Carlos Drumond de Andrade Contagem do Tempo
Mãe!
O meu é papo secreto, Meu tempo está coberto... Em sentir tanta saudade... Por toda eternidade!
Geilda Souza de Carvalho 08/05/2016
Com o passar do tempo você percebe que tudo são fases, ninguém é perfeito, tudo é envolvido por uma certa política, independente do que pratique. Temos de fazer nossa escolhas, horas certas, horas erradas, e ninguém pode nós julgar por nossas escolhas, apenas Deus!
As chaves de todas as portas do mundo...
Num dia qualquer se percebeu contemplando o horizonte, era um final de tarde de um dia nublado, parecia ter perdido a noção do tempo, discretas lágrimas lhes escorriam pela face.
Passado mais algum tempo, percebeu-se não estar só, estranhou, pois não havia ninguém por perto, como se alguém ouvisse seus pensamentos, frutos de uma inquietação antiga:
Quais as razões de tamanhas discrepâncias entre as pessoas?
Doenças graves e incapacitantes em crianças, jovens, adultos e idosos, trabalhos braçais extenuantes, escravidão em pleno século XXI, desemprego, tráfico de drogas, milhares de dependentes químicos, graves transtornos psiquiátricos, fome, miséria e outros muitos dissabores experenciados por tanta gente em redor da vastidão deste planeta, enquanto uns poucos possuem condição totalmente diversa, com enormes recursos financeiros que, aparentemente, lhes permite acessar todas as portas do mundo.
Sem bem entender intuiu um sussurro:
“Se olharmos apenas os breves momentos da rapidez de apenas esta vida, como se não houvesse nada além-túmulo, respeitando-se os que assim pensam, haveria uma lógica em se pensar de como uma única existência, frente a tantos contrastes, seria injusta, não havendo razão para se crer na existência de um Pai soberano e justo”.
Como se recebesse um tempo para recompor-se e se ajeitar, apreende por fim:
“Para quem acredita haver uma razão para tudo e que nada é por acaso, por mais dores que se testemunhe e, que, acima de tudo, há um Deus justo, o tempo de uma vida é efêmero, logo, de que adianta ter as chaves de todas as portas deste mundo?".
Paz e serenidade
Não se segura o tempo por entre os dedos. Não há força que o possa reter. Se assim o é, o que nos resta é andar com ele, colado nele, aproveitando cada benefício que ele traz. O passado, o tempo já enterrou, o presente bem, como o próprio nome diz é um presente, use-o, aproveite-o da melhor forma possível. O futuro, bem este ilustre desconhecido, não é dado a todos, mas a alguns privilegiados. Sendo assim, se não temos a certeza de que o viveremos, vamos agradecer o presente, e trabalhar para que ele seja, no futuro, nosso melhor passado.
"Em tempos de amor não correspondido,é preciso muita vergonha na cara para sepultar de vez a dor de não ser amado."
O TEMPO NÃO PARA
Tic tac, tic tac, o tempo corre sem andar,
O tempo não para,
A porta bate e volta, bate até voltar
O tempo não para, e não pode parar
Paredes com rabiscos dizendo ser arte
O que ta escrito no coração, não conta a metade
Sentimentos gritantes, pensamentos atordoantes,
O tempo não para,
Escrituras vem do passado, que não importa se está certo ou errado, se machuca ou se sara.
O tempo não para.
Não temos a noção de quão valioso é o tempo que nos resta nesta vida, não é à toa que o hoje se chama presente.
Tique-taque, tique-taque e o relógio da vida continua batendo...o despertador pode ser que seja a morte, que tem o condão de nos acordar do sonho horripilante da vida.
se o tempo e uma ilusão,
então começar coisas novas não precisa do mesmo.
concluímos então... que nunca e
tarde para continuar e perseverar.
tendo como linha de pensamento,
que o tempo não e limitador das nossas ações
mais sim as nossa ações reais e físicas que são limitadoras
do nosso tempo imaginário.
vamos levar em consideração a conclusão
de que tornar as nossas ações as mais eficaz
e boas possíveis seria um caminho a se notar.
já que não estamos exposto
a um julgamento de um tempo de fato imaginário
mais sim da nossa propiá vida,
você colhe o que semeia !
Aproveite cada momento e desfrute de cada detalhe… Um segundo perdido sempre significará um a menos na nossa trajetória de vida e um passo a mais para o fim dela… Viva com calma, mas não estagne… Não mate dentro de si a pressa de sonhar e de dar mais brilho a sua vida… Tenha calma para viver, tenha paciência para escolher com quem partilha sua vida, tome decisões vagarosamente… A calma é uma boa aliada quando queremos fazer boas escolhas.O excesso de ansiedades nos consome e acaba por matar dentro de nós a vontade de aproveitar o hoje porque nossas preocupações estão centradas no amanhã, no que virá a acontecer e no como acontecerá. Mas as nossas vidas não cabem dentro das nossas ansiedades e as nossas pressas são inimigas da nossa possibilidade de viver o hoje com plenitude.
Às vezes, a maneira mais sábia de viver é com calma, demorando-se em cada segundo que temos! Quando aprendemos a viver com calma, sabemos que um momento poderá ser eternizado em nós porque tivemos o cuidado de vivê-lo na plenitude, soubemos aproveitá-lo com calma e, por isso mesmo, poderemos guardá-lo em nós, como um tempo que, pelo menos dentro de nós, nunca morrerá.
No espelho do tempo não me encontro mais. Não encontro mais a criança que fui um dia, só a encontro em meu interior porque o meu ser criança ainda pulsa dentro de mim…
O tempo é magnífico, mas de uma coisa podemos ter certeza: ele não espera. Assim, não podemos deixar que o tempo passe sem sermos felizes enquanto ainda temos tempo para a felicidade…
Viver é a melhor forma de aproveitar o nosso tempo de vida porque um dia o enigma se acaba e não teremos mais tempo para decifrar os segredos da vida e os mistérios do próprio tempo…
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade
