Osho

251 - 275 do total de 350 pensamentos de Osho

Estou colocando Deus de lado para que você não possa responsabilizar o pobre velho. Ele já tem sido responsabilizado por tudo: ele criou o mundo, ele criou isto, ele criou aquilo… Eu tiro toda essa responsabilidade de cima dele – ele não existe. Você o criou apenas para jogar sobre ele sua própria responsabilidade. Reassuma sua responsabilidade.

Osho
Inserida por gabisms02

Aceite sua solidão. Aceite sua ignorância. Aceite sua responsabilidade, e então observe o milagre acontecer. Um dia, de repente, você se verá sob uma luz totalmente nova, pois nunca antes olhou para si mesmo. Nesse dia você realmente terá nascido. Antes disso, o que ocorreu foi apenas um processo de pré-nascimento.

Osho
14 compartilhamentos

O homem é o único ser consciente na terra; essa é sua glória e é também
sua agonia. Depende de você se será agonia ou glória. A consciência é
uma espada de dois gumes. Você recebeu algo tão valioso que não sabe o
que fazer com ele; é quase como uma espada nas mãos de uma criança. A
espada pode ser usada corretamente, pode proteger, mas a espada
também pode ferir. Tudo o que pode se tornar uma bênção pode também
se tornar uma maldição; depende de como você o usa.

Osho
Inserida por gabisms02

Eu tenho ouvido você dizer que a vida em si é tão gratificante, tão
transbordante, tão jubilosa – então o que torna uma pessoa infeliz?

Osho
Inserida por gabisms02

Não há retorno; o tempo não permite isso. As pessoas têm de andar para a frente.

Osho

Se você estiver escutando com toda sorte de preconceitos, essa é a maneira errada de escutar; esse é realmente o modo de não escutar. Você parece estar escutando, mas você está só ouvindo, não escutando. Escutar corretamente significa que você deixou de lado sua mente. Isso não quer dizer que você tornou-se ingênuo, que você começou a acreditar em tudo que é dito a você. Isso não tem nada a ver com crença ou descrença. Escutar corretamente significa, “Eu não estou agora mesmo preocupado se acredito ou não acredito. Não existe a questão de concordar ou discordar nesse momento. Estou simplesmente tentando escutar seja lá o que for. Mais tarde posso decidir o que está certo ou o que está errado. Depois posso decidir se devo seguir ou não seguir.
E a beleza do escutar corretamente é essa: que a verdade tem sua própria música. Se você puder ouvir sem preconceito, seu coração irá dizer que isso é verdade. Se isso for verdadeiro, um sino começa a tocar em seu coração. Se não for verdadeiro, você permanece separado, despreocupado, indiferente; nenhum sino toca em seu coração, nenhuma sincronicidade ocorre. Essa é a qualidade da verdade: que se você escutá-la com um coração aberto, ela imediatamente gera uma resposta em seu ser – seu próprio centro é elevado. Asas começam a crescer em você; subitamente o céu inteiro é aberto.
Não é uma questão de decidir logicamente se o que está sendo dito é verdadeiro ou inverídico. Pelo contrário, é uma questão de amor, não de lógica. Verdade imediatamente cria um amor em seu coração; alguma coisa dispara em você de uma maneira bem misteriosa.
Mas se você escutar erradamente – isto é, cheio de sua mente, cheio de seu lixo, repleto de seu conhecimento – assim você não irá permitir seu coração responder a verdade. Você irá perder a tremenda possibilidade, você perderá a sincronicidade. Seu coração estava preparado para responder a verdade… ele só responde a verdade, lembre-se, ele nunca responde ao falso. Com o inverídico ele permanece inteiramente silencioso, impassível, indiferente, quieto. Com a verdade ele começa a dançar, começa a cantar e os lótus se abrem, e a terra inteira é despertada.

Osho
Inserida por lyne-sena
1 compartilhamento

Por que todo mundo é tão nervoso? Por que as pessoas não podem relaxar? Já viu um gato dormindo, cochilando de tarde? Como o gato relaxa de forma simples e graciosa. O ser humano não consegue relaxar da mesma forma? Ele se debate e vira na cama, não consegue relaxar. E a beleza do relaxamento do gato é que ele relaxa totalmente e, no entanto, mantém - se completamente alerta. Um ligeiro movimento no ambiente e ele abrirá os olhos, e pulará e estará de prontidão. Não é que ele esteja simplesmente adormecido. O sono do gato é algo a ser aprendido, algo que o homem esqueceu.

