Swami Paatra Shankara

601 - 625 do total de 4109 pensamentos de Swami Paatra Shankara

Há uma pressão da sociedade para que nos tornemos mais falantes para que mostremos "a que viemos" a essa mesma sociedade. Ser falante, supõe-se, seria uma vantagem no mundo, mais específico, no mundo dos negócios ou ambiente de trabalho. Mesmo que você não diga nada novo e apenas repita o que sua chefia lhe disse - ou mandou dizer - apenas com com outras palavras. Mas falar, para muitos, qualquer coisa, é marcar assomo, é uma tentativa de garantir-se indispensável. E ser pacato, de pouquíssimas palavras, é visto como um tipo de deficiência que está ali, não conseguimos enxerga-la. Existe até um certo preconceito contra os quietos. Como se lhe faltasse algo, palavras. Mas será que as palavras estão ali, nessa palração descomedida dos que se deitam a falar demais? Ou melhor, será que quem fala está realmente presente naquele discurso? Muitas vezes se diz bem melhor falando menos, mas concisamente, do que falando demasiadas palavras e vazias. Nas palavras ocas não existe nada.

Algumas pessoas só mudam se a dor for maior de ser quem é. Ainda assim é uma mudança hipócrita e racional, pois ela acontece apenas para não sentir dor e não por uma vontade vinda do coração e do espírito. A dor é um mecanismo que nos faz agir para mudar, ela não é inútil nessa pequena orbe que vivemos, onde lutamos para melhorar nosso estágio evolutivo. Pensando bem, coloque amor para aplacar a dor. Devagar uma coisa é substituída por outra.

Inserida por swamipaatrashankara

Ninguém é usado por ninguém. A pessoa se deixa usar e depois reclama, dissonante das suas expectativas iniciais. Existem três palavras mágicas: o sim, o não e o talvez. Dependendo como usa essas palavras, pode ser usada sim, mas por ter permitido isso acontecer. Não espere pela segunda ocasião ao ser usado na primeira, o costume já foi criado. Pratique o sim, o não e o talvez de forma que seja bom para outros, mas principalmente para você. Não é questão de ego, mas de proteção ao que você é.

Inserida por swamipaatrashankara

Nossa trajetória no planeta precisa de um objetivo que funcione como alavanca para a evolução motivada por ações produtivas. Temos a dor como companheira e livrar-se dela significa livrar-se da vontade do espírito embrutecido querer ser único em relação aos demais. Esse apego será a origem do egoísmo, da vaidade e do orgulho, que juntos se transformarão em outros apegos. A dor, assim, não é uma realidade. No mundo da forma (Terra), a dor é apenas mais uma ilusão que nos lembra da, igualmente ilusória, matéria a qual estamos presos. Para permitir o desapego à matéria é que a dor acontece, para não darmos excessivo valor ao que nunca existiu. Talvez a verdadeira dor seja a procura da verdadeira identidade espiritual, uma lembrança perdida na nascente dos tempos.

Inserida por swamipaatrashankara

Muito do sofrimento humano mundo é o amor encarcerado no coração. Quanto maior o sofrimento, maior a tenacidade em não livrá-lo. Tem alguém postado na porta do coração dizendo: ”Eu não dou,não adianta, que não dou”. “Ou é do meu jeito, ou então eu não dou." Quase uma roda viva: eu sofro e não dou amor e por não dar amor, eu sofro.

Inserida por swamipaatrashankara

Para algumas pessoas, as coisas são cíclicas. Elas apenas mudam conforme a necessidade momentânea ou o teatro que querem nos mostrar, mas latente em sua essência. O vírus continua hibernando, apenas esperando a oportunidade para infectar tudo novamente. Pra essas pessoas não há remédio adequado, pois o cerne principal já foi contaminado e ainda não há cura. O máximo que podemos esperar são os altos e baixos, ou falando nos mesmos termos, a "cura" - que nunca existiu - e a recidiva. Estou farto de seres humanos, e por consequência, estou farto de mim nessa orbe. A tragédia humana sempre é igual, mudam apenas os personagens. Sou um personagem e um expectador, como todos, e sinceramente, não estou gostando da peça. Nem de mim mesmo, ao suportar tudo isso.

Inserida por swamipaatrashankara

Quando estiver enfiado totalmente em um problema, não se consegue ver o todo de uma situação. Pare. Recue um pouco, nem que isso seja contra a sua personalidade. Analisando todas as variáveis de uma questão, talvez a solução esteja bem debaixo do seu nariz e que a luta sem consciência não deixa enxergar. A calma na luta é sinal de bom senso.

