Apego
A alegria de ver a Piúva-amarela
florescida só faz reforçar
o apego que tenho por esta
amada terra que me faz sentir livre.
Tão livre para não me importar
se terei amigos ou não,
Porque o quê realmente conta é
a liberdade na mente e no coração.
O quê vale é a intenção e a intensidade nesta breve viagem que é a vida que nos pede ao menos uma dose de realidade.
No final eu sei que o destino haverá
de nos encontrar e tudo há
de conspirar sempre a nosso favor.
SONETO DE APEGO
Esse amor que se lança, em melodia
lúdico aos meus braços, tão sedutor
me arrebata, e me acaricia e balbucia
sensações no desejo, agradável ardor
Esse amor, inteiriço, alma e poesia
que suspira paixão e põe a compor
emoção, única a que dei os, alegria
e mais e mais, então, mais eu daria
Esse amor que a predileção ganha
a grandeza de repartir a quem ama
e guarda aquele sentimento singelo
Esse amor é inocente. Tão donzelo
talvez, mas ao toque que se flama
é amor que se derrama, rijo e belo!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
22, agosto, 2021, 06’21’ - Araguari, MG
Nosso apego é manejado,
Com cordas e crinas,
Vem resistindo,
Mais que o tempo tragável,
E as dores inacabáveis,
O apego ao poder, e o seu exercício, sem limites, evidenciam a debilidade do espírito e a fraqueza interior.
"A causa máxima de todos os infortúnios e das tragédias humanas é o apego doentio às coisas materiais".
É o apego não volátil a verdade, que refina o caráter e proporciona a ação social oriunda dele, mais efetiva e abrangente.
O apego às coisas é um sentimento estranho que pode causar muita dor, angústia. Ter apego aos financiamento as pessoas. O apego é um setimento com pensamentos estranhos e abusivos. Ser pertinente ao apego nas relações, todos sofrem com isso. Bem-aventurados os que buscam a proteção e o favor do Senhor em suas vidas. Provérbios 11.15
https://bibliajfa.com.br/app/acf/20O/11/15
Apego é uma relação com sentimento estranho e adoecido.
A obsessão por objetos é um sentimento estranho que pode causar muita dor e sofrimento. O apego é um sentimento com pensamentos estranhos e abusivos. Todo mundo sofre quando fica obcecado por alguém ou alguma coisa. "Bem-aventurados os que buscam a proteção e a graça do Senhor em suas vidas", bem-aventurados os que se separam do que lhes é estranho. Provérbios 11.15
"O apego doentio às coisas materiais ainda vai destruir a humanidade ou, na hipótese mais otimista possível, arruiná-la drasticamente a levando de volta à Idade da Pedra"
Sob o apego doentio às coisas materiais, a maioria da humanidade se 'coisificou' e se 'precificou' fazendo com que a sua vida já não valha mais nada.
O sofrimento surge do apego demasiado que per si faz o homem ser incapaz de aceitar certas verdades implacáveis que permeiam a existência: a dor, a morte, a injustiça, dentre outros aspectos sombrios que inerentemente são parte da vida neste mundo manifesto de causalidade.
Sendo assim, a contemplação racional do desapego e a percepção da unidade que subjaz a estas supostas dualidades – vida e morte, prazer e dor, júbilo e sofrimento – é ponto primordial à ascese e à libertação da escravidão telúrica, que gesta terríveis grilhões que acorrentam o homem ao que é por essência das realidades inferiores e escravizadoras.
Desta forma, e com o cultivo da verdadeira ascese, emerge um novo tipo de ato – desprendido de todas as formas e anseios materiais, puro e altivo em si só – e aqueles que encontram tal núcleo espiritual e que passam a alicerçar sua vida única e exclusivamente nas coisas desta realidade – do espírito – tornam-se os heróis de estirpe olimpiana, como o guerreiro heroico que peleja totalmente liberto, em plena consciência de que a derrota é eminente – sabedor de que muito dificilmente encontrará a vitória. Ainda assim luta, brada e sangra.
"Eu sou nos fortes a força desprovida de desejo e de paixão."
talvez por ser incapaz de confiar me apego tanto as lembranças,aos momentos que ainda me sentia gente, estou em uma fase horrível, diria eu medíocre, sem ânimo , sem força, apenas os sentimentos que sempre quis longe de mim parecem presentes, sou fria, hostil, impaciente, afasto as pessoas de mim, nem vontade tenho de conhecer gente nova, meus animais são os únicos que me fazem bem...além de minha prole hahaha, o mundo está nas minhas costas, tenho mais responsabilidades que posso cumprir, tenho vidas que dependem de mim e adivinha, nem da minha própria consigo cuidar... estou exausta, sufocada, minha mente me ataca o tempo todo, não consigo dormir.... e quando penso em me selecionar, sinto que ninguém me surpotaria por muito tempo, quando conhecer a bagunça que sou saairia correndo, nem mesmo um príncipe... eu amava a pessoa que eu era, amava tanto, daria tudo para voltar a ser .... talvez essa minha outra versão daria conta de tudo isso com mais facilidade e menos auto-cobrança.
Paixão, apego, dor, falta, revolta, vingança... nada disso é provocado pelo amor em seu real significado. Por isso, nossa transformação começa pela simples verdade das palavras.
Cultive boas, palavras bonitas...
Cultive o costume de enxergar o irrevelado.
O grande vilão em qualquer época, o apego, isto é, destrói, corrompe, manifesta o desejo sombrio em termo insano.
o apego ao eu é motivo de sofrimento porque você ta se apegando a algo que escorrega pelas suas mãos e se altera a cada segundo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp