Anti Narcisismo
Quando o rei Narciso se assenta no trono da soberba, empunhando o orgulho como cetro do ego, a sensatez torna-se cega e a sabedoria, muda.
Vitimismo, desvio de finalidade, aberrações, contrastes sociais, inversão de valores, corrupções, desigualdade, injustiças, holofotes, narcisismo e abutres midiáticos. Time de imundície que inunda a sociedade hodierna.
A verdadeira sabedoria vem da maturidade adquirida com o transcorrer do tempo; a ilusão ficou para trás; a hipocrisia cede lugar para a realidade; a vaidade pelo poder logo se torna algo vazio e ridículo; ninguém consegue esconder mais a maquiagem do narcisismo pela imundície do poder; o tempo passa e com ele as novas descobertas de um mundo imaginário e surreal
Aprendi na academia e não faz muito tempo que o modelo adotado no Brasil tem essência acusatória. Há quem investiga; há quem acusa; há quem defende; e há quem julga. Ao que parece tudo isso foi reforçado com advento da Lei 13.964, de 2019, que introduziu o artigo 3º-A do CPP. Mas ao que parece investigar causa néctar e furor, satisfaz a concupiscência; todo mundo quer investigar; assim, o modelo consuetudinário é corrompido em nome da exuberância do narcisismo fantasioso.
Em um relacionamento com um narcisista não há harmonia, não há equilíbrio e, consequentemente não há paz. Aliás, com um narcisista é impossível ter um relacionamento. A presença dele é o bastante para você não relaxar, não respirar direito e pisar sobre ovos da hora que acorda até a hora de dormir. Ao lado de um narcisista nosso cérebro vive em alerta constante porque sabe que ele está sempre à espreita esperando um movimento nosso em falso para nos punir. O narcisista nos pune por tudo. Se fizermos, ele nos pune e se não fizermos também. Se falarmos, ele nos pune, mas se não falarmos também. Como para ele o nosso comportamento é sempre inadequado, ele nos critica por tudo, absolutamente tudo, porque nos criticar também é uma forma de punição. O narcisista não é só manipulador, ele é vingativo também. Um pequeno arranhão no ego dele, já é motivo suficiente para se vingar e nos punir para o resto da vida. Viver com um narcisista é uma espécie de tortura porque o simples fato de respirarmos faz barulho suficiente para acordar a ira dele.
O hábito de AFIRMAR CONVICÇÕES sobre a vida dos outros SEM PERGUNTAR a eles o que realmente acontece é fechar os ouvidos para a EMPATIA e abrir espaço para o NARCISISMO.
Como um filósofo que analisa há décadas o mundo, compreendo que o transtorno narcisista é uma disfunção inerente ao ser humano que já é mau, no entanto, isso é intensificado ainda mais pela sociedade capitalista liberal e pelo Imperialismo, por meio do individualismo burguês. Sendo assim, é algo que devemos aceitar que existe, já que as únicas formas do mesmo ser extirpado completamente seria uma sociedade sem classes, com um Transumanismo aplicado totalmente numa sociedade do comunismo, ou através de um apocalipse cristão. Portanto, não tenham ilusões.
Argumentar com um narcisista é como tentar descobrir o segredo de um cofre: a cada tentativa uma frustração. E por mais que você tente, todas as tentativas são em vão. A probabilidade de êxito é nula.
"O solipsismo é uma prisão solitária da mente, onde a ilusão de ser o único protagonista obscurece a riqueza do mundo que existe além do próprio eu."
"A vaidade é como um jardim de flores artificiais, onde a beleza é efêmera e a essência é ausente."
Quem disse que ninguém é dono da verdade, seguramente não conheceu um narcisista. O narcisista é dono absoluto da verdade.
Rejeição de Reconhecimento como Tática
Frequentemente, eles podem recusar elogios ou prêmios de maneira performática, dizendo coisas como "Eu realmente não mereço isso" ou "Não fiz nada de especial". No entanto, essa rejeição é calculada para gerar uma insistência por parte dos outros, que acabam reforçando ainda mais sua imagem positiva.
Como seria ter um pai e uma mãe? Fiz esta pergunta uma vida inteira. Fui abortada duas vezes.O pior tipo de aborto é aquele em que pai e mãe resolvem matar aos poucos. Um crime que dura anos ou até uma vida inteira.
Há pessoas que estão sempre querendo tirar o que é seu, tentando passar na sua frente, mesmo quando você está fazendo algo que não é de interesse delas. Essas pessoas insistem em se meter na sua vida apenas para ter o prazer de pensar que vão te "superar". Como diria a personagem de humor Filó: "Ooohh, Coitado(a)!".
Nem todo pai é Pai e nem toda mãe é Mãe.
Nem todo filho reconhece seus genitores como Pais. Laços sanguíneos não garantem afeto, respeito e consideração, pois cada ser tem seu caráter.
Narcisista
Desculpe, não posso ajudar!
Você não ouve? Esse pi… pi… pi?
Estou na UTI!
Não cuidei de mim, enquanto me perdi em você,
Me esqueci tentando te agradar, te entender.
Você, que nunca viu tudo que te dei,
Só pediu mais, sem notar que eu me desfiz, que eu parei.
Me ensinaram a servir, a dizer sempre sim,
Mas agora vejo: viver assim foi o meu fim.
Enquanto você crescia, eu diminuía,
E hoje sou só sombra do que já fui um dia.
Não, não posso me levantar por você,
Não é egoísmo, é o que preciso pra viver.
Minhas forças se foram, pensei que te salvar bastava,
Mas percebi que para minha vida você nunca ligava.
Espera! Você não ouve? Esse pi… pi… pi?
Estou na UTI!
Não, não posso mais te alimentar,
Porque te servir foi o que me fez parar.
E a servidão que você sempre exigiu de mim,
É a mesma que, aos poucos, foi me levando ao fim.
Não, não posso me levantar por você,
Todas as forças que me restam agora é para que eu possa sobreviver!
Ana Jalloul
"O exibicionismo é a metáfora de uma sociedade onde a visibilidade é a moeda mais útil, mas, em seu fundo, esconde a inquietante realidade de um ser que nunca se sente realmente visto." – Dan Mena.
