Buscar a Felicidade

Cerca de 1512 frases e pensamentos: Buscar a Felicidade

Felicidade é escutar as vontades do coração, e não satisfazer os desejos do ego.
Felicidade está aqui, perto, dentro, pra alcançar a felicidade não é preciso ultrapassar limites, ir a lugares longínquos. Felicidade é simples. Qualquer conceito da felicidade mais distante que isso é uma falsa definição. Felicidade mora ao lado, felicidade mora mais próximo do que se imagina. Pra que ir visitar a felicidade se ela mora dentro do coração?

Inserida por bittencourtlarissa

⁠Não busque a perfeição, busque a sua felicidade!
Quando se está feliz, tudo é perfeito!

Inserida por Marthasil

A Felicidade

O que é felicidade pra você?
Estar com alguém que te faça esquecer dos problemas, ou ter um tempo só pra você?
É ter o que você quer, ter quem você quer, ou os dois? Se sentir bonito? Amar, se sentir amado?
Ser reconhecido por algo que faz? É estar vivenciando um momento que você queria que durasse pra sempre?
É ter a capacidade de tornar as dores do mundo menores através de uma perspectiva otimista natural?
Pergunte-se a si mesmo, quando e o quanto você já se sentiu feliz , antes de se declarar ou de se considerar como um à mais, ou a menos.
Felicidade é um estado final atingido após um ciclo de realizações e conquistas?
Ou, será que não é um estilo de vida por si só?
Os problemas que nos deparamos em nosso caminho muitas vezes cegam os nossos sentidos...
A idéia de felicidade vai ficando cada vez mais turva, embaçada, à medida vamos amadurecendo e nos convencendo que não somos tão grandiosos quanto pensávamos.
E são tantos problemas, não é mesmo?!
O que te faz esquecer que a sua vida é cheia de problemas?
Momentos felizes. Cada um deles pode ser considerado um pedacinho de felicidade pra quem diz que felicidade é ter história pra contar.
Ter história pra contar....
Mas ser feliz não é esquecer ou fingir que não existem problemas, pelo contrário;
Tem mais a ver com aceitar o triste fato de que eles sempre vão existir; mas que você pode minimizá-los ou anulá-los se estiver sendo feliz, ou ao menos otimista.
Então respire fundo, sinta o seu corção pulsar, veja, você nunca esteve tão vivo(a), e, que mesmo depois de ter cometido muitos erros, não deixa de ter gente que se impota com você.
Inspire-se em cada uma delas.
Inspire-se nas boas lembranças, sem apego, e afaste a culpa que te invade em virtude do que você ainda não fez, do que fez e não queria ter feito, do que queria ter mas não tem,
do que teve e não tem mais. Aprenda a valorizar o que você tem, aprendamos a valorizar o que temos;
Não que seja infeliz quem está a querer o que ainda não se tem.
Mas que não saber dar valor ao que se tem é a certeza de que você jamais virá a constatar a felicidade;
Já que nada nunca será o suficiente e o seu estado de espírito nunca estará preenchido...

Inserida por Buscadordaverdade

F E L I C I D A D E


0. DEFINIÇÃO

Felicidade seria um estado de contentamento em que a vontade de viver o contexto (realidade) presente da vida é maior do que a de ignorá-lo, ou modificá-lo.


1. A BUSCA

Tão complexo quanto definir o significado/conceito pra palavra ''felicidade'', é estipular métodos/meios para percebê-la, ou busca-la, à ponto de ser estritamente inverossímil (impossível), a capacidade de um indivíduo criar um meio de alcançá-la em nome de todos os outros. A sua constatação depende totalmente da interpretação particular/individual de cada um. Se três pessoas fossem chamadas pra descrever uma mesma paisagem, ainda que usassem o mesmo sentido (a visão) pra interpretá-la, muito provavelmente fariam observações distintas. Se fossem chamadas pra interpretar um mesmo fato usando os cinco sentidos simultaneamente, certamente as observações seriam ainda mais distintas, se levássemos em conta que cada um prioriza e utiliza mais alguns sentidos do que outros sentidos para essa finalidade. É o que acontece quando pessoas que passaram por experiências de vida e aprendizados diferentes são convidadas à definirem um mesmo conceito. Qual seria a probabilidade de essas pessoas terem uma ideia idêntica sobre o conceito de felicidade? Portanto, a forma adequada de se buscar a felicidade é tão relativa quanto o seu conceito, visto que depende da interpretação autêntica daquele que se propõe a busca-la.


