Pão Diário

126 - 150 do total de 804 pensamentos de Pão Diário

PARA O BEM

Leia: Romanos 8:26-32
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano ( v.28 ).

Examine: ...sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança [...] por meio do Espírito Santo, que ele nos deu ( Romanos 5:3-5 ).

Considere: Como você reage diante do sofrimento ? Como Deus usou isto para torná-lo mais parecido com Jesus ?

Há pouco tempo, recebi um telefonema pedindo que fosse ao pronto-socorro do hospital local. Um dos membros da minha igreja tinha se envolvido num terrível acidente, e ao chegar, descobri que ele tinha morrido. As pessoas estavam em prantos. A esposa estava sentada ao lado da cama onde o corpo do marido repousava, abalada demais para falar. Tentei consolá-la e li Romanos 8:28, e a mulher chorava ainda mais. Depois descobri o porquê. Em seu sofrimento, as palavras do versículo que eu lera pareciam afirmar que Deus era responsável pelo acidente - que Ele havia levado o marido dela.
Romanos 8:28 contém uma das mais amadas e mal compreendidas promessas da Bíblia. É parte de um trecho das Escrituras ( 8:26-32 ) no qual Paulo oferece ajuda e inspiração aos que sofrem:
- Oração. Paulo nos lembra que temos o Espírito Santo que " ...vem nos ajudar na nossa fraqueza " ( v.26 ). Jesus o chama de Parakletos - o Advogado, Consolador e Auxiliador ( João 14:6 ), que intercede por nós. Aquele que nos ajuda a orar quando não temos vontade de falar com Deus ou não conseguimos expressar nossos sentimentos em palavras ( vv.26-27 ).
- Promessa. temos a maravilhosa promessa de que " ...todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus... " ( v.28 ). Paulo não está dizendo que todas as coisas são boas, porque na realidade sabemos que a vida pode ser dolorosa. Porém, Paulo declara que todas as circunstâncias da vida são para o nosso bem - boas e ruins, alegres e tristes.
- Propósito. A obra de Deus em nossas vidas tem um rumo - em direção a Jesus. Ele quer que nos tornemos " parecidos com o seu Filho " ( v.29 ). Deus está mais preocupado com o nosso caráter do que com o nosso conforto.
Deus pode usar todas as nossas experiências de vida para nos tornar mais parecidos com Jesus. - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

SALVOS

Leia: " Salmo 138 "
Quando te chamei, tu me respondeste... ( v.3 ).

Examine: ...o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno ( 2 Tessalonicenses 3:3 ).

Considere: Você já experimentou o livramento de Deus em sua vida ? De que maneira você buscará o livramento divino para os outros ?

Uma noite enquanto estava presa no engarrafamento na capital de Uganda, Kampala, um colega e eu chamamos dois meninos de rua à janela do nosso carro e conversamos com eles, o papo foi mais ou menos assim: " Há quanto tempo vocês moram na rua ? " " Quatro anos . " " Vocês têm pai ou mãe ? " " Não, nossos pais morreram " " Vocês gostam de morar na rua ? " " Não. "
Comovidos com o angustiante relato dos meninos sobre a vida nas ruas, ligamos a um amigo que trabalha com jovens em situação de risco. Ele veio até nós e surpreendentemente em menos de uma hora, encontrou um abrigo para onde os dois órfãos Saddam e Moisés, se mudaram
Ao entrarem em seu novo lar, Saddam e Moisés foram acolhidas e nutridos com o amor de Deus ( Jeremias 31:3-4 ). A comovente história da transformação de Saddam é ilustrada pelos versículos seguintes:
- " Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças " ( Salmo 138:3 ). Alicerçado em Cristo, Saddam recusou a proposta de homens que tentaram atraí-lo de volta à rua, oferecendo dinheiro em troca de crueldades.
- " Quando estou cercado de perigos [...] A tua força me protege do ódio dos meus inimigos... " ( v.7 ). Durante os quatro anos em que Saddam vagou pelas ruas, ele acredita que Deus o protegeu de homens que queriam lhe fazer mal.
- " Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus " ( v.8 ). Hoje Saddam leciona com ousadia uma vez por semana numa turma de Escola Dominical para garotos que ainda vivem nas ruas.
Apesar de jovem, Saddam já experimentou o livramento e a fidelidade de Deus de forma poderosa ( v.8 ). Quem é o " saddam " em sua vida ? O que Deus gostaria que você fizesse por ele ? - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

CORES DIVINAS

Leia: " Atos 12:1-11 "
E assim Pedro estava preso [...] a igreja continuava a orar com fervor por ele ( v.5 ).

Examine: Mateus 18:19 ; Lucas 18:1

Considere: O que você precisa levar a Deus em oração hoje ? Quais as " cores " em suas circunstâncias que estão preocupado você ?

Já pensou como uma semente de girassol, preta e enrugada colocada num solo marrom-escuro pode se transformar numa enorme planta verde com uma flor amarela ? Esta metamorfose de formas e cores reflete os caminhos misteriosos e criativos de Deus. Muitas vezes nos surpreendemos com Sua obra em nossas vidas.
Os tons brilhantes e "luminosos" ao final de Atos 11 - cristãos sendo ensinados e ofertando sacrificialmente - são substituídos pela escura e perigosa Jerusalém em Atos 12. O rei Herodes perseguia e atormentava os cristãos para aumentar sua popularidade. Ele prendeu Tiago e Pedro. Tiago foi impiedosamente executado e os cristãos perceberam que não podiam simplesmente esperar por proteção divina para os apóstolos e para eles. Eram tempos de ansiedade e incerteza para a igreja. Você pode imaginar o que passava pela cabeça dos cristãos. Onde está Deus em tudo isto ? Quando Ele intervirá ? E eles reagiram orando ( v.5 ). A situação daquele momento não limitou Deus, nem o fato de Ele estar no controle. Confiaram nele.
A oração é a resposta mais natural para o coração dependente de Deus. Se você realmente confiar nele para fazer algo, irá orar. Se não confiar, não clamará.
Oswald Chambers afirmou: "Temos que orar com nossos olhos fitos em Deus, não nas dificuldades." A igreja de Jerusalém havia perdido Tiago e aparentemente Deus não respondeu às orações em favor dele. Pedro estava num lugar perigoso, mas eles não deixaram de orar devido à obscuridão. Em vez disso, oraram com maior fervor e , mais tarde, Pedro foi solto para prosseguir com a missão que Deus lhe dera.
Assim como a igreja primitiva, confiemos em Deus, oremos constante e fervorosamente, e mantenhamos os nossos olhos nele. Poderemos encontrar cores mais brilhantes à frente. - Kevin Gregory

Inserida por pao_diario

VIVENDO ACORDADO

Leia: "Colossenses 4:2-6"
Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus ( v.2 )

Examine: Marcos 14:32-41 ; Lucas 21:33-46 ; Efésios 6:18-20

Considere: Em que área da sua vida você está mais "adormecido" e descompromissado ? Como você pode começar a experimentar a atuação de Deus nessa área ?

