A Culpa é minha me Perdoe
A verdade funciona como tijolada na má consciência: se remover a culpa, está livre da vergonha e da dor; caso contrário será mais uma martelada na mesa do Juiz, com sentença à condenação.
Ponha a culpa no prego, se a madeira rachar: quem sabe ele lhe avisa antes de dar a primeira martelada, para não culpar os outros pregos.
Bater prego na madeira muitos batem; mas, se rachar a madeira a culpa é do prego grosso, que não sabia que ele seria usado na madeira errada, escolhida pelo seu usuário.
Não transfira a culpa de uma mulher para o marido, porque é dada a ela o discernimento do bem e do mal.
O véu da inimizade cobre o rosto da vergonha, mas não consegue esconder a culpa do coração, por ser transparente aos olhos de Deus.
O homem tem sua bagagem de culpa em seu relacionamento conjugal, pois usa de sua força, austeridade e espírito pusilânime para subjugar a parceira.
Jogue em águas profundas a culpa de seus ressentimentos, quando o ofensor ainda vive preso na sua memória.
Pessoas altamente negativas são aquelas que transferem
a sua culpa nas outras pessoas, menos para elas.
Use o chicote da culpa na própria alma, surrando a sua própria vontade para não cometer os mesmos erros e deslizes contra o próximo.
Para alguns é mais fácil colocar a culpa de seus fracassos e frustrações nas outras pessoas. Isso é sinal de que a pessoa é covarde e não tem coragem suficiente pra assumir os próprios erros. Ser vencedor é saber aceitar e admitir que precisa melhorar e ter atitude para mudar.
A CULPA É DA RAPOSA
São muitas as belezas que vejo
Uvas brilhantes no parreiral
Ao longe parecem ser perfeitas
O desejo a ouvir o sabor
A raposa culpada em Esopo
Transformou seu almejo em banal
Poderia estar escorreita?
A pressentir algum amargor?
✍️O que tem acontecido com frequência entre os seres humanos é uma inversão de culpa, geralmente a vítima acaba tendo a culpabilidade por conta do culpado ser ardiloso e fazer essa inversão.
A curcuma não tira o pecado inflamatório da alma e nem suaviza a culpa espiritual, a menos que os ramos estejam enxertados na Videira para produzir frutos dignos de arrependimento.
Um coração confirmado na santidade do Senhor está isento de culpa e o seu estado de consciência é tranquilo e santo.
