Pão Diário

251 - 275 do total de 804 pensamentos de Pão Diário

QUEBRAR O LÁPIS?

Eu ouvia um programa de rádio que tinha a participação dos ouvintes, por telefone era um debate sobre fazer e quebrar promessas. Um dos apresentadores resumiu o consenso ao declarar: " Para a maioria de nós, quebrar promessas é comum como quebrar um lápis. É um estilo de vida, é o que as pessoas esperam hoje em dia. "
O rei Davi não pensava assim. Em 2 Samuel 9 vemos o seu empenho em cumprir promessas feitas a Jônatas, aproximadamente 15 anos antes ( 1 Samuel 20:14-17 ). As atitudes dele teriam impressionado as pessoas naquela época. QUando um novo rei chegava ao poder costumava tratar a antiga família real como inimiga, exterminando-a completamente.
Em contraste, vemos Davi lhes demonstrando a bondade de Deus ( v.3 ). Como ? No versículo 7 observamos que Davi oferece a Mefibosete ; proteção, provisão e uma posição. Davi não só demonstrou ter misericórdia dele e o protegeu, mas resistiu sua herança. Ele não apenas o salvou da sombra da morte, mas também preparou um lugar na mesa do rei e o tratou como um filho.
Vemos a profundidade da bondade de Deus nas Suas promessas sob a nova aliança que fez conosco. Ele nos oferece proteção, provisão e posição muito acima daquilo que Davi poderia oferecer a Mefibosete. Ele nos garante a salvação quando nos achegamos a Jesus Cristo em arrependimento e fé - prometendo que nunca nos deixará nem abandonará. As Suas provisões para nós são: Jesus, o Espírito Santo, Sua Palavra, Sua igreja e o sustento das nossas necessidades físicas e espirituais. Em Sua graça Ele nos concede a posição de sermos Seus filhos e herdeiros da vida eterna.
Aos olhos do mundo, Davi demonstrou graça e misericórdia supremas a Mefibosete, mas é apenas um reflexo apagado da graça e misericórdia que Deus demonstra por nós a cada dia. - Kevin Gregory

Leia: 2 Samuel 9
...Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa ( v.7 ).

Examine: - João 3:16
- Romanos 5:6-10
- Hebreus 9:15

Considere: De que maneira a proteção, provisão e posição que Deus lhe deu influenciaram sua vida ? Como você lhe agradecerá e louvará por Sua graça e misericórdia ?

Inserida por pao_diario

PERMANEÇA EM POSIÇÃO

" Permaneça em posição ! ", o sargento gritou para o soldado. " Você não está só. Confie em seus companheiros ! " Ele tinha abandonado seu posto no flanco direito da patrulha para ajudar a defender o lado esquerdo contra uma emboscada. Porém, o sargento tinha uma informação que o soldado desconhecia: o " inimigo " atacaria pela direita. A emboscada era uma armadilha no exército militar.
O treinamento militar torna os indivíduos humildes, destruindo-os para reconstruí-los como parte de uma equipe. Na vida também é assim.
Muito tempo atrás um grande líder militar aprendeu essa lição ao tentar assumir responsabilidades demais. Mas a verdadeira tragédia foi a sua destruição após uma vida inteira de bons serviços prestados.
Uzias era um excelente rei que implementou reformas extremamente necessárias em Judá. Sob a tutela do profeta Zacarias, ele seguiu a Deus e conquistou vitórias contra seus inimigos. " Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça... " ( 2 Crônicas 26:16 ).
Certo dia, Uzias entrou no templo para usurpar os deveres sacerdotais. Quando o sumo sacerdote Azarias e outros 80 sacerdotes confrontaram o arrogante rei, Uzias enfureceu-se. Mesmo assim, enquanto insultava os sacerdotes " ...uma terrível doença da pele apareceu na sua testa " ( v.19 ). Uzias passou o resto da vida isolado, incapaz de governar.
Muitos daqueles que dizem amar a Jesus não o demonstram servindo-lhe. Outros porém, talvez na tentativa de suprir a falta, assumem responsabilidades demais. Eles querem " consertar " o mundo confiando na própria força.
As duas abordagens estão incorretas. Todavia ao " permanecermos em posição ", dependendo do Senhor a cada dia para nos dar força e sabedoria, Ele pode nos usar para Sua glória - Não nossa. - Tim Gustafson

Leia: 2 Crônicas 26:3-21
Enquanto [...] Uzias serviu a Deus fielmente [...] Durante esse tempo Deus o abençoou ( v.5 ).

Examine: Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo ( Provérbios 16:3 ).

Considere: Você tem a tendência de ocupar-se demais trabalhando para Deus ? Especifique o que você pode fazer de diferente para agradar a Deus ainda hoje ?

Inserida por pao_diario

APROVAÇÃO

Em O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald narra as tentativas desesperadoras de Jay Gatsby para obter aprovação de sua amada Daisy. Ele faz de sua vida um teatro baseado nos desejos de sua amada, na esperança de reconquistá-la. Embora não autobiográfico, o livro espelha algumas lutas do autor para ser aprovado por aqueles cuja opinião valorizava - ele mesmo e a esposa Zelda. Ficção e vida real colidem quando as expectativas encobrem a realidade.
Sua vida e obra não eram centradas em Deus, porém, a sua propensão em viver pela aprovação dos outros é uma luta que muitos enfrentam - até os cristãos. Poucos escolheriam viver com medo da opinião alheia. Em vez disso, a preocupação nociva com o que os outros pensarão brota do nosso medo de rejeição.
Obter a aprovação dos outros não é pecado Lucas 2:52 diz que Jesus agradava cada vez mais a Deus e às pessoas. Paulo procurou " ...sempre ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas " ( Atos 24:16 ). O problema surge quando a aprovação dos outros se torna a nossa meta.
Mesmo o mais devoto pode falhar às vezes. E nossas opiniões com frequência são obscurecidas por nossa natureza pecaminosa, quando nos dedicamos em atender às expectativas alheias, colocando a opinião deles acima de Deus ( João 12:42-43 ). O que importa é a aprovação que recebemos de Deus ( 2 Coríntios 10:18 ).
Viver para agradar aos outros - mesmo com boas intenções - é uma busca vã. Ser um trabalhador aprovado por Deus ( 2 Timóteo 2:15 ) significa viver para agradá-lo, avaliando e julgando os nossos desejos e pensamentos pela Palavra ( Hebreus 4:12 ).
No fim, só uma opinião importa: a de Deus. Suas expectativas em relação a nós não mudam de acordo com emoções ou circunstâncias ; Ele permanece consistente e verdadeiro. - Regina Franklin

Leia: Romanos 14:7-18
...quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos ( v.18 ).

Examine: - Lucas 16:15
- João 5:44
- Gálatas 1:10

Considere: Você precisa da aprovação de alguém em especial ? Qual a importância da aprovação de Deus para você ?