2. POTENCIAL DE FELICIDADE

Entretanto, em meio a tanta relatividade, a capacidade de interpretação pessoal dos fatos da vida, previsivelmente, pode favorecer ou dificultar a constatação da felicidade. Existem atitudes e traços de personalidade facilitadores ou dificultadores para a percepção da felicidade. As pessoas podem ter um grande ou pequeno potencial de felicidade. Potencial de felicidade seria a tendência que tornaria possível a constatação de fatos felizes, momentos felizes, ou condições felizes. Eis os fatores que expandem ou limitam esse potencial;
A).AUTONOMIA diante da própria vida. A consciência de que a felicidade, independentemente do que possa se significar, é uma responsabilidade própria, e não dos outros, ou de um outro causador. Ser o protagonista da própria vida, se aceitar como o responsável pelo próprio sucesso e fracasso. Enquanto essa postura não é tomada perante à vida, muitas vezes, a pessoa pode se esconder por de trás de culpados/obstáculos e muito provavelmente ele será dominado(a) pela faceta ruim das amarguezas da vida. Auto-indulgência, auto-vitimização, fé cega, tanto faz, independente do que torna um indivíduo apto a renunciar do poder de comandar a própria vida, o fato é que essa renúncia reduz o seu potencial de perceber a felicidade, porque ninguém senão o próprio sujeito, pode descobrir, aonde e em que experiências deve-se buscar a felicidade (estado de contentamento). Mas é de se salientar que ter autonomia diante da própria vida é absolutamente diferente de sobrepor a vontade própria perante outrem ou entregar-se à teimosia perpétua como a de quem não aceita conselhos.

B).Buscar o entendimento de si mesmo. Se reconhecer como um ser diferente, autêntico e único. Se aceitar como é. Sinceridade diante de si próprio.Quanto maior for o AUTOCONHECIMENTO do indivíduo, mais ele saberá identificar o que realmente o deixa feliz, melhor será a estipulação do que lhe é necessário, e maior a probabilidade de fazer escolhas de acordo com a própria essência sem se perder no labirinto dos auto-enganos.

C).FLEXIBILIDADE o suficiente pra experimentar o que é novo. Flexibilidade pra tomar novas atitudes, arriscar em novas tentativas, em novas possibilidades.
Isso possibilitará que o indivíduo vivencie uma grande diversidade de experiências. E, quanto maior a variedade de experiências que um indivíduo teve na vida, maior a probabilidade de que tenha a capacidade de perceber o que lhe possa trazer felicidade num sentido particular. É como se a vida fosse uma tela em branco, prestes a ser pintada e preenchida à medida que o tempo passa.O manuseio do pincel são as suas capacidades e atributos. Os tipos de experiências seriam as cores que você escolhe pra pintá-la. Quanto menos cores diferentes, menor a chance de erros, mas também menor a chance de que a combinação de cores leve à um resultado impressionante, por mais que a habilidade com o pincel seja ótima.

