Viver em Sociedade
Tudo que o Estado quer é dividir a sociedade em direita e esquerda, para assim ter o controle sobre ela.
É muito mais fácil bater, jogar gás lacrimogênio, atirar bala de borracha, do que ouvir a sociedade. Primeiro instalam o medo, e depois buscam dizerem que estão ouvindo, enganam o povo, fazem uso da mídia, convence boa parte da pessoa a ir contra os seus próprios direitos, e ganha a maioria. A sociedade acredita que necessita de um representante, para fazer por ela, e não acredita ser capaz de representar a si mesma através dela, através de organizações livres e independentes, através da coletividade, ação direta e autogestão.
A academia é um reflexo da sociedade brasileira
Nota: Citação feita durante uma entrevista para o programa "Roda Viva", sobre a Academia Brasileira de Letras.
...MaisA vida na sociedade líquido-moderna é uma versão perniciosa da dança das cadeiras, jogada para valer. O verdadeiro prêmio nessa competição é a garantia (temporária) de ser excluído das fileiras dos destruídos e evitar ser jogado no lixo.
Para uma sociedade baseada na exploração, não há ameaça maior do que não ter mais ninguém para oprimir.
O que nos leva a deduzir um dos grandes perigos de uma sociedade que se esquiva cada vez mais dos inevitáveis desconfortos da vida: perdemos o benefício da passagem por doses saudáveis de dor, e essa perda nos desconecta da realidade.
Quanto mais você se tornar consciente e silencioso, mais será capaz de ver como a sociedade o está matando e envenenando.
A sociedade de consumo consegue tornar permanente a insatisfação.
O comunismo é uma tentativa tão grosseira de explicar a sociedade e o indivíduo que é como se um cirurgião realizasse as suas delicadas operações com um cutelo.
Desconfie dos que dão as costas ao amor, à ambição, à sociedade. Se vingarão por haver renunciado a isso.
Vivemos em uma sociedade extremamente dependente da ciência e da tecnologia, na qual quase ninguém sabe nada sobre ciência e tecnologia.
Sociedade 5.0
Todavia estamos nós:
Criando nossos próprios novos nós.
Desenvolvendo-nos para frente,
Frente a medidas inconsequentes.
Vivendo num mundo quase paralelo,
Onde que o artificial se faz mais belo.
Inventando robôs imitando seres humanos,
E se pôs seres humanos vivendo como robôs.
Nada é tão doloroso do que a crítica da sociedade, onde uma mulher não pode sair porque está abandonando seu filho! E o homem, que passa anos sem ver, conseguir ser o superman, mesmo nunca presente.
Vivemos numa sociedade em que ninguém é responsável pelo que faz, mas todos são responsáveis pelo que os outros fizeram no presente ou no passado.
Nota: Trecho de artigo da "National Review".
...Mais