O SENHOR É REI

Os sistemas de nosso mundo parecem cada vez mais vulneráveis. Crises bancárias e hipotecárias minaram a confiança dos consumidores. Os ataques terroristas ao redor do mundo despertaram novos medos. Políticos e líderes religiosos corruptos continuavam a produzir descrenças. A economia instável ao redor do mundo trouxe o medo e o estresse à vida de muitas pessoas. Estes sentimentos de vulnerabilidade e dúvida fazem alguns cristãos se perguntarem se Deus ainda é o Rei de todos.
Há muitos anos, quando o reconhecimento do reinado de Deus era questionado pelo Seu povo, o salmista escreveu um salmo real que os assegurava que o Senhor ainda era rei. Ele começou dizendo " O Senhor Deus é Rei... " ( Salmo 93:1 ). Ele usou o termo Javé, que simbolizava o nome de Deus e a aliança para indicar que Ele estava reinando. Era o nome que comunicava ao povo de Deus que Ele reinaria para sempre e protegeria o Seu povo continuamente. O salmista também declarava que não havia outro deus que se qualificava como rei além do Senhor.
O texto em hebraico na verdade diz: " O Senhor está se tornando rei. " Espere aí ! Quer dizer que houve um tempo em que Ele não era rei ? Claro que não ! Com esta frase, o salmista dizia que o reconhecimento e a afirmação do governo do Senhor se concretizara mais entre o Seu povo. Após a sua visão ter sido temporariamente obscurecida por atribulações, caos e incerteza, eles estavam renovando e aceitando o Seu reinado e entronizando-o em seus corações ( v.2 ).
O Senhor reina sobre a criação e a caos no mundo, apesar de às vezes, pensarmos que não ( vv.3-5 ). Mais ainda, Ele deseja habitar e reinar nos corações de Seu povo. Entronizemos o Senhor novamente e rendamos todas as áreas de nossas vidas à Sua soberania. - Marvin Williams

Leia: Salmo 93
O Senhor Deus é Rei. Ele está vestido de majestade e coberto de poder. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada ( v.1 ).

Examine: Êxodo 15:1-18 ; Salmo 99:1-5 ; Daniel 4:34-35

Considere: Quais problemas da vida ameaçam a sua segurança ? Como Deus quer que vejamos nossos medos e vulnerabilidades ?

Inserida por pao_diario

SEJA ESPECIFICO

Nossa vida começa cheia de possibilidades. Nossas vidas podem ser moldadas para sermos o que preferirmos ; de bailarinos a astronautas ou treinadores de golfinhos. Mas a maturidade vai estreitando nossas opções. Logo somos forçados a escolher faculdades e carreiras. Cada escolha conduz as nossas energias a caminhos específicos e fecha portas para vários outros. Lá pelos 30 anos, a maioria de nós já definiu o rumo de nossas vidas. Temos nosso casamento, nossos filhos, nossa igreja.
É aqui que o idealismo da infância confronta a especificidade da vida adulta, e as coisas podem se complicar. É fácil se apegar à ideia de casamento, filhos e igreja quando seu parceiro, filho ou comunidade são uma folha em branco na qual você pode projetar o que quiser. Mas torna-se tentador jogar a toalha.
Quando a realidade desbanca o romantismo, você pode querer desistir - se divorciar, negligenciar os filhos, parar de ir à igreja. Mas o ideal é encarar isso como um teste. As pessoas realmente maduras superam os idealismos de casamentos, famílias e igrejas perfeitos e amam aqueles que Deus colocou em suas vidas.
Karl Barth escreveu que não podemos dizer " Acredito na igreja " se não participamos ativamente da nossa. Martinho Lutero disse que não podemos dizer que amamos nosso próximo se não amarmos nosso cônjuge. E o apóstolo João disse que não pode haver amor uns para com os outros se não for um amor " ...que se mostra por meio de ações " ( 1 João 3:18 ).
Tendo experimentado o amor verdadeiro de Jesus ( v.16 ), você pode amar seu cônjuge, seu filho, e seu grupo de irmãos em Cristo. Como você, eles não são perfeitos. Mas Deus convoca a agir como adulto e amá-los mesmo assim. - Mike Wittmer

Leia: 1 João 3:16-24
Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos ( v.16 ).

Examine: Se alguém diz: " Eu amo a Deus " , mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê ( 1 João 4:20 ).

Considere: Como o verdadeiro amor aceita as falhas de uma pessoa e a desafia a melhorar ? Qual a diferença entre o conhecer com a nossa situação e ser preguiçoso ?

Inserida por pao_diario

DIVIDENDOS ALTRUISTAS

Vivemos num tempo em que indivíduos, celebridades, empresas e instituições descobrem o valor da caridade, responsabilidade social, marketing de causa e outras formas de altruísmo. Vários líderes filantropos travam uma luta admirável para fazer diferença no mundo.
Por que, nos perguntamos, tantos representantes de várias crenças religiosas se motivam a ajudar os oprimidos e menos afortunados ? Douglas Jacobsen e Rodney Sawatsky em seu livro Gracious Christianity: Living the Love We Profess ( Cristianismo Bondoso: Vivendo o amor que professamos ) sugerem " Todos querem ser tratados com justiça e dignidade. Não deve ser tratados com justiça e dignidade. Não deve ser surpresa percebermos que aquilo que os cristãos consideram bom, apropriado e louvável geralmente é o mesmo que os outros também consideram. "
Jacobsen e Sawatsky parafraseiam paulo, em sua carta aos gálatas, e escrevem: " Não há lei que proíba as qualidades que os cristãos mais valorizam, como o amor, compaixão e bondade " ( 5:22-23 ). " Apesar de serem virtudes características dos cristãos, Paulo indica que não são exclusivamente cristãs. "
Embora a salvação seja obtida pela fé e graça de Deus, não por nossos esforços ( Efésios 2:8-9 ), as Escrituras demonstram que ajudar os pobres e necessitados é uma maneira de compreendermos melhor o coração de Deus. Ninguém se torna rei " ...só porque constrói casas farradas de cedro, melhores do que as dos outros... ", diz o Senhor a respeito do rei Josias e o palácio real de Judá. Mas Josias " ...tratou com justiça os pobres e os necessitados, e tudo lhe correu bem. Quem faz isso mostra que, de fato, me conhece... ", diz o Senhor ( Jeremias 22:15-16 ).
Deus pôs dentro dos seres humanos o desejo de apoiar os oprimidos e os necessitados. Podemos conhecê-lo melhor, quando ajudamos os outros. - Roxanne Robbins

Leia: Salmo 41:1-3
Felizes são aqueles que ajudam os pobres... ( v.1 ).

Examine: - Provérbios 14:31
- Mateus 25:40
- Atos 10:31

Considere: Como você pode ajudar os necessitados esta semana ? O que você aprendeu no passado ao se importar com os pobres e oprimidos ?

