimento
E não seja mais capaz
de compreender toda minha ambivalência .
Talvez, não saberia distribuir em frases coerentes metade do que sinto,
ou até mesmo o contrário, não saberia .
Seria uma tragédia ou comédia?
Toda vivacidade de meus olhares
vagos atribuiria certa imprudência a relatividade, outra vez, de minha
existência efêmera. ?
Ou arrastaria dentre os anos uma
abjeção profunda e irreversível ?
Quem sabe embriagado
em noites vazias,
E vazio por inteiro sem se
quer saber onde moro .
Talvez nem fosse,
neste contexto hipotético,
minha melhor opção.
Posso propor encontrar-me
em outros cantos nefastos e
exprimir de maneira mais categórica
a beleza que há de haver ali .
Talvez eu já esteja recomeçando
E todas estas conclusões
sejam um reflexo do que fui,
que ficaram gravadas no
subconsciente e tudo
o mais evaporou .
7 out. 2018 - 3:32 Am
És um amor a ser conquistado,
graça que se quer ter.
Sedução de mulher, que bom deve
ser por você ser amado.
Sonho que muitos têm, e eu não
fico de lado.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial