A Inteligencia Nao se Mede
Os anabatistas (atuais Batistas) não se autodenominavam assim, mas recebiam esta “alcunha” dos católicos, luteranos e calvinistas que, criam no batismo infantil como válido para a regeneração. Por isso os perseguiam, prendiam, torturavam e os matavam. Quer queiram, quer não, os que “rebatizavam” são a origem dos Batistas.
Um jovem que não rejeita o chamado de Jesus para servi-lo, não está desperdiçando sua mocidade, mas ganhando a eternidade.
O que a maioria dos calvinistas não consegue compreender ou não querem compreender acerca da presciência é que Deus sonda os corações e os pré-conhece desde a eternidade.
Como diria Armínio e John Wesley: Este conhecimento não é aprendido, mas é infinitamente intuitivo, na eternidade não-tempo, imensurável e imutável, por um ato único e não-dividido.
O calvinismo não é bíblico, nunca foi e nunca será enquanto não abandonar a incondicionalidade! Esse é o primeiro de muitos passos que ele terá que dar para ser bíblico é ortodoxo. Por enquanto, o calvinismo e apenas um grande esforço de engenharia teológica humana, numa tentativa desesperada de acomodar e adaptar as Escrituras e Deus em um esquema determinista e fatalista.
A salvação não é algo distante, é uma coisa presente, uma bênção da qual, pela livre misericórdia de Deus, você agora possui.
Calvinismo X Cruz de Cristo
No determinismo calvinista, a cruz de Cristo não é o centro da salvação, mas o prego do decreto arbitrário! Nesse esquema determinista, a pessoa nasce salva (eleito incondicionalmente) ou perdida (réprobo incondicionalmente) por um decreto arbitrário do deus calvinista que, não leva em consideração a fé, arrependimento e fidelidade, por considerarem essas condições estabelecidas por Deus como obras humanas. Assim, qual o propósito do sacrifício de Jesus na cruz? Qual propósito da fé? Qual propósito da pregação do Evangelho? Não já está tudo determinado incondicionalmente antes da fundação do mundo como ensina o calvinismo?
Sola-mentos com essa doutrina heterodoxa.
Pense nisso e cuidado com os heterodoxos deterministas!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A realidade que precisamos entender é que grande parte das pessoas não tem nenhum interesse pela verdade, mas por aquilo que as favorecem ou as deixam mais confortáveis.
Estamos presenciando uma geração completamente apática, e que não tem nenhum interesse pelas perguntas fundamentais da vida.
Quando alguém diz que não existe verdade e que cada um tem a sua verdade, isso é uma completa alienação da busca de crescimento e aperfeiçoamento do ser como indivíduo.
Qualquer conhecimento, erudição ou sabedoria que não tenha fundamentação nos princípios éticos e morais do Evangelho da Graça, inevitavelmente descambará em tragédias para humanidade.
Depois da queda e seus efeitos na humanidade, Deus dá a lei não como castigo, mas como graça; pois, por meio da lei todo ser humano caído passa a ter consciência do quão pecador ele é.
Muitos pensam que um milagre é uma “violação” das leis fixas, mas, não é! O milagre é uma “exceção” a esta regra geral. Assim, a lei natural é um padrão regular dos eventos, mas não um padrão universal ou inalterável. O que os cessacionistas (deístas) e ateus não compreendem é que todos os eventos “naturais” são o modo pelo qual Deus normalmente atua e que os “miraculosos” são o modo pelo qual Ele atua em ocasiões extraordinárias.
Quanto à predestinação e o Livre-Arbítrio humano, não existe nenhum paradoxo. O que Deus predeterminou foi aquilo que Ele pré-conheceu na atemporalidade que faríamos livremente!
A Graça Preveniente não só restringe o pecado nos homens, mas conduz todos os homens a um ponto salvável. Ele pode, por esta graça, escolher mais graça para a salvação, ou ele pode rejeitar a graça. Assim, a salvação é "pela graça através da fé", e todo o plano é o dom de Deus.