Inserida por pao_diario

NUNCA SOZINHOS

Brianne Leckness foi colocada nos degraus de uma igreja, abandonada pela mãe e padrasto, aos três anos. Eles prenderam um bilhete em sua roupa: " Por favor, cuide dela, um bilhete em sua roupa: " Por favor, cuide dela. Não podemos mais. " Ela foi de um lar adotivo para outro, e cresceu do melhor jeito que pôde. Ela se lembra de que ao completar 18 anos, sua mãe " apareceu alvoraçada querendo que fôssemos a um programa de televisão para que ela dissesse que nunca quis me abandonar. " Mas a garota compreendia o óbvio: a mãe nunca a desejara.
Uma história assim nos corta o coração. É impossível imaginar um abandono tão insensível. Felizmente, somos poucos os que passamos por esse tipo de abuso. No entanto, todos já sentimos o veneno da rejeição. Todos nós, cada qual do seu jeito, já nos sentimos sozinhos. Um divórcio que nos deixa sem pai ou mãe. Um mal-entendido que nos deixa sem um amigo. Uma crise econômica que nos deixa sem emprego. Qualquer que seja o problema, o resultado é o mesmo: sentimo-nos sós.
Quando estamos nesta situação, as palavras firmes de Deus ecoam com esperança e perfeita clareza: " ...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei " ( Hebreus 13:5 ). Essa afirmação direta não significa que nossa dor humana seja imediatamente dissolvida, nem ameniza a gravidade da negligência que nos foi imposta. Significa que a presença de Deus pode curar nossa rejeição ( v.6 ). O amor de Deus é aquele que mais almejamos, e nunca diminuirá. Nunca perderá o vigor. O amor de Deus estara sempre - sempre - conosco.
Quando Deus diz que não nos " deixará ", Ele promete que nunca abandonará ou negligenciará aqueles a quem ama. O amor de Deus nunca nos faltará, nunca nos deixará sozinhos. - Winn Collier

Leia: Hebreus 13:1-6
...jamais os abandonarei ( v.5 ).

Examine: - Salmo 121
- Isaías 41:10
- Romanos 8:31-32

Considere: Quando você se sentiu mais abandonado ? O que significa para você saber que Deus promete nunca o deixar nem abandoná-lo ?

Inserida por pao_diario

O PODER DA GRATIDÃO

Estudos recentes mostraram que a prática da gratidão leva uma vida mais saudável, mais completa e mais altruísta. Pessoas focadas nas coisas pelas quais são gratas ( ao invés de aborrecimentos e frustrações ) vivem melhor que as outras. Têm menos chances de adoecer e são mais ativas, esperançosas e caridosas com outras pessoas.
Deus deseja que os Seus seguidores demonstrem um coração grato. Por exemplo, o Salmo 92 diz: " Ó Senhor Deus, como é bom dar-te graças !... " ( v.1 ) No Novo Testamento, Paulo encoraja seus irmãos em Cristo a serem " ...agradecidos a Deus em todas as ocasiões... " ( 1 Tessalonicenses 5:18 ).
Será que uma das razões por que as Escrituras enaltecem a importância da gratidão é o benefício mútuo entre nós e os outros ? Tudo indica que sim ! Pelo jeito, ser grato é melhor para todos os envolvidos. No fim, a gratidão gera pessoas enriquecidas que desejam espalhar o amor e a alegria de Deus aos outros.
Não entenda mal. Incorporar a gratidão em nosso viver não significa sair por aí com um sorriso bobo na cara, negando as dores e injustiças da vida. Basta apenas adotar uma atitude de gratidão que influencie cada momento do dia ( Efésios 5:20 ).
Como tudo que vale a pena na vida, praticar a gratidão dá trabalho. Para os que tendem a centrar-se nos aspectos negativos, mudar o tom pode dar o maior trabalho. Mas todos são capazes de ser gratos. E quando vivemos isso, mostramos ao mundo que o nosso Deus é tremendo e digno de todo nosso louvor e gratidão ( Salmo 75:1 ). Ele é glorificado e as pessoas são abençoadas por nossa atitude de gratidão.
Dê uma chance à gratidão. Ela mudará a sua visão de Deus, dos outros, e de você mesmo. - Jeff Olson

Leia: 1 Tessalonicenses 5:16-22
...sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus que de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus ( v.18 ).

Examine: Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus ( Colossenses 2:7 ).

Considere: Hoje, qual é o motivo da sua gratidão ? Por que Deus é digno da sua gratidão ?

Inserida por pao_diario

EMBOSCADA

Nell e Jim caminhavam em uma reserva quando um leão da montanha os emboscou, atacando Jim. Sua esposa Nell tentou ferir o animal com uma caneta. Quando viu que não funcionava, bateu no leão com um tronco até ele fugir !
A maioria de nós nunca terá que lutar com um animal selvagem, mas podemos ter que defender nossa família de várias ameaças diferentes - críticas injustas, fofocas, ou até do valentão da vizinhança. Na hora H, o bom senso é importante quanto tentamos manter nossa família a salvo.
Abigail é famosa por ser juízo ao salvar seu marido do plano de Davi de " ...[ se ] vingar por [ ele ] mesmo " ( 1 Samuel 25:33 ). Quando soube das intenções de Davi, Abigail mandou seus servos irem adiante para encontrá-lo com um carregamento de mantimentos ( vv.18-19 ).
" Quando Abigail viu Davi, [ ... ] ajoelhou-se diante dele [ ... ] dizendo: ' [ ... ] Eu sou a culpada ! ' " ( vv.23-24 ). Sua humilhação foi o ponto de partida para a conversa com um homem que estava preparado para guerrear. Ela devia saber que " A resposta delicada acalma o furor... " ( Provérbios 15:1 ).
A estratégia de Abigail funcionou, e Davi a escutou enquanto ela admitia que Nabal " ...não vale nada...um tolo... " ( v.25 ). Nabal havia insultado os mensageiros de Davi, e, apesar de não ser algo fácil, Abigail sabiamente defendeu sua família no conflito.
No fim, Davi agradeceu a Deus pelo juízo dela ( v.33 ) e absorveu Nabal. A receita de sensibilidade de Abigail: a reação rápida, a abordagem humilde e o fato de assumir a culpa - nos ajudarão também quando interviermos por nossas famílias e outras pessoas. A bondade advinda de Deus é um grande método para frustrar as emboscadas deste mundo. - Jennifer Benson Schuldt

Leia: 1 Samuel 25:23-25
...aos seus pés, dizendo: " Por favor, senhor ! Escute-me ! Eu sou a culpada ". ( v.24 ).

Examine: - Provérbios 10:12-14
- Hebreus 12:15
- 1 Pedro 5:8

Considere: Há perigo no conflito que se arrasta sem solução conveniente ? Você já precisou intervir por um membro da família ? Considerando a estratégia de Abigail, qual seria a sua reação ?

