Branco
Não seja tão preto e branco em relação a tudo. Você está mudando aspectos de si mesmo a fim de se adequar aos ideais dos outros.
A cada manhã, mesmo com todos os nossos planos, somos folha em branco nas mãos da vida, escritora que escreve com o tempo.
O kamorrista não vai à passeatas vestido de branco ou soltar pomba branca pela paz. Pois ele sabe que a paz não se conquista com simbolismos vazios. Mas sim com coragem, ação e batalhas.
Não importa a matiz que ostenta a pele, todo sangue é vermelho e o leite materno branco. O grande artífice autor da vida em sua arte infinda nos coloriu com as mais lindas nuances. O ser humano é que complica as coisas com seus caprichos individuais, quando na verdade, somos todos iguais.
A história e origem do homem branco carrega uma maldição no sangue, porque onde passa, destrói, mata e faz desgraças para eles e quem está perto. Essa é a maldição do homem branco, ser usurpador e morrer através do propio veneno e das desgraças que trás pra si mesmo
Minha vida virou preto e branco, tudo é cinza, opaco, sem contraste. Enquanto falam de arco-íris, eu me perco num horizonte desbotado
que nunca vou tocar. O mundo segue colorido, mas eu sou estrangeiro nessa paleta que não me pertence.
Apenas um Guerreiro de cara Branca
Sim eu sou um Homem branco
Mas não esqueço que meu ancestrais sofreram, donas Terezas, Marias, Franciscas choraram com seus filhos mortos e acoitados no colo, não posso esquecer que na terra que chamo minha terra, tem tanto sangue de Homens e Mulheres que eram Filhos, Pais, Guerreiros e Ser Humanos.
Tem muito sangue de ancestrais meus onde eu vou o caminho que eu sigo.
Então antes de matar ou falar de um irmão meu. Lembre-se minha cor e igual a sua mas minha luta é contra a sua.
Sou um Guerreiro de cara Branca
Teste sua impressão: se sair amarela, desista, porque na dúvida, ela pode dar um branco e perder tudo depois de testar sua paciência.
A fé de muitos religiosos é igual a um sepulcro pintado: branco por fora e preto por dentro, cheio de imundícias ou vestido de terno sem tomar um banho no mês..
Todo mundo um dia vai permanecer diante em um Trono Branco à espera de ser reconhecido como santo; mas, antes cada um ouvirá de pé todas as suas ações, palavras e pensamentos e então poderá receber o veredito final do Supremo Juiz sobre suas responsabilidades praticadas na terra.
Iomerê
Nasceste Fachinal Branco,
e você sabe que te amo
(poesia contemporânea);
Iomerê originária, cabocla
e profundamente italiana,
o coração sempre te ama.
Plantaste a tua erva-mate
perfumosa no meu coração,
O teu milho foi a inauguração
e ergueste esta linda cidade.
Iomerê, minha clareira branca
ou campo branco em tupi-guarani:
o teu amor é único bem
que me fortaleceu e fez com
que eu chegasse por meio
dos ventos do Meio-Oeste até aqui.
Sentada no banco
da Avenida Rio Branco,
Descanso a agonia
e dialogo mentalmente
sobre a perplexidade
ante a covardia,
A beleza da bouganville
me faz companhia,
E logo recupero
a coragem e a alegria.
Maio trouxe o seu véu branco
sobre o Pico do Montanhão,
Fumegam as chaminés dos fogões
de lenha nesta manhã outonal,
Inspiração é algo que não
falta por aqui por tantas belezas
desta nossa cidade de Rodeio
neste Médio Vale do Itajaí.
O silêncio do feriado,
o canto dos pássaros,
o clima ameno e a paz
que falta pelo mundo afora,
Trazem a pausa benfazeja
para quem aqui mora,
e para quem escreve como
eu sempre acaba virando poema.
Diante de tudo que ainda
tenho para escrever
é difícil ter um um livro terminado,
Ando mesmo com o coração
compromissado com
o tempo deste poético itinerário
para o quê é de poesia,
sublime e inefável
da minha mão não escapar
e pela vida não se perder.
As flores azuis do tempo
ainda não se abriram,
o Médio Vale do Itajaí
está coberto de branco
do algodão celestial,
e o Pico do Montanhão
está todo encoberto.
Só sei que mesmo
no frio vejo a balada
das aves nômades
passando por Rodeio,
nesta revoada bonita
encontro o meu enleio.
Nas asas destas aves
nômades recebo
a inspiração para ser
a poesia que procuro,
e quem sabe no final
de tudo ganhar como
o meu maior prêmio
da vida o teu amor puro.
