Montaigne

126 - 150 do total de 159 pensamentos de Montaigne

É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si

Do medo é que eu tenho mais medo.

Não viajo sem livros, nem nos tempos de paz nem os tempos de guerra.

Quem segue outrem, não segue coisa nenhuma; nem nada encontra, mesmo porque não procura.

Acho que prazeres devem ser evitados se acarretarão dores maiores como consequência, e que as dores a serem desejadas são aquelas que resultarão em prazeres maiores.”

O mundo é por excelência o templo sagrado a que o homem tem acesso a fim de contemplar monumentos que não foram construídos pela mão humana, mas sim erguidos pela divina sabedoria.

Todas as espécies existem em um número mais ou menos variado, o que nos induz a crer que não seja este mundo a única obra isolada de Deus nem que a matéria de que ele se serviu para criá-lo se haja esgotado.

Nosso maior prazer neste mundo são os pensamentos agradáveis e a grande arte da vida consiste em tê-los no maior número possível.

Quando alguém conhece a si mesmo está conhecendo a singularidade e não a totalidade do homem. Conhecer a nós mesmos não é a garantia de conhecer os outros.

Um homem precisa de ouvidos fortes
Para ouvir o que se diz sobre ele,
Quando é julgado com liberdade.

"O cuidar dos funerais, a escolha da sepultura, a pompa das exéquias, visam mais à consolação dos vivos do que ao interesse dos mortos."

[⁠O ateísmo é] uma concepção monstruosa e antinatural, e difícil de ser aceita pelo espírito humano, ainda que insolente e anárquico, embora se encontre quem a ostente, seja por rebeldia, seja pela vaidade de emitir opiniões originais e reformadoras.

Michel Montaigne
Ensaios: Raimond Sebond. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
Inserida por leofraden

Todas as coisas estão sujeitas a passar de uma
mudança a outra; a razão, buscando nelas uma subsistência real,
só pode frustrar-se, pois nada
pode apreender de permanente, já
que tudo ou está começando a ser - e absolutamente ainda não é
- ou então já está começando a morrer antes de ter sido

Inserida por marciobovary

Cada homem tem em si a condição inteira da humanidade.

É impossível conversar de boa-fé com um tolo: não é só o meu juízo o que se corrompe nas mãos de um dono tão impetuoso, mas a minha consciência também.

Quem se vangloria de seu saber não sabe o que é o saber; o homem não é nada quando pensa ser alguma coisa; quando se exalta engana a si próprio.

Se tudo o que não vemos não existisse, nossa ciência se acharia muito empobrecida.

Uma fealdade e uma velhice confessada são, a meu ver, menos velhas e menos feias do que outras disfarçadas e esticadas.
-- Michel de Montaigne

Inserida por jjovanil

O lucro de um é o prejuízo de outro.

Inserida por DavidFrancisco

Não estamos nunca junto de nós, mas sempre para além de nós mesmos.

Inserida por DavidFrancisco

Não morremos porque estamos doentes, morremos porque estamos vivos.

Inserida por DavidFrancisco

Quem não tem boa memória não deve mentir.

Inserida por DavidFrancisco

Qualquer outra ciência é prejudicial para quem não tem a ciência da bondade.

Inserida por LEandRO_ALissON

O mais constante sinal de sabedoria é um constante júbilo.

Inserida por LEandRO_ALissON

Diz Cícero que filosofar não é outra coisa senão preparar-se para a morte. Isso porque de certa forma o estudo e a contemplação retiram a nossa alma para fora de nós e ocupam-na longe do corpo, o que é um certo aprendizado e representação da morte; ou então porque toda a sabedoria e discernimento do mundo se resolvem por fim no ponto de nos ensinarem a não termos medo de morrer. Na verdade, ou a razão se abstém ou ela deve visar apenas o nosso contentamento, e todo o seu trabalho deve ter como objetivo, em suma, fazer-nos viver bem e ao nosso gosto, como dizem as Santas Escrituras. Todas as opiniões do mundo coincidem em que o prazer é a nossa meta, embora adotem meios diferentes para isso; de outra forma as rejeitaríamos logo de início, pois quem escutaria alguém que estabelecesse como fim o nosso penar e descontentamento?"

Inserida por LEandRO_ALissON