Coleção pessoal de nuit

1 - 20 do total de 31 pensamentos na coleção de nuit

O grandíssimo livro [da natureza] está escrito em língua matemática e os caracteres são os triângulos, círculos e outras figuras geométricas (...) sem as quais se estará vagueando em vão por um obscuro labirinto.

Galileu Galilei
1 compartilhamento
Tags: matemática física

Most codes were designed by dilettantes and amateurs with no grasp of the underlying mathematics. It really is quite pitiable.

Neal Stephenson - Cryptonomicon
1 compartilhamento

Todo problema que resolvi acabou se tornando uma regra que serviu posteriormente para resolver outros problemas.

René Descartes
1 compartilhamento
Tags: problemas física

Ninguém desce duas vezes o mesmo rio.

Heráclito
10 compartilhamentos
Tags: mudança livre-arbítrio

Que seu alimento seja seu remédio.

Hipócrates
4 compartilhamentos

Todas as palavras não foram feitas para os que são pesados? Não mentem todas as palavras ao que é leve? Canta! Não fales mais!

Nietzsche
1 compartilhamento
Tags: filosofia verdades

Se alguma vez descobri céus tranqüilos sobre mim voando com minhas próprias asas em meus próprio céu; se nadei, brincando em profundos lagos de luz e se minha liberdade conquistou uma sabedoria de ave, mas assim fala a sabedoria de ave: "Olha! Não é alto nem baixo! Lança-te em volta, para diante, para trás, leve como és! Canta! Não fales mais!

Nietzsche
1 compartilhamento
Tags: liberdade sabedoria

A cada alma pertence um mundo diferente. Para cada alma, toda outra alma é um além-mundo.

Nietzsche
2 compartilhamentos

Meus irmãos, alguém olhou uma vez o coração dos homens de bem e dos justos, e disse: "São os fariseus". Ninguém, porém, entendeu.
Os homens de bem e os próprios justos não deveriam compreender isso. O espírito deles é um prisioneiro de sua consciência. A loucura dos homens de bem é de uma insondável prudência.

Nietzsche
1 compartilhamento

A vontade liberta porque a liberdade é criadora. Assim é que eu ensino. E só para criar precisais aprender!

Nietzsche
3 compartilhamentos
Tags: vontade liberdade

Salvar o passado no homem e transformar tudo "o que foi" até a vontade de dizer: "Mas eu queria que fosse assim! Assim o hei de querer!"

Nietzsche
1 compartilhamento

Esta é minha doutrina. Aquele que quer aprender a voar um dia, deve desde logo aprender a manter-se de pé, a andar, a correr, a saltar, a subir e a dançar. Não se aprende a voar logo à primeira tentativa!

Nietzsche
11 compartilhamentos

É preciso aprender a amar-se a si próprio com amor sadio, a fim de aprender a suportar-se a si mesmo e a não vaguear fora de si mesmo.

Nietzsche
5 compartilhamentos

Eu sou Zaratustra, o ímpio. Onde encontrarei outro igual a mim? São iguais a mim todos aqueles que por si próprios definem sua vontade e se livram de toda resignação.

Nietzsche
7 compartilhamentos
Tags: resignação mudança

Estou diante de minha mais alta montanha e de minha mais longa viagem! Por isso tenho que descer como nunca desci!
Tenho de ir ao fundo da dor mais do que nunca, até suas águas mais escuras! Assim o quer meu destino. Coragem! Estou pronto!

Nietzsche
5 compartilhamentos

Para ver muitas coisas é preciso desaprender a olhar para si mesmo. Essa dureza é necessária para escalar montanhas.

Nietzsche
173 compartilhamentos

Quando vemos uma pessoal procurando afanosamente alguma coisa num terreno, o homem sábio pode propor um quebra-cabeças para que o resolvam os espectadores: que perdeu essa pessoa? Alguém supõe que foi um relógio; outro que é um broche de diamantes; e outros arriscarão respostas diversas. Depois de fracassadas tôdas essas respostas, o homem sábio, que na verdade não sabe o que procura a pessoa no terreno, diz aos espectadores: "Eu vos direi. Perdeu fôlego."

Lin Yutang
1 compartilhamento
Tags: identidade trabalho

... a filosofia é apenas uma comum, uma improvisada visão das coisas e da vida em geral, e cada pessoa a tem em maior ou menor grau. Todo aquêle que se negue a encarar o panorama da realidade segundo seu valor superficial, ou se negue a crer em cada palavra no jornal, é mais ou menos um filósofo. É o tipo que resiste a que o enganem.

Lin Yutang
1 compartilhamento

Tal como o homem que tem o estômago ulcerado dedica todos os seus pensamentos a seu estômago, uma sociedade de economia enfêrma e dolorosa está sempre oculpada em pensamentos de economia. [...] Em lugar de homens, temos membros de uma classe; em lugar de idéias e preconceitos e idiossincrasias pessoais, temos ideologias ou pensamentos de classe; em lugar de personalidades temos fôrças cegas e em lugar de indivíduos temos uma dialética marxista que controla e prevê tôdas as atividades humanas com infalível precisão. Todos progredimos alegres e entusiàsticamente para o padrão das formigas.

Lin Yutang
1 compartilhamento

É claro que são possíveis dois critérios opostos da dignidade humana: um que considera o vagabundo e outro que considera o soldado como ideal; um que julga que a pessoa que conserva sua liberdade e individualidade é o tipo mais nobre, e outro que julga que uma pessoa que perdeu por completo o juízo independente e entregou ao governante do Estado todos os direitos e crenças e opiniões privadas, é o melhor e mais nobre que existe.

Lin Yutang
1 compartilhamento
Tags: liberdade dignidade