Autêntico, Autenticidade

Cerca de 1448 frases e pensamentos: Autêntico, Autenticidade

⁠Vergonha é ter vergonha de quem você é.

⁠Muito da nossa infelicidade e decepções, provém, do uso impositivo de máscaras sociais, quando nos amoldamos a grupos, fingindo ser outra pessoa, não falando a verdade a nós mesmos e anulando a nossa essência.

Pensar com a própria mente, é o que lhe proporcionará uma vida de qualidade ... todo pensamento coletivo, em algum momento lhe manterá na inercia !

⁠Numa cultura tecnológica, os únicos valores reconhecidos são dinheiro, poder e sucesso. Autenticidade é uma coisa do passado, atualmente representada por peças genuínas de antiquário. Daí o seu valor.

Alexander Lowen
Medo da vida: Caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 2022.
...Mais

⁠A vida dá sinais, porém, quando estamos desfocados, não conseguimos interpretá-los.

⁠No momento em que você deixa de fingir e experimenta, mesmo que por breves segundos, a verdadeira felicidade, sua vida se transforma radicalmente. É como saborear algo pela primeira vez; tudo o que foi dito ou teorizado anteriormente perde o sentido diante da autenticidade dessa experiência.

⁠Quando não se sabe o próprio valor, tornamo-nos refém da percepção do outro sobre nós mesmos. Talvez pelo medo de encarar a realidade do que se é, medo de não gostar do que se vê, medo de saber que é preciso mudar e melhorar sempre. Pois se o outro me valida sempre, então estagno-me confortavelmente em mim mesmo e visto a minha própria pele e defeitos sem culpa.
No entanto, perde-se a autenticidade de ser germinado em si mesmo.

⁠Você consegue dizer "NÃO, sem o medo de perder algo ou alguém ?

⁠O modo como os outros te enxergam reflete a visão deles, não o teu valor.
Moabe Teles

⁠Ser quem você é, é o maior ato de liberdade.

“Se você esquecer quem é, os outros vão te transformar naquilo que eles querem que você seja. O preço de agradar a todos é perder a si mesmo.
Uma identidade emprestada nunca encaixa na alma. Ser quem você é incomoda? Então, você está no caminho certo. A maior revolução é viver sua verdade sem permissão.”

Mais um dia se inicia. E aproveito pra te perguntar:
Quanto você tem no bolso, meu amigo?
Será que tem o suficiente pra pagar o preço de ser você hoje?

Aliás, antes de mais nada, responda pra si mesmo: qual o seu preço? Qual o seu valor? Você é do tipo promoção, preço em conta, caro ou caríssimo? Até que ponto você não abre mão dos seus ideais, não se deixa levar pelo espírito de manada e não se acovarda diante de intimidações pra defender aquilo que acredita ou manifestar amor por aquilo que gosta?

Ou você é de graça? Que se vende por qualquer coisa (seja por pressão, por vergonha, por desejo de aceitação, por medo ou para agradar o próximo)? Sabe como, né... igual camaleão: que fica azul se o colocam no azul ou amarelo se o colocam no amarelo. Bem, se for esse o seu caso, pode parar de ler aqui. Não me leve a mal, não quero parecer rude. Mas não é com você que eu estou falando.

Quero trocar uma ideia com aqueles que tem valor. E que por consequência pagam um preço todos os dias por isso.

E aí, quanto te custa ser você? A mim custa caríssimo.
Então volto a fazer a pergunta inicial: o que você carrega no bolso todos os dias é suficiente pra pagar o teu preço? Você está bem abastecido de amor próprio, autoconfiança, sabedoria e humildade? É preciso humildade sim, meu amigo! Sobretudo pra reconhecer uma falha, uma ideia errada, um ato ou sentimento injusto. Não confunda as coisas: o fato de você ser firme em seus ideais não significa que tenha que ser inflexível ou mente fechada para o resto do mundo. Autenticidade não é sinônimo de intolerância. Nem de burrice.

Encha os bolsos, companheiro. Pague o seu preço.
O mundo está vendido demais. As pessoas se vendem a troco de qualquer coisa.

Seja raro. Seja caro

Consiga formar sua identidade e persista no que você é.

⁠Viva a sua verdade, aquela que não deve explicações para ninguém.

Se o que as coisas que você faz é considerada atitudes de um monstro, então bata no peito com honra e respeito, e fale: eu não sou um monstro, sou o próprio demônio.

Inserida por kamissama1

Nesse mundo de desconfiados e "desconfiômetros", de irônicos, de descrentes de tudo e todos, da humanidade como um todo. Reconfortante é encontrar alguém em que acreditar, é ter um elo de confiança, sentir-se seguro, tranquilo, transparente. Quando há tantos relacionamentos superficiais, formais, padronizados, tipo atendente de loja, supermercado, sorrindo somente para agradar ao cliente, e por dentro tolerando-os, não vendo a hora que o expediente acabe, termine toda essa farsa, de fechar a cara, retirar a mascara, e voltar a usar a cara de sempre como se tivesse ninguém na sua frente. Bom é sentir-se a vontade com um igual, gente de verdade, não um estereotipo, um poço de egoísmo, indiferença e má vontade. Gente que fale a mesma língua, que esteja presente, que some, que faça a diferença, que mostre que nem todo mundo é igual, que nem tudo tá perdido, que em meio a cacos de vidros, pode-se encontrar, ainda, diamantes, exuberantes, raros, difíceis de encontra-los. Por uma joia de gente assim, que não tem preço, criamos apreço. - Fábio Murilo.

Inserida por Fabio02

Não me interessam sua condição social, econômica ou cultura, mas a pessoa que você é.

Inserida por tamercomvc

Diante da máxima "seja você mesmo!", pense:
Ser eu mesmo irá melhorar ou piorar tudo?
Dependendo da resposta, não seja!

Inserida por Liandi

As palavras, quando desacompanhadas de atitudes, soam vazias e inconvincentes.

Inserida por LazaroGomes

Querer agradar a todos é se anular.

Inserida por ex-isto

Saber quem eu sou, implica também em não saber muito bem quem eu sou.

Inserida por ex-isto