Na Alemanha, a antiga lenda do Imperador Frederico Barbaroxa persiste. De acordo com a tradição, Barbaroxa nunca morreu, apenas adormeceu e continua a zelar por seu império ainda hoje. O piscar intermitente de seus olhos e o balançar de sua cabeça são os únicos sinais de que ele ainda "respira".
Muitos de nós vivemos como ele: vivos, porém em estado terminal. Não experimentamos o que Paulo nos encorajou a vivenciar, e não estamos alertas em oração para os sinais do mover de Deus. Inúmeras vezes, mal cumprimos nossas obrigações com a família, igreja e trabalho. "Apenas batemos o ponto." Vivendo desta maneira, não estamos vivos para o mundo ou para maravilhas ao nosso redor. Não estamos sintonizados com o trabalho constante de Deus.
Para Paulo, a atitude de oração nos ajuda a resistir contra a existência indiferente e absorta ( Colossenses 4:2 ). Através da oração os seguidores de Jesus permanecem alertas e envolvidos, vivendo de olhos bem abertos para enxergar onde Deus está agindo ( v.3 ).
Você sempre viu a oração desta forma ? Eu não. Em minha experiência, muitas vezes faltou essa atitude de alerta e a percepção aguçada na oração. Muitas vezes, enxerguei a oração como uma atividade suave e piedosa, a qual me colocava num lugar tranquilo para meditar nas "verdades celestiais" e no conhecimento sublime. Tal atitude, na verdade, afasta de mim o desejo de "anunciar a sua mensagem" ( v.2 ) ao mundo. Além disso, distorci a oração para me desligar do caos e da dor - "vou orar por você" é uma fuga, que afasta o compromisso genuíno de interceder em favor de alguém.
A oração é mais perigosa do que essas perspectiva preconceituosas. A oração me desperta para a obra de Deus. E reforços o desejo que Robert Benson já expressou em Living Prayer ( Oração Viva ), "Quero viver atentamente." - Winn Coller

Inserida por pao_diario

CRISTIANISMO CULTURAL

Leia: João 3:27-33
...quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus ( v.36 ).

Examine: Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele ? [...] E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada ? ( Romanos 10:14 ).

Considere: Você já foi
ridicularizado por acreditar que Jesus é o único caminho para a salvação ? De que forma a nossa cultura revela a necessidade de uma fé genuína ?

Todas as culturas têm valores que podem comprometer o evangelho. A igreja primitiva era platônica demais, a medieval aristotélica demais, a moderna iluminista demais e agora a igreja pós-moderna está se tornando muito pluralista. Uma pesquisa recente feita pelo Fórum Pew de Religião e Vida Pública constatou que 57% das pessoas que frequentam as igrejas evangélicas acreditam que outras religiões podem conduzir à vida eterna.
Assim como reconhecemos facilmente onde a igreja primitiva lia Platão em suas Escrituras, da mesma forma as futuras gerações se surpreenderão com a nossa falta de percepção crítica ao permitimos que os valores culturais da diversidade e inclusão-válidos aos seus olhos-enfraquecessem a nossa fé.
Resistiremos, se lembrarmos de nossa crença contracultural em pecado original. Apesar de impopular no contexto pós-moderno, quase todas as denominações cristãs ensinam que nascemos culpadas e contaminados pelo pecado de Adão. Paulo explicou: '' O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram " ( Romanos 5:12 ).
Por sermos herdeiros da corrupção Jesus disse a um judeu, bom, como Nicodemos, que ele devia '' nascer de novo '' para '' ver o Reino de Deus " ( João 3:3 ). Quando lhe perguntaram como um novo nascimento seria possível, Jesus explicou que isto ocorre quando o Espírito Santo utiliza as verdades bíblicas do evangelho para transformar os nossos corações ( João 3:5-18 ).
E assim Jesus declarou que Ele é o único caminho que levo ao Pai ( João 14:6 ), Pedro anunciou: '' A salvação só pode ser conseguida por meio dele... '' ( Atos 4:12 ) e Paulo proclamou: '' Como é bonito ver as mensageiros trazendo boas notícias ! '' ( Romanos 10:15 ). Ao contrário do que um número cada vez maior de pessoas que frequentam as igrejas acreditam, é necessário crer em Jesus para ser salvo. - Mike Wittimer

Inserida por pao_diario

DESACELERANDO

Leia: " Gênesis 2:1-3 "
No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito ( v.2 ).

Examine: ...Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus... ( Salmo 46:10 ).

Considere: O que o mantem super ocupado nos últimos dias ? O que acontecerá se você estabelecer um período de descanso semanal ?

Quando o preço do litro da gasolina disparou, notei que as pessoas com quem eu convivia começaram a dirigir em velocidade menor. Ao invés de arrancarem rápido, um número cada vez maior de motoristas começou a adotar a abordagem mais econômica. Quanto menor a velocidade maior o rendimento do combustível !
Eu mesmo tirei o pé do acelerador e comecei a experimentar os benefícios inesperados da desaceleração. Apesar de no início não compreender inteiramente o que estava acontecendo, algo dentro de mim começou a desacelerar também. A caminho do trabalho ou de qualquer loja, percebia que não era mais tão apressado - como se a minha alma estivesse recuperando o fôlego. Foi um alívio surpreendente, mas bem-vindo.
Somos feitos para descansar. A Bíblia chama isso de " sábado " . Faz parte do ritmo normal de vida que Deus soprou em nós quando Ele mesmo descansou após completar a obra da criação ( Gênesis 2:2-3 ). Desde o princípio Deus queria que os seres humanos trabalhassem e realizassem projetos ( Gênesis 2:15 ), mas também descansássemos.
A tendência, entretanto, é passar dias e semanas a fio sem qualquer intervalo para o descanso semanal.
Investir tempo em descanso pode ser um verdadeiro desafio. Neste mundo em ritmo acelerado, é fácil entregar-se à correria da vida e esquecer-se da importância de pisar no freio. Dirigir mais devagar me ajudou a perceber o quanto isso me era necessário.
A maioria de nós precisa exercitar-se para desligar da correria da vida. se isso significa reduzir a velocidade na estrada, optar por não trabalhar na hora do almoço ou tirar alguns dias de folga para descansar, então precisamos para, ficar de pernas para o ar e lembrar-se daquele que nos criou. Encontraremos nele o nosso descanso final ( Hebreus 4:9-10 ). Jeff Olson

Inserida por pao_diario

NÃO SE DESGOSTE

Leia: Tiago 1:2-8
Meus irmãos, sintam-se felizes quando
passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança ( vv.2-3 ).

