Amor e Odio Sao Iguais

Cerca de 326328 frases e pensamentos: Amor e Odio Sao Iguais

As consequências são apenas resultado de suas escolhas. Seja um maratonista, não um velocista. Bem mais importante que os fins, são os meios, nessa corrida em busca do sucesso pessoal.

Inserida por leandromacielcortes

Nas nossas vidas existem os amigos fieis e os curiosos amigos que nada somam, mas são amigos. Saúde e Paz!

Inserida por LUIZMOTIVADOR

Tem lugar que é tão pequeno que as únicas coisas que tem de grande são as línguas de algumas pessoas. Saúde e Paz!

Inserida por LUIZMOTIVADOR

O invejoso jamais pagará sua dividas em dias, pois a pior de todas as dividas são as espirituais essas muitas vezes não sabemos como paga-las aqui na terra, sem sentir. Saúde e Paz!

Inserida por LUIZMOTIVADOR

Apenas grandes perdas humanas, são capazes de transformar nossa vida. Insignificâncias é brisa fria, com a mesma rapidez com que chega se dissipa com o vento.

Inserida por ednafrigato

Quando as coisas são escuras e parece não haver esperança, você tem duas opções : medo ou acreditar.

Inserida por HUGOFERRAZ

AS GRANDES CONQUISTAS SÃO ATRAVÉS DA ORAÇÃO!
QUEM É O DIABO, PARA QUE SE LEVANTE SOBRE TUA VIDA?

Inserida por HUGOFERRAZ

''São nessas horas mais escuras que a imaginação começa a fluir melhor...''

Inserida por Lucas36

Os ricos odeiam os pobres porque acham que os pobres não gostam deles porque eles são ricos.
Os pobres odeiam os ricos porque acham que os ricos não gostam deles porque eles são pobres.

Inserida por chemiral

Nossos valores, princípios e conduta moral, são adjetivos que sobrepujam o ego material. São eles que constroem nossa base, nosso crescimento espiritual ao longo da vida.

Inserida por ednafrigato

As vezes falamos das pessoas sobre o que eles não são, só porque temos alguma coisa contra, mas que não devia acontecer porque falar mal de alguém significa falar mal de si próprio.

Inserida por mamadualimodjalo95

Grandes são os espíritos que reconhecem prontamente quem são, sem a necessidade de andar na contra mão dos seus valores para serem aceitos pela sociedade.

Inserida por ednafrigato

"Hoje eu posso afirmar que 90% das pessoas são falsas e as outras 10% não são totalmente confiáveis".

Inserida por Santos21

"AMIGOS" São pedras preciosas que Deus colocou em nossos caminhos. Valorize!

Inserida por brunoolhares

Meus amigos são renda fina, são bordado delicado, arrematados com a leveza, do fio sagrado da amizade.

Inserida por ednafrigato

Se você me perguntar sobre meus versos, se são para você ou para ele confesso que não sei.Antes eram para você, agora são para ele, mas quem sabe no fundo meus versos não sejam para nenhum de vocês e sejam para mim mesma...ou quem sabe sejam de outro, alguém que o destino colocará na minha vida mais cedo ou mais tarde...E quem é que sabe o dia de amanhã? O amor pode ser um buquê de rosas ou uma cicatriz que corrói, hoje se ama, amanhã não se ama mais, depois de amanhã é sexta- feira e ninguém sabe o que pode acontecer.

Inserida por audreyponganborteze

Por que os velhos são mais sábios.