Inserida por pao_diario

NOSSA PRINCIPAL TAREFA

" Que graça tem a paz, o amor e o entendimento ? " cantaram Nick Lowe e Elvis Costello há uma geração. Esta pergunta retórica atemporal invadiu o século 21 ainda sem resposta satisfatória.
Uma estudiosa das religiões sugere: " A principal tarefa de nosso tempo é construir uma sociedade global, na qual as pessoas de todas as crenças possam viver juntas em paz e harmonia. " Ela reivindica que como a maioria das religiões tem a Regra de Ouro em comum, esta supre uma base firme para a união.
Parece bom. Jesus usou a Regra de Ouro no Sermão do Monte: " Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês... " ( Mateus 7:12 ).
Mas existe uma implicação perigosa inerente em qualquer apelo para unidade religiosa. Jesus convocou Seus seguidores a serem um ( João 17:20-21 ), mas no mesmo contexto em que Ele mencionou a Regra de Ouro, Ele também nos alertou contra falsos profetas e líderes ( Mateus 7:15-20 ). Jesus falou sobre o número limitado de pessoas que encontrariam o caminho certo. " Entrem pela porta estreita...", Ele disse: "...a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho " ( Mateus 7:13 ).
Jesus nunca nos incita a guerrear contra outras religiões. Mas também, não garante que haverá paz entre as nações do nosso tempo. Essa paz virá depois, quando o Messias puser tudo em ordem.
Por enquanto, Cristo oferece aos corações e mentes uma paz profunda, duradoura e pessoal ( João 14:27 ). Ele nos ensina a perdoar prontamente, superar com Amor nossas injustiças pessoais, e a reconhecermos primeiro nossas próprias falhas. Nossa principal tarefa é tomar nossa cruz dia a dia e segui-lo ( Lucas 9:23 ). Esta é uma base sólida para a unidade que com certeza chama a atenção de um mundo em constante busca. - Tim Gustafson

Leia: Mateus 7:12-33
A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho ( v.14 ).

Examine: - Levítico 19:18,34
- Lucas 6:27-36
- Romanos 12:17-21

Considere: O Breve Catecismo de Westminster, de 1647, questiona: " Qual é o fim principal do homem ? E declara: " ...é glorificar a Deus, e louvá-lo eternamente." De que maneira você pode praticar esse ideal ?

Inserida por pao_diario

FORTE E BELA

Um jovem perturbado certa vez disse ao pastor Ray Stedman: " Não sei o que há comigo. Quero ser um bom cristão, e me esforço para isso, mas por alguma razão eu nunca consigo. Sempre faço a coisa errada. Não consigo viver como um cristão. "
O pastor apontou para um pinheiro e disse " Quais qualidades esta árvore sugere a você ? " " É forte e bela. "
O pastor Stedman disse: " Exato ! Força e beleza. Não é isso que você busca para você também ? De onde ela tira essa beleza e força ? "
O jovem respondeu: " Das raízes. "
Em João 15, Jesus também usou uma planta para ensinar os Seus discípulos uma lição semelhante ( v.1 ). Ele descreveu os discípulos como ramos unidos a Ele mesmo - a videira. Um ramo consegue dar fruto sozinho ? Não. É preciso extrair nutrientes e água da videira. Jesus quis dizer que o segredo para gerar frutos não estava na força ou em nossa determinação, mas em estar unido à Fonte da vida.
No verso 7 Jesus promete: " Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. "
Este versículo não é um convite para perseguirmos nossos próprios desejos egoístas. No entanto, ele demonstra que ao orarmos extraímos de Deus os recursos necessários para produzir frutos. O verso 8 fala sobre o resultado de uma oração respondida: " E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. "
Você quer ser forte e cheio de beleza espiritual ? Permaneça em Jesus e dependa dele ! Ele com certeza responderá os clamores do filho de Deus que está produzindo frutos através do Seu poder. - Poh Fang Chia


Leia: João 15:1-8
...assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo ( v.4 )

Examine: Salmo 1:1-3 ; Jeremias 17:7-8

Considere: De que maneiras você tem se valido de sua própria força para o crescimento espiritual ? Como você pode produzir frutos através do poder de Jesus hoje ?

Inserida por pao_diario

VIDA COMPLETA

" Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite a vida. "
A mensagem começou a aparecer nas laterais dos ônibus londrinos em 2008, cortesia de um grupo de autoproclamados ateus humanistas seculares. Eles arrecadam mais de 300 mil reais para a campanha. Porém, é interessante observar que alguns cristãos também contribuíram para este projeto. Sua justificativa para tal ? Eles acham que os anúncios são tão fracos que acabam levando as pessoas para Deus !
Uma ideia sutil que a mensagem passa é a de que quem está com Cristo não " aproveita a vida ". Será verdade ? Jesus disse " ...eu vim para que [ os cristãos ] tenham vida, a vida completa " ( João 10:10 ).
O apóstolo Paulo declarou: " ...todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo " ( Romanos 5:17 ). Ele destaca o fato de que em Jesus recebemos o dom da justiça ( v.17 ), nova vida ( v.18 ) e vida eterna ( v.21 ).
Nosso Senhor nos proveu com essas bênçãos e outras, incluindo graça, paz, amor e salvação. Em Adão há somente o pecado, a morte e a condenação ( vv.12, 17, 18 ). E enquanto contemplamos esse abismo entre os dois, encontramos outra distinção para considerar. Nesta vida, todas as pessoas - incluindo os cristãos - têm um relacionamento pessoal com Cristo desfrutam do conforto e alegria incomparáveis de Sua presença ( Mateus 28:20 ).
Então, como é uma vida bem aproveitada ? É participar do banquete abundante que Jesus nos provê ( Romanos 5:17 ), e não recolher as migalhas das metas superficiais neste mundo. Sem Deus não há vida verdadeiramente completa. - Tom Felten

Leia: Romanos 5:12-21
...eu vim para que ovelhas tenham vida, a vida completa ( João 10:10 ).

Examine: Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor ( Romanos 6:23 ).

Considere: Quais as coisas agradáveis que você deixa de fazer por causa do seu relacionamento com Jesus ? Como Ele completa e satisfaz a sua vida ?

Inserida por pao_diario

A CIDADE- JARDIM

Singapura é uma minúscula ilha tropical com menos de 640 km². Apesar dos imponentes arranha-céus, permanece como uma das cidades mais limpas e verdes do mundo. Os visitantes não demoram a perceber por que Singapura é conhecida como a Cidade-Jardim dos Trópicos. A Alameda Costa Leste, a estrada que liga o aeroporto ao centro da cidade, é envolta por um túnel de árvores. Singapura quer transformar a " Cidade-Jardim " para " Cidade em um Jardim ". Singapura, meu lar, é uma bela ilha.
Na ilha de Patmos, o apóstolo João, já velho recebeu uma visão do Jardim da cidade celestial ( Apocalipse 21:1 - 22:5 ). João viu " ...o rio da água da vida... " ( 22:1 ) e " ...em cada lado do rio está a árvore da vida... " ( v.2 ). Este jardim celestial lembra o Éden ( Gênesis 2:8 - 3:24 ) onde também há um rio ( 2:10 ) e a árvore da vida ( v.9 ).
A árvore da vida no Jardim do Éden representava a vida física sem fim ( Gênesis 3:22 ). Deus não proibira Adão e Eva de comerem de qualquer árvore exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal ( 2:16-17 ). Portanto, era permitido comer da árvore da vida. Mas depois de pecarem por comer da árvore proibida, eles não puderam mais comer da árvore da vida, pois senão viveriam para sempre em pecado ( 3:22,24 ).
Mas agora, aqueles que lavarem suas roupas poderão comer da árvore da vida ( Apocalipse 2:7; 22:14 ). A maldição do pecado foi removida completamente ( 22:3 ). Haverá perfeição e pureza ( v.1 ), adoração perfeita ( v.3 ) e perfeita comunhão com Deus, pois " Verão o seu rosto..." ( v.4 ), algo que o pecador jamais experimentará ( Êxodo 33:20 ). Esta é a bênção especial dada àqueles que são limpos pelo sangue do Cordeiro - Jesus ( Apocalipse 7:14-17 ). - K. T. Sim

Leia: Apocalipse 22:1-14
Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida... ( v.14 ).