Examine: Mateus 5:10-1
Lucas 6:22-23
Atos 5:41

Considere: Pense em algo bom que ocorreu em sua vida após uma situação difícil. O que Deus está lhe ensinando nesta semana através das provações que você enfrenta ?

As leis de segregação racial nos Estados Unidos foram impostos na primeira metade do século 20. Até Duke Ellington, astro do jazz, era impedido de se hospedar nos hotéis onde ele e sua banda se apresentavam. Ao lhe perguntarem sobre tal discriminação. ele respondeu: "Usei a energia necessária para me aborrecer para compor algumas canções de blues." Duke permitiu que a situação horrível e racista forjasse seu caráter.
É isso que Tiago quer nos mostrar em seu livro. Ele lembrou seus leitores de que as provações não inevitáveis ( v.2 ). Tiago queria que entendêssemos o conceito de que as tribulações podem ser usadas para nos ajudar no crescimento e desenvolvimento espiritual ( v.3 ). Ele queria que os seus leitores ao lerem a sua carta, compreendessem que as provações podem forjar o caráter e a fé do cristão. Para isso, três coisas são necessárias:
- Elas podem forjar o nosso caráter se reagirmos adequadamente diante delas. Nossa reação deve ser de alegria ( Tiago 2:2 ). Tiago não nos disse para alegrarmo-nos com a dor que sofremos, mas para encontrarmos alegria no relacionamento com Jesus e em sermos considerados dignos de sofrer por Ele ( Filipenses 1:29 ).
- Elas podem foejar o nosso caráter se compreendermos a razão para as nossas provações. Seu propósito é produzir paciência e permitir que esta ajude-nos a sermos cristãos mais maduros ( Tiago 1:3-4 ).
- Elas podem forjar o nosso caráter se confiarmos inteiramente em Deus. Devemos pedir-lhe por sabedoria e respostas ao enfrentarmos as diversas provações ( v.5 ).
Deus ainda procura pessoas que não murmurarão diante das provações, mas que permitirão que Ele as use para criar uma bela canção para o mundo. " Quando a sua fé é provada, a sua perseverança tem a oportunidade de crescer " ( Tiago 1:3 ). - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

AMOR INTENSO

Leia: 1 Samuel 2:12-36
Por que é que vocês olham com tanta ganância para os sacrifícios e ofertas que eu ordenei que me fossem feitos ? Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim...? ( v.29 ).

Examine: E Jesus disse aos discípulos:- Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe ( Mateus 16:24 ).

Considere: Se Jesus estivesse diante de você e dissesse: '' Siga-me," o que você diria ? O que você precisa entregar-lhe hoje ?

"Você está sendo cruel, ninguém me ama ! Já ouvi estas palavras muitas vezes. Apesar de meus filhos terem personalidades bem diferentes, ambos odeiam a disciplina. Após tê-los disciplinado com"punições," aprendi que criar filhos tem a ver com perseverança ( Gálatas 6:9 ). É difícil absorver este conceito numa cultura imediatista e egoísta.
O elemento principal do coração de Deus é a Sua consistência altruísta. Eternamente fiel e imutável, Seu amor permanece como um baluarte nas tempestades da vida ( Jeremias 31:3; 1 João 4:9-11 ). Como a fundação de uma estrutura, em Seu amor os limites nos dão força. A sociedade retrata incorretamente o amor como permissividade irrestrita. Limites não prendem; protegem, dão vida e demonstram amor ( Provérbios 19:18 ). Porque Ele quer tanto nos dizer "sim," às vezes, precisa dizer "não."
Deus deseja que o amor dos pais reflita o Seu amor por nós. Criar nossos filhos sem disciplina é retratar uma falsa compreensão do desejo de Deus ( Deuteronômio 8:5 ). Os pais precisam ver o caminho da verdade e da justiça de acordo com a Palavra, além do conflito momentâneo.
Os Pais enfrentam a tentação de evitar ou ser inconscientes na disciplina. No livro de 1 Samuel 2, Eli e seus filhos mostram o resultado de ceder a tais tentações: egoísmo. Eli tirou proveitos por não disciplinar seus filhos. Embora os castigasse por seu comportamento, ele engordou devido ao pecado deles ( 1 Samuel 2:29 ).
Falar não surte efeito se não for acompanhado da atitude ( vv.22-25 ). Os pais são egoístas ao se recusarem a disciplinar os filhos porque estão ocupados, querem evitar o conflito ou estão mais preocupados em ser " amigos ".
A maior demonstração de amor é a disposição de morrer para si mesmo para o bem do outro. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

DOLOROSAMENTE PERFEITO

Leia: Mateus 23:1-24
...Pois vocês dão a Deus a décima parte [...], mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos... ( v.23 ).

Examine: Pois a lei não podia aperfeiçoar nada. Mas agora Deus nos deu uma esperança melhor, por meio da qual chegamos perto dele ( Hebreus 7:19 ).

Considere: Qual é a diferença entre ser " aperfeiçoado " ( Hebreus 10:14 ) pelo sacrifício de Jesus e o perfeccionismo humano ? Como você pode demonstrar aos outros misericórdia que Deus mostrou por você ?

Ele sorria e disfarçava a ira que podia explodir em qualquer momento. O pai do meu amigo era complicado, vizinho amável e prestativo, mas controlador e perfeccionista.
Os filhos ainda estão feridos por nunca estarem à altura, ser incapazes de agir com perfeição ou satisfazer as exigências. A casa deles não tinha manchas, mas o pai era impiedoso, buscava a perfeição e levou seus filhos à destruição.
Jesus usou palavras duras contra os líderes religiosos fariseus, bons em culpar outras pessoas, sob a perspectiva perfeccionista da obediência à Lei. Ele declarou: "Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos" ( Mateus 23:4 ).
As pessoas que caíram sob o peso da Lei do Antigo Testamento e regras criadas pelo homem, não recebiam ajuda nem apoio aos fariseus. Eles davam a " Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do caminho, " mas não obedeciam " aos mandamentos mais importantes da Lei " ( v.23 ), os quais incluíam a misericórdia.
Jesus é misericordioso. Ao contrário dos fariseus, Ele " dará descanso " e afirmou " que o fardo que Ele nos dá é leve " ( Mateus 11:28,30 ). Você ou alguém que lhe seja próximo é perfeccionista ao extremo ? A sua busca por perfeição destrói outras pessoas ?
Neste caso, é hora de tirar algemas do perfeccionismo e substituí-las pelo fardo leve e amoroso de Jesus. Glorificamos a Deus ao fazermos o nosso melhor por Ele, mas não significa que seremos perfeitos em tudo.
Somente Jesus foi perfeito ( Hebreus 9:14 ). Nosso esforços humanos não nos farão perfeitos ( Gálatas 3:3 ). Em vez disso, imitemos o exemplo de graça e misericórdia que Jesus tem com o próximo - especialmente àqueles mais próximos de nós. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

ACIMA DA LAMA

Leia: Salmo 69:1-33
...os que adoram a Deus ficarão animados ( v.32 ).

