Amor Textos de Luis Fernando Verissimo
Não existe batalha por amor. Ou amamos e não somos amados. Ou não somos amados e amamos. Só existem perdedores nessa equação. Apenas uma condição é válida: amamos e somos amados. Melhor se fosse assim, mas nada nesse mundo hipócrita é tão teatralizado quanto amores que não existem. Infelizes aqueles que gostam de teatro e acham que uma peça faz parte da vida real. A dependência por amor deveria se tornar solitude, mas quem está disposto a isso numa vida tão curta? O quão miserável é o pequeno tempo que temos para sonhar ou sofrer? E entre sonhar e sofrer, o que é melhor, já que nosso tempo vai se findar da mesma forma?
É difícil saber o momento que o amor acontece, ele simplesmente acontece. Quando nos damos conta já estamos transbordando com um sentimento que nos transforma por inteiro. Fomos invadidos, contagiados, tanto faz. O importante é que amamos. E quando este sentimento é verdadeiro nossa alma se enche de felicidade pelo simples fato de acordar e descobrir que tem um sentimento lindo que brota no peito e cada dia cresce infinitamente mais. Amor genuíno, amor ágape, amor. Como é lindo amar! Como é maravilhoso se sentir amado. Nenhuma riqueza no mundo produz efeitos tão benéficos para o corpo do quer viver plenamente esta capacidade. É uma dádiva e deve ser vista como tal. Vamos abraçá-la. Vamos viver. Vamos amar. Vamos nos permitir.
"Amor é quando você abre a janela da conversa mesmo que a pessoa não esteja online e fica apenas olhando a foto. É não querer fechar a janela da conversa mesmo que a pessoa já tenha saído. É você estar morrendo de sono, mas, fica acordado só pra conversar com ela. É odiar que te acorde cedo mas, fica feliz porque foi ela que te acordou. É quando você olha pro rosto dela e repara em todos os pequenos detalhes. Amor é isso: detalhes."
Romeu e Julieta... Antônio e Cleópatra... Lancelot e Guinevere. Ótimas histórias de amor que começaram com estrondo, e terminaram em tragédia. No mundo real, a vida não é assim tão linear. Nós amamos e deixamos de amar. Nós subestimamos. Ou achamos onde menos esperávamos. Algumas relações podem parecer fáceis no começo... e outras podem encarar obstáculos tremendos. Torcemos que o amor conquiste tudo, mas também torcemos por um retorno. Pessoas que foram decepcionadas pela vida e voltam a ficar de pé. Que aprendem com os erros que cometeram, e se tornam seres humanos melhores e mais completos. Então talvez as melhores histórias de amor não são aquelas que terminam em uma tragédia. Talvez sejam aquelas que começam com uma segunda chance.
Amor eu odeio quando a gente briga ou a gente fica com raiva um com o outro por aquelas brigas que são besteiras. Odeio discutir com você antes de dormir. Mas eu amo quando a gente se acerta, o quanto a gente aprende com a briga, o quanto nós provamos pra nós provamos pra nós mesmo que o nosso sentimento é mais forte que qualquer desentendimento, você é a pessoa certa pra mim.
Há pessoas que se dizem serem felizes consigo mesmas, mas, deixam que o “amor de si mesma” transformem esse “amor” em uma solidão que as conduzem a uma prisão, onde ficam apenas elas, amando a si mesma. Ai, descobrem que, só quem já viveu um amor de verdade, sabe quando lhe oferecem um de mentira.
Muito cuidado ao escolher o seu cônjuge pois o amor pode te fazer cometer loucuras, ao se envolver com uma pessoa fora do seu propósito, má, insensata, ignorante a mesma pode te corromper no decorrer da caminhada e te influenciar a tomar decisões que jamais tomaria se não estivesse tomado pelo amor.
Para mudar o mundo, precisamos nos conectar com o ambiente em que estamos. O amor é algo que deve necessariamente ser encarnado, materializado, concretizado em ações de cuidado com o que está ao nosso redor. Não basta ficar na pulsão abstrata, no campo do sentimento, pois o amor pede decisão, mudança de entendimento e atitudes que preservem e promovam a vida.
"O Amor é o frio na barriga, é o sorriso mais sincero, é a saudade que não passa, é a coragem e ao mesmo tempo, é o medo de errar. O amor é a dúvida, é a renúncia, é entrega é a conquista. O amor é o mais puro de todos os sentimentos e o mais completo. O amor é o mais lindo dos encontros... ele é leve e forte como vento... Ele é o encontro de almas que se reencontram durante o tempo."
Eu te salvaria do mundo se ele não me assombrasse tanto. Eu quero te esconder do mundo amor, porque ele é cruel. Eu te agarro pra que você encontre abrigo nos meus braços e confiança em meus lábios. Eu te olho com tanto amor. Eu quero te mostrar que a vida é linda mesmo quando o sofrimento é grande e a dor parece não ter fim. O mundo me corta e você é todos os pontos do meu ferimento. Quero que saiba que ainda seremos nós, mesmo quando tudo parecer impossível. Eu tenho medo do futuro, mas ele é esperançoso dividido ao seu lado.
