Votos Matrimoniais

Cerca de 243 frases e pensamentos: Votos Matrimoniais

O casamento se resume a duas pessoas imperfeitas comprometendo-se com uma instituição perfeita, fazendo votos perfeitos de lábios imperfeitos diante de um Deus perfeito.

⁠O voto ainda é obrigatório porque a qualidade dos nossos políticos em sua maioria é muito aquém do desejável.

Quem me conhece sabe que defendo relações matrimoniais (ou não matrimoniais) entre duas ou mais pessoas. Não sou contra a monogamia, mas defendo a diversidade de relacionamentos apoiados na convivência (ou na individualidade) onde o número de parceirxs não seja limitado nem determinado por alguém. E também sabem que apesar de questionar bastante alguns firmamentos ideológicos do movimento poliamoroso, ainda assim abraço esse tipo de relação.

Tenho alguns questionamentos como o de "até que ponto o relacionamento poliamoroso se difere da monogamia?", "Algumas relações, onde convivem 3 ou mais indivíduos, possuem as mesmas regras de conduta existentes nos relacionamentos mono?", "Quem são os dito Poliamorosos? E quem defende essa bandeira?" "Será que o Poliamor realmente se comporta como um movimento de desconstrução da dominação patriarcal, e da desconstrução da família “dita constitucional”?", “Até que momento o poliamor é caracterizado uma forma de amar não convencional?”

Um dos problemas centrais dessas relações (mono, poli, etc) é a fantasia da posse da outra pessoa. A ilusão, a ideia de propriedade do outro trará sem sombra de dúvidas a limitação, sujeição e/ou restrição das pessoas que compõem determinado liame, seja ele qual for.

Não significa que só pelo fato da pessoa se encontrar num relacionamento poliamoroso ela estará “livre para viver o seu amor”. Devemos ressaltar que vivemos o “nosso” amor, não o amor do outro. Se os sentimentos que constroem a relação forem fundados em ciúme, controle, angustia, rivalidade, inveja, não será nada dissemelhante às “filiações” monogâmicas. Pois se eu me sujeitar a um relacionamento poliamoroso, onde convivo com duas (ou mais) pessoas, de modo que a ambas serão estabelecidas regras que vão regular o comportamento de tais, veremos que são preceitos que coincidem com as relações padrões, onde uma pessoa deve ser “devotx” ao outrx.

Nem sempre o Poliamor revelará “liberdade”. Existem várias definições para liberdade, mas para o termo que estou usando, ela se definirá numa perspectiva física, algo para além da dominação, e para bem além do existencialismo.

Acredito cegamente no "relacionamento livre". Amo quem eu quero amar, na hora em que eu quiser amar, no lugar em que eu quiser amar (obviamente, tudo com o consentimento de ambas as partes). Acredito que o Relacionamento Livre é sinônimo de Empoderar-se. Algo para além de preceitos morais e éticos impostos por outro(s) indivíduo(s), o(s) qual(is) delimitará minhas práticas amorosas. A única regra do amor livre é amar livremente, você é x únicx detentor(a) da sua liberdade, ou seja, da sua liberdade de amar. Ressaltando também que o espaço que é dado às pessoas que fazem parte desse ciclo amoroso é sem sombra de dúvidas sinal de amor.

Ser adepto ao relacionamento livre não indica descaso, nem indiferença pela outra parte, muito pelo contrário, é o oposto disso, o que é priorizado nessa relação é primeiramente a amizade.

Todos os tipos de relacionamentos são constituídos por pessoas, e essas carregam consigo suas particularidades. A crítica feia acima não se dirige única e exclusivamente à práticas sexuais, mas se direciona a relações pessoais e sociais. Viva o amor livre, viva livre seu amor. Desconstrua os machismos, as ditaduras, os estereótipos, as padronizações firmadas nas ligações afetivas! O amor não precisa ser limitado, nem padronizado, mas precisa ser vivido com uma vivacidade viva! É preciso despolitizar o amor, e torna-lo algo menos formal. “Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.”

Inserida por marcellegs

⁠Sobre as bodas matrimoniais, aquelas de um casamento longo e feliz, é preciso afinidade química, mental e espiritual, além do respeito e da individualidade, e não de resignação, tolerância ou paciência.

Inserida por reconceituando

⁠As relações matrimoniais atuais, em sua essência, não se tornaram descartáveis; descartáveis tornaram-se aqueles que, desprovidos de sensibilidade para apreciar a sacralidade do vínculo conjugal, o reduzem à fugacidade e ao despropósito, esvaziando-o de sua nobreza e de seu significado mais profundo.

Inserida por apolenario-portugal

"Casamento é mais que um vínculo; é o sacramento do amor eterno, onde Deus se faz presente em cada promessa."