Examine: Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão ( Isaías 41:10 ).

Considere: Pedir a ajudar de Deus pode restaurar uma alma desesperada ? O exemplo de Davi lhe encoraja ?

O mergulho no pântano é um esporte popular no país de Gales. Os competidores usam pés-de-pato e máscaras de mergulho ligadas a tubos de oxigênio e tentam se espremer entre as valas abertas nas turvas do pântanos sem usar as mãos ! Apesar de não ter a mínima ideia de como esse esporte começou, sei que "atolar-se" não é novidade.
Davi estava nessa situação - emocionalmente falando - quando escreveu: "não me deixes afundar na lama. Livra-me [...] das águas profundas da morte" ( Salmo 69:14 ).
Se você alguma vez já se sentiu deprimido, sabe do que ele estava falando. Essa luta para continuar acima da lama pode ser esmagadora, apavorante e cansativa.
Davi expressou sentimentos de falta de esperança, mas ele também tentou encorajar a si mesmo apesar do desespero. Por exemplo, ele acreditava que no final sairia do lamaçal. Ele visualizava o fim do seu sofrimento quando escreveu: " Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza " ( v.30 ). Davi acreditava que Deus o libertaria.
E veja só - Davi prosseguiu dizendo: " ...os que adoram a Deus ficarão animados " ( v.32 ). A expressão-chave aqui é " os que adoram a Deus. " Por que relutamos tanto em implorar a ajuda de deus quando sabemos que Ele é o único que pode nos salvar ?
Afinal, Deus " ...ouve os necessitados " ( v.33 ). Ele não ignorará as nossas lutas e nos dirá para sair dessa. Ele é o Deus da " compaixão e misericórdia " ( Êxodo 34:6 ). Aquele que está sempre à disposição para nos ouvir.
Você conhece alguém que está se afundando na lama ? Talvez, você seja essa pessoa. Neste caso, lembre-se de que Deus pode e vai ajudá-lo a manter-se acima da superfície. Busque-o hoje - equipamentos para respiração não são necessário. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

AS BOAS-NOVAS

Leia: 1 Coríntios 15:1-4
Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados [...] ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado... ( vv.3-4 ).

Examine: E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados ( 1 Coríntios 15:17 ).

Considere: Quando foi a última vez que você compartilhou as boas-novas com um amigo ? A sua experiência pessoal de conversão o inspira a alcançar outras pessoas ?

Uma grande amiga sua está gravemente doente. Um dia você recebe um telefonema do médico dela - uma mensagem urgente para ir ao hospital. Ao chegar lá o médico lhe diz que sua amiga tem mais 10 minutos de vida.
Com voz mansa e fraca, sua amiga prestes a morrer lhe diz: "Durante todos estes anos você nunca me falou de Jesus. Pode compartilhar as boas-novas comigo ?" A sua amiga quer ouvir o evangelho antes de partir. O que você lhe diria nesses dez minutos ? Aqui estão algumas sugestões para começar:
Cristo morreu pelos nossos pecados ( 1 Coríntios 15:3 ). Muitas vezes, falamos sobre o amor de Deus. Absolutamente certo. No entanto, deixamos de fora toda a realidade da ira divína. Embora Deus ame todos os pecadores, o pecado o deixa irado. Jesus não morreu por uma causa política ou para nos dar uma vida confortável. Ele morreu como um criminoso para aplacar a ira de Deus contra nosso pecado. Ele morreu por nós.
Ele foi sepultado ( v.4 ). Essa foi a expressão usada por Paulo para dizer que Jesus realmente havia morrido. Você não enterra uma pessoa até ter certeza de que ela morreu. O sepultamento de Jesus pavimentou o caminho para a Sua ressurreição. E o sepulcro está vazio porque Jesus ressuscitou dos mortos.
Jesus ressuscitou dos mortos ao terceiro dia ( v.4 ). O cristianismo é a religião da ressurreição. Sem a ressurreição, ele é muito parecido com qualquer outra filosofia ou religião humana. Um salvador morto não pode salvar ninguém, pois não pôde salvar nem a si mesmo. Os romanos crucificaram mais de 30 mil pessoas, mas apenas um morreu pelos pecados do mundo.
Somente Ele venceu a morte, o pecado e ressuscitou. Invista alguns minutos hoje falando de Jesus para alguém. - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

VISITA DIVINA

Leia: Lucas 7:11-17
...Deus veio salvar o seu povo ! ( v.16 ).

Examine: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:13 ).

Considere: Como Jesus tocou a sua vida ? O que significa a compaixão de Cristo para você hoje ?

Se você viajasse para Israel, visitaria Naim ? Provavelmente não. esta antiga vila ( hoje Neim ) não está localizada em qualquer das rodovias principais que atravessam a Planície de Jezreel. É pouco provável que muitos turistas também visitassem este destino longínquo no tempo de Jesus. Porém, foi nesta pequena e obscura vila que o Salvador escolheu trazer de volta à vida do filho de uma viúva.
Jesus encontrou uma procissão fúnebre ( Lucas 7:12 ) em Naim. A expectativa da multidão que o seguia era de Ele ficasse longe dos enlutados - não apenas para ser respeitoso, mas também para manter à distância aceitável entre o corpo do falecido e ele. Entretanto não foi o que aconteceu.
Jesus olhou para a viúva, que caminhava ao lado do caixão do filho sendo levado aos portões da cidade e " ficou com muita pena dela " ( v.13 ). Ele rompeu a barreira da tradição religiosa, da lei da pureza ritual ( Números 19:11,13 ) e tocou o caixão.
A viúva, tendo perdido seu único filho, corria o risco de ficar desamparada, pois iria enterrar o filho que cuidaria dela na velhice. Portanto, quando Jesus trouxe o filho dela de volta à vida ( Lucas 7:15 ), Ele também tirou a viúva de situação desesperadora. Após testemunhar o milagre, a multidão declarou: " ...Deus veio salvar o seu povo ! " ( v.16 ).
Os cristãos do século 21 têm uma compreensão mais abrangente da " visita " de Deus a terra - da obra de Jesus em nosso favor. " De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus " ( Romanos 5:6 ).
Como a viúva, estávamos completamente desamparados, sem esperança. No entanto Jesus veio e voluntariamente entregou a Sua vida. Ele rompeu as barreiras do pecado e da morte para nos salvar. Movido de profunda compaixão, Ele nos tocou. - Poh Fang Chia

Inserida por pao_diario

PALAVRAS DE VIDA

Leia: Deuteronômio 32:45-47
Não pensem que esta Lei não vale nada; pelo contrário, é ela que lhes dará vida... ( v.47 ).

