Amor e Memória
Memórias de um dia
Mais um dia de verão, ná cidade central de uma grande metrópole                     pessoas caminham apressadamente, enquanto eu andando calmamente observo o povo passar. Paro no bar de sempre, sento em uma mesa, que se tornou meu lugar preferido para relaxar e por os pensamentos em ordem. Mato minha cede tomando uma gelada. Deixo o bar para caminhar pelas ruas do centro velho.
Caminho pela rua dos livros, procurando algo que valha a pena ser lido, quando um sujeito mal fadado me tira dos pensamentos, tenho vontade de socar-lhe o nariz, por querer divertir-se as minhas custas, mas sigo meu caminho um tanto indignado. Paro no restaurante da esquina, e da mesa onde estou observo uma bela mulher, morena de cabelos pretos longos e lisos, olhos negros e belas pernas, me aproximo puxo conversa como quem não quer nada. Ela uma garota vinda de uma cidade interiorana, que agora está com dificuldades para viver, não tem filhos nem é casada, 28 anos. Poderia fazer feliz qualquer homem de bom senso. Então volto a mim mesmo com meus problemas conjugais e sigo meu caminho.
Volto ao bar preferido, sento em uma mesa, que fica em uma movimentada rua, peço uma cerveja e uma taça de vinho, e trato de muitos assuntos, concernentes a vida, e como a situação de outros países afetará a nossa vida, e essa gente que passa nem se da conta disso.
Volto para minha cidade, que não é uma grande metrópole, más é aconchegante, na porta da estação de trem, entro em outro bar, sento na mesa e observo agora a gente da minha própria cidade... é hora do rush, muitos voltando dos seus afazeres diários, eu peço mais uma gelada, e continuo a refletir.
A vida ainda é boa, apesar de todas as dificuldades, fico pensando na bela mulher que conheci, e encontro forças para prosseguir, e viver mais um dia.
ESCREVO
Escrevo é o que sou
Histórias perdidas
Esquecidas na memória
Gravadas no coração
Inventadas com sabedoria
Do meu saber observar
Ficções que são encantos
Memórias que não aconteceram
Sonhos que morreram e não viveram
Escrever é uma forma 
De agradecer, perdoar, esquecer 
O que só o destino teve culpa
As palavras são a minha respiração
Elas dã-me vida e eu dou-lhes o meu coração
A minha alma nas memórias guardadas ou não.
No meio da minha memória,
Encontra-se um arquivo.
Nele, contem arquivos preciosos,
Mais valiosos que ouro,
Mais impressionantes que joias.
No meio da minha memória,
No chamado "aquele arquivo"
Encontram-se recordações,
Encontram-se tudo o que preciso.
Nele esta nossa história,
Momentos jamais esquecidos.
Como aquele beijo fora de hora,
Ou o roubo sem prévio aviso.
Que tal aquele do lado de fora,
Em que todos nos deixaram,
Parecendo até ser escondido.
Há muita coisa nessa história
E muito mais será construido.
Este arquivo de minha memória,
Jamais será apagado,
Nunca será excluído.
Você hoje é minha história,
E agradeço a Deus por isso.
Hiato
Fiz a ti um verso,
Uma lembrança,
Fiz a ti uma memória,
De tantas outras, fiz a ti.
Revés o mundo tem,
O seu explicável,
Seu firmamento trancado,
Abraça-me.
Anamnese eu,
Diferente de tantas outras,
Intensa,
Cobra-me.
Tu, 
Uma centelha de estímulo,
Calmo,
Espero.
Uma escada ao ar livre,
A conversa, a curva do sorriso,
Um toque, o beijo... O beijo!
O tchau.
Sabe por que ainda te amo?
Porque não há distância que apague a memória do coração e as malhas da saudade só alimentam ainda mais o amor...
Nossa história
guardo na memória.
Começou num momento tão pequeno...
Insignificante.
Tudo foi cambiado.
O acaso... amor destransformado.
O amor jurado olvidado.
Quem nos roubou a esperança?
Um bater de asas de borboleta...
Um tsunami gigante.
ALVORADA
O tempo e tudo que fazemos com ele
as palavras e os sorrisos disfarçados,
as memorias as que retenho e as saudades dos que amo.
Os sonhos arquivados nas prateleiras,
o pó entre as memorias das coisas simples,
e de novo os sonhos que ninguém sonha como eu sonho
porque me debato antes de qualquer alvorada.
De novo eu e só entre o fim e o principio de tudo
que eu mesmo escolhi e aqui moro no lugar
por nome Fim do Mundo.
E que Mundo é este?
Saberás tu me responder a cerca das coisas simples,
fala me e e me responde e eu te direi tantas coisas,
as coisas que moram entre a razão e o coração.
