Zygmunt Bauman

1 - 25 do total de 44 pensamentos de Zygmunt Bauman

O que aprendemos com a amarga experiência é que essa situação de ter sido abandonado à própria sorte, sem ter com quem contar quando necessário, quem nos console e nos dê a mão, é terrível e assustadora. Mas nunca se está mais só e abandonado do que quando se luta para ter a certeza de que agora existe de fato alguém com quem se pode contar, amanhã e depois, para fazer tudo isso se - quando - a roda da fortuna começar a girar em outra direção.

Zygmunt Bauman
140 compartilhamentos

A incerteza é o habitat natural da vida humana - ainda que a esperança de escapar da incerteza seja o motor de atividade de atividades humanas. Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total sempre parece residir em algum lugar à frente: tal como o horizonte, que recua quando se tenta chegar mais perto dele.

Zygmunt Bauman
106 compartilhamentos

A preocupação com a administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral.

Zygmunt Bauman
278 compartilhamentos

Como se pode lutar contra as adversidades do destino sozinho, sem a ajuda de amigos fiéis e dedicados, sem um companheiro de vida, pronto para compartilhar os altos e baixos?

Zygmunt Bauman
78 compartilhamentos

Os relacionamentos são como vitamina C: em altas doses, provocam náuseas e podem prejudicar a saúde.

Zygmunt Bauman
273 compartilhamentos

Loucos são apenas os significados não compartilhados. A loucura não é loucura quando compartilhada.

Zygmunt Bauman
264 compartilhamentos

A incerteza foi sempre o chão familiar da escolha.

Zygmunt Bauman
47 compartilhamentos

Há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz. Um é segurança e o outro é a liberdade. Você não consegue ser feliz, você não consegue ter uma vida digna na ausência de um deles, certo?

Segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é um completo caos, incapacidade de fazer nada, planejar nada, nem mesmo sonhar com isso. Então você precisa dos dois.

Zygmunt Bauman
197 compartilhamentos

A incapacidade de escolher entre atração e repulsão, entre esperanças e temores, redunda na incapacidade de agir.

Zygmunt Bauman
11 compartilhamentos

Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte.

Zygmunt Bauman
147 compartilhamentos

A vida é muito maior que a soma de seus momentos.

Zygmunt Bauman
47 compartilhamentos

Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem.

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar.

Zygmunt Bauman
645 compartilhamentos

Há dois fatores indispensáveis a uma vida satisfatória e relativamente feliz. Um é segurança e o outro é liberdade. Você não consegue ter uma vida digna na ausência de um deles. Segurança sem liberdade é escravidão; liberdade sem segurança é caos...

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

O problema hoje não é que os partidos estejam equivocados, e sim o fato de que não controlam os instrumentos.

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

As pessoas seguem a correnteza, obedecendo às suas rotinas diárias e antecipadamente resignadas diante da impossibilidade de mudá-la, e acima de tudo convencidas da irrelevância e ineficácia de suas ações ou de sua recusa em agir.

Zygmunt Bauman
18 compartilhamentos

Se os direitos políticos podem ser usados para enraizar e solidificar as liberdades pessoais assentadas no poder econômico, dificilmente garantirão liberdades pessoais aos despossuídos, que não têm direito aos recursos sem os quais a liberdade pessoal não pode ser obtida nem, na prática, desfrutada.

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

Nós somos responsáveis pelo outro, estando atentos a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas.

Zygmunt Bauman
95 compartilhamentos

Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos.

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

[…] Tomar distância, tomar tempo – a fim de separar o destino e a fatalidade, de emancipar o destino da fatalidade, de torná-lo livre para confrontar a fatalidade e desafiá-la: essa é a vocação da sociologia. E é o que os sociólogos podem fazer caso de esforcem consciente, deliberada e honestamente para refundir a vocação a que atendem – sua fatalidade – em seu destino.

Zygmunt Bauman
Inserida por portalraizes

O fascínio da procura de uma rosa sem espinhos nunca está muito longe, e é sempre difícil de resistir.

Zygmunt Bauman
3 compartilhamentos

Desejo e amor. Irmãos. Por vezes gêmeos; nunca, porém, gêmeos idênticos (univitelinos).

Zygmunt Bauman
3 compartilhamentos

A escuridão não constitui a causa do perigo, mas é o habitat natural da incerteza - e, portanto, do medo.

Zygmunt Bauman
15 compartilhamentos

A única coisa que podemos ter certeza é a incerteza.

Zygmunt Bauman
2 compartilhamentos

O capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento.

Zygmunt Bauman
Inserida por pensador