Examine: Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida... ( João 14:6 ).

Considere: Como as palavras lhe impactaram - positiva e negativamente ? Quais desafios estão diante de você e como a Palavra de Deus está lhe guiando para enfrentá-los ?

As palavras têm poder. Uma palavra indesejada pode ferir mais profundo do que a dor física. Lembro nos tempos de colégio, quando meus traços físicos indesejáveis se tornaram objeto do ridículo.
Muitos de nós carregamos as palavras rudes, violentas ou degradantes de um pai, treinador ou amigo - ditas há muito tempo. Quem disse: "Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras jamais vão me machucar" obviamente vivia em negação. Por outro lado, uma palavra boa, de esperança, pode ser um bálsamo de cura para os solitários ou feridos. Palavras sinceras podem tocar os lugares mais profundos da alma humana.
Sou atraído pelas palavras de Moisés ao povo de Israel, instruções sobre como viver na terra que Deus havia lhes dado e como manter-se fiéis a Javé. Na conclusão destas diretrizes abrangentes e detalhadas, Moisés acrescentou que eles deviam "- Pensar bem em tudo o que lhe ensinei" ( vv.45-46 ). Tais palavras não tinham a intenção de criar um regime frio e cheio de fórmulas. Não eram ordens estéreis, mas palavras do Criador feitas artesanalmente para habitar no rico solo do coração, no lugar onde o amor, a esperança e a vida são mais bem alimentados.
As palavras de Deus não eram bobagens, discurso prolixo sobre detalhes religiosos pedantes, Moisés afirmou que elas eram a própria vida de Israel. As palavras de Deus seriam como o ar que precisamos para respirar ou o alimento necessário para nutrir nosso corpo ( Salmo 119:103 ). As palavras divinas lhes dariam significado e identidade, lhes diriam quem eram e os guiariam rumo à alegria e plenitude, dando-lhes direção para que "vivessem muitos anos na terra" ( v.47 ).
As palavras de Deus farão o mesmo por nós. Ao escutar e obedecê-las, elas nos levarão em direção à vida, sempre em direção à vida. - Winn Coller

QUEM É O MEU PRÓXIMO?

Leia: " Lucas 10:30-37 "
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? Aquele que o socorreu ! - respondeu o mestre da Lei... ( vv.36-37 ).

Examine: Oseias 6:6 ; Miqueias 6:8 ; Mateus 10:42

Considere: Quando foi a última vez que você desviou o seu trajeto para ajudar alguém ? Você pode surpreender alguém com uma atitude inesperada e imerecida ainda hoje ?

"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para um judeu. Cercado por inimigos durante séculos, os judeus da época de Jesus olhavam com desprezo para os samaritanos mestiços que corriam grandes riscos e se casavam com estrangeiros.
"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para nós. Cercados por países pobres com pessoas carentes; que, comem tortas de lama no Haiti, bebem água contaminada na Índia e adormem sem mosquiteiros no Burundi, questionamos se deveríamos fazer mais pelos que estão há apenas um clique de distância.
Jesus respondeu com a parábola do Bom Samaritano. Ao contrário do sacerdote e do levita ( Lucas 10:31-32 ), figuras religiosas ocupadas demais, assustadas ou obviamente egoístas para ajudar um moribundo à beira da estrada, o samaritano desprezado perdeu um dia de viagem e o salário de dois dias, ao levar a vítima de assalto à modesta hospedaria ( vv.34-35 ).
Jesus concluiu a parábola reformulando a questão. Mudou a pergunta de " Quem é o meu próximo ? " para " Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? " ( v.36 ). Jesus transformou o substantivo em verbo, e disse que seja quem for o nosso próximo, o que interessa é exersermos boa vizinhança. Nossa atitude é mais importante do que o número de pessoas que ajudamos.
Jesus rejeitou a nossa pergunta feita por razões erradas e semelhante à indagação do judeu, o mestre da lei que indagou " Quem é o meu próximo ? ", para justificar suas atitudes ( Lucas 10:29 ). Nos questionamos para descobrir qual é o mínimo que podemos dar e ainda ser salvos.
Os egoístas perguntam: " Quem é o meu próximo ? ", para ofertar pouco e guardar o restante para si. Os Bons Samaritanos perguntam " Quem precisa da minha ajuda ? " Eles reconhecem que não podem salvar a todos, mas estão prontos para servi-los. - Mike Wittmer

ALIMENTO VERDADEIRO

Leia: " Isaías 55 "
...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome ? ( v.2 ).

Examine: Salmo 119:72-74 ; Jeremias 15:16 João 4:31-33 ; 6:27

Considere: Quais são suas experiências recentes ao nutrir-se da Palavra de Deus ? Qual atitude você tomará para transformar o alimento espiritual em prioridade em sua vida ?

Escutem, os que têm sede: venham beber água ! ( Isaías 55:1 ).
No artigo do dia 13 deste mês, escrevi sobre um menino africano chamado Saddam que havia passado quatro anos de sua vida nas ruas de Kampala, Uganda. para assistirem As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Cáspian.
Saddam havia lido recentemente O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, e estava particularmente entusiasmado para ver um filme sobre os mesmos personagens que o fascinaram no livro. Embora Saddam tenha gostado muito do filme, mais tarde ele me disse: " Aquele filme custou muito caro. Você poderia ter usado o dinheiro para comprar comida. " " ...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida ? " ( v.2 ).
Outro garoto, Frederick, oito anos, expressou o mesmo julgamento de valor apenas dois dias depois. Quando lhe perguntei qual fora o melhor presente de sua vida, ele respondeu: " Comida. " " ...se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas " ( v.2 ).
Deus quer que consideremos o " alimento espiritual " da mesma forma que a maioria das crianças ugandenses prioriza o alimento físico - como nosso alvo número um. Ingerir alimento espiritual vai...
- colocá-lo em posição de experimentar o perdão de Deus. " Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente " ( v.7 ).
- orientá-lo nos caminhos mais elevados de Deus: " ...os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus " ( v.9 ).
- capacitá-lo a produzir bons frutos. " Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero... " ( v.11 ).
Você está " nutricionalmente " saudável em sua dieta espiritual ? Caso não esteja, tome atitudes para aumentar a ingestão da Palavra de Deus. É o alimento que você precisa. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

DEUS ESTÁ TRABALHANDO

Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).

Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ).

Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.

Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

INVISIVEL

Leia: " 1 Reis 17:3-16 "
Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro ( v.16 ).

