Altruísmo
A determinação deve sempre estar em nossas sinceras atitudes bondosas, pois nos encoraja a ter confiança para acreditarmos que o mais importante a ser feito sempre será o que enche de alegrias corações vazios. É preciso que nos deixemos possuir por um inabalável sentimento de cooperação, devemos ser solidários e humildes para nos despirmos dos orgulhos que nos envenenam e nos ressecam por dentro. De absolutamente nada adianta falar de caridade sem praticá-la, compreender a razão em se fazer o bem é um passo significante para se transformar pensamentos e valores, pois para ajudar o próximo nosso coração precisa estar liberto de vaidades e arrogâncias. A bondade encurta distâncias quando nos aproximamos de quem precisa, seja do que for, às vezez um sorriso ou talvez uma prece que abrande corações. A caridade tem que ser ssemente culrivada por sentimentos honestos, justos e acolhedores, que não tenham expectativas de trocas, é, antes de tudo, um pleno exercício espiritual. Ir em direção ao outro, se comunicar e ajudá-lo, nos limites possíveis, tem que criar em nós uma inesgotável alegria, sem nenhuma sensação de cansaço. A prática da bondade deve nos levar em direção ao outro, nos inspirar felicidades, nos retirar da escuridão do egoísmo, nos alimentar até à alma, e se há recompensa deve sempre ser a felicidade do outro.
John Pablo de La Mancha.
As ações mais louváveis são aquelas que não esperam outra coisa em troca, além do prazer de fazê-las.
A verdadeira empatia é ver o mundo do outro utilizando-se, para tal, dos olhos dele e não dos seus.
Não podemos esperar que todas as ações das pessoas que foram escolhidas pra fazer o bem sejam altruístas. O nosso umbigo é e sempre será mais perto do que os dos outros. Por isso mesmo altruísmo é diferencial, egoísmo é item de série.
Uma unidade, humanidade
O egoísmo é o câncer da humanidade, um nódulo maligno que ataca os valores e os destrói em todas as bases, dele provém a metástase de todos os males. Enquanto os seres humanos não compreenderem o sublime e sagrado propósito da vida em unidade, onde, só evoluiremos em plenitude e sabedoria unidos por um bem maior a todos. Enquanto o egoísmo, o ter e a busca desenfreada pelo poder nortear as principais aspirações dos homens, estaremos caminhando para a autodestruição da humanidade.
Viviane Andrade Santos ❤...
O homem é um ser social que busca, a todo momento, motivos para viver. Uma das melhores constatações da espécie humana é saber que em algum momento da vida deixou de ser egoísta para ser altruísta.
Quem entendeu o amor
enxerga a vida com um outro sentido,
Compreende que viver vai além do seu próprio umbigo.
Quem entendeu o amor aprendeu a compartilhar
Tempo, afeto, sentimento, um golinho do Yakut,
Mesmo que vá faltar.
Quem entendeu o amor
se compadece com a necessidade,
Ajuda, estende a mão
Exerce sempre a piedade.
Quem entendeu o amor
Entendeu o Senhor Jesus
Vive uma vida nova,
vive uma vida de cruz!
Tanto se fala em humildade, bondade e amor ao próximo. No entanto, pouco se faz, pouco se doa e muito menos ao próximo.
Dar certo não significa que vai acontecer o que queremos, mas sim aquilo que for melhor ao coletivo.
Quando você muda o rumo de sua história você está mudando várias setas de sua caminhada.
Então trabalhe e sirva aos outros sempre com amor sem esperar nenhuma recompensa ou gratidão.
Não seja generoso e consequentemente egoísta.
Seja altruísta e você verá a plena satisfação de poder se engrandecer sem precisar dos aplausos de ninguém. E será muito compensador, porque quando o seu amor lhe faz grande isso é eterno. Reconhecimento e fama são passageiros, fugaz e meios para um fim de solidão e de ingratidão.
Quando voce faz o bem sem esperar méritos ou condecorações ou mesmo um gesto de gratidão, e mesmo assim voce conseguir ter uma alegria que é imensurável e não tem nenhum tipo de preço material, neste momento voce entenderá a verdadeira virtude do Altruísmo.
Pois existe uma diferença muito grande entre ser altruísta e ser generoso.
Quando você é generoso normalmente você o pratica para mostrar aos outros o que você está fazendo, que seja a sua caridade, a sua demonstração de afeto através de bens materiais, ou independente de sua ação bondosa e falsamente amorosa o seu grande objetivo é mostrar para outras pessoas que você se compadece com o próximo e é dotado dessa virtude.
Ou mesmo se você não quer ter aplausos pelo seu feito, você exige daquele que o recebera um certo grau de gratidão. Quer dizer eu te ajudei agora mas quando eu precisar de voce, por favor lembre-se desse momento.
Isso é estupidamente ridículo. Quando você faz o bem para outro você nunca deve esperar algo ou algum serviço em troca. Isso é totalmente contra o significado de amar.
Mas quem é altruísta faz tudo pelo seu próximo sem esperar nenhuma recompensa. Ele não quer ser reconhecido por ninguém. Ele não quer os aplausos vazios e sem significado das pessoas. Ele não quer nenhum tipo de gratidão. Ele apenas faz, porque ama o seu próximo.
" Nada adiantou "
Hoje te ouvi
Te consolei
Mas nada adiantou
Você só importou
Com o "oi" dele
Outra vez
Paciência, amizade é isso
Exige
Calma e sacrifício
Não espere ser recompensado pelo amor dado, amar assim não é amor de verdade, é troca de interesses.
São pequenas sementes de amor,
plantadas ao longo da estrada da vida,
na vida dos outros,
que têm o poder de gerar grandes
e inúmeros frutos em nossa própria vida!
Seja empático com situações que você já vivenciou. Caso não tenha vivenciado, aja com compaixão, pois empatia passa a ser um grande perigo!
