Virtudes

Cerca de 1581 frases e pensamentos: Virtudes

Paixão não é amor.
Paixão causa demência e tem prazo de validade. Quando acaba, dá espaço pro orgulho e vaidade.
Amor é racional e portanto, pode ser treinado, direcionado, mantendo as atitudes pensadas e controladas.
A paixão é cega, mas só no amor a gente enxerga os defeitos do outro e ainda assim escolhe ficar, porque enxerga também as virtudes (algo difícil quando a paixão finda), tendo pleno juízo e capacidade de ponderamento.
O problema é que muitas pessoas confundem seus sentimentos e se casam pelo motivo errado.
A paixão é uma força potente e avassaladora. Mas o amor é a única força transformadora e regeneradora que existe, o sentimento mais sublime.
Não pode ser amor um sentimento que causa dor. Se não trouxer paz, não será amor jamais.

Quem quer o bem alheio não diz... FAZ!
Quem quer o bem do outro não mente, não troca palavras, não omite frases ditas, não inventa frases não ditas.
Quem quer o bem, bendita e não maldita.
Quem quer o bem não dobra os joelhos para Deus, quando dentro de um templo religioso ou em redes sociais, e manda para o inferno os semelhantes de seu convívio.
Quem quer o bem não dissimula. Certo ou errado, assume seus defeitos, busca o autoconhecimento, o bem estar próprio e de todos que o cercam.
Quem quer o bem, age para o bem.
O bem atrai o bem. Tal como o mal atrai o mal. Essa 'lei da vida' é implacável!
Quem quer o bem procura evoluir como SER HUMANO.
A vida dá sinais. É só observar, absorver, aprender. É fazer uso disso tudo para si e para os outros.
A vida se apresenta repleta de experiências para que, com nosso livre arbítrio, escolhamos os caminhos a seguir.
Todos, absolutamente todos, tem virtudes e fraquezas.
Olhemos ao nosso redor para percebermos se estamos atraindo ou repelindo.
A vida escancara e, ao mesmo tempo, dispensa baixarias para que, cada um de nós, separemos o 'joio do trigo', para que a gente se dê conta do que e quem realmente vale a pena.

⁠O que você quer evitar? É uma resposta muito fácil: a preguiça e a desonestidade. Se você é desonesto, não importa quais sejam as suas virtudes. Você vai afundar rapidamente. Fazer fielmente o que você se comprometeu a fazer deve ser uma parte automática da sua conduta.

Budismo e Anarquismo

"Budismo é anarquismo, no fim das contas, porque anarquismo é amor, confiança, desapego do próprio ego e todas aquelas virtudes budistas, incluindo a total falta de imposição sobre os
outros". - Robert Aitken Roshi

⁠Amar é um ato instigante, que em sua prática dar-se muitos frutos. Em virtude de sua instigação no amor, amar é uma consequência.

PACIÊNCIA: uma virtude que anda meio esquecida

Outro dia estava num mercadinho, e uma senhorinha me antecedia à fila do caixa. Ela lutava com sua bolsa, tentando encontrar o dinheiro para pagar a pequena compra que fizera. Ciente da sua aparente demora em fazê-lo, comparada aos padrões apressados que estabelecemos, ela me perguntou: está com pressa?
Talvez ela já tenha se acostumado ao nosso ritmo louco; talvez nem concorde com ele, mas prefira não contestar.
Olhei rapidamente para ela, já que até então só observava sua dificuldade em fazer o pagamento. Senti-me fazendo um giro em torno do meu comportamento, até finalmente conseguir reunir duas palavras que surpreenderam até a mim: Não senhora.
Talvez tenha sido uma ousadia minha. Afinal, quem em sã consciência, nesses dias frenéticos que temos vivido, ousa dizer que não está com pressa?
Ela assentiu, conseguiu reunir seus trocados e se foi. Eu fiquei, refletindo comigo pelo restante da tarde. Passei a ouvir o Lenine cantando em meus pensamentos, como se uma verdade estivesse sendo aos poucos revelada:
“Enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo é normal eu finjo ter paciência”
Sei que não fingi minha paciência. Não nessa tarde. Mas vejo impaciências pouco disfarçadas o tempo todo. Quando os motores não querem desacelerar, nem para esperar quem precisa cruzar à nossa frente, e a buzina parece ter se tornado o meio de comunicação mais eficaz. Quando as horas do nosso relógio importam mais que as pessoas à nossa frente na fila; quando alguém quer ter uma conversa tranquila e não lembramos mais como é que se faz isso; quando nossos celulares ensandecidos, nos chamam o tempo todo.
Porque a gente só pensa na correria e só fala disso, de como o tempo tem passado rápido. Sem paciência pra sentar e fazer uma refeição direito, sem paciência pra esperar os passinhos de uma criança, ou pra esperar o pedido chegar à mesa da lanchonete.
Naquela tarde em que percebi que a paciência anda meio escondida entre nossas virtudes, entendi o recado que o cantor quis transmitir ao dizer que “a vida é tão rara.” E ela tem sofrido tanto, com essa nossa falta de paciência!
Nem sabemos mais como as outras pessoas têm passado, porque a nossa impaciência responde ao oi, tudo bem? lançando a mesma pergunta, ao mesmo tempo, e saímos sem de fato sabermos as respostas. Mas dificilmente teríamos parado pra escutar, caso tivéssemos ouvido um não ando muito bem.
Seria ótimo se criássemos mais oportunidades para dizer: Não senhora, não estou com pressa (mesmo que no fundo a estivéssemos sentindo). Porque precisamos ter coragem de resgatar esse elo perdido com as outras pessoas, que as faça sentir valorizados e importantes, mais importantes que a nossa correria do dia a dia.
Eu sei que “a vida não pára”, mas nós precisamos nos permitir de vez em quando. Respirar fundo e se recusar a expor essa pressa que ameaça sair pelos nossos poros. Aprender a esperar o tempo do outro sem precisar empurrar nossa pressa sobre ele. Porque “o mundo gira cada vez mais veloz”, mas nós podemos sim ditar outro ritmo, que seja nosso e mais respeitoso.
Isso é o que “a gente espera do mundo, e ele espera de nós”. Não queremos mais decepcioná-lo, nem nos inquietarmos tanto.
Saibamos ter “um pouco mais de paciência”. Isso sim é urgente e inadiável!

⁠⁠Falta de amor próprio revela fragilidade em vários aspectos, disfarçado de um senso de autoestima para mascarar sentimentos que fere, machuca, separa, isola.
O amor é uma fonte inesgotável de virtudes que proporciona viver e conviver.

As falhas são um fardo que carregamos nas costas, só os outros visualizam, nossas virtudes levamos nas mãos.

Fé e liberalidade são virtudes sinónimas; e quem está duvidoso no dar, não está firme no crer.”

Amar fornece ao homem a leitura precisa das virtudes contidas na alma.

Se não existe igualdade de virtudes, não pode existir igualdade de direitos

"A ternura para com os animais está entre as mais elevadas virtudes humanas."

A tecnologia é uma bênção que tem o poder de potencializar as virtudes e / ou as imbecilidades de um ser humano.

As virtudes sexuais são parte do atrevimento de cada mulher.

Feliz do homem que tem Cristo no coração e reflete suas virtudes em seus atos.

Uma das grandes virtudes da vida é a amizade, pois ela é um amor que levamos por toda vida sem se importar com a distância.

Nessa vida de ilusão e quase ilusão, a pessoa com virtudes sólidas que pode ser admirada por algo mais substancial do que sua fama normalmente se revela como o herói não celebrado: o professor, a enfermeira, a mãe, o policial honesto, o trabalhador em tarefas solitárias, mal pagas, desprestigiadas e desconhecidas. Invertidas as coisas, estes podem permanecer heróis, precisamente porque permanecem não celebrados.

As pessoas apontam e julgam esquecendo que ninguém é feito só de virtudes, esquecendo que o amanhã é incerto.

Soneto

Feliz Aniversário

Por suas virtudes e criatividade,
pela maneira íntegra de ser
eu agradeço a sua amizade,
todo o carinho sempre a receber.


E nesta data uma nova idade
com outro tempo a desenvolver,
os seus talentos na realidade
são um presente da vida a trazer.

Que aconteça a justa recompensa
contendo tudo o que tanto deseja,
em cada ato tenha brilho e vença.

Neste momento de tanta alegria,
abençoado por Deus ele seja!
Parabéns! Outra chance em novo dia!


Um grande abraço

A humildade é impreterivelmente fundamental a todas as virtudes.