Inserida por swamipaatrashankara

Quantas vezes na vida dissemos sim querendo dizer não? Deixamos nessas ocasiões que as vontades alheias sejam mais importantes que nossa própria. De modo social pode ser bom até, mas será mesmo que você vai ser mais respeitado por isso? Um não deveria representar o que representa: o que você pensa a respeito de algo. Muitas pessoas na realidade gostariam de um não invés de um sim, querem, desejam isso até, pois querem saber quem você é. Para outras, uma afronta. Para você, mentir para os outros e para si mesmo. São duas pequenas palavras, mas que fazem a diferença em quase tudo na vida. Então faça a diferença na vida das outras pessoas, mas principalmente na sua. Sim é sim e não é não.

Inserida por swamipaatrashankara

Somos mestres de nós mesmos, o resto é só informação. Somente uma alma disposta, vê as coisas como elas são.

Inserida por swamipaatrashankara

Tome cuidado com quem compartilha seus segredos mais íntimos. A maioria pouco se importa mesmo e o resto é só curiosidade. Cada vez que faz isso, prende-se àquela pessoa e se virar inimiga, seus segredos vão para a praça publica, e depois de espalhados, são como papel picado, impossível de achar onde estão todos os pedaços. Diferente de secreto que é um modo de dizer alguma coisa a alguém é o segredo, que está escondido, não é público; pode ser descoberto, mas não é recomendado. Pense duas vezes antes de falar sobre os seus, muitos confundem secreto com segredo.

Inserida por swamipaatrashankara

- Você usa algum mantra de proteção? Alguma coisa nesse sentido?

- Uso boas atitudes, boas palavras, bons pensamentos, depois quem sabe, se achar que preciso, muito mais para evolução que proteção, um mantra, uma oração, um yantra, entre tantos outros adereços do mundo espiritual. Não adianta nada - nesse caso - mantra algum, se não faz ressonância com o que somos. Muitos são vilões, mas acham que ir numa missa, num centro, num terreiro, citar mantras, sangrar os joelhos rezando, resolve alguma coisa e vai diminuir sofrimentos. Nada mais enganoso que esse pensamento. Serve talvez para mostrar alguma coisa que não é para a sociedade. Quando a ação não comunga com a intenção, não tem nada no mundo espiritual que proteja você contra você mesmo. O bem faz ressonância com o bem e o mal, bom, acho que deu para entender...

Inserida por swamipaatrashankara

Você, muito mal consegue entender o que passa dentro de si, mas tem ilusões de saber o que se passa com o outro.

Inserida por swamipaatrashankara

Noites insones são curadas quando você consegue, de alguma forma, acalmar o mar tempestuoso que ocorre dentro de si. O record de 2007 consta que uma pessoa ficou sem dormir, fazendo locução de rádio, por quase 102 horas, ou seja 4,2 dias. Mesmo a pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, “dormindo acordada”. Então pare de dizer que você não dorme nunca. Com 30 horas sem dormir: a pessoa fica com humor irritadiço, cai a sua velocidade de reação e raciocínio, além de haver uma perda de criatividade. Mais de 30 horas sem dormir: a pessoa fica apática e apresenta confusão no sistema nervoso. Ela também pode sentir frio ou calor em demasia, além de fome. Tem tudo isso? Não tem, não é? Talvez não consiga conciliar o sono de imediato, talvez sofra de apneia enquanto dorme e o dormir fica entrecortado, entre tantos outros casos clínicos reais. Dizer que "não dorme nunca" é figura de retórica. Se fosse assim, estaria dormindo...pro resto da vida. Ninguém consegue ficar tanto tempo sem dormir. Então pare de reclamar a vai fazer alguma coisa para resolver a situação, invés desse vitimismo que só prejudica a você mesmo.

Inserida por swamipaatrashankara

O espaço para a liberdade individual é sagrado. Quando se trata de amor, que os amantes fiquem juntos, mas nem tanto assim, pois como frondosas árvores, uma não cresce à sombra da outra.

Inserida por swamipaatrashankara

Mulheres com curvas sinuosas no corpo, mas sem curvas no sorriso, o que é melhor? Sinuosas ou não, o tempo vai carcomer, mas o que consegue tirar um sorriso? Mesmo que alguém consiga tirar o sorriso da face - pelo que chamamos de seres humanos - o espírito sorri: não há nada neste mundo que supere a vontade do espírito. Parece pouco para você? Para o espírito é muito e quando ele se for, que seja seja com e na curva sinuosa de um sorriso.

Inserida por swamipaatrashankara

Dedo podre para achar homem ou mulher está cheio. Problema que nem o Pitanguy resolve, porquanto é um problemas interno e problemas internos se resolvem internamente. Ou pelo menos, crie vergonha na cara e preste atenção mais na essência das pessoas e menos na aparência e quem sabe, tipo loteria mesmo, seja feliz. Só não sabe quem não tenta.

