Carlos Drummond Sofre por Viver
Ninguém sofre sem motivo. A justiça Divina é Soberanamente Boa e Justa. Há no sofrimento uma causa e por consequência um aprendizado.
Por que reclamas tanto quando sofre? O céu não é para os que não sofreram, mas para os que suportaram tudo com paciência.
As desilusões existem para aqueles que vivem. Se você não sonha, não almeja, naturalmente não sofrerá desilusões, mas certamente terá uma vida mais pobre.
Quando um de nós sofre
significa que todos erramos,
por falta de empatia, humanidade
e adjetivamos a omissão.
... Não é o Eu Superior que sofre e luta durante esse longo desdobramento, mas o seu rebento, o ego. Não é o Eu Superior que lentamente expande sua inteligência e consciência, mas o ego. Não é o Eu Superior que fica iludido pela ignorância e paixão, pelo egoísmo e extroversão, mas o ego...
Muito ironicamente, a dor e o sofrimento nem sempre são necessários. Mas apenas poucos entendem isso. Eles podem aprender calmamente com a filosofia em poucos anos aquilo que o grosso da humanidade deve aprender brutalmente mediante o sofrimento, e reaprender de novo em cada época.
Toda organização, grande ou pequena, tende a ser conservadora, sofre de compulsa à repetição.
Quem é sábio sofre pelas razões justas e, por isso mesmo, sofre com tranquilidade. A sabedoria nos traz paz de espírito. Que é aquilo que mais o coração deseja.
Quem sofre da Síndrome de Bomhouse pode se sentir confortável no ambiente doméstico, mas muitas vezes isso resulta em solidão e desconexão do mundo real.
Moabe Teles
A colheita de Deus não sofre sazonalidade - é para todas as estações.
É para agora e para todo o sempre com Ele. "Pereceria eu, sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes" - Salmos 27:13
O maduro sofre sem reclamar; o tolo reclama sem sofrer. Olhe para o sábio e você verá contentamento como fruto de um coração que aprendeu a ser grato na tribulação. Enquanto isso, a boca do tolo só murmura e por isso ele não cresce.
A reflexão de um homem depende do quanto ele sofre, já sua meditação depende do quanto ele refletiu em silêncio.
Entre tantas datas comemorativas, por que apenas o Dia da Consciência Negra sofre um combate tão sistemático?
Não queria ter tanta empatia.
Me dói na alma a dor de alguém que sofre por amor, nunca sofri a despedida de um amor, só conheci um e até hoje estou com ele.
Percebo quantas pessoas não são felizes no amor, e me sinto privilegiada por não ter sofrido.
Lendo os poemas de amor, palavras de sofrimentos escritos num pedaço de papel, me sinto como numa possibilidade de um dia te perdido meu grande amor.
Sofro pelo o que não aconteceu.
Quando uma pessoa acredita em outra e sofre traição é algo que desaparece igual fumaça sumindo no ar.
O fim do meu quase (S.S)
O luto é uma coisa intrigante: ao mesmo tempo que a gente sente e sofre, com o passar dos dias ele também descama os nossos olhos, permitindo que a dor se dilua em lembranças.
Você já teve que sepultar alguém vivo? É uma dor que se prolonga, latejando no peito, pulsando em compasso fúnebre.
Você quer esquecer, mas a pessoa está a poucos segundos de uma ligação, a um botão de "enviar" no WhatsApp, e às vezes, a poucos metros de distância... E você tem que lutar contra a vontade de falar, o desejo de correr para os braços, o desespero de querer estar perto... É como se o tempo se arrastasse em câmera lenta, enquanto a saudade tece uma teia invisível ao seu redor.
Eu ainda guardava a caixa do "nosso 1º mês". A lembrança triste daquele jantar à luz de velas, flores e balões da minha explosão de amor por ter encontrado a minha versão idealizada de felicidade, que nunca se concretizou. Um castelo de areia que desmoronou com a primeira onda da realidade.
Agora estou aqui, diante das poucas lembranças que me restam, pondo fim a tudo o que não vivemos, um futuro que se esvaiu, como areia entre os dedos.
Eu fui apenas uma frase na tua vida, e ainda assim enchi meus pensamentos com imensas bibliotecas sobre você, sobre nós: as viagens que não fizemos, os roteiros rabiscados em mapas que agora amargam poeira. Idealizei nossas sextas-feiras cozinhando juntos, o aroma do molho de tomate caseiro impregnando a cozinha, as risadas soltas enquanto debatíamos sobre a vida. O gosto do vinho em noites frias, em dias quentes, o vinho de dia qualquer... as conversas na varanda de casa, nossas cadeiras na areia da praia vendo o sol se despedir no horizonte, as discussões acaloradas sobre nossas diferenças, que seriam pequenas desde que estivéssemos juntos. Os domingos preguiçosos, o café da manhã na cama, o cheiro de café fresco invadindo a casa... as visitas na casa da sogra, o bolo quentinho, o sorriso acolhedor... o almoço em família com aquele barulho de felicidade ensurdecedor, os cafés com amigos, as gargalhadas... A felicidade comum, aquela que se encontra nas pequenas coisas, na rotina extraordinária do dia a dia...
Agora tudo se resume a cinzas, literalmente. Difícil fazer morrer o que ainda está vivo, pulsante e palpável... é como arrancar um órgão do corpo sem anestesia.
O que fazer com tantos planos? O que fazer com tantas promessas? O que fazer com a nossa música, que tocava especialmente pra nós sem que precisássemos pedir, que embalava nossos sonhos e agora soa como um réquiem...
Uma vez o poeta perguntou se "se morre de amor"? Eu não conheço ninguém que tenha morrido de amor. Eu queria viver de amor. Ironicamente não morri de amor, mas estou tendo que matá-lo. E isso dói. Dói fisicamente. Aperta o peito, a alma chora, a sensação de morte é terrível. A dor nos mostra o quanto amamos. É a prova de que o amor existiu, mesmo que breve e incompleto.
O nosso "quase" ainda vai me assombrar por um tempo... Como um fantasma que habita os cantos da casa, sussurrando lembranças e reacendendo a chama da saudade.
Eu ainda acordo com coisas pra te contar. Como agora. Hoje eu decidi pôr fim a ideia que eu tinha de você. Queimei tudo o que me lembrava você, e com o coração ainda sangrando de tanto amor, joguei as cinzas no mar... e com os olhos cheios de lágrimas eu te disse adeus...
Mas ainda dói. E eu sei que ainda vai doer por um tempo, até que um dia o som de ouvir o teu nome me faça sentir nada... Apenas uma brisa suave, um murmúrio distante, uma lembrança adormecida.
Lília Raquel Farias Nunes
16/02/2025
"Só sofre por Cristo, com Cristo, e em Cristo, se quiseres reinar com Cristo. Sem sacrifício não há Cristo!"
A hipocrisia moderna veste a pele de compaixão, mas alimenta a crueldade. Enquanto os animais sofrem em silêncio, as crianças sem educação são coroadas com o manto da inocência, enquanto os pais, cegos pela indulgência, deixam a verdade se afogar em um mar de mimos.
• Se uma mulher te desrespeita, é porque você permitiu.
• Se você sofre quando uma mulher te deixa, é porque sua autoestima depende dela.
• Se você vive correndo atrás de mulheres, é porque sua vida não tem nada mais interessante acontecendo.
Isso pode doer no começo, mas é a realidade. E a realidade, por mais dura que seja, é sempre melhor do que viver em uma ilusão.