D).SIMPLIFICAÇÃO. Quanto maior o número de necessidades / exigências que o indivíduo tem pra viver a vida, mais complexa é a tarefa de manter-se em estado de contentamento,
maior o potencial de stress, e, maior será o potencial de frustração...Mesmo se ele tivesse todas as qualidades necessárias para supri-las. A sensação seria de que se está sempre faminto. E a fome, num sentido alegórico ou não, está longe de ser um estado agradável ou contentador. Essas necessidades em excesso representariam mais volume e peso na ''bagagem'' da vida, tornando a busca pelos objetivos algo estafante, cansativo, mesmo se o indivíduo soubesse bem à que se conduz a própria vida. Mesmo se o caminho fosse curto. Às vezes a ''bagagem'' pode tornar um simples passo, uma simples escolha, num drama, numa eternidade, devido ao excesso de necessidades, que muitas vezes, na verdade, podem não passar de caprichos inúteis. Então, diminua a bagagem....
#31;#31;
E). Quanto maior a capacidade de perceber o lado positivo ou de enxergar valor diante dos acontecimentos da vida, maior o potencial de felicidade. É popularmente conhecido como OTIMISMO; cujo a finalidade não consta em ignorar a existência de problemas ou de dificuldades em nossa trajetória pela vida,
mas reduzir/ atenuar a dor dos momentos de tristeza e descontentamento (infortúnio) focando-se num ponto de contentamento. Às vezes pode parecer impossível achar um ponto positivo através da situação presente, mas, mesmo assim, pode ser que o lado positivo seja que a situação não esteja tão ruim quanto estaria se tivesse acontecido algo pior. Ou o lado positivo pode ser uma lição, um aprendizado. A questão é que, se há refutação em aceitar que a vida pode ser boa, mesmo com tantos problemas, pode ser que se que o indivíduo se torne cego diante da aparição de momentos que poderiam trazer-lhe alegria.

F). Quanto maior for a AUTOESTIMA, quanto mais qualidades o indivíduo conseguir de fato perceber em si mesmo, quanto mais nítido for o entendimento do indivíduo de que ele(a)
é capaz de buscar e realizar o que deseja, maior o potencial de felicidade. Isso diminuiria a vontade de se auto-afirmar, e a necessidade de obter aceitação partindo de outrem. O grande problema de viver se projetando na reação/aceitação de outros é que a pessoa passa a artificializar (distorcer) a imagem e o entendimento que tem de si própria, e assim ,consequentemente, toma decisões com o embasamento num personagem criado pra satisfazer os outros, e de maneira irresistível, recorre ao abandono de si mesmo. Por fim, tende a entregar-se à condição simbólica de viver de esmola moral, afetiva, por ser carente de atenção, porque , provavelmente, nunca se deu a atenção que merece.

G). A capacidade e abertura pra fazer parte de um grupo, de pertencer e de contribuir com algo que vá além da própria satisfação. Se satisfazer através das realizações dos outros. Capacidade de se relacionar e dese unir com outras pessoas. Capacidade de se alimentar da alegria alheia. Capacidade de COMPARTILHAR, PARTILHAR momentos, se expandir através de momentos de COLETIVIDADE, se sentir útil, se sentir importante ou fundamental pra alguém. Ou para um conjunto de pessoas. Se sentir anexado/integrado/incluso. Sentir-se parte de um todo, aonde você é um pedaço de um quebra-cabeça, e não ele todo.

Inserida por Buscadordaverdade

Tenho tantas lembranças de felicidade, mas sabe o que é triste? São só lembranças

Inserida por Embuscadoodio

A felicidade bate na sua porta, mais a duvida não te deixa abri-la, em vim a duvida cruel do certo e o errado te atormenta, devo abri-la? ou não? quem será?

Pode ser o amor da minha?
Mais também pode ser um vizinho chato!

Então a duvida em grande maioria das vezes faz você deixar a felicidade ir embora, e quando você perceber, já e tarde de mais, não adianta mais ir atrás, pois a felicidade, a oportunida que você tinha foi embora por que você tinha duvidas.

Isso acontece sempre, e muitas vezes ficamos lamentando por não ter aberto a porta na hora certa.

Boa noite amigos.

