Caminho
"Pense na situação. A moça foi sequestrada no Rio de Janeiro, a caminho do trabalho. Num dia que era para ser igual a todos os outros. Foi esses sequestros relâmpago que chamam, nem tão relâmpago assim. Duas horas de arma na cabeça e o medo de nunca mais ver a família. Aí não deu outra, nunca mais conseguiu viver tranquila. Morria de medo de sair de casa, não dirigia, parou de trabalhar. Ficou com ódio de morar no Rio e veio pra Vitória. Que é a cidade maravilhosa em miniatura. Tem praia e tem sossego. Muito complicado, a pessoa não 'absolve' uma situação dessa.”
Foram horas de histórias e conversas interessantes com um motorista que me conduziu em um trabalho na capital capixaba. Seu Isaías, ele se chamava e levava na bagagem da vida mais conhecimento que muito recém-formado na universidade.
Seu Isaías me deu uma aula sobre a formação de Vitória, a disputa entre os povos indígenas, a fundação de Vila Velha, o ciclo do café, o desenvolvimento do porto, com números exatos sobre a dimensão da cidade e o número de habitantes.
Falou da sua família, dos quatro filhos, da horta que ele mesmo cuida nos fundos da sua casa.
"Sabe, eu não sou assim muito 'carnífero', ele confessou." Contando sobre as verduras que cultiva no jardim e os detalhes do plantio de cada cultura. Quando perguntei sobre a sua formação, ele explicou: "Minha mãe ficou viúva, eu ainda era pequeno, larguei a escola e fui ajudar na roça. Sou o filho mais velho, não teve jeito." E foi assim que Isaías largou o estudo na 3ª série do Ensino Fundamental, mas continuou aprofundando o conhecimento nos livros que trocava com os amigos que puderam continuar na escola.
Mas ele me contou orgulhoso que certa vez cruzou com um reitor de uma faculdade de Brasília, que boquiaberto com a sua cultura e conhecimento, orientou-o a prestar provas na Secretaria de Educação e restabelecer o seu grau de instrução escolar.
- Fiquei com a maior vergonha, sabe? Cheguei lá só tinha meninada. Todo mundo rindo do coroa aqui. Aí tirei média dez nas primeiras provas e 9,5 nas segundas. Hoje é como se eu tivesse me formado no Ensino Médio depois de ter estudado em casa.
E ficamos conversando horas sobre o nosso amor em comum pelos livros e pela poesia. Cada um compartilhando seus autores e obras preferidas.
"Eu tenho muitos livros em casa. Minha biblioteca é como a minha horta. É um outro canto onde eu planto em casa. Mas a terra é outra." Ele me disse e eu agradeci porque estava no banco detrás e pude disfarçar a emoção que me escorria pelo rosto.
Falamos de casamento, de amor, da paciência que é preciso para se estar junto.
Nesse ponto eu não consegui plantar, seu Isaías me disse. Nos separamos eu e minha esposa, mas temos quatro meninos lindos juntos.
É como diz um amigo meu: "Ninguém consegue amar e ser feliz ao mesmo tempo. Mas ser feliz eu tenho conseguido!". E rimos, nos emocionamos, dividimos as experiências que cada um leva cravado na pele e as alegrias que levamos vincadas no rosto.
Na despedida fiquei com umas palavras na garganta, foram elas suprimidas pelo abraço apertado de quem parece que já tem amizade faz tempo. Aproveitei para usar esse espaço, portanto, como desculpa. Porque o que eu queria mesmo era ter dito:
"Tudo bem, seu Isaías, tudo bem, são pessoas como o Senhor que me dão coragem para continuar acreditando nos homens. E não se preocupe, quem sabe a terra do amor um dia também não floresce para você. E talvez até a felicidade possa estar plantada nela. Com todo o caminho que o senhor percorreu sozinho, não vá agora desanimar".
Enquanto isso, pode ter certeza, absolvido o senhor está.
(Publicado pelo Diário Popular de Pelotas.)
Nem sempre desistir é sinônimo de medo ou fraqueza, as vezes desistir é o melhor caminho a escolher, principalmente quando as consequências afetam as pessoas que você ama.
As pernas continuam a caminhar;
traçando caminhos como quem não quer nada
se tem ou não itinerário não se sabe;
Só se sabe que tem que caminhar.
ALGO BRILHANTE
Que a mesma capacidade que tens para sonhar, possa te conduzir por caminhos ainda não percorridos.
E que a mesma maneira que tens para pensar, possa lhe contribuir com inúmeras realizações possíveis e imagináveis.
" Errar o caminho não significa perder-se para sempre.
Toda experiência é válida para nos ensinar qual caminho devemos ou não seguir.
O que estivermos colhendo é que nos dará o indício de estarmos ou não num caminho viável.
A vida é feita de escolhas."
No mundo há dois caminhos , o do bem e o do mal.
E se optar pelo lado do crime,um dia vai cruzar com a Rota,
É bandidagem , não importa pra nós com você vai vir na nossa viatura , sentado ou deitado , mas você vai vir .
As vezes a gente olha no retrovisor mas, percebe que o caminho pela frente, aquele que está por vir é com certeza melhor do que o que já passou.
Abraço forte....Flor perfumada
Cheiro a café.....Quente escaldado
Trilho esquecido......Caminho perdido
Amor ardente......Paixão vivida
Beijo na boca......Salgada e doce
Chora o tempo....Tempestade no mar
Grita a noite.......Saudade vazia..!!
Meu Porto Seguro que me deu a mão na infância e caminhou comigo a vida toda. Você, Vó, minha amiga, que volta ao tempo e se faz entendida dos nossos diálogos infantis antigamente, das nossas falas... Vó, aqui estou, pra te dizer do meu amor, do meu carinho e da minha eterna gratidão. Infelizmente, o tempo passou e a idade chegou, deixando com certeza a tua marca e o teu companheirismo. Pode ter certeza que hoje, eu sou o mais fino galho desta tua família frondosa. Quero ser teu apoio, teu atalho onde tu encontrarás sempre um abraço dos meus braços cheios de amor pra dar.
As adversidades ou oposições não são uma parede para nos paralisar mas sim uma ponte para O CAMINHO DE VITÓRIAS EM DEUS.
A felicidade
O caminho
É o que querem achar
Mas mau sabem eles
Que estão tão perto de lá.
Aquele que traz belos sorrisos
E ao mesmo tempo faz chorar
O que faz conhecer pessoas
Sem nenhuma palavra falar.
Nos faz ter novas ideias
Se nos deixarmos contaminar
Obrigando-nos a fazer coisas loucas
Sem medo do resultado que nos trará.
Tempestade
Que o vento traz em uma gota
Tamanha abundância de sentimento
Que nos faz perder o consentimento
Um sentimento inescapável
O qual todos tem.
A felicidade esta em todos nós
Basta procurar a baixo dos lenções
O que é,uma vez a nós
Dado de graça.
Há muitos rumos a ser tomados,
há muitos caminhos para decidir,
há decisões para se tomar,
há razões para se se sentir
Há lei para se seguir
sentimento para sentir
uma razão ou um fluido
um momento para existir.
Um tempo para pensar,
outro para questionar,
uma decisão para se tomar,
um momento para chorar.
Uma hora de lazer,
e outra para o bem dizer,
uma hora de silêncio,
e outra de julgamento.
Somos livres a fluir
livres para tomar nossa propria decisão
somos sem censura a pensar
e seguir nosso proprio coração…
Nunca é tarde para mudar e trilhar um caminho que te faça feliz... Não abra espaço para arrependimentos!
