Amizade
O eterno reencontro
Amizade é luz que não se apaga na ausência,
vento que sussurra histórias antigas
e renova o calor do encontro.
Amigo é aquele que vê não apenas o que somos,
mas o que somos capazes de ser
e nos ama nessa possibilidade infinita.
Na desigualdade que nos une,
na diferença que respeitamos,
cresce uma árvore imensa,
cuja sombra acolhe corações cansados.
E quando o mundo tenta separar,
quando a vida desenha rotas distintas,
a amizade verdadeira se faz ponte,
um reencontro eterno, sem fim.
Pois amizade é arte de nunca esquecer
que, em algum lugar, um outro coração
bate no ritmo do nosso,
esperando para sorrir junto mais uma vez.
Vozes que Cuidam da Alma
Antes de uma ideia, há um vínculo.
Antes da amizade, há o medo de decepcionar.
Antes da rotina, há um silêncio não dito entre quem sai e quem fica.
A psicologia, com suas muitas vozes, não nos oferece atalhos.
Ela nos oferece espelhos.
Só quero o essencial pra ficar contente
Saúde, amizade e o suficiente
Pra viver a vida sem me preocupar
Eu quero a simplicidade de um pé na areia
No final da tarde de uma quarta-feira,
Curtindo a brisa que vem lá do mar!
A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, dividindo a nossa tristezas duplicando a nossa alegria
Quem Quer, Corre Atrás
Outro dia parei pra pensar sobre amizade. Daquelas que a gente acreditava que durariam pra sempre. Será que ainda existem?
Hoje em dia, amizade verdadeira virou artigo raro, quase tão escasso quanto o amor sincero. E não é drama, é constatação.
Amigo de verdade não se esconde atrás de distância. Não se cala por indiferença. Não repete desculpas como quem coloca culpa no tempo ou na tal “fase adulta”. Amizade, quando é real, sobrevive até sem presença. Mas não sobrevive sem vontade.
É claro que a vida muda. A gente cresce, começa a trabalhar, acumula responsabilidades. A rotina nos engole sem cerimônia. Mas a verdade mesmo aparece nos pequenos espaços de tempo livre. Nos dias de folga. Nas horas vagas.
Porque é nesse momento que a gente escolhe pra onde vai, com quem fala, quem lembra e quem esquece.
E aí me pergunto: será que a gente realmente escolheu os amigos certos? Ou será que nunca fomos tão amigos assim, e a vida adulta só escancarou o que estava escondido?
Porque, olha...
Quem quer, corre atrás.
Manda mensagem no meio do dia só pra dizer “lembrei de você”.
Liga pra contar uma fofoca boa, ou só pra rir de uma lembrança antiga.
Não precisa estar sempre presente, mas também não vive de desculpa.
A fase adulta é exigente, sim. Mas não apaga laços verdadeiros. Só revela quem está disposto a mantê-los vivos.
No fim das contas, a amizade — como o amor — é feita de escolha.
E quem escolhe de verdade, aparece. Mesmo que só pra dizer: “Ei, tô aqui. Não esqueci de você.”
Na alma, plante a semente da amizade,
cultiva-se com carinho e lealdade,
valor imensurável além da vaidade.
Não se compra, não se vende na sociedade. Em prateleiras vazias, não se encontra a amizade verdadeira que nos encanta.
Livro: O Respiro da Inspiração
Amizade em Flor
Mais que a chama que incende o olhar,
Há a raiz que sabe aprofundar.
Philia – amizade, solo quieto,
Onde repousa o ser completo.
Não só paixão, fugaz e viva,
Mas mão segura, atenção tardia.
Silêncio que não pesa ou dói,
Lugar comum onde o eu despois.
E nesse campo, fértil e calmo,
Pode brotar um doce palmo
De algo mais... um tímido ardor,
Pergunta sem resposta, talvez amor.
Mas mesmo assim, se o fogo nasce,
Da amizade a base não despedaça.
Pois o afeto que primeiro veio
É o caule forte, o puro seio.
Amor de amigo, quieto e profundo,
Pode ser terra... ou ser o mundo.
Onde o romance, se vier, será
Raiz e flor, na mesma estação.
Dois amores numa só canção,
Um abrigando o outro, sem perder
A essência pura de se ver
Na mesma sombra compartilhada,
Cada um de nós, inteiro, na jornada.
que são amizades tóxicas?
*Por Marcos escritor – Brasil*
Amizade é uma das coisas mais importantes da vida. Ter alguém para conversar, confiar e dividir momentos bons e ruins é essencial para o nosso bem-estar. Mas, infelizmente, nem todas as amizades são saudáveis. Algumas acabam fazendo mais mal do que bem. Essas são chamadas de **amizades tóxicas**.