A sabedoria humana atinge o seu ápice justamente quando outras aptidões do cérebro começam a diminuir.
Entenda essa aparente contradição.
A sabedoria é uma forma de processamento mental muito avançada, que atinge seu auge apenas na velhice – justamente a época em que a capacidade do nosso cérebro começa a diminuir.
A velhice é sempre vista como uma época de declínio, mas ela pode trazer novas habilidades muito poderosas.
Mas o que é a sabedoria, afinal de contas?
Simplificando, é a capacidade de ‘saber’ a solução de um problema complicado ou inesperado de maneira praticamente instantânea e sem esforço mental.
É também a capacidade de conseguir antecipar eventos que costumam pegar as pessoas desprevenidas.
Mais do que simplesmente saber reconhecer uma situação de crise, por exemplo, o mecanismo da sabedoria permite enxergar formas de resolvê-la, mesmo que a pessoa nunca tenha atravessado uma situação igual.
A chave para esse processo, é a nossa capacidade de identificar padrões.
Ao ver uma cadeira, por exemplo, somos capazes de identificar que aquilo é uma cadeira sem precisar ter visto todos os tipos e modelos de cadeiras que existem no mundo. Isso é possível porque criamos um modelo mental da cadeira genérica, com todas as suas características comuns, que é ativado quando vemos algum objeto que se encaixa na descrição. Isso funciona também com situações e na resolução de problemas.
A habilidade de reconhecer semelhanças entre problemas aparentemente novos e outros já resolvidos é o que se define como competência.
Quanto maior o número de experiências e padrões acumulados por uma pessoa competente, maior a sua experiência num determinado campo.
À medida que as relações entre os diversos padrões vão sendo processadas pelo cérebro, elas vão formando redes de neurônios chamadas de “atratoras”. São “circuitos” de memórias relacionadas que contam com diversas maneiras de ser ativados.
Quando você vê o rosto de uma pessoa, ativa a rede atratora que relaciona várias outras coisas que você sabe sobre ela. A sabedoria, então, seria consequência de uma grande quantidade de redes atratoras no cérebro da pessoa e tanto elas quanto os padrões levam tempo para serem acumulados em quantidade suficiente para resolver problemas de maneira rápida e eficiente. Por causa disso, o envelhecimento acaba sendo o preço da sabedoria.
Quando somos jovens, a maior parte do nosso poder de processamento é empregada em tentar entender o mundo e as situações com as quais nos confrontamos.
Esse poder diminui com a idade. Em contrapartida, a maioria dos problemas que surgem pode ser resolvida com base na comparação com os padrões que foram acumulados. Isso demanda muito menos trabalho do nosso cérebro do que tentar entender uma situação completamente nova.
A forma como a memória começa a falhar com a idade também tem um papel importante. Por fim, o início do declínio mental costuma coincidir com a aposentadoria, época em que os desafios do dia a dia diminuem consideravelmente.
Somando tudo isso, fica fácil perceber que, na prática, a sabedoria trata-se mais de uma troca do que de uma supercapacidade e é dessa forma que ela precisa ser encarada. Em outras palavras, não como o ápice do nosso processamento mental, mas como um mecanismo biológico para compensar a queda de capacidades como a concentração e a aquisição de novos conhecimentos.
Experiência acumulada
Apesar de inevitável, o declínio mental é gradual em pessoas que não têm doenças degenerativas, com o mal de Alzheimer. Isso significa que é possível aproveitar bem as vantagens que a sabedoria traz. Há diversas tarefas mentais nos quais os idosos têm resultados tão bons quanto os de pessoas mais jovens, diz a neuropsicóloga. Basta não considerar o tempo gasto, que nos idosos tende a ser maior. Grandes empresas multinacionais costumam entregar o comando para profissionais na faixa dos 50 anos, que estão num ponto de equilíbrio entre velocidade de processamento e experiência acumulada
No fundo, talvez seja a experiência e a sabedoria que nos permitam viver 60, 70, 80 ou mais anos. Somos uma das poucas espécies cuja vida vai além do período reprodutivo. Qual seria a importância de um indivíduo que, do ponto de vista biológico, não tem mais nada para contribuir para a perpetuação da sua espécie? Uma possibilidade é que os mais velhos contribuam de uma maneira crítica para a sobrevivência da espécie por outros meios – particularmente na transmissão do seu conhecimento acumulado para as gerações mais novas por meios culturais, como a linguagem.
Assim como nem todos os idosos apresentam demências graves, nem todos atingirão a sabedoria. Embora o potencial de certas pessoas seja maior que o de outras, é preciso desenvolvê-lo. Expor-se constantemente a novos desafios mentais é um ingrediente muito importante. Sem o acúmulo de experiências que alimentam a biblioteca de padrões, mesmo a mais analítica das mentes não conseguiria chegar à sabedoria. A sabedoria, escreveu o filósofo grego Sócrates, começa com a vontade de saber.
Auge e declínio
Apesar de a velhice ser um pré-requisito para a sabedoria, isso não quer dizer que ela seja uma época de ouro para a mente. O cérebro humano segue algumas fases de desenvolvimento bem distintas, e o envelhecimento não é a mais gentil delas. A primeira fase é a do desenvolvimento, que em geral dura até os 30 anos de idade. Depois se segue uma fase de maturidade e estabilidade, em que a prioridade passa a ser o uso do que foi aprendido.
A partir dos 40 anos, começamos a perder neurônios. A capacidade de adquirir novos conhecimentos diminui e a velocidade de processamento do cérebro também vai caindo. A visão e a audição também podem começar a falhar, o que dificulta a concentração. Taxas elevadas de colesterol, mesmo abaixo do que as necessárias para causar um derrame ou um ataque cardíaco, são capazes de provocar microderrames, que podem lesar áreas do cérebro. Por último, há o risco de se desenvolver o mal de Alzheimer, que afeta a memória e acelera os efeitos do envelhecimento.
Podemos não ser mais tão mentalmente capazes na velhice, mas as necessidades também tendem a diminuir. O início do declínio mental costuma ser acompanhado pela aposentadoria, quando passamos a ser menos exigidos mentalmente. Mas isso não deve ser desculpa para pararmos de usar nosso cérebro: quanto mais o exercitamos, mais resistente ele se torna aos efeitos do envelhecimento.
Malhação mental
Manter a mente ativa é a melhor forma de retardar o aparecimento de problemas típicos da idade.
Outros animais também aprendem a identificar padrões, mas a capacidade é limitada. Humanos, em contrapartida, conseguem armazenar conhecimentos de várias formas e transmiti-los através das gerações.
Essa é um resumo feito por mim, de um longo e excelente texto de Carlos Nasser que traz menção a diversos colaboradores e pode ser lido na íntegra no link http://super.abril.com.br/…/por-que-os-velhos-sao-mais-sabi…

Inserida por marinhoguzman

Amigos(as) verdadeiros(as) são aqueles(as) que vivem permanentemente no coração de alguém.

Inserida por sergiocancioneiro

Seres extraterrestres são nada mais que indivíduos extremamente evoluídos espiritualmente, que vêm até nós com um simples objetivo de nos ajudar a sair desta prisão.

Inserida por Soltec

Libertários não morrem, nem são esquecidos.

Inserida por undergroundvvz