Mensagens de bondade para refletir sobre o que realmente importa
Diferente de qualquer homem, Deus não se defende para mostrar que sua força é insuficiente; nem ataca para mostra que é abundante.
Amigos são inesperados, talvez alguém que você não conheça faria o que um amigo de anos não seria capaz por você. Por isso defino amizade em bondade.
Que a justiça seja por unanimidade,
Que todos os abraços sejam sinceridade,
E que a paz seja repleta de bondade.
Que a luz do teu olhar nunca se apague,
Que o verão em seu sorriso seja a única estação,
E que o amor seja a resposta para todo coração.
O PROPÓSITO DA ESMOLA
O propósito da esmola não é resolver a vida do pedinte. Mas se nós não sabemos o que o mendigo irá fazer com o dinheiro e nem a esmola irá resolver a vida dele, por que Cristo falou 'Dá a quem te pedir'? Na verdade, com esse conselho Cristo quis nos ensinar uma coisa sobre este mundo.
Neste mundo você jamais irá resolver todos os problemas. Mesmo que algum dia venha a existir uma sociedade inteiramente justa, ainda continuarão a existir as calamidades naturais, ou seja, haverá circunstâncias nas quais não existirá alimento e abrigo para todos. A justiça não é capaz de solucionar todos os problemas do mundo porque a justiça não elimina um mal, ela no máximo recupera um bem pré-existente. Por exemplo, se você tem um livro roubado, o máximo que a justiça poderá fazer será devolver o teu livro, sendo ela incapaz de criar o mesmo livro. A justiça não aumenta o bem que há no mundo, apenas o mantém. Mais ainda, como nenhuma sociedade é perfeita, a justiça não é capaz sequer de manter integralmente o bem. A justiça apenas diminui o ritmo de degradação dos bens. A justiça consegue devolver todos os bens roubados para os seus respectivos donos? Não. Ou seja, mesmo com a justiça, o bem que há no mundo diminui.
E por qual meio você pode restaurar um pouco do bem existente no mundo? Através da misericórdia. A misericórdia realmente elimina o mal. Mas qual é a raiz do mal? A raiz do mal é o estado de miséria, o estado de privação de um bem fundamental juntamente com a impossibilidade de obter os meios para adquiri-lo. Como exemplo podemos citar o caso de algum mendigo alcoólatra. Enquanto mendigo, ele perdeu o poder econômico de sustentar-se. E porque ele é alcoólatra, ele não tem como recuperar esse poder econômico. Se ele fosse apenas alguém que perdeu o emprego, ele estaria numa condição de pobreza, e não de miséria, pois o pobre ainda dispõe de recursos pessoais para conseguir um novo emprego.
A miséria é o mal fundamental neste mundo. Mas a miséria é atomística, ou seja, o miserável sobrevive um dia de cada vez. Quando você encontra um miserável e lhe dá esmola, você prolongou a vida dele por mais um dia. O dinheiro que você deu era um bem material para você, mas para o miserável era a garantia de sobrevivência por mais um dia, ou seja, um bem muito maior do que o material. A esmola é o único meio de você inserir um bem no mundo ao mesmo tempo em que elimina um mal.
"Ser bondoso, intelectual ou religioso não significar ser idiota, ou não irritar-se com situações inadequadas. A prova disso foi a atitude de Jesus Cristo ao flagrar vendilhões e cambistas mercantilizando no templo." (Austri Junior - Teólogo)
O meu santo protetor tem nome: DEUS. Por isso que essa tal de maldade não me abala.
E quanto a inveja alheia? Ando muito ocupada fazendo o bem, espalhando AMOR e agradecendo ao todo PODEROSO, não me resta tempo nem lugar pra guardar rancor, sou feita de Amor.
Tência Medeiros.
"Quem disse que pessoas boas vão para o céu, esqueceu de dizer que antes elas passam o inferno na terra."
Se, recorrer, não tem a quem,
e promessas pouco lhes convêm,
fazei o bem pelo bem.
Nada menos, nada além.
Meu amigo Raucci: uma lição de vida.
Este artigo é dedicado, com todo carinho, a um grande amigo que nos deixou há 14 anos, Dr. José Armando Raucci, e à sua família, Cleide, Ana Cláudia, Paulo e Rogério, e aos netos. Ele foi um dos maiores administradores que o Brasil já conheceu, hoje algo tão difícil em nosso país. Daí a razão desta merecida homenagem.