Examine: - Gênesis 2:8-17
- Ezequiel 47:6-7, 12
- Apocalipse 21:1-7

Considere: O que a árvore da vida significa para você ? Como o sacrifício de Jesus abençoa você hoje e na eternidade ?

Inserida por pao_diario

RESPOSTAS DELICADAS

Sentindo a raiva dominando meu ser, abri a gaveta, peguei uma pasta e a joguei sobre a mesa. O barulho alto satisfez minha irritação, mas só por um instante. Minha frustração só aumentou, ao perceber minha alteração emocional. Tudo por causa da festa da escola de minha filha. Chateada por perder a festa devido a outro compromisso com a escola, minha menina de nove anos desrespeitosamente descontou sua frustração em mim. Ela se irritou por eu mandá-la cumprir seu compromisso inicial. Todo o meu esforço para ensinar sobre o caráter foi ofuscado pelo meu próprio comportamento.
Ninguém pode nos encher de raiva tão rápido quanto nós mesmos. Por mais devotos que busquemos ser, todo pai ou mãe tem momentos em que a fala é tudo, menos delicada e sábia ( Provérbios 31:26 ). Ser pais é trabalho difícil, tão difícil quanto aprender a crucificar nossa própria carne e ensinar os filhos a fazer o mesmo.
Como pais, queremos que nossos filhos aceitem a nossa correção ( Provérbios 15:5 ), mas, como filhos de Deus, os pais precisam acatar a correção que Ele nos traz através de Sua Palavra ( Hebreus 12:6 ). Por causa de nossa natureza pecaminosa, a delicadeza raramente é nossa reação normal às situações conflitantes. Na verdade, é um comportamento que devemos permitir que o Espírito Santo cultive em nossas vidas ( Gálatas 5:22-23 ).
Uma maneira garantida de caminhar com as próprias forças é permitir que um conflito com nossos filhos torne-se um desafio de autoridade. Uma resposta delicada pode não acabar com a raiva qye nossos filhos sentem, mas com certeza atocaia a nossa própria raiva. Podemos permitir que as emoções comandem, ou podemos andar no poder do Espírito Santo seguindo os princípios de Sua Palavra, mesmo que nossa carne esteja exigindo o contrário ( Gálatas 5:17 ). - Regina Franklin

Leia: Provérbios 15:1-5
A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva ( v.1 )

Examine: Provérbios 25:15 ; Mateus 11:29 ; Tiago 3:17-18

Considere: Por que nos é difícil seguir o ensinamento de Deus em relação à delicadeza nas respostas ? A delicadeza é relacionada ao teor do que falamos, e não somente ao volume ?

Inserida por pao_diario

ÁGUAS E NOITES

No filme Mar em Fúria, um capitão e sua tripulação partem naquela que esperam ser uma pescaria comum. Em sua busca por resultados mais lucrativos, eles vão muito além de sua área de pesca costumeira. Lá eles têm enorme sucesso, mas no retorno se deparam com a terrível combinação de duas frentes de ar e um furacão. A tripulação luta para tentar atravessar as águas profundas, na noite escura, com ondas implacáveis e ventos cortantes. Finalmente, são vencidos pela forte tempestade.
Quando os discípulos atravessavam o Mar da Galileia a caminho de Betsaida, eles também foram pegos por uma feroz tempestade - por águas turbulentas e profundas, e pela noite escura. Eles lutaram para atravessar as ondas implacáveis e os ventos cortantes. Apesar de não poderem ver Jesus, Ele os via ( Marcos 6:48 ). Jesus viu a sua exaustão, o desespero e a falta de progresso deles. Ele não apenas os viu, mas foi ao encontro deles de maneira inesperada e poderosa: andando sobre a água, Ele lhes deu um vislumbre do poder ilimitado de Deus. Apesar de eles não conseguirem falar, Jesus lhes falou: " Coragem, sou eu ! Não tenham medo ! " ( v.50 ). Sua presença lhes deu coragem.
Se você está passando por águas profundas e noites escuras, tenha três coisas em mente: 1) Quando você não vê Jesus, Ele o vê. Ele vê o seu esforço, cansaço, tristeza, medo, e falta de progresso, e se importa com você. 2) Quando você não consegue vir a Jesus, Ele vai até você - de maneiras inesperadas e poderosas. Nem sempre para nos libertar, mas também para nos lembrar de que Ele ainda está no controle e não nos deixará afundar. 3) Quando não podemos falar com Jesus, Ele fala conosco e diz as poderosas palavras: " Não tenham medo ! " - Marvin Williams

Leia: Marcos 6:46-51
Jesus falou com eles, dizendo: " Coragem, sou eu ! Não tenham medo ! " ( v.50 ).

Examine: - Jó 19:25
- Isaías 44:22
- Colossenses 1:13-14

Considere: Qual o preço que Jesus pagou para protegê-lo ? De que maneira você pode viver a natureza compassiva e redentora de Jesus hoje ?

Inserida por pao_diario

O ATO MAIS DIFICIL

Na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2000, o senador John McCain perdeu pontos e eventualmente a candidatura por seu partido quando surgiram boatos sobre ele ter um filho de outra raça de um relacionamento extraconjugal. Além de assumidamente racista, a calúnia era particularmente detestável pelo fato da criança em questão ser uma órfã com necessidades especiais, que John e sua esposa Cindy adotaram de Bangladesh.
Sete anos mais tarde, quando seu marido concorria à presidência outra vez, perguntaram a Cindy o que ela faria se encontrasse a pessoa que espalhara o boato. Ela a apunhalaria pelas costas ? " Não ", ela disse, " apunhalaria pela frente mesmo. "
Quem poderia culpar Cindy McCain por nutrir esse rancor por todos aqueles anos ? Ela se sacrificara por sua filha, e esse ato de amor foi distorcido e usado contra ela.
Mas a questão é a seguinte: nós que recebemos o perdão de Cristo temos obrigação de passar o mesmo perdão para os outros. Senão, Jesus disse que seremos como o devedor de " milhões de reais " que exige pagamento de alguém que lhe deve " uns mil reais " ( Mateus 18:23-35 ). Mil reais é uma quantia considerável, mas bem menos do que nossa dívida perdoada por Deus.
Mas é tão difícil perdoar os outros ! Na verdade, é impossível. Sozinhos, continuaremos a agir naturalmente e sonhando em nos vingar daqueles que nos prejudicaram. Mas com o poder do Espírito de Jesus podemos seguir o Seu exemplo, que enquanto concedia o perdão para o mundo todo, também pedia perdão pelas pessoas que o estavam matando ( Lucas 23:34 ). O perdão é um ato de Deus. Se Ele vive em você, você pode e deve praticá-lo. - Mike Wittmer

Leia: Lucas 23:23-34
Então Jesus disse: " Pai, perdoa esta gente ! Eles não sabem o que estão fazendo " ( v.34 ).

