A Vida Vale a Pena
"A vida só vale a pena quando você encontra nos desencontros o que o coração sempre sonhou encontrar."
Na vida tem coisas que não vale a pena insistir, não perca seu tempo, invista no que realmente importa.
Na vida em toda ocasião vale a pena tentar. A tentativa abre a possibilidade para o acerto, mesmo não acertando ganhamos no aprendizado. Tolo é aquele que não tenta.
Nossa vida por mais ruim ou pior que esteja não vale a pena desisti dela, que nossas quedas só nos fortalece ainda mais esse é o principal propósito delas. A vida se encarrega de colocar a pessoa certa em nossas vidas, não saia por aí mendigando amor, ninguém deve se diminuir a isso!
Vivamos pelo que vale a pena ser vivido, pois do pó viemos e ao pó retornaremos, logo, não vale a pena perdermos nossas preciosas horas com o que não promove a vida em si mesma.
Será que vale a pena viver? Essa pergunta vem com alguma frequência a minha cabeça. E a resposta que vem hoje de "bate pronto" é: "claro que sim!".
De fato, não sei a razão da pergunta, mas a resposta vem naturalmente. Como se tivéssemos sidos adestrados, à sem titubear, sempre sermos positivos. Afinal a sociedade não aceita os tristes e fracassados. São excluídos dos grupos, como má influência negativista. Hipocrisia dos falsos felizes. O que há de errado em estar ou mesmo ser uma pessoa triste? Podemos infringir a regra da felicidade? Temos esse direito. E dever de mudar também.
Ser feliz não é uma regra, viver sim. Viver é uma obrigação, um prazer inenarrável. Uma dádiva que nos foi dada no momento de nossa concepção. Onde nos foram dadas, a partir daí, duas possibilidades: viver e ser feliz ou apenas...viver. Não nos cabe escolher qual dessas possibilidades iremos ter, mas sim escolher mudarmos a direção de nossas vidas para aquela que julgarmos ser o melhor. Mesmo que seja momentaneamente. Lembre-se sempre podemos mudar a direção, não importa quando.
Por isso, não espere. Mude agora. Qual direção? Você define. Sem regra. Sem medo. Apenas assumindo a consequência da escolha. Nunca se arrependa do que fez. Haverá críticas sim. Somos todos críticos vorazes das vidas e decisões dos outros. E nunca de nós mesmos. Não podemos ter medo de viver felizes...ou não. Desafios virão, decisões erradas também, crises e críticas. Nunca desista de viver. Nem sempre terá um outra chance. Apenas viva. E lembre-se a felicidade como muitos imaginam e fingem viver, não existe. Felicidade é relativa ao tempo, momentos íntimos e únicos. Então não os desperdice em busca do todo. Apenas VIVA como bem entender.
Não vale a pena se torturar por erros passados antes fosse possível evitá-los mas é fato que vamos errar.
Não há culpa em refazer a rota, produzir novos planos, se preciso for, melhor é desfazer das ideias antigas, que não teve efeito, e recomeçar.
A vida não para, quem para somos nós enquanto lamentamos as frustrações e enquanto isso o tempo passa e com ele as oportunidades de um novo desfecho.
Bem, acontece, as vezes precisamos desse tempo, mas tão logo que possível, reerguer-se e continuar a caminhada, é mais que uma opção, é uma necessidade.
Por isso, o ideal é se desprender logo de tudo que causa amargura, que causa dor e parar de apenas sobreviver e então viver, porque a vida é muito pra ser desperdiçada!
Não vale a pena uma vida que não da motivo para festejar, contudo sou baiano e festejo mesmo assim, pois vim ao mundo para aprender e ensinar a ser feliz!!
Saber viver, é sinônimo de escolher pelo que vale a pena lutar, considerando tempo, dificuldade e benefício.
Leve só o que foi bom, o que vale a pena ser levado e lembrado! A vida se torna mais leve se deixarmos o que foi pesado pelo caminho ...
