Lucas
Há um descanso que não vem quando tudo se resolve, mas quando você entende que não precisa resolver tudo sozinho.
Pedro não chorou apenas porque havia cometido um erro. No texto original, a ideia é de alguém que foi profundamente abalado ao perceber quem havia se tornado naquele momento. Horas antes, ele prometera que jamais abandonaria Jesus. Horas depois, o negou três vezes. O choro de Pedro não nasceu da fraqueza. Nasceu do confronto entre quem ele queria ser e quem ele viu no espelho. Porque algumas dores não vêm do que fizeram conosco. Vêm da pessoa que nos tornamos em meio ao medo. E às vezes somos nós. Tentando seguir em frente… enquanto ainda carregamos o peso dos nossos próprios erros.
Os mesmos que gritaram “Hosana” para Jesus foram os mesmos que depois gritaram “Crucifica-o”. Por isso, nunca baseie sua identidade na aprovação das pessoas, mas naquilo que Deus diz sobre você.
Reconstruir a fé é aceitar que algumas perguntas nunca terão resposta, mas ainda assim escolher permanecer. Não porque tudo faz sentido, mas porque Deus continua sendo abrigo mesmo quando não explica.
No original grego, a palavra usada para ansiedade carrega a ideia de uma mente dividida em muitas direções ao mesmo tempo. Jesus não estava proibindo planejamento. Estava alertando sobre o peso de tentar controlar um futuro que ainda não chegou. Porque a ansiedade faz a pessoa sofrer duas vezes: uma no presente e outra em cenários que talvez nunca aconteçam. E às vezes somos nós. Vivendo dias que Deus nos deu... enquanto carregamos preocupações que Deus nunca nos pediu para carregar.
Enquanto você tenta entender o que Deus está fazendo, Ele já está cuidando do que você ainda não consegue ver. O invisível não é ausência de ação. É ação fora do seu campo de controle.
ESCURIDÃO
A escuridão já me consome e não sei o que fazer.
Procuro andar em verdes pastos, mas espinhos perfuram meus pés.
Estou perdido. Tudo ao redor me é estranho.
Não consigo ver bem, penso que a luz já não existe.
Será que conseguirei encontrar uma luz?
Não entendo o porquê escuto vozes sem rosto.
Elas me dizem que não posso encontrar a luz.
Uma barragem obscura faz-se empecilho na minha trilha.
Acredito que já não me resta esperança,
Devo me conformar, não tem solução.
Quando penso que tenho forças,
Percebo que estou mais fraco.
Como pode isso acontecer? Será uma ilusão?
A lágrima é minha amiga.
A dor minha minha irmã.
A solidão minha companheira.
Já não há solução.
Não importa o quanto eu luto,
Há de vencer sempre aquilo que não vejo.
Quem poderá me ajudar?
Será a luz que tanto anseio?
Tento não criar expectativas,
Pois sei que elas serão temporárias.
Mas há algo em mim,
Que embora esteja lá no profundo do meu ser,
Luta constantemente me dizendo: "um dia você irá vencer..."
Será?
No original hebraico, Gideão não estava apenas falando sobre sua posição na família. Ele estava revelando a forma como enxergava a si mesmo. Quando Deus o chamou para liderar, sua primeira reação não foi coragem. Foi insuficiência. Gideão acreditava que havia pessoas mais preparadas, mais capazes e mais importantes do que ele. Por isso sua resposta carrega um peso tão humano. Porque muitas vezes o maior obstáculo não está diante de nós. Está dentro de nós. E às vezes somos nós. Diminuindo aquilo que Deus pode fazer... porque não conseguimos enxergar valor em quem nos tornamos.
Aquele que se inclina à política e ao mundo já revelou onde está o seu coração. Por mais que sua boca fale de Deus, suas prioridades testemunham outro senhor. Afinal, não é o que se proclama com os lábios que define a fé, mas aquilo a que se entrega a vida.
Cristão de verdade não assiste à Copa. Porque quem se inclina ao mundo não pode dizer que está inclinado diante de Deus. Ninguém permanece prostrado em duas direções ao mesmo tempo.