Examine: ...disse: " Empregado miserável ! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você " ( Mateus 18:32-33 ).

Considere: O que significa perdoar ? Como você faz para saber se já perdoou alguém ?

Inserida por pao_diario

EU AMO?

Nos anos de 1940, Fred Craddock começou a servir como missionário na Índia. Quando acabou a Segunda Guerra Mundial, a igreja dele arrecadou fundos para ele retornar para casa de navio a vapor. Chegando ao porto de partida no dia de Natal, Craddock testemunhou uma cena perturbadora. Um navio de refugiados judeus da Alemanha tinha sido autorizado a atracar temporariamente, e os exilados estavam amontoados em compartimentos pequenos em condições desumanas. Craddock usou seu dinheiro para comprar alimentos para quantos deles fosse possível. Quando mencionou isso à sua igreja, eles lhe perguntaram " Você não sabe que eles não acreditam em Jesus ?"
" Sim", Craddock respondeu. " Mas eu acredito. "
Quando cremos em Jesus, nosso mundo se reordena radicalmente. Somos preenchidos com o Espírito de Cristo vivo, e nossos corações, visão e esperança são ( se permitirmos ) sintonizados para enxergarmos o mundo como Deus o vê.
Se tivermos curiosidade para saber se nossa fé está crescendo... se nossas ações estão de acordo com Jesus, se de fato " conhecemos a Deus ", precisamos responder: Nós amamos ? " ...Quem ama [ ... ] conhece a Deus " ( 1 João 4:7 ).
É raro hoje em dia ter uma resposta definitiva, um caminho oito ou 80, certo e errado. Mas em 1 João 4 temos a prova dos nove. Se você ama de verdade - você conhece a Deus. Se você não ama de verdade - você não conhece Deus. Ponto.
Quando um amigo me deixa só, quando meu pai abandona minha família, quando vejo a necessidade do próximo - nestes momentos, eu amo ? E este amor não trata somente de acumular uma reserva interior de boa vontade. Amar de verdade é compartilhar daquilo que Deus generosamente nos deu. - Winn Collier

Leia: 1 João 4:7-12
Quem não ama não o conhece [ a Deus ] ... ( v.8 ).

Examine: E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou ( 1 João 4:10 ).

Considere: Sabendo que Deus já o encheu com o Seu amor, de que maneira isto altera a sua compreensão sobre este amor ? Como você reage às oportunidades de amar os outros ?

Inserida por pao_diario

NORMAS DO TEU QUERER

Adelaide Pollard, nasceu em 1862, nos EUA, serviu a Deus por muitos anos com seus dons do ensino e da escrita. Seu maior desejo, porém, era ser missionária na África. Finalmente ela conseguiu acertar os detalhes e estava pronta para embarcar. Mas aí, inesperadamente, ela foi obrigada a cancelar os planos. Isso deixou Adelaide decepcionada e deprimida. Deus falou a seu coração e ela escreveu: " Molda e refaze todo o meu ser, segundo as normas do Teu querer. " Seu poema completo tornou-se o famoso hino " Vontade Soberana " ( HCC 472 ).
O profeta Jeremias também passou por circunstâncias deprimentes, como vemos relatado no livro das Lamentações. Ele viu Jerusalém ser destruída pelos babilônios e o povo de de Deus sofrer com um governo severo ( Jeremias 39:1-14; 52:12-14 ).
Mas, como Adelaide, em vez de se render à tristeza, Jeremias sujeitou-se e permaneceu na presença de Deus. Ele reconheceu que seu povo tinha pecado contra Deus. Adelaide também reconhecia, dizendo que " a vontade do homem é o pecado básico que ele comete contra Deus. " Por meio de arrependimento e da busca por Sua orientação, tanto a compositora quanto o profeta enxergaram esta verdade: Deus é soberano ( Lamentações 3:37 ). O que importa é a vontade dele, não a nossa.
Em vez de queixarem e irar-se ( v.39 ), eles sabiamente escolheram examinar o que estavam fazendo e voltar ao Senhor ( v.40 ). Esta é uma fórmula segura para empregarmos ao nos deparamos com mudanças inesperadas em nossos planos. Ao buscarmos os caminhos de Deus, e não os nossos, nos sujeitaremos e aquietaremos.
Com o tempo, o povo de Judá foi liberto e reconstruiu a cidade de Jerusalém. E, com o tempo, Adelaide Pollard recebeu a permissão de Deus para servi-lo na África - segundo as normas do Seu querer. - Tom Felten

Leia: Lamentações 3:37-40
Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quizer ( v.37 ).

Examine: Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti. ( Isaías 64:8 ).

Considere: Como reajo ás mudanças recentes em meus planos ? O que farei para sujeitar-me e permanecer na presença de Deus ?

Inserida por pao_diario

LIDANDO COM DRAGÕES

O adesivo do carro à minha frente me fez rir: Não se meta nos assuntos dos dragões, pois você é crocante, e fica bem com ketchup.
O dono do carro tem bom senso de humor. A frase contém uma verdade profunda: Não brinque com aqueles que têm potencial de devorá-lo.
As Escrituras se referem ao diabo como um dragão ( Apocalipse 12 ). Apesar de enfraquecido, ele continua sendo o líder dos anjos que se rebelaram contra Deus. O " dragão " é real, e não se deve mexer com ele.
Enquanto Paulo servia a Deus em Éfeso, alguns líderes religiosos locais invejavam sua habilidade de realizar milagres, e tentaram imitá-lo, expulsando espíritos maus. Lucas, o historiador, nos diz: " ...quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar espíritos maus, dizendo a eles: ' Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam ! ' [ ... ] Um espírito mau disse a eles: ' Eu conheço a Jesus sei quem é Paulo. Mas vocês quem são ? ' " ( Atos 19:13-15 ). Por causa disso, eles levaram a surra de suas vidas ( v.16 ). Como foram pretensiosos em achar que teriam poder sobre demônios sem conhecer a Jesus ! Até Miguel, um dos anjos mais fortes de Deus, não se atreveu a discutir com o diabo, apenas respondendo " ...Que o Senhor repreenda você ! " ( Judas 1:9 ).
Mas também é igualmente errado temer o diabo sem necessidade. Numa passagem que nos alerta sobre aqueles que se opõem às coisas de Deus, João nos dá estas palavras reconfortantes: " Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo " ( 1 João 4:4 ).
O Cordeiro foi sacrificado por nós ( Apocalipse 5:6-10 ). Não precisamos matar dragões. Alguém muito mais poderoso já derrotou nosso adversário. - Tim Gustafson

Leia: Atos 19:11-20
O enorme dragão [...] aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar [...] foi jogado sobre a terra, e os seus anjos [...] junto com ele ( Apocalipse 12:9 ).