Inserida por buscapecapoeira

Quem está em boa paz não suspeita de ninguém. Apenas vive em busca.... busca o amor, felicidade, carinho, perdão, reciprocidade, a amizade.... mas nunca esqueçam de ir em busca de DEUS!

Para mim, felicidade é a busca da felicidade. Ou melhor: felicidade é ter direito à busca da felicidade. Os fundadores dos Estados Unidos foram muito felizes ao enunciar na declaração de independência americana: todo homem tem direito à busca da felicidade.

E felicidade não é sinônimo de alegria, você pode muito bem ser feliz e estar triste, ou alegre. E para ser feliz não é preciso fechar os olhos para o sofrimento alheio, que tantas vezes nos rodeia. A felicidade não está na indiferença.

A felicidade não estava nos planos da natureza, é uma invenção humana. E não existe felicidade obrigatória, ou uma única receita para a felicidade, felicidade é algo pessoal e sim, às vezes, transferível. Poucas coisas nos fazem mais felizes do que ver quem a gente ama feliz. Quer saber? Não se chega nunca à felicidade, a felicidade está no caminho. Eu, por exemplo, sigo em frente, felizmente.

A busca pela felicidade é pessoal, mas não é individual.

Em um mundo dinâmico ainda existem pessoas buscando a felicidade em receitas de bolo, o sucesso em qualquer coisa está totalmente ligado a capacidade de perceber mudanças e entender que o perfeito imutável logo estará obsoleto.

Sou assim, esta metamorfose ambulante
que apenas busca o caminho da felicidade,
sem se preocupar com o que pode me ocasionar.
Buscando a qualquer preço um sentido na vida para ser feliz.
Apenas mais um escravo do mundo, vivendo uma prévia realidade,
Que me leva a solidão...

Ficar triste as vezes é uma escolha quando podemos buscar o que nos faz feliz. A felicidade é momentânea, se sentir bem que é viver feliz.

Cansei de esperar pelo amor, pela felicidade, simplesmente cansei e decidi busca - lá e fazer acontecer, economiza tempo e o resultado é mais satisfatório.

A busca da felicidade pela felicidade não lhe proporcionará felicidade.

Tantas vidas,
caminhos, sonhos diferentes... mais a mesma busca incessante pela Felicidade plena.

Corri em busca de um sonho e no meio do caminho encontrei a felicidade, então eu pare. Parei unicamente por que um sonho nem sempre é uma felicidade, mas quando encontramos a felicidade a melhor opção será parar, pois essa sim nos deixará sempre melhor.

Só busca a felicidade quem não a tem. Contudo, ao encontrá-la, um dia poderá perdê-la, ou seja, na essência da ideia de felicidade, está a angústia da infelicidade. Os infelizes não têm essa angústia.

"O único caminho para a felicidade é a busca do prazer e a diminuição da dor."

Todos buscamos a felicidade. O melhor é buscar a paz.

Vendem-se muitas felicidades hoje em dia. O carro que traz a felicidade, a viagem que leva à felicidade, a cerveja que cerca você de felicidade, o celular que é tudo o que você quer, a operadora que é mais do que você imaginaria, o perfume que abre um mundo de sonhos, o aparelho de ginástica que é o sonho da sua vida….

E, no pacote, todos trazem a obrigação de ser feliz. Mas se você não se sente feliz, mesmo com a conquista do seu objeto de desejo, você se sente culpado. Por não se sentir feliz.

Quando você está em paz, você não está preocupado em estar feliz. Porque você está bem.

Com todas as atribulações da vida, é certo que um dia você está feliz, no outro nem tanto. Um dia você pode até estar triste. Faz parte dos ciclos da natureza e da vida. De qualquer modo, você estará bem se estiver em paz.

Buscar somente a felicidade traz ansiedade. Ansiedade é falta de paz.

Em paz, você desfruta dos momentos de felicidade com gratidão e leveza. Em paz, você supera os momentos de adversidade com fé e confiança. Você não vai encontrar a felicidade que procura se seu coração não estiver em paz.