Uma amizade tóxica é aquela que suga sua energia, te faz sentir inseguro, culpado, ou até inferior. Em vez de te apoiar, a pessoa vive te criticando, controlando suas escolhas ou diminuindo suas conquistas. E o pior é que muitas vezes a gente demora para perceber que está em uma relação assim.
Algumas pessoas acham que estão “ajudando” quando ficam apontando defeitos ou dando conselhos sem serem pedidas, mas na verdade isso pode causar **transtornos emocionais**, como tristeza, confusão, ansiedade e até isolamento. É como se você vivesse pisando em ovos, com medo de ser julgado ou rejeitado.
O ser humano precisa de conexão, de carinho e compreensão. Por isso, às vezes a gente continua preso a uma amizade ruim, com medo de ficar sozinho. Mas é importante lembrar que estar só por um tempo é melhor do que estar mal acompanhado.
O mais importante é parar e se perguntar:
– Essa pessoa me faz bem?
– Eu posso ser quem eu sou perto dela?
– Ela me apoia ou me coloca pra baixo?
Se as respostas forem negativas, talvez seja hora de se afastar. Amizades verdadeiras são construídas com respeito, confiança e apoio mútuo. Não tenha medo de cuidar da sua saúde emocional e escolher estar perto de quem te faz bem.
Impossível você não
Lembrar de algo que fiz pra
Zelar nossa amizade, tenho
Imperfeições mas procuro não
Magoar as pessoas, pois aprendi,
Antes de proferir qualquer palavra
Reavaliar as consequências dela.
A amizade é algo que favorece e amplia vários aspectos da vida do ser humano, nos deixando mais alegres e confiantes.
Feliz por sua amizade!
A amizade quando é verdadeira não precisa de bajulamento para sobreviver, porque a essência da mesma se compara as gotas de água que todos os dias ao cair na terra rega a sementinha para crescer e dar bons frutos... 👉❤
É no nosso cotiano que iremos selecionando quem realmente merece a nossa amizade, atenção e consideração. Porque muitos que são fingidos vão se manifestar e cabe a nós deixar ir a diante.
Jardim da Amizade
A vida ñ é um mar de rosas eu sei,
mas , um jardim precisa ser bem cuidado,
se ñ for regado regularmente
as flores enfraquecidas pelo
calor abrasador perderão o brilho,
e aquela bela paisagem dará lugar
a um tristonho campo arenoso,
por isto faça da sua vida um
campo florido , semeando em teu
jardim a semente da amizade , para
que futuramente ela possa germinar ,
crescer, e desabrochar para a vida.
Amizade é o sentimento que deve prevalecer
no relacionamento entre Pais e Filhos...
PAIS E FILHOS AMIGOS DE VERDADE
Marcial Salaverry
Entre Pais e Filhos,o que deve prevalecer,
é uma amizade sincera pra valer...
Renovo minha fé nas pessoas,
quando leio coisas lindas e boas...
quando vejo que a amizade
leal e sincera... de verdade,
entre pais e filhos, que mesmo distantes,
conservam o sentimento,
que sempre existiu,
um carinho que permanece,
uma lembrança que sempre enternece...
Quando sinto que esse amor existe,
e que apesar de tudo, ainda persiste...
Quando vejo pais e filhos se amarem,
e mesmo à distância saberem
a importância desse amor cultivar...
É lindo ver que ainda se consegue amar...
Quando vejo que ainda se dá valor
a esse sentimento lindo que é o Amor...
Mas esse amor que vem da alma,
que transmite carinho, que nos acalma,
se começamos a perder o chão...
Esse amor que faz bem ao coração...
quando, finalmente, sinto que nem tudo está perdido,
pois o amor ainda existe... não foi esquecido...
Valendo pelos 365 Dia dos Pais,
que não sejam esquecidos jamais...
Marcial Salaverry
A consistência da sua amizade esta diretamente ligada a resiliência, a capacidade de ouvir, entender, aconselhar, curtir e nunca ignorar!
Na vida, os ganhos envolvem perdas, e as perdas envolvem ganhos, esta é uma amizade que temos de favorecer e aceitar a fim de garantir o equilíbrio de nossa vida!
-amizade-
a verdadeira amizade e como saude o seu valor so e reconhecido quando perdemos a amizade e assim..nem precisa que seja reciproca .. a amizade na integra apenas sente o querer bem,sempre...
- Relacionados
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Frases de Amizade
- Amigos
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
