A Genealogia da Moral

Cerca de 2911 frases e pensamentos: A Genealogia da Moral

Soa imoral pra você, não para mim. Eu sou como sou, e ser como sou, a mim não ofende.

Inserida por jardel_rod_goncalves

A consciência é a nossa bússola natural, e infalível, para nos mostrar se estamos “indo na direção moral certa”.

Inserida por reconceituando

Para compensar a instabilidade da inteligência exercida sobre o campo das coisas mutáveis e contingentes, Deus põe no céu não somente a Lua, mas também as estrelas. As estrelas representam aqui uma participação fragmentária do indivíduo na inteligência humana, no entanto indispensável. As estrelas representam o conjunto das máximas e costumes bem fundamentados de que dispõe uma civilização. São pequenas luzes que orientam a sua vida cotidiana.

Por exemplo: no ônibus, um sujeito do seu lado deixa cair a carteira e não vê, você pega a carteira e pensa: "Pego o dinheiro ou não?", você não precisa raciocinar muito, só lembrar: "Não roubarás". Esses pontos de luz servem como orientação para tomarmos decisões nesses momentos; você não precisa se lembrar do por quê é errado roubar, não precisa da ciência toda da moral na sua mente nesse momento pra não pegar a carteira do sujeito, basta lembrar: "Alguém provavelmente mais sábio do que eu disse: Não roubarás". Isso é um ponto de ligação entre o sujeito e a inteligência humana; naquele momento pode ser o único ponto que se tem; diante da circunstância concreta: "Dalí 2 minutos ele vai sair do ônibus, você também, são 15 segundos pra tomar uma decisão; você está cheio de dívidas, perdeu o emprego, a carteira do sujeito está recheada, parece que ele está muito bem de vida". O número de contingências pode apagar as razões pelas quais você não deve roubar; você pode lembrar-se de toda propaganda comunista que já jogaram na sua cabeça: "Ele devia dividir comigo mesmo, ele é um maldito capitalista e eu um trabalhador explorado". Tem tanta coisa que pode estar na sua mente naquele momento, que é impossível que você rememore os princípios da moral, e deles derive de fato que você não deve fazer aquilo. Mas uma máxima que foi assimilada no decorrer dos anos na sua vida é suficiente pra travar a sua ação. Esse é um mecanismo indispensável de civilização.

A ciência da moral e as razões reais do por quê não se deve roubar nunca estarão presentes na maioria das mentes humanas, a maioria nunca vai estudar teoria moral, mas as pessoas também não podem roubar. Então é preciso que todas as pessoas tenham um mecanismo para recordar critérios de ação imediatos que possam ser aplicados sem muito esforço da inteligência, que possam ser aplicados mesmo num cenário desfavorável ao uso da inteligência; porque existem muitas situações do cotidiano que são desfavoráveis ao uso da inteligência, são noites de Lua Nova; são quando você está cansado, de mal humor... Não dá pra pensar, mas tem de tomar uma decisão.

Está claro que a inteligência vai necessariamente se alternar nesses dois planos e que ela nunca estará somente diante do plano chamado dia, em que as coisas são evidentes, as diferenças são claras, nítidas? Em inúmeras vezes a sua mente estará diante desse panorama chamado noite, e nesse panorama você tem de tomar as decisões cruciais para sua vida.

Inserida por Fsantos11

eu penso assim se teu passado e sujo nao fale do meu se seu presente e bom ou mal problema seu.

Inserida por mauriciocavalcante19

Valores morais não vêm de berço, nem adquire ao longo do tempo nasce ou não com a pessoa.

Inserida por ataidelemos

Numa sociedade injusta, há um permanente e infindável jogo de espera, onde os menos favorecidos esperam que os afortunados façam algo por eles e estes, por sua vez, consideram que já fazem o bastante e que ao Governo sempre cabe fazer a sua parte. Neste sórdido, vicioso e perigoso jogo político, a injustiça cresce, o pobre nunca governa, a política não cumpre sua função, como ciência da arte de bem governar um povo, e todos perdem. Os menos favorecidos perdem o direito de viver com dignidade, os afortunados perdem o sono e a decência e aqueles que governam perdem a moral e facilmente se corrompem.

Inserida por joaobrito

As qualidades do homem e da mulher não estar na fortuna e nem na inteligência e sim na ética e na moral.

Inserida por valter-marinho

Apesar de tudo, mantenha-se inabalável em justiça, paciência e honestidade, pois a única paz absoluta é o sono sem dívidas morais.

