Arrogância
Na maioria das vezes as pessoas da nossa convivencia, só chama quando precisa, só são boazinhas quando querem algo, são falsas na maioria e ninguem se preocupa com ninguem de verdade. È o jogo do toma lá da ca, e na arrogancia de cada um vão seguindo vivendo as verdades que lhes convém, tirando proveito da boa vontade alheia. Talvez, só talvez o ser humano esteja na hora da extinção, pois a podridão que vai na alma da maioria, dificil explicar. Os que ainda tem alma boa tem que abrir a mente, abrir os olhos e ver que não podemos obrigar que nos respeitem, mas podemos sim nos retirar, e nos recusar a ser desrespeitados. Não podemos impor sentimentos, mas podemos nos retirar e também não sentir nada. Se não conseguimos Amar, que ao menos aprendamos a respeitar o Outro que caminha junto nossa jornada, nossos companheiros, nossa familia, nossos Amigos. Ser gratos pelo que temos, pelo que recebemos, pelo que vivemos e por tudo que nos é dado de graça, sem arrogancia, com humildade de coração, respeitar.
E eis que de toda ambição do ser humano, a pior delas é: Colher os frutos do que nunca plantou. Deus (Allah) é justo, ele nos deu o livre arbitrio exatamente para que não culpassemos a ele ou 'a alguem depois.Se passamos pela vida causando discordia, mentiras, falsidades, traiçao, ignorancia, desamor, arrogancia, prepotencia, sentimentos de superioridade. Oras como vamos esperar que coisas boas nos aconteçam?.....Pode não ser hoje, pode não ser amanha, mas ajustiça da vida e as voltas que o mundo dá, farão com que colhamos exato isso que temos plantado. Não adianta espernear, porque o que plantamos é opcional, mas a colheita é obrigatória. Plantemos coisas boas, que coisas boas nos virão. Sejamos amaveis no trato, educados, verdadeiros, gratos, comprometidos, polidos, e acima de tudo Humildes, nos colocando sempre no lugar do outro antes de agir, de falar, de destilar nosso veneno. A vida sempre vai sorrir pra quem assim agir.
Humilhar o próximo e a maneira mais grosseira de sentir-se melhor ou maior que o outro,tudo por que a arrogância limita a visão de um futuro comum.
Todos, na intimidade da consciência, carregam o absurdo.
Nossa moral e lucidez foi baseada nas mentes dissimuladas daqueles poucos que se sentiam no direito de julgar sem se mostrar como realmente são.
O dia amanheceu florido; as aves em profundos chilreios; o sol brilhando no horizonte; a alegria contagiante; o arrebol brilhou, afinal de contas, menos um arrogante no jardim da fantasia.
Dizem que as pessoas honestas e diretas demais acabam ficando sozinhas por falarem o que pensam sem filtros. Entretanto, conheço dezenas de pessoas gentis, educadas, empáticas e amorosas que são legítimas, honestas e diretas em suas manifestações, falando o que pensam sem filtros, e são amadas por serem como são. nunca estão sós. O problema está é em uma pessoa arrogante, prepotente, orgulhosa e agressiva, ser honesta e direta. A questão não está na atitude, e sim, na natureza de quem a adota.
Não perca tempo e energia com quem acredita sempre ter a razão. Por mais que a vida tente provar o contrário, para os arrogantes até a mudança de órbita do planeta não é o suficiente como argumento.
Se por algum motivo você brigar com seu vizinho, mostre maturidade e peça desculpas. Um dia, talvez, você possa precisar dele, e se ele for generoso em te ajudar, você se sentirá humilhado, pois a generosidade é a maior humilhação que um arrogante pode receber.
A convivência social se torna muito simples, se cada um fazer o seu papel mas, alguns querem ser o único a brilhar com sua imbecilidade e arrogância.
É muito difícil, sim, pro brasileiro encarar uma mulher negra de frente sem taxá-la de metida, prepotente, arrogante.
Diz-se ser o silêncio a arma de defesa do Sensato.
Será mas...
É MUITO mais a de ataque
do Arrogante, do Abusador!
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Aprendi em sala de aulas no Vale do Mucuri, que a dogmática do sistema de freios e contrapesos, conhecida como teoria da Separações de poderes, é uma espécie de controle do poder, pelo próprio poder, sistematizada em 1789, no artigo 16, na conhecida tripartição clássica dos poderes da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Hoje, com a missão de ensinar, tenho a vergonha de repassar o modelo do Brasil, uma ditadura que mudou de lugar. Coisa nojenta, interferência de um Superpoder, um modelo Top 10, oneroso, arrogante, ineficiente, seletivo, paupérrimo de espírito, moroso, injusto, hipócrita, desumano e ideológico.
"Pare para ver a imensidão e beleza do céu, mesmo num dia de cores tênues, a simplicidade das cores impressionam o espectador. Neste momento o céu está olhando para umas formiguinhas que falam, algumas menores que falam demais e outras gigantes que reconhecem a sua pequenez."
A moça.
Havia uma moça,
que gostava de mim
me olhava com encanto
e, eu, presumido e envaidecido,
nada decidi.
A moça desgostou,
na minha rua não passou,
cansou-se de minha arrogância.
Cansou-se de minha ignorância.
A moça, talvez ressentida,
sem contrapartida, partiu.
sumiu...
Talvez sentida.
Saudades desmedidas, incontidas
daquela moça, de seu encanto,
que não mais encontrava, em
buscas desalentadas e vazias,
afogado em vinhos, pelos cantos.
Saudades doloridas de algo que não vivi,
E que faria meu coração bater mais forte?
Que ainda permanece aqui.
O óculos do orgulho não permite a pessoa enxergar a realidade. Pois ao se achar boa demais ela não se permite ouvir os outros. Alguem ja disse: "Ninguem sabe demais que nao precise mais aprender e ninguém étão ignorante que não tenha nada a ensinar." Mas o arrogante desconhece seu lugar.
ESPAÇO
O vácuo ocupa muitos corações,
mas não existe a gravidade zero.
Todos somos inclinados por uma força,
tal qual não a conhecemos quando vivemos a mercê da ignorância.
As coisas vãs já não podem preencher o vazio,
vazio esse que domina meu coração,
a certeza me alerta,
mas sou como furacão.
Minhas palavras se tornaram meteoros,
que colidem causando estrago;
por isso vivo a queda livre;
em espasmo sonhando, desperto!
na vida,
eu morro.