O meu coração que bate tão pouco,
porque pouco ou nada tem...
e a razão que perco porque tão mal a entendo.
Saberás tu o dia que escurecera todas as manhas,
o dia que que alvorada deixar de existir?
O tempo o meu e o dos outros
que me acompanham lado a lado.
Todo passado é uma recriação distorcida pela memória. E a memória é traiçoeira. Por isso o presente é a dádiva maior, que é real.
Minha memória é péssima propositalmente. É isso mesmo. Sou eu que escolho os fatos a serem apagados, as lembranças a serem esquecidas e as pessoas a serem eliminadas do meu coração. Tudo aquilo que foi morno, que foi mais ou menos, que não foi bom, é excluído sem dó. Não carrego fardos desnecessários. Escolhi caminhar com passos leves, olhar radiante, coração tranquilo e alma serena. Por isso estou sempre pronta para saltar nas asas do amor.
ROTINA
Tão suave o sabor, aquele de fruta vermelha
Na memoria das minhas manhãs de cada dia 
Despertando os nossos corpos em poesia
Nos beijos, que n’alma acendem a centelha
E envoltos na tênue luz que o quarto invade 
Ao teu olhar, o de malícia, revelo o meu jeito
Eu e você...Na maestria dos toques perfeitos
N’um amar, e amar, na loucura da felicidade
Pois são só teus todos os meus momentos
Do doce desejo que perdura além do tempo
Força do sentimento que ilumina meu ser. 
O nosso castelo não é quimera, é bem querer
E dia-a dia, no conforto do teu peito proclamo 
Você é minha loucura mais sã...Eu te amo!
Eu sinto saudade de cada momento, de cada palavra, de cada gesto contigo. Cada memória tua que fazia-me lembrar, me segurou em teus braços tão firmemente com um olhar daqueles de amor à primeira vista, aquele olhar de que não poderia colocar algo mais maravilhoso no mundo. E foram-se meses de colo, meses de noites perdidas, meses de alegrias e a cada ano que passava você dizia "mas passou tão rápido que nem a aproveitei". E passavam-se anos, 2 anos, 5 anos, mas parecia que cada momento trazia a você a melhor sensação do mundo. Meu primeiro dia na escola, minha primeira palavra, meu primeiro sorriso e até mesmo a minha primeira fraturação. O tempo só passava e eu crescia e não percebia que ter você era tudo que eu precisava pra ser feliz. Chegando na fase dos problemas e tudo isso estava longe, você num canto e eu no outro. Mas sabe, hoje em dia eu só quero lembrar das coisas boas. Cada passeio, cada carinho, cada dia em que eu estava doente e você me tratava como princesa, não me deixou faltar nada nunca, nunca passei fome, nunca necessitei de ajuda, nunca repeti de ano, nunca me decepcionei com alguém pois você me ensinou "confie somente em mim". Nunca desrespeitei o próximo, porque você me ensinou o valor que o amor tem, o valor de que o amor acaba com a guerra. Você me ensinou a amar.
Então nesses anos tudo mudou e a distância só me prejudicou. Mas passamos mais 1 mês unidas em uma casa temporariamente, mas foi o suficiente para eu me sentir bem. Ano novo veio com muitas novas emoções, então eu descobri que deveria perder o medo do que eu mais tinha para mostrar que o amor supera tudo, não se cabe nesse texto o contexto da história, eu não vou expor isso, mas foi uma batalha para mim e mesmo assim eu não consegui. Mas eu sei que quando olhava pra mim, tudo mudava, tudo que importava era nós. Mas então o melhor veio, eu não precisei mais perder esse medo para demonstrar o quanto eras importante pra mim. E sim, aqui estava você, tão perto de mim, metros de distância, talvez um quilômetro, mas nada que minhas pernas não podiam alcançar. Eu juro a você que a cada dia e a cada momento que eu entrava por aquela porta e via aquele seu sorriso em me ver, ah, eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo. Então eu pude ter seus carinhos novamente só que quem cuidava de alguém dessa vez era eu, só que você sempre teimosa, não aceitou isso.
Eu queria saber exatamente se a culpa foi minha, ou o porquê de você ter desistido de tudo. No começo eu não aceitei, pois eu pensei que tinha desistido de mim, desistido de ver o que sua princesa se tornaria um dia. "Bióloga? Cantora? Engenheira? Você tem muitos sonhos e precisa fazer a sua escolha, quero ver você formada com um sorriso no rosto e virar pra sua rainha e dizer 'eu consegui'."
Infelizmente não será possível ver isso de pertinho, não é? Mas não foi porque desistiu de mim, hoje em dia eu entendo isso.
O que realmente aconteceu? O que a vida fez com você? O que era preciso fazer para tudo voltar ao normal?