Osho

Lembre-se sempre de que você não está vivendo aqui para se tornar um produto, pois isso seria indigno. Você não está aqui apenas para tornar-se cada vez mais eficiente, e sim para tornar-se cada vez mais vivo. Está aqui para ficar cada vez mais inteligente. Está aqui para ficar cada vez mais feliz, feliz até o êxtase...
A vida é feita para ser desfrutada e celebrada, a vida não foi feita para que você se torne um produto utilitário. A vida é mais como poesia do que como um produto no mercado, devia ser sempre como poesia, música, dança. Lao Tsu diz: Se você tentar ser muito esperto, se tentar ser muito útil, você será usado. Se tentar ser muito prático, em algum momento irão lhe colocar um cabresto, pois o mundo não pode deixar aqueles que são práticos em paz. Lao Tsu diz: Deixe tudo isso de lado. Abandone essas idéias. Se você quiser ser um poema, um êxtase, então esqueça da utilidade. Permaneça verdadeiro a si mesmo.

Osho
Inserida por lyne-sena

O amor não tem por que estar apegado. E se este entendimento chegou a ti - que estás cansado do apego - então, solte o apego. Isso não é um passo para deixar ir o amor; na verdade, é um passo no crescimento para o amor. Mas a mente está muito confusa sobre o amor e o apego. Tens que estar muito alerta, somente então podes ser amoroso; caso contrário, o apego está instalado. E cria problemas, gera miséria.
Quando o apego gera miséria começas a ficar cansado do apego, então, naturalmente, do amor também. Então começas a ter medo do amor, porque vês que se ama, o apego aparece. Estes não estão necessariamente ligados; Só se conectam na nossa ignorância, em nossa inconsciência. Eles mesmos não estão ligados, são pólos opostos. De fato, é um milagre como os manuseamos juntos na mesma cama! Não são companheiros de cama; não podem ser. Não são um casal. O apego é um veneno para o amor.

Do Discurso:

Só os perdedores podem ganhar neste jogo
Capítulo 15-Alma Voadora. 15 de outubro de 1977, no Auditório Chuang Tzu. Osho Commune International. Pune, Índia

Osho
2 compartilhamentos

Confia sempre que tudo vai acontecer - e que vai ser bom. Tua confiança fará com que assim seja. A confiança não é simplesmente confiança - é uma força criativa. Quando confias, as coisas começam a suceder como corresponde.

Quando desconfias, as coisas começam a suceder de acordo com isso. Tua desconfiança cria coisas. Tudo é auto-cumprido. Se duvidas, tua dúvida se cumprirá a sí misma. Se confias, tua confiança se cumprirá a sí misma.

Isto é o que tenho observado: Que a vida continua ajudando-te, dando-te todo o que peças. Assim que nunca peças algo incorreto, pois ela te dará. E quando ela te dê, vais pensar que alguém mais fez isso a ti. És tu em primeiro lugar quem o começou. Qualquer coisa que sucede, tu semeaste as sementes. Por exemplo, se sentes muito, muito medo, estás criando sementes para algo, e estás te preparando para ter mais medo. Então qualquer coisa o disparará. Se queres ter medo, a vida te fará ter medo. Assim que recorda sempre: Nunca, nem por um só momento desconfies da vida. A vida é beneficente ... é uma benção, uma verdadeira benção.

Do discurso:
Seja realista: Planeja para um milagre - Capítulo 11

Osho
Inserida por lyne-sena
1 compartilhamento

La locura de amor es la mayor cordura en el mundo. El que no es capaz de amar con locura ni siquiera es capaz de vivir. Sólo piensa, nunca siente. Y la vida no es un pensamiento; tiene que ser sentida, vivida. Los que no pueden vivir y sentir permanecen atrapados en la cabeza. Su vida se convierte en un fenómeno del sueño - no tiene objetividad. Todo son cosas del pensamiento, y pensar no es más que una forma de soñar. Soñar es pensar visualmente, y pensar es soñar conceptualmente; son dos aspectos del fenómeno llamado sueño.

La vida verdadera sólo empieza cuando comienzas a sentir. Pero sentir le parece una locura a la cabeza. Reprime los sentimientos, las emociones, las sensaciones - y estos son los verdaderos jugos de la vida. A través de ellos uno se acerca a Dios, y sólo a través de ellos. Dios no es un concepto, sino la mayor experiencia orgásmica del amor. Cuando uno puede sentirse uno con toda la existencia, esa experiencia es Dios. Es hacerle el amor a la totalidad, es ser amado por el todo. Es una experiencia de amor.