Me questiono se vale a pena abrir mão de tudo por você, e mesmo sabendo que não, insisto em tapar os meus ouvidos. O problema é que quando tapo eles, não escuto sua voz, nem muito menos a daquele que sei que me ama...
É que a vida me ensinou a atuar, e agora o que dói é não saber se vivo um personagem, ou, apenas conflitos internos.
Somente uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena.
O hoje é mais uma página em branco que Deus nos concede para escrevermos o que vale a pena...
Inspire-se e capriche na escrita!
Ao meu neto
Tico:
A vida vale a pena; a vida sempre vale a pena. Vale a pena pois, se a maioria de nossos sonhos não se realizam, aqueles que se tornam realidade, compensam todas as nossas decepções. Eu sonhei muito, tive muitos sonhos mas, de todos estes sonhos, você foi o meu melhor sonho, você foi o sonho que se tornou realidade.
Muito, muito antes de você nascer, antes de sua mamãe e de seu papai nascerem, eu já sonhava com o neto que um dia eu iria ter... E, muitas vezes meu menino, era este sonho que me dava forças para continuar lutando pelos meus ideais, era por você que eu lutava, era por você que eu queria um mundo justo, um mundo de paz e um mundo de amor. Em cada criança que eu via, via também você, a cada criança que eu amava, também já estava te amando. <br>
E um dia você veio... Lindo, saudável, inteligente. A princípio não era bem o que eu esperava: você era tão pequeno, tão frágil e o vovô pensava que você já nasceria grande, que logo que você nascesse poderíamos correr e brincar, rolar na grama e comer chocolate escondido, logo antes do almoço. Mas tive de esperar, ansioso, que você crescesse um pouco para fazermos nossas artes. Sei que hoje eu sou para você um menino um pouco mais crescido, um menino que luta e rola com você pelo chão, que tem prazer em fazer e consertar seus brinquedos, um menino que se emociona quando você diz:
- Ba note vovô!
E nós vamos crescendo juntos... Hoje te ensino a pegar em um lápis e fazer seus lindos rabiscos que, com nossa imaginação podem tanto ser um sapo, um cavalo ou uma flor, amanhã, assim o queira Oxalá, você aprenderá a usar minhas ferramentas, a construir com suas mãos seus próprios brinquedos e depois, aprenderá a construir sua vida.
E você crescerá... Meu pequeno garoto se tornara um homem e terá, como eu os tive, seus ideais de justiça e paz e que, também como eu, lutará por eles. Mas eu ainda estarei acompanhando com orgulho seus passos na vida e, a cada passo que você der, eu me lembrarei de seus primeiros e vacilantes passinhos, os bracinhos estendidos confiando na proteção do vovô. E, onde quer que eu esteja, sempre estarei ao teu lado, te protegendo, te apoiando e sempre, sempre te amando.
E um dia eu terei que partir... Quando a vida enfim me levar, saberei que tive a ventura de ter um neto, que meu neto cresce e que também sonha com o neto que um dia terá. E verei que minha vida valeu a pena, que minhas dores, sofrimentos e desilusões, nada foram perto de seu sorriso e do teu amor.
Talvez você ainda seja uma criança, não entenda bem esta partida. Então a mamãe te mostrará uma estrelinha no céu e, a cada vez que olhar para ela, você dirá:
- Aquela estrelinha é meu vovô.
E eu receberei seu carinho e seu amor.
Talvez você já seja um homem e entenda das coisas da vida, então saberá que parti por já ter cumprido minha missão. Entenderá meus muitos erros e meus poucos acertos e entenderá também que tudo o que fiz em minha vida foi por Amor.
Então talvez você derrame uma lágrima... E, ao sentir esta lágrima rolando em teu rosto ou sua barba roçar minha face num beijo derradeiro de adeus, mesmo com meus olhos já velados, agradecerei à Vida pelo bem mais precioso que ela me deu: Ela me deu você! Com todo amor, seu avô.
Vale a pena envelhecer...!!!
Receber, com a idade, um carinho indescritível daqueles que nos cercam com sentimentos verdadeiros...
Estou começando a aceitação desta fase que já me compete....
Gratidão pela vida... !!!
