A Liberdade de Filosofar
Nem mesmo as grades mais reforçadas de uma prisão poderão tirar a liberdade de quem for verdadeiramente livre.
A verdadeira liberdade que temos é proporcional ao encontro que promovemos conosco mesmos, e sobre este, ocorrendo aceite e júbilo. Apenas conhecendo e aceitando a nossa verdade, que viremos a ser brindados com a libertação das correntes do engano e da mentira descortinando nosso falso eu.
Tem um problema grave
no excesso de segurança:
damos a liberdade aos malfeitores,
e criamos uma prisão ao nosso redor.
A liberdade não é um fato, um ato parado no tempo, imutável e inabalável como uma velha montanha. Não! A liberdade é uma jornada, um empreendimento humano milenar, cuja marcha exige sacrifícios gigantescos. Ela é um milagre extravagante, que está sempre por um fio de se perder.
A liberdade 'e algo questionável; quando o poeta aprecia o cativeiro.
_Que sentido há, em buscando a liberdade perdê-la-á?! "
É no exercício da sua liberdade de fazer escolhas que o ser humano revela todo o seu caráter ou a falta dele.
O ser humano que é carente de aprovação, de afeição, de atenção, lhe falta a liberdade de ser quem de fato é.
"Todos conclamam por liberdade, mas a verdadeira liberdade e' a da mente, e esta se da' na busca e se tem no silêncio."
A liberdade está expressa no conhecimento. Um homem distante dos livros está próximo de suas correntes.
A verdadeira liberdade dá-se quando a sociedade tenta entender os diversos lados de uma discussão, e não impor o seu próprio. Nada conquista-se aos berros.
A liberdade é a essência do amor, ninguém ama tomando posse do outro, ninguém se sente amado sendo possuído.
O comunismo perfeito existe - chama-se formigueiro. Nenhuma liberdade, zero valor aos indivíduos. Gerações de operários são criadas, programadas, usadas e descartadas, com o único e perfeito intuito de servir ao bem supremo da coletividade.
Lembre-se: no comunismo, você jamais será a rainha, e nem poderá mudar seu destino para algo diferente de um escravo do sistema.
A justiça tem que ser justa e não intrusiva na liberdade de expressão. A liberdade de expressão não deveria ser motivo de justiça, porém não significa que isso permite ameaçar e pregar ódio contra grupos minoritários.
George Orwell uma vez escreveu: "Guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força".
E eu escrevo: 1984 ainda é 2024, com soldados encarando uma guerra de frente deixando esposas e filhos a sua espera, levando assim, a uma falsa paz global apenas para avançar agendas...
O verdadeiro sucesso não está em renunciar à liberdade, mas em saber moldá-la sem se tornar escravo da própria ambição. O que é necessário pode ser imposto, mas o que é essencial só se descobre sendo livre.