Es por eso que Jesús dijo 'Dios es amor'. Es así, literalmente - no es una metáfora.

Del discurso:
¡Aleluya!
Capítulo 7 - Siempre que eres total, estás conmigo. 7 de agosto de 1978, en el Auditorio Chuang Tzu. Osho Commune International, Pune, India

Osho
Inserida por lyne-sena
1 compartilhamento

Se você sente dificuldade para confiar, então você tem de retroceder. Tem de mergulhar fundo nas suas lembranças. Tem de voltar ao passado. Limpar a mente das impressões do passado. Você deve estar carregando um monte de lixo do passado; livre-se dele.
Essa é a chave para ter confiança: se você conseguir não só recordar tudo isso, mas também se livrar dessas lembranças. Faça isso durante a meditação.
Todo dia, à noite, faça essa retrospectiva durante uma hora. Tente recordar tudo o que aconteceu na sua infância. Quanto mais fundo você for, melhor — porque você esconde muitas coisas que aconteceram, sem deixá-las aflorar na consciência. Deixe que elas venham à superfície.
Se fizer isso todo dia, cada vez irá mais fundo. Primeiro você vai se lembrar de quando tinha em torno de 4 ou 5 anos, e não conseguirá ir além disso. De repente, será como se tivesse diante de você a Muralha da China.
Mas siga adiante — pouco a pouco, você verá que está indo mais fundo: 3 anos, 2 anos… Existe quem já tenha se lembrado de quando saiu do útero da mãe. Há quem tenha lembranças de quando estava dentro do útero e há quem vá além disso, lembrando-se do momento da morte numa vida passada.
Mas se você conseguir chegar ao ponto em que nasceu e puder relembrar esse momento, será uma experiência profunda, dolorosa. Será quase como nascer de novo. Você pode gritar como o bebê gritou pela primeira vez.
Pode se sentir sufocado como o bebê ao sair do útero — porque, por alguns segundos, ele não consegue respirar. Sente um sufocamento terrível: então grita e volta a respirar; a passagem se abre, os pulmões começam a funcionar. Talvez você precise começar desse ponto. Retroceder dali.
Tente outra vez, toda noite. Isso levará de três a nove meses, pelo menos, e todo dia você se sentirá mais aliviado, mais e mais aliviado, e a confiança, por sua vez, irá aumentando simultaneamente.
Depois que o passado estiver claro e você tiver visto tudo o que aconteceu, você se livrará dele. Esta é a chave: tome consciência de tudo o que você tem na memória e você se verá livre disso. A consciência liberta, a inconsciência gera escravidão.
Só assim será possível ter confiança.

Osho
Inserida por RivaAlmeida
1 compartilhamento

O ódio é uma escravidão. O ódio é uma prisão imposta por você a si mesmo. E o ódio cria ódio, o ódio provoca ódio

Osho

O amor não necessita de qualquer referência. Essa é a beleza do amor e a liberdade do amor.

Osho
Inserida por NiravaGulaboBeth

A imensa beleza do amor é que ele é, sem qualquer referência. O amor brota em você, sem qualquer razão. É a sua felicidade transbordando, é o seu coração compartilhado. É o compartilhar da canção do seu ser. E compartilhar é um ato tão cheio de alegria, que a pessoa compartilha. Compartilhar por ser bom compartilhar, por nenhum outro motivo.

Osho

Mesmo os chamados grandes amantes  estão continuamente lutando, continuamente no pescoço dos outros, ranzinzas, destrutivos. E as pessoas pensam que isso é amor...
          O seu amor não é realmente amor, ele é o seu oposto. Ele é ódio disfarçado em amor, camuflado como amor, exibindo-se como amor. O verdadeiro amor é sem referências. Ele não pensa sobre o ontem nem sobre o amanhã. O verdadeiro amor é um espontâneo jorrar de alegria em você... e o compartilhar isso... e derramar isso... pela simples alegria de compartilhar, sem qualquer outra razão, sem qualquer outro motivo

Osho
Inserida por NiravaGulaboBeth

Os pássaros cantando de manhã, esse cuco cantando lá longe... sem qualquer razão.
O coração está simplesmente cheio de alegria e uma canção explode.
Quando eu estou falando sobre o amor, eu estou falando sobre esse amor. Lembre-se disso.
E se você puder entrar na dimensão desse amor, você estará no paraíso, imediatamente. E você começará a criar um paraíso na terra.
          O amor cria amor.