Por mais que o amor seja uma sensação maravilhosa... Ele sempre terá seu lado ruim, as pessoas enganam umas as outras, pelo medo de ficar só, vc tem que esperar por tudo que vier, pós uma hora vai se machucar, e perceber que àquela pessoa que tanto amou, só foi uma ilusão. Por mais que o amor seja antigo, ele não tem explicações e respostas... mais ele não existe para isso,o amor na minha opinião é só uma fase que vc pode sim segurar, e se esforçar pra amar, mais tem uma hora que esse amor acaba. Isso não é ruim, amar uma pessoa só mostra como vc é uma pessoa diferente, hoje vivemos nem um tempo em que as pessoas fazem de tudo pelo seu ego... E realmente não se importa com os sentimentos dos outros. Se um dia aprendemos a amar, devemos suportar a dor da perda.
O amor não é lido nos mapas, nem visto nas estrelas. Ele é o enigma que só o coração decifra. Há sinais que não precisam ser decifrados. O amor não segue bússola, nem nasce no leste, não precisa de lógica quântica. Não escreveria sobre o amor se ele não existisse — e ele existe, porque ele é a prova. Entre todas as certezas do mundo, só o amor ousa ser mistério, quiçá ele seja o mistério escondido em si.
Amor é uma escolha, é uma decisão. Você escolhe amar aquela pessoa, dedicar sua vida pra ela, mesmo com os defeitos, mesmo com as diferenças! Amor é Deus, Deus é perdão é bondade é tudo, Ele reprova e castiga seus filhos, porque Ele ama e quer ver o bem, porque Ele sabe que se a pessoa permanecer nesse caminho irá só ter ruína, se Ele ver que a pessoa não quer , Ele deixa ir porque ama, assim é o amor é ser livre para fazer suas coisas, mas que terá suas consequências, pois todas as coisas que plantamos colhemos e então se eu amo alguém eu deixo essa pessoa ser livre, mas eu também dou todas as oportunidades para ver o que é melhor para ela, porém se ela não quer, seguirá seus caminhos.
É preciso se lembrar constantemente de que o amor é a maior força, e é também o único impulso capaz de nos levantar do chão e nos encher de coragem, nos ajudando a seguir caminhando pelos caminhos da vida. O amor tudo pode, tudo suporta, tudo vence. Nenhuma outra energia, nada, nada mesmo nesse mundo, se compara ao amor.
Por algum motivo, sempre esperei que o amor fosse primariamente um estado mental. Então eu ainda estava desacostumado com as manifestações físicas dos meus sentimentos por ela: o jeito como meu estômago dava nó, minha pele sentia a necessidade de seu toque, meu peito se apertava, meu coração batia rápido e forte.
Ah, meu amor. Se ao menos você pudesse me notar, mesmo que fosse por um segundo. Se me desse ao menos uma chance de poder descobrir o que sinto por você. De poder perceber que sempre quando te vejo, meu coração acelera, abro um sorriso sempre quando te vejo, aquele frio na barriga que me deixa loucamente desesperada, fico simplesmente sem saber o que fazer. Há tempos que sinto isso, mas ainda não tive a coragem de poder te dizer tudo o que sinto por ti. Enquanto isso, vou esperando você me notar, para que o meu sonho de estar ao seu lado, possa se realizar.
Amor, por mais que eu erre várias vezes, esses erros me fazem aprender a ser um homem melhor, e eu quero ser perfeito pra ti... O que sinto hoje, veio de você e será eternamente por você! Então peço que tenha paciência em minhas mudanças, vou sempre melhorar. Minha confiança por vc existe sim e ela é bem forte, mais meus problemas; como paranoia, insegurança e o medo de perder a coisa mais importante pra mim,me faz ser assim, juro que vou mudar, mais tenha paciência.
Já amei demais, e achava que por amar eu seria amada também! Aos poucos fui entendendo que amor não se pede, não se espera ... ou existe ou não. Ou se vive ou não. E que o medo da solidão não deve fazer com que eu aceito pouco, menos do que mereço! Pois o melhor do amor é amar e ser muito amada, com certeza a vida é vivida muito mais leve e alegremente!!!
Vem, não usa mais a desculpa de que tem trauma, ou que aquela ex, amor de infância te fez sofrer. Não usa mais o convívio anterior como empecilho. Não me conta de novo, a história do fora de você tomou durante o colegial, nem que foi trocado, pelo seu melhor amigo. Esse medo é perda de tempo. Tira esse bloqueio e a ideia de achar que as mulheres são todas iguais. Não lembra de outra ex qualquer quando eu fizer algo parecido, eu sei que você vai lembrar, mas não me fala, não preciso saber que temos manias semelhantes. Toma uma banho, deixa esse marasmo emocional descer pelo ralo. Eu sei que se o amor fosse um banho, seria uma ducha inicialmente quente, e que a água esfria, desce pelo ralo e dói, mas a vida é feita de banhos, vários deles. Então vem!
"O que ela quer é falar de amor. Fazer cafuné, comprar presente, reservar hotel pra viagem, olhar estrela sem ter o que dizer. Quer tomar vinho e olhar nos olhos. Ela quer poder soprar o que mora dentro, o que não cabe, que voa inocente e suicida... (...). Quer cor e som, lembrança de ontem, sorriso no canto da boca. Ela quer dar bandeira. Quer a alegria besta de quem não tem juízo. O que ela quer é tão simples. Só que ela não é desse mundo."