Examine: E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês ! ( Romanos 16:20 ).

Considere: Você comete o erro de não acreditar no diabo ou dá importância demais aos poderes dele ? Quais os perigos de se estar em um ou outro extremo ?

Inserida por pao_diario

" MEU DEUS "

Com o advento dos celulares, mensagens de texto e conversas on-line, surgiu uma nova linguagem cheia de termos abreviados. Os usuários geralmente se comunicam usando " vc " ( você ) ou " blz " ( beleza ).
Em sua maioria, essas abreviações são inofencivas. Porém, um termo, que é popular no inglês, chega a ser ofensivo aos cristãos - " omg ". A tradução mais comum para a sigla leva ao termo Oh, my God, ou " Ai, meu Deus. "
Será que devemos nos preocupar com este uso ? Ou estamos fazendo tempestade em copo d' água ? Considere o seguinte: apesar de a Bíblia não regulamentar toda e qualquer palavra que saia de nossa boca, ela deixa bem claro que não devemos usar o nome de Deus de modo trivial ( Êxodo 20:7 ). Mesmo que soltar um " Ai, meu Deus " de vez em quando ou escrever " omg " em celulares e internet tenha se tornado socialmente aceitável, ainda assim são exemplos do uso indevido do nome de Deus.
É uma questão de respeito. Referir-se ao Deus do universo deste modo, mesmo se for para expressar espanto ou surpresa, é irresponsável e desonroso. Trata o " ...nome mais importante de todos... " ( Filipenses 2:9 ) como irrelevante, como se não tivesse peso ou significado especial. Justiça seja feita, nem todos usam o " omg " deste jeito. Os que amam a Deus sabem que o Seu nome merece absoluto respeito.
O nome de Deus deve ser reverenciado, não tratado como uma palavra qualquer. Sempre que nos referirmos a Ele, reflitamos no que o salmista escreveu: " Anunciem a glória de Deus; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer " ( Salmo 29:2 ). - Jeff Olson

Leia: Salmo 29
Anunciem a glória de Deus; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer ( v.2 ).

Examine: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo ( Mateus 6:9 ).

Considere: Quais expressões você costuma usar com mais frequência ? Quais seriam as melhores expressões para se usar em situação de surpresa ou espanto ?

Inserida por pao_diario

RESISTINDO AO GRAMPO

O britânico Ian Taylor tentou protestar serrando seu Ford Fiesta ao meio quando guardas de trânsito " grampearam " o carro. Parte do veículo estava estacionada, por uns cinco centímetros fora do limite permitido, e ele teria que desembolsar mais para pagar a multa do que o carro, que ele planejava dar ao seu enteado, valia. Antes de apoiar este homem, deixei-me terminar a história. Enquanto o sr. Taylor serrava, o carro pegou fogo, obrigando os bombeiros e a polícia a controlar as chamas e a movimentação de curiosos na área.
Quando recusamos correções, enfrentamos as consequências. Mas, quando aceitamos a disciplina - seja de Deus ou de autoridades terrenas, " ...[ recebemos ] como recompensa uma vida correta e de paz " ( Hebreus 12:11 ), e isso tem um peso especial quando se trata de disciplinarmos os nossos filhos.
Nossas reações às correções passam um exemplo para os nossos filhos.
Nossas reações às correções passam um exemplo para os nossos filhos. Salomão disse, " Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo. mas quem aceita a correção fica mais sábio " ( Provérbios 15:32 ). Quando erramos, nossos filhos precisam nos ver agir com humildade e aprender com as consequências. Assim, eles saberão o que fazer quando nós os disciplinarmos.
Nossa submissão às autoridades não apenas serve de modelo para com nossos filhos deveriam reagir à nossa disciplina, mas também os ensina a respeitar as correções de Deus à medida que eles crescem. O autor do livro de Hebreus diz " Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade " ( 12:10 ).
A correção vinda de Deus traz muitos benefícios: relembramos que Ele nos ama ( v.6 ), que nos acolhe ( v.7 ) e nos permite uma vida correta e de paz ( v.11 ). Mas para os pais há mais uma coisa. O segredo para corrigir nossos filhos pode começar com a aceitação da disciplina, e não resistir ao " grampo ". - Jennifer Benson Schuldt

Leia: Hebreus 12:6-11
Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz ( v.11 ).

Examine: - Salmo 141:5
- Provérbios 10:17
- Tito 3:1

Considere: Quais são as suas reações às correções de Deus em sua vida ? Com base na Palavra de Deus, como você deveria demonstrá-las ?

Inserida por pao_diario

UM SIMPLES NOME?

" Que há num simples nome ? O que chamamos rosa, com outro nome não teria igual perfume ? ", divagou Julieta para Romeu, na famosa peça de Shakespeare.
Evidentemente ela não era hebreia. Pois o povo da antiga Israel achava que o significado por trás do nome de alguém tinha importância vital. Os pais escolhiam um nome cuidadosamente, baseando-se na personalidade, características ou caráter que eles viam em seu filho, ou o que eles desejavam para o futuro dele.
Quando Jesus chamou Simão para ser Seu discípulo, o pescador era conhecido por seu jeito rude e impulsivo - era um sujeito instável. Mais tarde, Jesus mudou o nome de Simão para Pedro, que significa rocha. Porém, levou um tempo até que Pedro fizesse jus a seu novo nome.
Lemos num relato mais adiante ( Mateus 26 ) que Pedro falhou com Jesus ao negá-lo três vezes. Antes disso, houve outro episódio triste no jardim do Getsêmani.
Lá, Jesus sentiu uma tristeza " tão grande, que [ era ] capaz de [ lhe ] matar " ( Mateus 26:38 ). Ele foi falar com os discípulos três vezes. E em todas, Ele os encontrou dormindo. " ... Disse a Pedro: ' Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora ? ' " ( v.4 ).
Ao final do evangelho de João, vemos Pedro voltando ao seu antigo ofício de pescador, talvez por estar desapontado consigo mesmo ( João 21 ). Mas a história não termina. Jesus foi restituir Pedro. Essencialmente, Jesus ajudou Pedro a entender que Deus não o tinha abandonado e ainda queria usá-lo.
Se você, como Pedro, recebeu Jesus como Salvador, você agora identifica com o nome de Cristo. Você é um cristão. Esse título enaltece quem você é e o chama para ser aquilo que ainda você não é. Anime-se. Deus ainda não completou Sua obra em você. - Poh Fang Chia

Leia: Mateus 16:13-20
Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e nem a morte poderá vencê-la ( v.18 ).

Examine: ...agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele,
pois veremos como ele realmente é ( 1 João 3:2 ).

Considere: De que maneiras você tem feito jus ao nome de Cristo ? Como você tem se tornado cada vez mais parecido com Ele ?