Inserida por Diocese


Quando duas almas se encontram no altar, Deus celebra junto, transformando amor humano em graça divina.

Inserida por Diocese

Que sorriso desta guria
que me faz ficar vendo estrelas
com essa dança toda jeitosa
A sutileza de uma donzela

Quero contar aos nossos netos
a alegria desta data
eternizando este momento
em poesia, prosa ou carta

É o dia que te recebo nesse altar iluminado
com essas pessoas que amamos,
Nossos queridos convidados
O meu aceite é todo teu
para fazeres o que quiseres
Menina linda dos sonhos meus
a ti concedo estes poderes

Depois da dança é a nossa noite
para enfim comemorarmos
Nossa noite especial
Primeiro de muitos dias casados.

E com o tempo vou lembrar
O quanto hoje meu coração brilha
E para nossos filhos contar
a importância deste dia.

Inserida por jonas_flores

Namoro = Colecionamento de decepções, tristezas, traições, votos quebrados, palavras ao vento, declarações falsas e etc.

Corte = Colecionamento de alegrias, risos, amizades, famílias, diversão, felicidades, superações e etc.

BOM DIA (de quase Natal)

Hoje meus votos e felicitações vão para minha adorada família a quem muito prezo e estimo.
Nesta minha família, você é parte integrante e ativa e é a você que dedico diversos momentos do meu dia em pensamentos e desejos de que esteja sempre bem e em perfeito estágio mental e de equilíbrio... e a você que muitas vezes o coração bate em ritmo acelerado procurando vibrar na mesma sintonia e frequência.
Os sentimentos são gratos momentos de felicidade que experimentamos sem saber definir e quantificar seu valor... verdadeiro alimento para a alma.
Agradecer seria pouco e até injusto, prefiro desejar que nossa comunhão de sentimentos continue cada vez maior e mais forte em todos os sentidos e que isso nos sirva de alento e força para vencer todas as vicissitudes que a vida nos impõe e que possamos sorrir de felicidade cada vez com mais frequência... verdadeiro antídoto de luz e amor.
Beijos

Natal não importa o valor dos presentes, a franqueza dos votos, a lealdade das mensagens, e sim a família aglomerada à ceia, os amigos, vizinhos, colegas, este conjunto em clima de um mundo melhor no qual Cristo acreditou é muito satisfatório e revigorante. Um sincero FELIZ NATAL aos que pela minha vida permanecem e aos que já a cruzaram!!

A mente humana é suserana de seus votos e vassala de seus remorsos

Boa noite!
A paciência, ainda é um atributo do vencedor.
Quem nunca deu seus primeiros votos de credibilidade?
Orai e confiai sempre.

Defendo a tese de que relacionamentos amorosos têm prazo de validade. E me alinho aos votos sagrados de “até que a morte os separe” juramentados na celebração dos casamentos. O ponto é: de qual morte estamos falando? As pessoas imaginam tratar-se da morte física. Prefiro interpretar como a morte do sentimento.

A pureza de um povo e seus votos de credibilidade..fazem oportunos corruptos.

Não alimente corruptos com votos. Eles se reproduzem como ratos.

Votos de um feliz Natal com muito amor, paz e alegria para você e sua família!

No Natal as famílias se reúnem, se perdoam, se amam, se abraçam, fazem votos bons. Todos deixam de lado as desavenças e comemoram juntos, festejam, brincam, dançam, presenteiam...
Por que não viver o espírito de Natal dia após dia?
Esquecer a data marcada, e viver cada dia um para o outro, viver para os votos bons, viver para se abraçarem e principalmente para PERDOAR!
Faça do espírito natalino um hábito! A vida se torna mais gostosa quando estamos vivendo bem, vivendo a magia do amor, assim vivemos em paz de espírito, vivemos em alegria, vivemos na presença do Senhor! Feliz Natal a todos.

Meu mestre de transmissão, ou seja, aquele que confirmou meus votos monásticos definitivos e me reconheceu apta a ensinar, o reverendo Yogo Suigan Roshi, certa ocasião, me recomendou: “Antes de falar, passe a língua três vezes por toda sua boca e reflita: ‘O que vou falar é verdade? Irá beneficiar a quem me ouve? Será capaz de beneficiar a todos os seres e levá-los à verdade?’ Se as três respostas forem assertivas, fale. Caso contrário, se cale”.

Eu não te ordeno, te peço,
Não é querer, é desejo;
São estes meus votos - sim.
Nem outra cousa eu almejo.
E que mais posso eu querer?
Ver-te Camões, Dante ou Milton,
Ver-te poeta - e morrer.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp