Lin Yutang

Encontrados 19 pensamentos de Lin Yutang

Não se pode chamar leitura a essa tremenda quantidade de tempo que se perde com os jornais.

A paz e a força são duas mulheres ciumentas que recusam-se sempre a ficar na mesma casa.

A paz da consciência é o maior de todos os dons. Uma pessoa com a consciência limpa não tem motivos para temer os espectros.

O erudito é como o corvo que alimenta os seus filhotes vomitando o que comeu. O pensador é como o bicho da seda, que não nos dá folhas de amoreira, mas seda.

A história humana é o resultado do conflito dos nossos ideais com as realidades, e a acomodação entre os ideais e as realidades determina a evolução peculiar de cada nação.

Todos nós temos a ideia pervertida de que o cérebro humano é um órgão para pensar. Nada está mais longe da verdade.

Não há no mundo livros que se devam ler, mas somente livros que uma pessoa deve ler em certo momento, em certo lugar, dentro de certas circunstâncias e num certo período da sua vida.

Além da nobre arte de fazer, existe a nobre arte de não fazer coisas. A sabedoria consiste em eliminar o que não é essencial.

Quanto mais alto subir um homem, mais temerá a queda. As ilusórias recompensas da fama são contrabalançadas com as vantagens da obscuridade.

Além da nobre arte de fazer coisas, existe a nobre arte de deixar coisas sem fazer. A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial.

O segredo da felicidade consiste em sabermos gozar o que temos e perder toda a atração pelas coisas que estão além do nosso alcance.

Muito difícil é a clareza de pensamento e, contudo, só quando o pensamento se torna claro, faz-se possível a simplicidade.

O homem se torna sábio porque se torna sutil e engenhoso. Tudo é simples. Tudo é claro. Por êste motivo é que acredito que um espírito são e razoável, caracterizado pela simplicidade na vida e no pensamento, só pode ser conseguido quando há predomínio do humor.

É claro que são possíveis dois critérios opostos da dignidade humana: um que considera o vagabundo e outro que considera o soldado como ideal; um que julga que a pessoa que conserva sua liberdade e individualidade é o tipo mais nobre, e outro que julga que uma pessoa que perdeu por completo o juízo independente e entregou ao governante do Estado todos os direitos e crenças e opiniões privadas, é o melhor e mais nobre que existe.

Inserida por nuit

Tal como o homem que tem o estômago ulcerado dedica todos os seus pensamentos a seu estômago, uma sociedade de economia enfêrma e dolorosa está sempre oculpada em pensamentos de economia. [...] Em lugar de homens, temos membros de uma classe; em lugar de idéias e preconceitos e idiossincrasias pessoais, temos ideologias ou pensamentos de classe; em lugar de personalidades temos fôrças cegas e em lugar de indivíduos temos uma dialética marxista que controla e prevê tôdas as atividades humanas com infalível precisão. Todos progredimos alegres e entusiàsticamente para o padrão das formigas.

Inserida por nuit

... a filosofia é apenas uma comum, uma improvisada visão das coisas e da vida em geral, e cada pessoa a tem em maior ou menor grau. Todo aquêle que se negue a encarar o panorama da realidade segundo seu valor superficial, ou se negue a crer em cada palavra no jornal, é mais ou menos um filósofo. É o tipo que resiste a que o enganem.

Quando vemos uma pessoal procurando afanosamente alguma coisa num terreno, o homem sábio pode propor um quebra-cabeças para que o resolvam os espectadores: que perdeu essa pessoa? Alguém supõe que foi um relógio; outro que é um broche de diamantes; e outros arriscarão respostas diversas. Depois de fracassadas tôdas essas respostas, o homem sábio, que na verdade não sabe o que procura a pessoa no terreno, diz aos espectadores: "Eu vos direi. Perdeu fôlego."

Inserida por nuit

O sábio lê livros, mas lê também a vida. O universo é um grande livro e a vida é uma grande escola.
(A importância de viver)

Amar uma bela mulher com o sentimento de amar as flores aumenta a agudeza da admiração; amar as flores com o sentimento de amar as mulheres aumenta a ternura em protegê-las.

As mulheres são flores que sabem falar e as flores são mulheres que exalam perfume. Aprecia antes o falar que o perfume.

Inserida por fabioi