Osho

O amor cria amor, assim como o ódio cria ódio.
          ........O ódio nunca dissolve o ódio, a escuridão não pode dissolver a escuridão. Somente o amor dissolve o ódio, somente a luz pode dissolver a escuridão.

Essa é a lei. O amor é luz, a luz de seu ser; e o ódio é a escuridão de seu ser.

Se você estiver escuro por dentro, você vai sair lançando ódio por todos os lados.

Se você tiver luz dentro, então você irá irradiar luz ao seu redor.

Osho
Inserida por NiravaGulaboBeth

Você não pode fazer coisa alguma com a escuridão.
Lembre-se de que você também não pode fazer coisa alguma com o ódio
e essa é a diferença entre
os professores da moral
e os místicos religiosos.

Os professores da moral seguem propondo a lei falsa.
Eles propõem 'luta contra a escuridão, luta contra o ódio, luta contra a raiva, luta contra o sexo, luta contra isso, luta contra aquilo'.
Toda a abordagem deles é 'luta contra o negativo',
enquanto o verdadeiro e real mestre ensina a você a lei positiva: 

Ais dhammo sanantano (in Buda - a lei eterna -=somente o amor dissolve o ódio, somente a luz dissolve a escuridão.

Osho
Inserida por NiravaGulaboBeth

A vida é tão curta, tão momentânea...  E você a está desperdiçando em discussões?

Osho

Use toda a energia para meditação. É a mesma energia. Você pode brigar com ela ou você pode se tornar uma luz através dela...
          Buda diz: Lembre-se, se você depende de seus sentidos, você permanecerá muito frágil, porque os sentidos não podem lhe dar força. Eles não lhe podem dar força porque eles não podem lhe dar uma base constante. Eles estão constantemente num fluxo, tudo está mudando. Onde você pode ter um abrigo? Onde você pode construir uma base?

Osho

A meditação fará você desperto, forte e humilde.
A meditação fará você desperto porque ela dará a você a primeira experiência de si mesmo.
Você não é o corpo e
você não é a mente.
Você é pura consciência presenciando, testemunhando.
De repente, há um grande despertar interno.

Pela primeira vez você sente que você é.

Pela primeira vez você sente a verdade de seu ser.
          E certamente isso faz você forte,
você não é mais frágil, não como uma árvore fraca que qualquer vento curva. Agora você se tornou uma montanha.

Agora você tem uma base, agora você está enraizado, nenhum vento pode curvar a montanha.

Você se torna desperto, você se torna forte e ainda, você se torna humilde.

Essa força não traz qualquer ego para você.

Você se torna humilde porque você se torna consciente de que a mesma alma que testemunha existe em todo mundo, mesmo em animais, pássaros, plantas, rochas.
Essas são apenas maneiras diferentes de dormir.
Algumas pessoas dormem para o lado direito, algumas pessoas dormem para o lado esquerdo e algumas pessoas dormem de costas... Essas são maneiras diferentes de dormir.
Uma rocha tem sua maneira própria de dormir,
uma árvore, uma maneira diferente de dormir,
um pássaro, uma maneira ainda diferente.
Mas são apenas diferenças nas maneiras e nos métodos de dormir.
Fora isso,
mais profundamente,
no centro de todo ser, está o mesmo testemunhar, o mesmo Deus.
Isso faz você humilde, por que mesmo diante de uma rocha você sabe que você não é ninguém especial,
porque toda a existência é feita da mesma substância chamada consciência.
E se você estiver desperto, forte e humilde, você se torna mestre de si mesmo.....

Osho
2 compartilhamentos

Se você sofre, é para você. Se você se sente feliz, é para você. Se você se sentir contente, é por você. Ninguém mais é responsável pela forma como você se sente, só você e mais ninguém além de você.

Osho
580 compartilhamentos

Se eu tiver que barganhar e obter amor pagando com minha liberdade, esse amor não é pra mim.

Osho
59 compartilhamentos

Amor invoca amor e ódio invoca ódio. Tudo aquilo que nós damos retorna para nós. Essa é uma lei eterna. Assim, tudo aquilo que você deseja receber, é aquilo que você deve dar ao mundo. Você não pode receber flores em retribuição a espinhos.

Osho