Coleção pessoal de wAmanda

1 - 20 do total de 322 pensamentos na coleção de wAmanda

O método direto pode ser usado para coordenar o sucesso, e o indireto para conquistá-lo.

Um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. O prudente terá prazer em aplicar seu mérito, o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens, e o burro não teme a morte.

A espada embainhada: a mais perfeita forma de vencer é impedir os planos do inimigo; depois, evitar a junção de suas forças; e por fim, ataca-lo no seu próprio campo.

A garantia de não sermos derrotados está em nossas mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo mesmo.

Com numerosos cálculos, pode-se obter a vitória. Teme quando os
cálculos forem escassos. E quão poucas chances de vencer tem aquele que nunca calcula!

A Arte da Guerra
A guerra é um assunto de importância vital para o estado; o reino da vida ou da morte; o caminho para a sobrevivência ou a ruína. É indispensável estuda-la profundamente.

⁠A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

Se utilizas o inimigo para derrotar o inimigo, serás poderoso em qualquer lugar aonde fores.

Numa batalha, não encurrale o inimigo. Deixe sempre uma saída. Senão, não restará outra alternativa a não ser lutar pela própria vida. Então, cada soldado inimigo valerá por dez dos seus.

Energia é o que tensiona o arco; decisão é o que solta a flecha.

Não há mais do que cinco notas músicas, mesmo assim, a combinação dessas cinco faz surgir mais melodias do que jamais poderá ser ouvido.

Apresento ao inimigo as minhas forças como se de fraquezas se tratassem, ao mesmo tempo em que transformo as suas forças em fraquezas, e busco onde mais fraco ele será. Oculto os meus rastros para que ninguém me veja e conservo-me calado para que ninguém me ouça.

Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina.

E lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decido para a vitória.

Seja extremamente sutil, tão sutil que ninguém possa achar qualquer rastro.

Seja extremamente misterioso, tão misterioso que ninguém possa ouvir qualquer informação.

Se um general puder agir assim, então, poderá celebrar o destino do inimigo em suas próprias mãos.

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.

Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.

Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.

As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.