Amor pela Escola
Temos que repensar a escola para um fazer pedagógico desvinculado do modelo de empresa imposto pelo neoliberalismo, pois, do contrário, a mesma não deixará de ser um poço de contradições ao qual ela se transformou.
A escola tem que ser um lugar para onde o aluno deseje ir, mas para isso é preciso que ela faça dos seus espaços um ambiente que o aluno não tenha em casa.
O erro na escola não é algo que esteja em desarcordo com o que é certo, mas uma etapa do processo de aprendizagem que antecede ao que é aceitável como correto.
A escola que padroniza
é a mesma que produz trabalhadores dóceis
e transforma criança em homens que não perguntam,
apenas respondem.
Quando a escola prioriza o desempenho, ela ignora o seu papel social, fazendo das avaliações externas o norte de suas ações pedagógicas, consequentemente, promove uma formação reducionista, que não forma, apenas condiciona o aluno para apresentar um retorno satisfatório que se traduz na pseudo excelência educacional.
Diante da falta de participação da família no processo de ensino e aprendizagem, a escola se apresenta, para muitos, como berço onde se espera encontrar o que não tiveram em casa.
A escola que atribui recompensas aos alunos de destaque
não promove a motivação, apenas pratica a meritocracia e consequentemente institucionaliza a exclusão.
Quando a escola utiliza dos fins
para justificar os meios,
ela abandona os meios
para se chegar aos seus
objetivos constitucionais
estabelecidos e assim,
deixa de ser um centro de construção
para se consagrar, diante de um sistema dominador, como uma instituição formadora.
A inclusão na escola é uma tentativa de resposta da sociedade ao grito dos que se sentem excluídos por um modelo educacional que não enxerga as particularidades do aprender que é singular a cada ser, mas ela não se concretiza com eficiência porque esse mesmo modelo não é capaz de atender, com qualidade, nem mesmo os que ficam calados.
Poema - Ditadura Nunca Mais
Começa na escola
Foca na aula de história
Veja a trajetória
Democracia foi a vitória.
Nós temos esse instante
Conquistado antes
A luta foi grande
Com muito suor e sangue.
Seja revolucionário
Em cima do armário
Existe livros e dicionário
Para evitar outro Ustra ou Bolsonaro.
Futuro não é voltar atrás
Ditadura nunca mais
Que descansem em paz
Nossos ancestrais.
Na escola eu aprendi a soma, na escola eu aprendi a dividir, na escola eu aprendi a multiplicar, o teu carinho por mim.
Haredita Angel 26 de dezembro de 2015 às 19:53
"Na escola da vida, somos reprovados em algumas matérias, mas, Deus não se cansa de nos fazer repetir! Aí está a sua misericórdia!"
Haredita Angel
"Na escola da vida, somos reprovados em algumas matérias, mas Deus não se cansa de nos fazer repetir...
Aí está a sua misericórdia!
Acreditar que só se vive uma vez, é muita limitação!"
☆Haredita Angel
Na moderna joalheria brasileira, da escola da arte-jóia de Caio Mourão os artistas usam a prata e o cobre, e preferencialmente gemas in natura, com pouca lapidação. O valor da obra não está nos materiais nobres e sim na confecção da genialidade da criação.
Em passos na Escola do Quarto Caminho, de Gurdjieff aprendi que o sono e os sonhos podem ser outros caminhos de despertar para verdade interior ou imergir ludicamente por medo nas esferas das fantasias.
