Brincar de Amar
"Quando uma criança brinca ela imagina o real,
e transporta todas as suas significações para o ato
de brincar."
A magia do Dia das Crianças
No Dia das Crianças, somos chamados a escavar o que o tempo enterrou em nós. Crescer é como um lento naufrágio, onde nos afogamos nas correntes da rotina e no peso das horas que se multiplicam sem cor. Perdemos, entre os dedos, o assombro que outrora dançava livre em nossos olhos. O mundo, antes vasto e inexplorado, agora é uma paisagem estática, onde já não vemos a magia que as crianças respiram.
Lembro-me do dia em que observei meu filho na cozinha, como um pequeno alquimista, sorrindo ao transformar ingredientes comuns em arte efêmera. Mexia a colher com a solenidade de quem conhece segredos ancestrais, e o açúcar, dissolvendo-se, era um rio de luz. As gotas de chocolate caíam como constelações em um céu de farinha. Para ele, aquele bolo era mais que um simples bolo. Era um sonho que se formava entre suas mãos.
Nós, que já não sentimos o encanto nos gestos diários, repetimos nossos passos sem poesia. Perdemos o ritual da criação. Fazemos, mas já não criamos. Esquecemos a dança do instante, trocamos nossos olhos de espanto por uma lente endurecida, que só busca o fim, que só quer o resultado. Quando foi que deixamos de encontrar o universo em um grão de areia? Quando foi que a música da vida se calou dentro de nós?
Que neste Dia das Crianças possamos redescobrir o caminho perdido. Que voltemos a andar descalços na terra do encantamento. Que nos permitamos tocar, outra vez, a beleza das pequenas coisas – o riso de um amigo, a sombra de uma árvore no fim da tarde, o brilho de um olhar que nos acolhe. As crianças conhecem a canção secreta da vida. Elas sabem que o tempo não é uma linha reta, mas uma dança circular. Sabem que a alegria não se alcança, mas pode ser encontrada nos detalhes mais sutis.
O mundo nos ensina a sermos frios, a contarmos o tempo em segundos. Mas as crianças nos lembram que a vida se conta nos sorrisos e nos gestos despretensiosos. A criança antevê a felicidade, não espera que ela chegue para ser feliz. Elas sabem ver o voo delicado de uma borboleta como um milagre, sabem que uma flor pode conter todos os segredos do universo. Elas nos ensinam que a verdadeira sabedoria está em desaprender. Desaprender o peso, reaprender a leveza. E assim, voltar a acreditar naquilo que só o coração pode ver.
Que neste Dia das Crianças, aprendamos, assim como elas, a amar a véspera, a alegria que já habita o instante antes da chegada. Que possamos, enfim, abrir nossos corações para a inocência e para a curiosidade que nos habita, adormecida. Porque são elas que nos mostram o caminho de volta ao que sempre soubemos: a vida é um mistério a ser vivido, não resolvido. E, ao olhar novamente através de seus olhos, talvez, só talvez, reencontremos o brilho que deixamos cair ao longo da estrada.
Não brinque com Deus. Não brinque com Deus. Você ouviu o que eu disse? Não brinque com Deus! Você ouviu o que eu disse? Não brinque com Deus.
Através do lúdico podemos perceber e extrair conteúdos importantes para o tratamento dos menores em psicologia. O brincar facilita a interação, a plasticidade, o contato interpessoal e a afirmação no grupo.
Quem leva a vida de uma forma mais leve, brincando com os problemas de uma forma a tentar minimizá-los, vive melhor.
O gingado com que se leva a vida, brincando na hora que a pessoa dá a brecha para você entrar com uma piada inteligente ou boba, é o que é preciso para viver mais e sem estresses.
A criança seriamente brinca, descobre o mundo dos sentidos e significados para, quando adulta, não brincar de seriedade.
Seja um idiota.
Tem gente que é chata, querendo sempre ter seriedade e profundidade, a todo momento. Imagina se a todo instante essa gente fosse assim, aparentemente tão inteligente? Putz!
A vida já é um caos, então porque fazer dela um tratado? Deixe a seriedade para as horas inevitáveis: dores, separações e outras coisas.
Nas outras horas, por favor, SEJA UM IDIOTA!
Ria dos próprios defeitos e ria de quem acha defeitos em você. Ria daqueles que acham que podem te dominar com palavras, ria dos tolos, faça-os pensar que é um idiota. SEJA UM.
Desaprenderam a brincar, desaprenderam a ser feliz. As vezes, até eu sinto que desaprendi, e eu não quero ser assim e não quero alguém assim comigo.
Esqueça oque te falaram sobre oque é ser adulto. Busque a criança que existe dentro de você: conte piadas, sente no chão sujo para brincar de pique, ande descalço, tome banho de chuva. Adultos também podem. Não se importe se eles acharam que você é um idiota. Pois neste caso, pensar que você é um idiota, é um elogio.
Seja um idiota.
Não há prova alguma de que aquilo que aconteceu de ruim ao indivíduo que fez o que as pessoas daquela religião consideram brincar com Deus tenha a ver com uma ação divina por ele ter feito o que as pessoas daquela religião consideram brincar com Deus.
Ser criança é crer que o seu mundo de fantasia é real e absoluto! O pior medo de uma criança deveria ser um dia ter que tornar-se adulto! Mas ser criança é ter medo de coisas bobas e não temer o perigo! Mãe,ser criança é bom ! Mas o melhor mesmo de ser criança é poder brincar contigo!...
A única similaridade que existe entre minhas brincadeiras e as minhas verdades é a vontade que sinto em compartilhá-las com aqueles de quem gosto.
No mais, é tudo diferente.
Falo minhas verdades com absoluta seriedade e brinco com o único compromisso de roubar sorrisos, incluindo o meu.
As crianças quando brincam elas compreendem o mundo ao seu redor e tem acesso a um novo universo de possibilidades. Quando adultos deixamos de brincar e levamos a sério de mais nossa jornada, isso é perigoso pois nos coloca refém de um mundo sem cor e vazio.
Não tenha medo menino, pisa na grama, nada nos rios, brinca de pega, constrói barquinhos.
Aproveita tua inocência e faz de cada pequeno momento uma eternidade.
Rolimã e soltar pipa
Pular corda e peão
Brincadeira bem antiga
Curtia meu avozão
Hoje só tem celular
E um note pra teclar
Dá pra ser criança não
Alegria de criança
Olha aquelas crianças,
que alegria!
Muitas peraltices
todos os dias!
Elas só querem brincar
e esquecer
da vida difícil
e da violência desmedida!
Vão, meninos...
esqueçam da vida adulta
e continuem no mundo
da fantasia!
Vivam o agora
e deixem o resto para outrora!