Muitas vezes, as pessoas não percebem que procuram o sofrimento. Um coração que já sofreu e se sentiu infeliz parece não ser capaz de aceitar a felicidade. As situações à sua volta acabam sempre trazendo mais decepções e aborrecimentos, onde, invariavelmente existe alguém que vai fazê-lo sofrer. Afinal, o sofrimento não pode ser auto infligido: a dor deve ser provocada por outra pessoa, pois só assim esse coração pode se livrar da culpa e continuar em seu papel de vítima.

Se você notar isso em seu comportamento, procure observar o acontecimento, tomar consciência da situação, compreender a sua lição. Assim você pode se libertar desse fardo e começar a cultivar os lírios brancos da paz em seu coração, que irão germinar, florescer e lançar suas sementes de luz e serenidade.

Quando sentir essa paz, você não vai precisar ir em busca de mais nada para ser feliz. Todas a conquistas e realizações serão desfrutadas como acréscimos em sua vida, e não como meios indispensáveis para alcançar a sua felicidade. As coisas boas vão lhe proporcionar um “estado de felicidade”, que se somará ao seu “estado de paz”.

Nesse estado de paz, as tristezas, dissabores, ansiedades e frustrações são suportados com mais serenidade, no entendimento dos ciclos naturais que, como as marés, vão e vêm, renovando a vida em seu ritmo incessante.

Noemi

Todos buscamos a felicidade. O melhor é buscar a paz.

Vendem-se muitas felicidades hoje em dia. O carro que traz a felicidade, a viagem que leva à felicidade, a cerveja que cerca você de felicidade, o celular que é tudo o que você quer, a operadora que é mais do que você imaginaria, o perfume que abre um mundo de sonhos, o aparelho de ginástica que é o sonho da sua vida….

E, no pacote, todos trazem a obrigação de ser feliz. Mas se você não se sente feliz, mesmo com a conquista do seu objeto de desejo, você se sente culpado. Por não se sentir feliz.

Quando você está em paz, você não está preocupado em estar feliz. Porque você está bem.

Com todas as atribulações da vida, é certo que um dia você está feliz, no outro nem tanto. Um dia você pode até estar triste. Faz parte dos ciclos da natureza e da vida. De qualquer modo, você estará bem se estiver em paz.

Buscar somente a felicidade traz ansiedade. Ansiedade é falta de paz.

Em paz, você desfruta dos momentos de felicidade com gratidão e leveza. Em paz, você supera os momentos de adversidade com fé e confiança. Você não vai encontrar a felicidade que procura se seu coração não estiver em paz.

Muitas vezes, as pessoas não percebem que procuram o sofrimento. Um coração que já sofreu e se sentiu infeliz parece não ser capaz de aceitar a felicidade. As situações à sua volta acabam sempre trazendo mais decepções e aborrecimentos, onde, invariavelmente existe alguém que vai fazê-lo sofrer. Afinal, o sofrimento não pode ser auto infligido: a dor deve ser provocada por outra pessoa, pois só assim esse coração pode se livrar da culpa e continuar em seu papel de vítima.

Se você notar isso em seu comportamento, procure observar o acontecimento, tomar consciência da situação, compreender a sua lição. Assim você pode se libertar desse fardo e começar a cultivar os lírios brancos da paz em seu coração, que irão germinar, florescer e lançar suas sementes de luz e serenidade.

Quando sentir essa paz, você não vai precisar ir em busca de mais nada para ser feliz. Todas a conquistas e realizações serão desfrutadas como acréscimos em sua vida, e não como meios indispensáveis para alcançar a sua felicidade. As coisas boas vão lhe proporcionar um “estado de felicidade”, que se somará ao seu “estado de paz”.

Nesse estado de paz, as tristezas, dissabores, ansiedades e frustrações são suportados com mais serenidade, no entendimento dos ciclos naturais que, como as marés, vão e vêm, renovando a vida em seu ritmo incessante.

Noemi