Inserida por pao_diario

CASTELO FORTE

Você deve conhecer Martinho Lutero como o pai da Reforma e tradutor da Bíblia para alemão. Mas o que poucos lembram é que ele também compôs 37 hinos, sendo o mais popular " Castelo Forte ", também conhecido como Hino de Batalha de Reforma. Existem pelo menos 70 versões diferentes em inglês. A versão mais conhecida em português contém as palavras " Castelo forte é o nosso Deus, escudo e bom refúgio " ( CC 323 ).
O hino de Lutero baseia-se no Salmo 46, que fala sobre o refúgio e proteção que Deus oferece em tempos de aflição ( v.1 ). Perigos como desastres naturais ( vv.2-3 ) são uma realidade sempre presente. O mundo já experimentou grande devastação e destruição causadas por terremotos, maremotos e furações. E Jesus nos avisou de uma futura catástrofe de proporções cósmicas ( Lucas 21:11, 25-26 ; Mateus 24:29-30 ; Apocalipse 16:18-21 ). Mas não importa o que acontecer, ou o quanto as circunstâncias forem adversas, aquele que fizer de Deus o seu refúgio e fortaeza, estará seguro ( Salmo 46:1-3 ).
Vivemos em um mundo repleto de conflitos ( vv.8-9 ), onde é normal a hostilidade e guerra entre as nações, inúmeras delas travadas nestas últimas décadas. Mas Jesus falou sobre guerras ainda maiores ( Lucas 21:9-10 ; Mateus 24:6-7 ) e a última guerra do mundo, a de Armagedom ( Zacarias 14:2-3 ; Apocalipse 16:12-16 ; 19:11-21 ). O resultado desta batalha apocalíptica será a vitória para o povo de Deus ( Salmo 46:5 ) e paz para o mundo ( v.9 ). Por duas vezes somos assegurados que o " Senhor Todo-Poderoso " está conosco; nosso Deus é nosso refúgio ( vv.7,11 ).
Não importam as circunstâncias, Deus nos chama a " ... [ parar ] de lutar e [ saber ] que Deus [ Ele é ] Deus... " ( v.10 ). Com esperança nele, cantare-mos " Castelo forte é nosso Deus, escudo e bom refúgio ". - K. T. Sim

Leia: Salmo 46
Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição ( v.1 ).

Examine: O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro ( Salmo 18:2 ).

Considere: Quais provações e aflições você está enfrentando ? Por que é tão difícil aquietar-se na presença de Deus ?

SENDO SATISFEITOS

Biju Thampy, um jovem indiano conhecia bem a pobreza. Quando um filantropo anônimo o enviou para a Inglaterra para estudar para o ministério, ele não quis se acomodar. Ávido por cumprir a Grande Comissão, pediu às autoridades escolares para usarem parte do orçamento de sua alimentação em missões. Para ele, ter apenas uma refeição por dia era sacrifício pequeno para cumprir. Hoje, sua igreja em Mumbai alimenta cerca de mil crianças todos os dias, e lhes ensina o evangelho. Um feito impressionante, mas ainda pouco para as mais de 200 mil crianças abandonadas naquela cidade.
O mundo ensina a medir nosso contentamento com base em nossas cirscunstâncias. Nossa cultura não apenas nos diz " tenha ", mas " tenha do seu jeito ". Se você comprar algo que não funcione como quer, devolve. se um relacionamento não der certo, termina-se. se o emprego não for como quer, procura-se outro. Se você sentir um vazio na vida, uma pessoa ou um bem material poderão preenchê-lo. Recusarmos-nos ás faltas.
Sempre teremos necessidades, objetos de desejo ou relacionamentos melhores. Tentar encontrar respostas em nossas circunstâncias deixa os nossos corações hesitantes sobre a provisão de Deus ( Tiago 1:5-8 ). Somente Cristo pode conceder o que realmente precisamos. O contentamento que vem de Deus vai além das circunstâncias.
O contentamento não surge por acaso. É uma escolha que começa ao vermos a vida sob a perspectiva de Deus ( Jó 28:24 ). Quando o vemos como nossa fonte, nossas necessidades se definem por Sua vontade. Escolhemos:
- Confia no Senhor acima dos bens, pessoas e situações ( Filipenses 4:6-7 ).
- Encher nossas mentes com o que realmente importa ( v.8 ).
- Olhar para o que temos não ao que não temos, e ter em Cristo nossa fonte de satisfação ( vv.11-13 ). - Regina Franklin

Leia: Hebreus 2:9-18
...Deus [...] fez o que era apropriado e tornou-se perfeito por meio do sofrimento [...] pois é Jesus quem [ guia Seus filhos ] para a salvação ( v.10 ).

Examine: Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam [ e ] fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita... ( 2 Coríntios 9:10 ).

Considere: Você olha suas circunstâncias pela sua perspectiva ou de Deus ? Deus o chama para investir na vida de outras pessoas ?

Inserida por pao_diario

NOSSAS VESTES

Conheci um sujeito que dizia " o hábito faz o monge. " Ele se vestia impecavelmente, e gostava de aparecer em público com suas peças e acessórios finíssimos. Infelizmente sua vida pessoal e profissional com o tempo veio à tona - revelando um caráter maltrapilho e rasgado.
No livro de Apocalipse 19 vemos dois estilos de roupas dramaticamente diferentes. Ao se preparar para o casamento com o Cordeiro, quando a igreja se unirá a Jesus, seu Salvador, ela veste " linho finíssimo, linho brilhante e puro " ( v.8 ). O autor do Apocalipse, João, explica que o vestido branco representa " as boas ações do povo de Deus ". Pela graça de Deus, nós - a igreja - um dia seremos vestidos por roupas " tecidas " pelas boas ações que fizemos por Jesus. A importância de se viver vidas puras e retas por Ele, é demonstrada com clareza nesta visão dada a João.
Jesus, diferente do branco de Sua noiva, a igreja, é vista usando uma capa " ...encharcada de sangue... " ( v.13 ). Sua roupa avermalhada mostra que Jesus é o grande destruidor da Babilônia ( 18 ), e aquele cuja fúria será despejada sobre todos os inimigos de Deus ( 19:11-21 ). Esta visão impressionante da fúria de Jesus reflete-se em Isaías 63:1-6, onde o Senhor outra vez está vestido de vermelho ( v.2 ). Ele pisou Seus inimigos " ...como quem pisa uvas no tanque " ( v.3 ).
A ira de Deus também é justa. Ele " ...se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça " ( Apocalipse 19:11 ). Não devemos julgar ou vingar, só Deus pode fazer isso ( v.2 ). nossa ira humana não reflete Sua justiça ( Romanos 12:19 ).
Deixemos a Ele a vingança e o julgamento final, enquanto deixamos nossa luz " ...brilhar para que os otros vejam as coisas boas que [ fazemos ] " ( Mateus 5:16 ). Essas coisas boas produzem o " material " que realmente nos tornam homens e mulheres que servem a Deus. - Tom Felten

Leia: Apocalipse 19:6-13
A ela foi dado linho finíssimo, linho brilhante e puro para se vestir. O linho são as boas ações do povo de Deus ( v.8 ).

Examine: - Salmo 37:12-20
- Romanos 1:18-19
- 1 Pedro 2:9-12

Considere: Você procura cobrir-se de vermelho para vingar-se ? Quais as boas obras que podem ser praticadas hoje para revelar a graça de Deus que habita em você ?

Inserida por pao_diario