As Atitudes Destino
LXXXIV
Tua gente veio
e o destino fundou,
a tirolesa cruzou
o céu da memória
que foi com amor
foi feita a História.
O sino da Matriz
a manhã brinda,
não deixa esquecer
que a herança de fé
é a coisa mais linda.
Tua gente cruzou
um Oceano inteiro,
o acorde na gaita
do tempo tocou:
tudo nesta terra
cada um superou.
O passo do teu
lindo folk trentino
ninguém parou,
em nós e aqui
mora a esperança.
Tua gente semeia
com boa vontade
e colhe com a bênção
das matas serenas,
não teme desafios
e faz a vida valer a pena.
Não existe super potência solitária. O veneno que se distribui pela força do destino sempre volta para si mesmo. Não importa o seu tamanho.
Jupiá
O destino te fez nascer
das mãos do Sr. Edemar,
deste Oeste a tua História
é linda para se contar.
O teu nome de cinco
letras é para lembrar
da tua grandeza guarani
e Pátria para a gente louvar.
O Divisor dos Ventos
traz o acolhimento
sempre que busco
admirar em recolhimento
o quê tu fostes, és e será.
Meu remoinho amoroso
que na simplicidade
dos pioneiros se ergueu cidade,
Na cachoeira hei de escrever
nas águas infinitos poemas.
És a minha amada Jupiá
filha preciosa de Santa Catarina,
de Nossa Senhora de Aparecida
és incontestável devota,
e minha razão de ir, voltar
e de nunca nesta vida te deixar.
Diante dos meus olhos
testemunhei Kherson
depois de meses em liberação,
a fogueira do destino
continua acesa no meu coração.
Depois de tanto falar
sobre as mentiras do tirano,
as festas por Kherson mostraram
que nunca estive em engano.
O mal deve ser na vida evitado
e o quanto antes por prevenção,
uma sanção diferente por dia
já teria promovido a pacificação.
Muitos pensam só aquilo que
é pragmático para resolver
os seus problemas a curto prazo,
e um dia isso vai custar muito caro.
O destino foi bondoso
em nos unir no caminho,
Celebramos hoje porque
chegamos até aqui,
Somos um só coração
mais precioso do que rubi.
Entre o Oriente e o Ocidente
trazendo o signo peregrino
de ser poetisa como destino
que a ponta desta caneta
e a toda a minha inspiração
dançam uzundere no papel
para capturar o seu coração.
Com o romantismo dos séculos
sei que sou capaz além
da poesia de te fazer tocar o céu,
porque no meu silêncio
a certeza vem ganhando terreno
de pertença em tuas mãos.
Entre o Oriente e o Ocidente
somos o sonho incansável,
o minarete perene,
os sinais dos vitrais coloridos
e os nobres tapetes estendidos.
Rodeio Primorosa
Desta cidade sou a poetisa,
o encontro do destino
que você não tem visto
e que acampam em ti
neste Médio Vale do Itajaí.
Na beira do Rio Itajaí-Açu
no canto dos pássaros
e no Pico do Montanhão
coloquei meu coração.
Da cidade de Rodeio
sou a poetisa para você
que fascina com tudo
o quê você achava que
na vida não existia.
Rodeio primorosa
dos meus dias amorosa,
és a terra catarinense
bela, sublime e poética.
O caminho que nos
colocou no mesmo
destino e poesia
brilhava como fabulita,
Comemoramos hoje
o nosso amor e damos
graças ao dom da vida.
Forte, firme, perene
e lindo como ébano
florido nasceu
o destino de amor,
Você vive comigo
e eu contigo,
Comemoramos felizes
o amor mais bonito!
Poesia de junho
soprando no rosto,
escrevendo suave
o nosso destino
e trazendo paz,
amor e carinho.
Rodeio é o Destino
Rodeio é o destino
que vai unir você comigo,
Porque nós temos
um amor bonito
e um romance a ser escrito.
Em direção a Rio do Sul
pegando a BR-470
quando você enxergar um
caminho que é um poema,
É ali que fica Rodeio
entre Timbó, Ascurra
e a poesia que do Pico do Montanhão
tem quase a mesma altura.
Rodeio é o destino
que não te deixa sossegado,
Porque o seu coração
me pertence e você por
mim está apaixonado.
Cada poema que todo o dia
vem sendo escrito
é para chegar como uma
canção e ser ouvido,
Como se eu passasse o tempo
todo as mãos nos teus
cabelos fazendo carinho.
A caneta do destino
com muita poesia
está na tua mão
para escrever um
setembro bonito
com paz e amor no coração.
Dentro do teu peito
por fina ironia
nas mãos do destino
amorosamente
tornei-me a poetisa
dos teus esquemas
com meus poemas;
Você de mim não
sabe mais regressar
e todos os dias está
navegando no mar
da paixão e do amor.
O Hemisfério Celestial Sul
dança sobre este destino
profético, poético e profundo,
Carregando o fascínio,
a devoção e o poema oculto,
Porque dos meus beijos
não há mais como adiar,
Te esperar para mim é grei
e ter paciência eu sei;
Não há mais como nos distanciar
porque nem mesmo as fronteiras
são limites para quem sabe amar.
Caliandras esplendem
como estrelas no destino
amoroso reservado para nós,
Não abandonemos a troca
de delicadezas como hábito,
Porque são elas que mantém
os corações apaixonados
e casais como eternos namorados.
Tudo o quê tenho pedido
ao Deus do meu destino
neste Hemisfério Sul
é que os meus poemas
sejam imparáveis
alimentando os sonhos
de liberdade dos justos
tais como os frutos
das gentis Capororocas
que alimentam os pássaros.
Como as Baguaçús do destino
nascidas perto das veredas
existem para proteger,
Assim são muitas das lendas
que como elas não nasceram
para a gente comer;
As lendas nasceram igualmente
para manter a invencibilidade
protegendo o rio da nossa
existência por toda a eternidade,
Nós dois ouvimos várias vezes:
"-Na vida tem uma razão de ser".
(Fui eu que coloquei o teu coração dentro do meu para te proteger).