Uma lição de vida!
Cada um de nós tem um amigo, ou uma amiga, que faz uma grande diferença, em algum momento de nossas vidas, ou durante toda nossa existência.
Eu, quando jovem, prestei concurso público e fui trabalhar na CEF - Caixa Econômica Federal, em São Paulo.
Com aquele espírito de conquista, de descoberta, de idealismo, que norteia a vida de todo jovem, principalmente daqueles que vivem no interior e vão para a capital, entrei de corpo e alma no trabalho.
Era uma época bonita na CEF, nós estávamos na década de 70, com o Brasil em pleno desenvolvimento. O próprio País se descobrindo e construindo seu futuro, como nós, jovens idealistas, construíamos o nosso.
Na educação, nas artes, na indústria, na política, na tecnologia, havia um espírito de esperança, de certeza de um futuro melhor.
- Só mais tarde descobri que, na realidade, via fora o futuro que desejava para mim.
As portas estavam abertas para o crescimento profissional, dentro da CEF, para todos aqueles que, como eu, preocuparam-se em investir em cursos, palestras e seminários dos mais diversos tipos.
Foi nessa época que tive a felicidade, e a honra, de conhecer o Raucci, um dos seres humanos mais incríveis que alguém pode ter como amigo e um dos maiores administradores que este País já teve.
Eu, aos 23 anos, um subgerente idealista, com visão local, querendo reformar o mundo. Ele, um diretor operacional com a visão do todo, e cuidando do "local".
Antes que o conhecesse pessoalmente, sem que eu soubesse, ele me “adotou” como um filho ou irmão mais novo , cuidava de meus passos, guiava meus caminhos e protegia meu futuro profissional.
Quando à beira dos "abismos da vida", lá estava ele estendendo a mão, me aconselhando, me ensinando a navegar, como se fora um professor que cuida do aluno do primeiro ano escolar, me orientando e me mostrando o norte.
Como jovem Gerente de Agência e Instrutor de Gerentes, costumava contestar as decisões da administração superior, que me parecessem injustas para com os clientes (mais uma vez olhando o local!).
Ele, em uma sexta feira à tarde, chamou-me à sua sala e, gentilmente, mostrou-me o "geral".
Disse-me, com toda paciência, de forma didática até, que precisávamos construir a casa tijolo por tijolo, e muitas vezes refazer paredes, para que a construção ficasse sólida: "O bom pescador é paciente e não faz barulho".
- Melhor, doce amigo Raucci, é o pescador que preserva e respeita os peixes menores! Você sempre foi mestre nisso.
Em pouco tempo, levou-me para uma chefia de divisão na Gerência de Administração e Recursos Humanos, a sua Gerência Operacional, na Avenida Paulista onde, por seis anos, vivi em um paraíso de realizações, sendo orientado por um dos maiores Administradores que o Brasil já conheceu, Dr. José Armando Raucci.
A grandeza do filho, do irmão, do esposo, do pai, do tio e do amigo; A visão de futuro, a produtividade, a lealdade, a bondade e a generosidade deste homem, dignificaram e dignificam a Raça Humana.
São, e o serão, pela eternidade, um pleito diário de gratidão à criação divina e à beleza do Reino de Deus.
Em um dia de fevereiro, hoje distante em minha lembrança, e presente em todos os meus dias, estive com o Raucci, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Fui convidado a auxiliar na sua movimentação na cama para que recebesse os medicamentos do dia e, para isso, tive que abraça-lo carinhosamente.
Lá fora a tarde se acabava e caia a noite, o sol ia se despedindo de mais um dia, de mais uma jornada. Já sem poder falar, meu querido amigo, de tantos anos, pegou em minha mão com carinho, de forma característica, e despediu-se de mim.
No dia 02 de março, uma quinta-feira, despediu-se de todos nós.
O país, naquele dia, perdeu um de seus grandes homens, ouso dizer um de seus maiores homens, e Deus recebeu um de seus maiores e mais queridos filhos.
Por favor, meu amigo Raucci, onde quer que esteja, seja lá a missão que esteja desempenhando agora, continue olhando por nós.
Está, e sempre estará em nossas orações, e em nossos corações.