Inserida por brunocidadao

“Os escândalos de corrupção e a renovação diária de nomes de corruptos, nos dá a certeza de que principalmente nos dias de hoje, é mais fácil achar agulha em palheiro, pelo em ovo e pernas em cobra, do que, honestidade, ética, transparência e honradez, em políticos e algumas outras pessoas públicas no Brasil.”

Gutemberg Landi
12.02.2015

Inserida por GutembergLandi

Há muita coisas interessantes de se fazer nesse mundo, basta desapegarmos dessas alienações do que é moral ou não e apenas desfrutarmos de momentos felizes que a vida nos proporcionar!

Inserida por Pamrevoltada

A política exige almas e não nomes; renovar a política não se trata de enterrar, ressuscitar ou mesmo dar a luz a sujeitos, mas sim, enterrar velhas ideias, ressuscitar valores, dar a luz a nova esperança e, inovar com práticas honrosas sob a luz da ética.

Inserida por jeansestrem

O nosso objetivo maior é não visar o interesse pessoal, mas sim, o interesse coletivo e o da empresa.

Inserida por andreapordeus

Nos escondemos de nós mesmos para enxergar no outro nossa necessidade.
Atração escrachada, discretas demonstrações de devaneios onde a moral tem mais valor que o desejo.

Inserida por RegianePinheiro

"Para seres Feliz, se não tens Dinheiro para Partilhar, partilha pelo menos as pulgas e os Parasitas, que Deus te Deu.

Inserida por FranciscoFernandes

"Não importa o quão grande pareçam as opressões físicas, materiais e morais,
dignidade é um valor infinitamente maior."

Inserida por AleDeschampsMendes

"A moralização na política não exige a dizimação desse ou daquele partido político.
O que deve ser desejado é a limpeza da sujeira e o descarte apropriado do rejeito."

Inserida por Milt0nMat0s

Lampejos da sombra

[...]
Quando não tiveres mais nenhum objetivo, quando perderes todas as tuas crenças e a tua fé, quando não enxergares utilidade em crescer, pois desprovido de sonhos e, tudo que já tiveres contigo começar a nada significar, então não verás sentido em nenhuma convenção social humana, perderás a alteridade, a moral, o amor, a ética e, finalmente, perderás ação na vida, ou nenhuma das tuas terão um motivo, uma direção.

Inserida por AZEVEDODouglas

"Aquele que não se vende vê corroída ora pelo esquecimento de quem lhe governa, ora pelo desconhecimento da sociedade a que serve o valor da sua moral."

Inspirada numa sentença pertinente do barão de itararé, postada no Face, na manhã do dia 09 de Abril de 2016.

Inserida por CCF

Há pessoas que constroem seus templos como tendas de seda...muitas vezes estampadas com lindos e coloridos desenhos, segura por finas e curtas estacas de valores, suscetíveis a qualquer vento vicioso, com “paredes” que brilham à luz do sol e da lua, tornando-as belas, mas que permitem serem transpassadas por qualquer arremesso de desonra, de luxuria ou falta de fé, e com cobertura igualmente bela e frágil, que as deixarão desabrigadas, mais ou menos dia, e, principalmente, deixarão seus herdeiros, e futuras gerações de sua linhagem, ao relento, sem nenhum ensinamento, a não ser a futilidade, a desonra e a falta de fé.
Outras pessoas constroem seus templos como antigos castelos...alicerçados por sólidos valores morais e éticos, não permitindo que sejam abalados pelos vícios mundanos, suas paredes com pedras de honradez, dignidade e fé, para resistirem às tempestades de inveja, maldade e descrença, e com telhado firme e resistente, a fim de suportarem as pedras do mal agouro, da maledicência e das más influencias, assim, criam um lugar que protege a sí, aos seus, e passa aos seus herdeiros, futura geração de construtores do mundo, ensinamentos que permitirão a eles viverem bem e serem dignos.
COMO VOCÊ CONSTRÓI O SEU TEMPLO?!?!

Inserida por jamoraes

Não gosto de leis, morais, religiões e regras. Minha lei que me empurra a ser do bem quando é para o bem e para o mal quando é preciso. Minha religião é não acreditar nas religiões que os homens inventaram. Minha moral que conduzo da melhor maneira possível segundo minha lei e finalmente as regras que escolho para ser o melhor que posso ser independente que a sociedade pensa a esse respeito. Não há como gostar de ser moldado pelos outros.

Inserida por swamipaatrashankara