Amigo Palhaço
Vista a fantasia
Passou o ano e é hora de brincar
Carnaval na porta, na janela e no ar.
Palhaços se vestem como se nunca tivessem sido,
Mulheres que dançaram o ano todo,
Sem perceber, se fantasiam em bailarinas.
É hora de brincar apenas com ritmos e cantos repetidos,
Serpentinas rasgam os céus e enforcam tristezas, mágoas e saudades.
Confetes colorem os copos já cheios, logo tragados sem recatos.
Olhares se confundem, beijos são trocados, outros só tocados.
Agora bem juntos já não sabem nem brincar.
Corpos vestidos de pele humana é fantasia barata.
E na sua simplicidade faz mais sucesso que penas de pavão,
Em desfiles, nos concursos, clubes e nas camas.
Entre na brincadeira porque depois tudo vira cinza mesmo.
Retira essa tua máscara de ano inteiro e desfile a fantasia que você é.
Jaak Bosmans 21 -02-09
Palhaça Triste
Vivo com a alegria de um palhaço, que surge fugazmente e inesperadamente vai embora. Assim como ele tento disfarçar minhas tristezas, dores e decepções, encobrindo-as com a maquiagem da vergonha. O disfarce perfeito para minha melancolia. Pena que essa maquiagem, ao primeiro sinal de chuva, desbota por completo, deixando-me assim completamente exposta a olhares maliciosos e penosos dos que me rodeiam.
Não sei, mas sinto-me mais segura quando disfarço minhas dores, meus sofrimentos. Tento estampar em meu rosto uma imagem que não me cabe. E assim, como o palhaço, sou feita de risos, gargalhadas, palhaçadas... Tudo falso! Nunca fui tão triste e insegura. Tudo pura invenção. Quem sou afinal?
Eu sou uma “menina mulher” que chora, sofre, mas guarda tudo pra si e prefere passar para os outros a imagem de “menina palhaça” com sua máscara de porcelana. Pena que essa menina nunca existiu! O que você sabe sobre mim? Apenas o que eu permito que saiba apenas o que eu deixo transparecer... Uma “menina mulher” que ri, conta piadas sem graça (mas acha graça mesmo assim), mas que por dentro grita, implora, clama loucamente por um minuto de felicidade. Apenas um. É pedir muito?
Quis crer que no centro do palco me veriam, mas ninguém quis enxergar alguém além de tantas cores e piadas. E assim vou seguindo... E assim meu tecendo meu espetáculo...
No circo da vida a Palhaça Triste faz seu papel perfeitamente bem. Mas, como em todo circo, chega uma hora que o espetáculo acaba, as cortinas se fecham e o palhaço, finalmente, sai de cena, tira a máscara de porcelana e pode ser ele mesmo, sem disfarces, com todas suas dores, sofrimentos e fraquezas expostas... Expostas ao Leão indomável (figura indispensável em todo circo).
Mas chega um dia em que o palhaço cansa e decide jogar tudo pro alto pra tentar ser feliz, sem disfarces, sem fingimentos, sem risos falsos, sem a maquiagem de porcelana. E só então ele compreende o motivo de todo seu sofrimento: simplesmente as pessoas. Então ele toma uma decisão: fará o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas.
E assim como ele, a Palhaça Triste aqui, a “menina mulher”, também cai na real e percebe que certas pessoas não merecem minha dor, nem tampouco uma lágrima sequer de sofrimento. E como o palhaço eu também decido não amar demais as pessoas, só assim poderei tirar minha máscara e viver sem disfarces. Mas já é tarde demais! Eu já me tornara uma pessoa triste... De tanto me vestir me vi presa a ela. Não tenho as chaves da cela que criei, me internei voluntariamente e não me deixam mais sair. Dei todos os risos que tinha e já não me resta muita coisa, apenas um bocado de lembranças.
Por isso me fecho, por isso me reservo, por isso me sinto tão só, por isso me sinto mergulhada em uma profunda tristeza e solidão... Tudo isso para não amar demais as pessoas e assim, não sofrer demais também...
Se eu fosse poeta saberia como me defender, mas sou só mais uma Palha Triste a se repetir no espetáculo da vida.
O espetáculo acabou...Agora sim, o palhaço pode tirar a máscara e mostrar tudo o que há por trás daquela maquiagem, que na verdade não passa apenas de uma máscara pra esconder suas tristezas, dores e decepções....O circo fechou e o palhaço, finalmente,se mostrou em sua infinita e profunda tristeza!
Quando eu estiver mais palhaço pode ser o dia que eu talvez esteja mais triste, pois pra mim o que importa não é mostrar que esta tudo bem, e sim ver um lindo sorriso em seu rosto e provar que com ele pode ser melhor.
Há muito tempo não sou nada, não tenho nada, não sinto nada. Sou um herói sem poderes, um palhaço que não tem graça! Decidi ser apenas um contador de histórias em um "Livro de rostos", onde rostos não se veem! O mundo já me confunde... as pessoas são complicadas demais com seus números, pesos e medidas! Ao final, acabo me perdendo por querer ser real num mundo de faz de conta, e arriscando estar vivendo um faz de conta num mundo real!
O Palhaço Também Chora
De Traz Do Picadeiro
Quando Todos Vão Embora.
Com Tantos Risos e Aplausos
Suprime Sua Dor
Com palhaçadas e Saltos.
No Palco Da Vida
Nos Faz Rir
Mesmo Sem Alegria.
Sinônimo de palhaço não é alegria , até porque ele usa maquiagem para cobrir a verdadeira face de si mesmo .
PALHAÇO
Sou como vento que sopra constante...
Sou como a chuva que molha a terra...
Sou como o sol que ilumina a vida..
Sou como a terra que germina a semente..
Sou como o mar que invade a praia..
Sou como as estrelas que brilham na noite...
Sou como a lua que esconde o sol...
Sou como dia que nasce nas madrugadas
Sou como a vegetação que purifica o ar
Sou como o ventre que gera um filho
Sou como o ar que alimenta a vida
Sou como o inverno que apresenta o frio
Sou como a primavera ...que da a flor
Sou com o verão que traz calor
Sou como outono que derruba as folhas
Sou como uma cicatriz tatuada pela dor
Sou como a vida com som e cor...
Sou como a alegria e o bom humor
Sou aquele Palhaço que espalha amor
Todo mundo que é muito palhaço, muito feliz sofre de depressão. Quem conhece realmente sabe que nem todo palhaço é feliz.
Então em frente as crianças colocou um nariz de palhaço, um olho para cada lado, cruzou os braços, inflou a barriga e disse: Haja risos. E a sala se encheu de graça!
O Resgate de um Sorriso
Sou palhaço pra te alegrar
Pra não te ver chorar
e nem lagrimas suas caírem no chão
Farei 1001 palhaçadas para tirar-lhe um sorriso
Viro bobo da corte
para que a dona do meu sorriso
Não deixe de sorrir
nem de ser feliz
Infeliz o causador de sua tristeza
Por deixar tal senhorita
Aos prantos
Espero consolá-la
Para que o encanto do seu sorriso
Não se perca.
Nariz de palhaço coloca quem tem competência pra subir no picadeiro e fazer o povo rir, por mais que seu nariz seja bonito, se não surtir o efeito do riso, vai passar a ser ridículo e não palhaço.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