Inserida por swamipaatrashankara

Seja singular e não plural, onde tudo é igual, onde todos pensam iguais, onde todos agem iguais, onde os sorrisos mornos, os abraços frouxos e o marasmo, imperam. Teu brilho é único.

Inserida por swamipaatrashankara

Todos nós temos o nosso milagre interno. Basta saber a quem entregá-lo, pois o milagre interno de alguém estará esperando pelo seu. Nosso milagre interno pode curar, de diversas formas, o outro, e esse pode nos curar pelo seu próprio milagre. Nesse encontro, o Universo vai conspirar a favor da felicidade - quem sabe eterna - de ambos. Basta confiar.

Inserida por swamipaatrashankara

Só me arrependo dos erros que cometi, daqueles que foram erros para mim e não na opinião dos outros. Dependendo do erro, nem vale a pena me arrepender. Os outros, a palavra já diz, são os outros. Eles que cometam os seus próprios erros e se arrependam ou não. Não sou juiz de ninguém. Pelo menos não mais que uma consciência arrependida.

Inserida por swamipaatrashankara

Com algumas exceções, penso que toda mulher já nasce com instinto materno. Isso é ótimo para os seus filhos, não para os seus maridos, namorados, amantes e afins, pois mãe, eles já tem uma. Nada mais ameaçador para um relacionamento quando o instinto muda de endereço. Apesar do instinto paterno ser mais fraco, isso serve para os homens também. Não há como ter concupiscência com alguém que consideramos como nossos filhos e filhas.

Inserida por swamipaatrashankara

Coisa mais triste ser limitado pelo que sou e mais limitado ainda pelo que os outros são. Eu os amo, limito-me. Eles dizem que me amam, mas não limitam-se.

Inserida por swamipaatrashankara

Seja jovem, quarentão, octogenário, sempre avalie quais e como suas ações afetam outras pessoas, principalmente aquelas que diz amar. Se magoa alguém de forma inconsciente, na realidade esta mesma inconsciência está mostrando o que pensa a respeito de alguém. Se magoa de forma consciente, bom, estamos no ramo da maldade. Seria muito mais simples e menos doloroso às pessoas, que você se quedasse um pouco em pensamento, antes de abrir a boca. E por favor, não me venha falar de sinceridade, pois na maioria das vezes não passa de mera falta de educação travestida. Ser sincero não é ser bruto, é possível ser sincero sem magoar as pessoas quando expressamos as nossas opiniões. Sinceridade é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro. Sinceridade é mostrar ao outro a sua verdade ou opinião sem criticá-lo, deixando claro sua posição. A língua portuguesa é rica. Existem muitas formas de dizer a mesma coisa, se for preciso e necessário. Não escolha as piores palavras, elas podem arrasar um coração. As atitudes são como palavras implícitas, aprenda a controlar, pois há sinceridade ou não em atitudes. Um cérebro - o seu - está justamente na sua cabeça para ser usado com consciência.

Inserida por swamipaatrashankara

Ninguém lhe deve nada, mas se pensar assim, estará definitivamente amarrado a outra ou outras pessoas. Quem prefere a chibata, não prefere a liberdade. Quando existem escolhas, não há o porquê do pranto.

Inserida por swamipaatrashankara

Somos parte construtora da sociedade que achamos ser ré das nossas acusações. Então, como podemos colocar culpa em alguém ou em alguma coisa? A partir do momento que aceitamos ser parte disso que chamamos de sociedade estamos em conluio com ela, pois fazemos em algumas ocasiões a mesma coisa que acusamos. Aparentemente quando fazemos igual ao que somos contra, parece que inexiste a ligação com a sociedade, afinal estamos exercendo o que somos. Isso não passa de mera hipocrisia.

Inserida por swamipaatrashankara

Tento, tento, mas não consigo atinar o que é pior: quando somos enganados dia após dia ou a pretensão da pessoa em achar que somos néscios o suficiente para não perceber. Quando a mim, percebo de imediato que tem algo errado, mas a curiosidade ou maldade - que seja - me impele a deixar acontecer para ver até onde as pessoas conseguem chegar, pois aí a coisa se descortina toda, pois ficam descuidadas, já que a pecha de sermos ineptos parece se agigantar dentro desses aldrabões. Pior que tudo é que as gentilezas, os sorrisos, são iguais durante esse tempo. Serão sorrisos sinceros ou apenas uma fachada? Podemos inferir que são casos de enganações e falsidades misturados e pior, falta de amor, quando acontece entre casais em que aparentemente um diz amar o outro e vice-versa. Pior que tudo, é nossa alma dilacerada. Não precisava ser assim. Muitas vezes não há mais volta.