Examine: Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência ( Provérbios 3:5 ).

Considere: Em que áreas você está tendo dificuldade para confiar em Deus ? Como o seu anseio por consolo limitou a sua obediência a Ele ?

Nunca pensei que tivesse problemas para me controlar - até me casar. De algum modo a união entre duas pessoas revela o quanto desejamos fazer tudo de nosso próprio jeito. Desde a minha preferência em como dobrar ( ou não ) os cobertores à noite até a maneira de tomar decisões. Quero que as coisas sejam feitas de um jeito que me tragam conforto. Expondo a minha necessidade de controlar, Deus me revelou que ajo assim por resistir a confiar nele.
Confiar nunca é fácil. Porém é ainda mais difícil quando tudo parece desanimador. Estamos dispostos a obedecer contanto que tenhamos uma vaga ideia do resultado. No entanto, Deus quer saber nossa reação quandto estamos escondidos numa caverna e sem saída.
Ardoso pelo Senhor, Elias proclamara com ousadia a um rei tolerante que a chuva cairia somente sob as suas ( de Elias ) ordens ( 1 Reis 17:1 ). O que deveria ter sido um momento de triunfo espiritual se tornou uma prova para a fé de Elias. Com a sua vida em perigo, tudo o que ele tinha era uma ordem oficial do Senhor.
Sem saber o que estaria reservado para cada dia, Elias aprendeu que a própria vida procede do que Deus fala ( Números 23:19 ). Ele tinha que confiar que Deus cuidaria dele independente das circunstâncias ( Isaías 41:10 ).
Ao abrir mão da necessidade de saber Elias descobriu...
- que qualquer que seja a direção dada por Deus, vem acompanhada da Sua provisão ( 1 Reis 17:3-6 ).
- Deus usa as circunstâncias para nos levar à Sua vontade ( vv.7-9 ).
- nossa confiança e subsequente obediência traz vida aos necessitados ( vv.14-16 ).
Queremos que Deus seja a nossa porção e esperança, mas às vezes prosseguimos somente quando nos sentimos confortáveis. A própria essência de confiar em Seus caminhos significa perceber que não são os nossos ( Isaías 55:8-9 ). - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

PERMANECER UNIDOS

Leia:" Mateus 19:1-10 "
Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu ( v.6 ).

Examine: ...Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos... ( Gênesis 2:23 ).

Considere: Na perspectiva divina, como deve ser a unicidade no casamento ? O que isso exige de cada um dos cônjuges ?

Ano passado uma mulher chamada Joana abriu a carta recebida de um escritório de advocacia e imediatamente caiu em prantos ao ler o conteúdo. A carta informava que o processo de divórcio de seu marido João " estava encerrado " . Ela não acreditava - o casal tivera um casamento feliz por 36 anos !
Mais tarde descobriu-se que o escritório de advocacia enviara um modelo errado de carta para aquele casal. Apesar da confusão originada por aquela mensagem ter causado choque e tristeza, eles ainda estão casados e felizes.
As palavras de Jesus em Mateus 19:6: " Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu, " testifica que algumas pessoas têm casamentos felizes. Entretanto, em vez de aceitar o divórcio Jesus conclama os casais que enfrentam problemas a não destruírem o que se tornaram - um.
Jesus trata este assunto em Mateus 19:5. O que isto significa ? Em Gênesis 2:24, Deus declarou sobre os casados que: " os dois se tornam uma só pessoa. " Como diz um escritor, os casados " devem ser considerados um só corpo, sem separação ou independência de direitos. [...] A sua união ( deve gerar filhos ) que refletem exatamente a imagem deles como fazem entre si. "
O filho reflete a sua unicidade ! Os atributos transmitidos pelos pais não podem ser separados - um filho é um corpo e a metáfora viva da sagrada união do casamento na perspectiva divina ( Efésios 5:31 ).
A chave para viver um casamento feliz é amar o cônjuge sacrificialmente: " ...O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo " ( vv.28-29 ).
Para um casal permanecer unido e não se separar, o marido e a mulher precisam reconhecer que na verdade eles são uma só pessoa. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

SÓ JESUS

Leia: Atos 4:1-22
Os membros do Conselho Superior ficaram admirados [...] reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus ( v.13 ).

Examine: Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós ( 2 Coríntios 4:7 ).

Considere: Você vive a vida à sua maneira ? Como isto influencia o seu testemunho cristão ?

Recentemente, minha família se deparou com um mendigo que tinha o apelido de "Reverendo". Conversamos e compramos para ele um sanduíche de atum numa lanchonete. Mais tarde, Sandro, meu filho de quatro anos, perguntou: "Papai, por que eu tenho uma casa e ele não?" Tentei dar uma resposta rápida. Entretanto, sabemos que a verdade é complicada. Fiquei sem saber como o "Rev" foi parar ali e como poder ajudá-lo. Tudo que pude fazer por ele foi dar-lhe um sanduíche e bater um papo. Eu oro para que tenha sido suficiente.
No livro de Atos encontramos dois homens que tinham pouca coisa para dar. Pedro e João haviam testemunhado a terrível tortura e morte de Jesus. Cada um reagiu àquele evento cataclísmico de forma diferente, mas ambos foram radicalmente alterados - suas vidas foram abaladas. Nenhum deles continuou sendo o mesmo homem a partir daquele acontecimento.
Ao compartilharem suas histórias, eles o fizeram com um pouco de enfeite ou sabedoria filosófica. Relataram simplesmente o que viram, e plocamaram sua experiência extraordinariamente intensa, "...isso provava que os mortos vão ressuscitar" ( Atos 4:2 ). Mas aquelas palavras eram mais que suficientes para suscitar a ira das autoridades religiosas.
No entanto, quando confrontaram Pedro e João, eles ficaram surpresos pela resposta resoluta dos apóstolos, e reconheceram que estavam simplesmente lidando com homens que eram ''...simples e sem instrução..." ( v.13 ). A única outra coisa que as autoridades notaram sobre os dois era que "...eles tinham sido companheiros de Jesus " ( v.13 ).
Isto não era insulto algum, pois nossa experiência com Jesus é tudo que qualquer um de nós tem a oferecer. A esperança para o mundo não está centradan em nossa inteligência, habilidade, coragem ou genialidade. A esperança para o mundo são pessoas comuns-você, eu- vivendo a profunda, graciosa, curadora, curadora e salvadora presença de Jesus. - Winn Collier

Inserida por pao_diario

SEM MEDO

Leia: Números 13:25-14:4
Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra ? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito ( 14:3 ).

Examine: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou ; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo ( João 14:27 ).

Considere: Que tipo de medo você está enfrentando neste momento ? Quais verdades da Palavra de Deus lhe ajudarão a libertar-se dessas amarras ?