Essa é a vida, retira de nós nosso porto seguro para nos testar, para ver até onde nós conseguimos ir. Mas você pensa que eu desisti? Não, eu estou aqui. Por mim? Não, por aquilo que você sempre sonhou que eu seria um dia e SEREI, Uma mulher independente centrada em seus sonhos, o que traria orgulho a você.
Eu nunca vou desistir de trazer a tua felicidade mesmo que eu não possa a ver, eu sei que você sentirá orgulho de mim por onde quer que esteja, e que na verdade sua moradia sempre será dois terços do meu coração, tomando a maior parte do meu peito com toda essa paixão e amor e razão da minha vida. É apenas saudades, mas o tipo de saudade que aperta e não nos deixa relaxar, não nos abandona jamais, porque acima de tudo, a saudade me faz jus a tua presença aqui. É essa saudade. Eu sinto saudade. E sim, eu sinto saudade de você mãe, eterna rainha.
MOMENTOS (GENECY ALBERTO/BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
In memoriam: GENECY ALBERTO
Uma planta por ser bela
Passa momentos de dor
Branca, rosa ou amarela
Não respeitam seu calor
Um exemplo de maldade
Fizeram com uma flor
Tiraram-lhe a liberdade
Pra viver em dissabor
Cortaram-lhe o caule terno
Com carinho e com amor
Pensando viver eterno
Sustentando sua cor
Hoje num copo sujo
Tentando ressuscitar
Vejo uma linda flor
De face baixa, a chorar...
ISBN: 978-85-7893-519-1
Eu queria ser viajante do tempo,
embarcar nos trilhos da memória.
Queria me encontrar
aos quarenta e cinco anos.
Queria encostar a minha
mão do passado
no meu rosto do futuro,
olhar no fundo dos olhos marcados,
mostrar fotografias empoeiradas,
me abraçar por horas e dizer
que compreendo as cicatrizes.
Eu diria agora e sempre,
eu ainda sou 1% do que posso ser.
Carne e osso é pouco pra mim,
eu quero ser verso e poema,
quero ficar gravado na pele dos muros,
quero ser escrito nas placas de trânsito,
quero ser pichado na mármore dos corações
de cada cidadão dessa nação.
Roney Rodrigues em "Mochileiro do Tempo"
Lembrei do seu abraço apertado,
falhei ao te manter longe
dos cacos da minha memória.
Hesitei ao apagar
os teus registros de mim.
Não quis jogar
fora teus livros.
Aquele poema de Drummond
que você narrou pra mim
ricocheteia no 
fundo da mente e vem
atormentar 
meu gole de cachaça,
meu último gosto de amor,
o começo
da minha loucura semanal.
Roney Rodrigues em "Brain Damage"
Bate-papo
"(Thaís Silva Oliveira R. de Lima - In memoriam)
Oi, menina, minha filha e pedaço de mim! A tia só quer falar de cada sorriso, choro e coisinhas que só nós sabíamos bem.
Tia e sobrinha, mãe e filha, não era assim? Mãe, porque você é fruto de um pedaço maior de mim. Como você falava: "Mãe do coração".
Sei que me ouve, sei que não duvidava do meu amor. Afinal, amor é demonstrado com pequenos gestos, não é?
Neste bate-papo simples, venho te falar que nada, nem ninguém, pode tirar de nós esta força chamada amor.
Menina, você sabe o que deixou comigo? Você sabe da certeza que tenho da magnitude do Pai Maior?
Então, neste papinho com você, quero lembrar daquele sorriso quando eu falava: "Linda, igual à tia!" rsrsrs... Estou repetindo, né?
Como todos que amamos, às vezes queremos seguir antes, temos que respeitar e a tia respeita. Respeito pela vontade do Pai Maior.
Neste bate-papo leve e sem cobranças – porque o amor não julga –, a tia fala pra você!!! Sua linda.
Vai!!! Vá na luz! Você quis voltar pra casa. Eu, chorando um pouquinho, e ao mesmo tempo, vem o consolo, porque, quando Deus quiser, também vou voltar, e a gente vai se encontrar.
Deus te abençoe! Te amo eternamente, sua tia-mãe Rosania Rica Almada."
Nas memórias do tempo perdido, Vagas lembranças do passado escondido. Vidas que se entrelaçam no infinito, Em um ciclo eterno, misterioso e bonito.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
 - Frases de colecionando momentos e eternizando memórias
 - Pedido de noivado: textos criativos e emocionantes
 - Nunca vou esquecer os momentos lindos que passamos juntos
 - Seja como o sol: frases para quem irradia luz e positividade
 - Saudades eternas, irmã: textos de amor para honrar sua memória
 - Frases de memória
 - Vai Ficar na Memoria
 