Pessoas têm o dom de despertar ternura...são merecedoras do nosso carinho, nossa atenção, nossa bondade...são pessoas que nos vêem com seus olhos amorosos, seus corações puros, livres da maldade...são pessoas que nos fazem sentir bem, nos desejam o bem...impossível não amá-las, não torcer por sua felicidade, não retribuir sua amabilidade...Aos maldosos, irônicos e maledicentes, deixo somente meu sentimento de pena. Que a vida lhes ensine, lhes conduza pelo caminho da bondade e dessa mesma ternura capaz de transformar aos outros e a si mesmo em seres melhores... Somos espelhos. Devolvemos o que espelhamos.
A Vida é Como Uma Festa de Aniversário, Que Você Não Deve Dar o Que Recebe Mas Sim O Melhor Que Tem a Dar.
Não quero que pessoas falam coisas que não sou, mas também não vou fazer nenhum esforço para provar o contrario.
Ser assistente social não me faz ter um bom coração... Para isso, é necessário ter alimentação balanceada e hábitos saudáveis.
O amor é o maior sentimento que Deus pode nos proporcionar. Precisamos entender que, para chegar ao amor, antes porém, precisamos passar pelos diversos caminhos perseguidos e contemplados por nossa própria consciência, que por devaneios ou adversidades, se entrelaça nas teias da vida, às vezes um tanto quanto espinhosas, às vezes bem adocicadas, nos mostrando o verdadeiro significado de querer ser, no mais alto âmago realístico do caminho, um ser humano completo e perfeito. A bondade, a verdade, a beleza e a vontade são ferramentas que Jesus nos mostrou para podermos galgar, em um passo de cada vez, a escada evolutiva até o Pai Criador. Contudo, tropeçamos, caímos, nos sujamos das mais insalubres obras, e mesmo assim, nos mantemos confiantes e decididos na meta e no foco, tanto quanto, no propósito que ansiamos desde que nos conhecemos por gente. Jamais esqueceis que apesar de se sentirem sozinhos no caminho, jamais o estão, pois " na Casa do meu Pai, existem muitas moradas" e também "amai o próximo como a si mesmo", nos unificando no amor eterno perante toda a vida pulsante que luta para aprender a viver da melhor maneira possível para um futuro belo e brilhante.
Não tenhais medo do novo e do desconhecido, pois o medo é ilusão e quem tem a luz do amor não precisará de mais nada.
O Amor de CRISTO estais em vós.
É de fato , muito árdua a tarefa de se expressar diante dos momentos de adversidade. A vontade maior é sempre e apenas de chorar.
Saber que a cada dia as pessoas estam mais desprovidas de compaixão e atenção para com o próximo me entristece ainda mais. Talvez nem seja o fato de não se importarem, mas de estarem tão ligadas à terra, ao carnal, material, ao que chamam de futuro promissor, que o único objetivo se tornou busca-ló, APENAS !
-Mas você também não é assim?!
-Ora, se sou é porque fui ensinada a ser.
Devemos buscar nessa vida respostas para nossas dúvidas, e não pretextos para duvidas de outrem.
Ainda que seja triste a realidade : busquemos no outro motivos para viver, e não em supérfluos, fama, ou riqueza material. Que busquemos luz, paz interior , e tudo quanto de abstrato for. Que a satisfação esteja em ajudar o próximo, em estender a mão aos desamparados e fazer sempre o bem.
E tenho dito: Se queres que as pessoas sejam bom grado contigo pelo menos uma vez, sejam vocês em primeiro lugar, boas com elas sempre.
Pobres Homens
Nossas mais marcantes decepções,
São aquelas que vêm,
No escuro de noites sombrias,
Em pedaços de gente fria,
Que domina a ingratidão.
São aquelas que se revelam,
Nos camuflados arredores,
De lábios em sorrisos nebulosos,
Vastos em degradante dissimulação.
São pequenas faíscas do nada,
Possuidores de feitos vis,
Do qual bondade alguma se tem.
São homens ébrios da insatisfação pela vida
E da incapacidade no existir do bem.
Mais que podres homens,
São pobres homens de tudo,
Que lhes façam dignos de viver.
Eles não sabem o que fazem,
Porque não conhecem a bondade,
Não enxergam a gratidão.
Mais que punição, eles merecem,
É a nossa piedade e o nosso perdão.