As Crônicas de Nárnia, a série clássica de C. S. Lewis, dá vida aos elementos essenciais da fé e do amor em nosso relacionamento com aquele que nos amou primeiro. Uma terra presa à frigidez do inverno, Nárnia aguarda o fôlego de Aslam para poder se reanimar e reviver. Lucy, a mais nova dos quatro principais personagens no romance, demonstra confiança e perseverança. Porém, sua irmã mais velha, Susana, às vezes é mais medrosa e tímida. O medo, muitas, vezes, também é meu companheiro infiel.
Onde estiver, o medo rouba. Leva-nos à autossuficiência em uma interminável ladainha de "e se". Inúmeras vezes, Deus supriu os filhos de Israel em sua jornada à Terra Prometida. Ainda assim, eles consideravam apenas as circunstâncias, ao invés de confiar na grandeza de seu Deus. Se aconselharam com o medo ( Números 13:31-33 ) ao invés de confiar em Deus ( 13:30;14:6-10 ). A consequência foi terrível. A provisão do dia anterior pode servir como um lembrete da fidelidade de Deus, mas a perambulação de Israel pelo deserto por 40 anos demonstra que confiar no Senhor é uma atitude diária.
O livro de 2 Timóteo 1:7 diz, " Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." O sacrifício de Jesus por nós na cruz removeu nossa necessidade de temer. Ao segui-lo, ganhamos a segurança e confiança de ter...
- O correto entendimento de Deus ( Números 14:17-20 ).
- Absoluta confiança nele ( Isaías 26:3-4 ).
- Uma vida crucificada ( Romanos 6:4-6 ).
Assim como a salvação requer nossa submissão à cruz, devemos escolher andar na plenitude do imenso poder. Viver com medo é voltar ao " inverno '' de nosso passado, esperando que o Pai nos dê algo que já é nosso ( Lucas 12:32 ). - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

SERVINDO OS OUTROS

Leia: " Filipenses 2:1-11 "
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros ( v.4 ).

Examine: Que o amor de vocês não seja fingido... ( Romanos 12:9 ).

Considere: De que maneira a vida de Jesus é o exemplo máximo do viver para os outros ? O que impede de considerar as necessidades dos outros ?

João e Beatriz precisavam de ajuda. Eles já tinham situações terríveis como a de João ter sido baleado por rebeldes em sua terra natal Libéria ( ele quase morreu ), anos em campos de refugiados infestados por doenças, e a morte de três de seus filhos devido aos combates na região.
Bruce Beakley, empresário cristão, retornava aos Estados Unidos, após ter sofrido uma cirurgia de substituição do quadril na Bélgica, quando conheceu o casala João e Beatriz no aeroporto. Movido pela situação deles, Bruce se tornou seu defensor - ajudando-os a se estabelecerem nos EUA e depois a se reunirem aos dois filhos que tinham sido detidos na Guiné Equatorial por três anos.
Bruce exemplificou o conselho de Paulo aos Filipenses: "Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros" (2:4 ).
O apóstolo não estava lidando apenas com um casal aflito, mas com uma concregação enfrentando a perseguição ( 1:27-30 ).
Mas muito semelhante ao exemplo de Bruce, Paulo instruiu seus irmãos cristãos a seguir o exemplo do Salvador e servir uns aos outros.
O exemplo do Salvador como servo humilde é maravilhosamente apresentado no antigo hino encontrado no livro de Filipenses 2:6-11.
Viver de maneira que agrade a Jesus exige quatro atitudes:
- Unidade em Jesus: " ... participam do Espírito de Deus... " ( Filipenses 2:1 ).
- Compartilhar de Seu amor: " ...viverem em harmonia... " ( v.2 ).
- Corações humildes: " ...considerem os outros superiores a vocês mesmos " ( v.3 )
- Servindo os outros: " Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros " ( v.4 ).

Bruce Beakley poderia ter ouvido educadamente a história do casal e depois ter retornado aos seus negócios como de costume. Em vez disso, escolheu ser humilde e expandir o amor de Deus ( vv.2-3 ). Ele serviu. de que maneira você irá considerar os interesses dos outros hoje ? Como você irá servir ? - Tom Felten

Inserida por pao_diario

JOGADA EXTRA

Leia: Salmo 14:2-3
...o Senhor Deus olha para a humanidade [...]. Mas todas se desviaram [...] e são [...] corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem [...] nem mesmo uma só pessoa ( vv.2-3 ).

Examine: - Eclesiastes 7:20
- Romanos 3:23
- 1 Timóteo 1:15

Considere: Em que posição você se colocaria numa escala de1a10, com 1 representando maldade pura e 10 representando bondade total ? Como Deus o vê ?

Levei meu filho de sete anos a um jogo de mini-golfe e, para deixar o resultado competitivo, permiti que tivesse uma " jogada extra " - uma segunda tacada para praticar - por buraco. Ele foi bem até chegar ao buraco de 14, pois agora era necessário que jogasse a bola contra uma parede e depois outra antes de correr pelo chão. Sua primeira tacada caiu atrás da parede, como também a segunda, e depois mais boa algumas. Sua quinta tacada finalmente rebateu na parede e rolou pelo campo de golfe - uma bola, olhou pra mim e perguntou, " isso conta como uma jogada, certo ? "
Ri da vontade de meu filho em negligenciar suas diversas jogadas ruins, mas ele só estava fazendo no golfe o que todos fazem em outras áreas. Muitas vezes não tentamos também " escapar das situações " ? O que imediatamente reconhecemos como " pecado " nas outras pessoas desconsideramos quando nós mesmos o cometemos. Ou quando somos apanhados em flagrante, sem desculpa plausível, dizemos a nós mesmos que nosso pecado aconteceu só daquela vez, e que foi uma falha casual.
Ao fugirmos de algumas situações também nos desqualificamos para salvação. Se Jesus veio salvar "...o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ), então somente aqueles que admitem e se arrependem de seus pecados podem ser salvos. Esta foi a resposta de Jesus aos fariseus que indignamente questionavam Jesus por que Ele comia com esta "ralé" como "...cobradores de impostos e outras pessoas de má fama" ( Mateus 9:10-11 ). Jesus respondeu que "...Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." E acrescentou o argumento decisivo, "...Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons" ( vv.12-13 ).
As pessoas boas não precisam de Jesus, mas os pecadores sim. A menos que digamos a verdade sobre nós mesmos, não podemos ser salvos. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

RELÂMPAGOS E TROVÕES

Leia: Jó 37:1-16
...pare um instante e escute; pense nas coisas maravilhosas que Deus faz. Será que você sabe como Deus dá a ordem para que os relâmpagos saiam brilhando das nuvens ? ( vv.14-15 ).

