A Tranformação Através da Leitura
O lençol da Vizinha (vale a pena ler)
Um casal acabava de mudar para a nova casa. Tomavam juntos o primeiro café da manhã quando a esposa viu pela vidraça sua vizinha estendendo roupa:
- Veja, querido, o lençol está todo sujo. Ela está colocando para secar e nem lavou direito. Que desleixo!
- Deixe a moça, querida, cada um vive como quer...
No dia seguinte, a cena se repete:
- Querido, olha, de novo: os lençóis estão imundos! Devem ter caído no chão e ela os está pondo para secar. Não posso acreditar. Vou lá conversar com ela e dizer que isso está errado.
- Deixe a moça, querida, o lençol é dela e não devemos arrumar encrenca com vizinhos.
No café da manhã seguinte, o casal conversava quando, ao olhar pela vidraça, a esposa disse:
- Querido, veja! Os lençóis estão perfeitos hoje, brancos como o dia. Você conversou com ela? Chamou-lhe atenção?
O marido, com o olhar um pouco constrangido, explica:
- Não foi bem isso que aconteceu... Sabe, querida, a sujeira que você via não estava no lençol dela. Hoje eu acordei mais cedo e limpei a nossa vidraça.
(do livro Atitudes Vencedoras, de Carlos Hilsdorf)
A “vidraça” são as lentes da nossa percepção, através das quais vemos o mundo. Às vezes, insistimos em distorcer as coisas. Não as enxergamos como elas realmente são, mas como queremos que elas sejam. É mais fácil acreditar que estamos sempre certos, e que os outros é que estão errados. Cuidado: a distorção é muito usada quando queremos evitar realizar as mudanças que não estamos dispostos a realizar. É um dos maiores vilões da nossa percepção sobre a realidade.
E você? Com que lentes está vendo o mundo?
As palavras que você ler, não podem mudar sua vida à não ser que o espírito nela empregada esteja habilitada pela sua aceitação de consciência ao ingresso nas suas próximas ações. Assim sendo, ao importar tal valor de espírito, paulatinamente seus resultados serão outros, sendo agora frutos daquilo ao qual você leu e viveu.
O livro não pode mudar o mundo
porque não saber ler,
mas a pessoa que escolhe
o que ler pode tudo.
"Não é um dia que irá mudar a história que você CONSTRUIU, mas todos os dias você precisa ler o que já foi ESCRITO!"
Ler é viajar,ler é mudar,ler é crescer,mas escrever! Hum,escrever um poema,uma música,um desabafo,uma crítica,um livro,uma frase (...)
É se libertar!
Quero ficar relembrado com frases e pensamentos e um dia mudar a Terra , desculpem o meu fraco vocabulário mas sou pequeno e isso me enerva.
A vida de uma pessoa consiste num conjunto de acontecimentos no qual o último poderia mesmo mudar o sentido de todo o conjunto, não porque conte mais do que os precedentes mas porque, uma vez incluídos na vida, os acontecimentos dispõem-se segundo uma ordem que não é cronológica mas que corresponde a uma arquitetura interna. Uma pessoa, por exemplo, lê na idade madura um livro importante para ela, que a faz dizer: ‘Como poderia viver sem o ter lido!’ e ainda: ‘Que pena não o ter lido quando era jovem!’. Pois bem, estas afirmações não fazem muito sentido, sobretudo a segunda, porque a partir do momento em que ela leu aquele livro, a sua vida torna-se a vida de uma pessoa que leu aquele livro, e pouco importa que o tenha lido cedo ou tarde, porque até a vida que precede a leitura assume agora uma forma marcada por aquela leitura.”
Italo Calvino, in Palomar
O ser humano é como o paginar de um livro. O enredo da sua história pode mudar no capítulo seguinte, em qualquer fase da vida.
Caramba! Como eu achava que com o grito poderíamos mudar o mundo. Até faz uma pequena, mas superficial diferença, mas em suma, temporária.
- Relacionados
- Frases de Drummond sobre a Leitura
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Frases de Incentivo a Leitura Infantil
- Frases que incentivam a leitura
- Frases sobre leitura e escrita
- Frases sobre Leitura para Crianças
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