Examine: - Deuteronômio 31:18
- Jó 23:10-14
- Mateus 8:23-27

Considere: Qual tempestade você está enfrentando hoje ? Pelo que você vai orar ao defrontar com seus fortes ventos ?

Uma de minhas músicas favoritas quando era garoto contém estas palavras: Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem. Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal.
Era uma música fácil de cantar e era divertido cantá-la encenando. Porém, logo percebi que é difícil sorrir em meio às tempestades da vida.
Jó experimentou tremendas aflições - coisas que esperamos que nunca aconteçam conosco. Ele perdeu três das mais valiosas coisas na vida: família, riqueza e saúde ( Jó 1:14-19 ; 2:7 ). E seus filhos foram mortos por uma - adivinhe - tempestade. Seria bem difícil para ele cantar minha música favorita.
Jó questionou a presença e a justiça de Deus ( 28:8-9 ; 30:26 ) e exigiu uma resposta dele. Deus respondeu falando ao Seu servo aflito do interior de uma tempestade. Uma já havia causado a dor de Jó e agora outra tempestade se tornava o local de onde Deus se comunicava.
Foi Satanás que enviou o primeiro temporal devastador ( Jó 1:12 ; 2:6 ). Mas às vezes é o Senhor que nos envia para dentro das escuras e turbulentas provações da vida ( Marcos 4:35-41 ). Arremessados violentamente pelos poderosos ventos e ondas intensas, tememos afundar, e vamos - se não estivermos ancorados seguramente em Jesus, a Rocha de nossa salvação ( Salmo 18:2; Hebreus 6:19 ). Ouçamos o "...trovão que sai da sua boca [...] [pois] Deus troveja com a sua voz maravilhosa..." ( Jó 37:2-5 ). Ouçamos também a Sua maravilhosa promessa, "...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei" ( Hebreus 13:5 ). Tal vez nunca saibamos como Deus controla a tempestade. Mas sabemos que Deus está no temporal conosco ( Marcos 4:36-38 ) - e Ele é maior do que qualquer tempestade ( Marcos 4:41 ). - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

PURA ADRENALINA !

Leia: " Marcos 4:35-41 "
E os díscipulos, cheios de medo... ( v.41 ).

Examine: Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu ; ele me livrou de todos os meus medos ( Salmo 34:4 ).

Considere: Quais são algumas lições que Jesus pode estar lhe ensinando através de uma experiência recente com o medo ? O que não deixar que o medo controle sua vida ?

Era um quarto de hotel muito bom. O punico problema, era que o hotel ficava em Manhattan, em Nova Iorque, no décimo primeiro andar de um prédio com janelas que não se abriam. Não sou fã de lugares pequenos e fechados, e as paredes pareciam que estavam me apertando. De repente, comecei a suar e minha pulsação aumentou.
Os díscipulos tiveram um destes momentos " de pura adrenalina " no Mar da Galiléia. Tudo começou quando Jesus disse, " ...Vamos para o outro lado do lago " ( v.35 ). Então o Mestre permitiu um enfrentamento com ondas mortais e ventos para que pudesse ensinar aos Seus díscipulos que Ele era ( e é ) " ...superior a todas as coisas criadas " ( Colossenses 1:15 ).
O medo geralmente tem um propósito maior - um propósito divino. Cabe a nós buscarmos Jesus e aprender Sua lição. Infelizmente, os discípulos deixaram que o medo os tragasse antes de buscarem a ajuda de Jesus. Esperaram até que o barco se enchesse com água para clamar, " ...Mestre ! Nós vamos morrer ! O senhor não se importa com isso ? " ( Marcos 4:38 ). Se lançarmos fota todo o medo, temos que clamar imediatamente a Jesus - no momento que o sentirmos. É como o salmista disse, " Quando estou com medo, eu confio em ti... " ( Salmo 56:3 ).
Estranhamente, esta reação ao medo vem do reconhecimento de que Jesus é muito mais " amedrontador " do que qualquer outra coisa. Marcos registrou que os discípulos ficaram " ...cheios de medo... " ( Marcos 4:41 ) depois do milagre de Jesus. Claro que eles se amedrontaram com a tempestade, mas ficaram mais temerosos ainda após ver Jesus calar um vento impetuoso e acalmar as ondas ensurdecedoras em águas tranquilas.
Seja um mar aberto durante a noite ou um quarto apertado no meio da cidade, o medo pode trazer aqueles momentos " de pura adrenalina ". Mas com a ajuda de Deus, não podemos permitir que o medo venha afundar o barco. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

ELETROCARDIOGRAMA

Leia: João 3:1-15
Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo ( v.3 ).

Examine: ...alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos [...] pelos meios naturais [...] o próprio Deus é quem foi o Pai deles ( João 1:12-13 ).

Considere: Você depositou toda sua confiança em Jesus ? O que Ele está dizendo sobre a situação atual de seu coração ?

O eletrocardiograma ( ECG ) é um exame que ajuda o médico a determinar a saúde de seu coração medindo a sua atividade elétrica. O padrão destes sinais pode mostrar ao médico se o seu coração está funcionando bem, se está sob estresse ou com problema. Imagine se todo o seguidor de Jesus pudesse ter um ECG espiritual hoje ? Imagino o que este exame diria sobre nossa saúde espiritual.
Jesus fez este tipo de exame num homem chamado Nicodemos ( João 3 ). Exteriormente, Nicodemos parecia um homem espiritualmente saudável, e pertencia à classe alta da sociedade judaica. Ele era fariseu ( pertence à seita rigorosa do judaísmo ) e conservador em suas crenças religiosas, fazia parte do conselho do governo ( Sinédrio ) e deduz-se que era um rabino. Era sensível às tendências doutrinárias prevalecentes na época e tinha a aparência de um homem de intensa espiritualidade.
Conhecia bem a Torá e estava até interessado nos ensinamentos de Jesus.
Nicodemos veio a Jesus à noite ( v.2 ), temendo intensa crítica e perseguição. Mas Jesus não o criticou. Em vez disso, Ele o encontrou em seu momento de necessidade - Nicodemos precisava nascer de novo.
Durante seu encontro com Jesus, Nicodemos descobriu que seu ECG espiritual nem sequer registrava pulsação cardíaca. Ele estava espiritualmente morto. Sua aceitação da Lei, conhecimento da Torá e sua etnicidade judaica, não eram suficientes para experimentar o reino de Deus. Ele precisava de um novo coração, um que pudesse ser dado por Deus.
Muitas pessoas dependem de associações religiosas externas - participação nos cultos, amigos da Igreja e boas obras - para lhes dar acesso à família de Deus. Mas a única forma de ter acesso ao reino de Deus é atraves de um transplante cardíaco, no qual Deus retira nosso coração morto e o substitui por um novo ( Ezequiel 36:26 ). - Marvin Williams

Inserida por pao_diario