Virtude
O CARATER “vem de berço”, pois desde os primeiros dias de vida demonstramos sinais de nosso caráter, sendo ele a base de nossa personalidade. A junção de todas as virtudes incorporadas resultam de certa forma no aperfeiçoamento do nosso caráter. O ideal é irmos nos apossando dessas virtudes desde cedo.
A fama e a infâmia são igualmente horriveis; pois quem tem fama teme perde-lá, e quem é infame sofre vexação. Quando o sábio compreende a virtude do Caminho do Meio, nisso ele se deleita.
O bom não precisa provar que é bom. O honesto, da mesma maneira, não precisa provar que é honesto. A autopropaganda enganosa cai bem ao sem a virtude da autenticidade.
Viver e sobreviver qualquer animal irracional consegue tal proeza, entretanto, desenvolver-se é uma capacidade anômala do homem. Todavia a realidade é que apenas alguns utilizam dessa virtude.
Intensidade extremada pode gerar danos e se tornar defeito, mas se controlar e usá-la de forma direcionada para cada momento, torna-se virtude.
Apesar das deficiências na moral e nas virtudes o homem tem um lado divino que precisa ser despertado.
Quando você subir um degrau na vida e na uncão; desça dois degraus na humildade.
O descer não tem o sentido de inferiorizá-la, e sim, de externar que quanto mais nos prostramos neste quesito mais a enaltecemos como nossa maior virtude.
Quando uma pessoa inicia o processo da autoconsciência, buscando acessar o código moral para se entregar a Deus e às suas leis, passa a ressignificar as suas crenças limitantes, transformando-as gradativamente em convicções com base no código moral para agir criteriosamente e desenvolver virtudes para evoluir emocionalmente e colocar toda a sua vontade em uma única direção, a vertical da vida.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Primeiro Deus fez o homem,mas só ele ficou
Então da costela a mulher ele criou
Nem em cima
Nem em baixo
A costela fica do lado
Porque então me diminuir?
Se pra ajudarmos um ao outro é que estamos aqui
Como dizer que mulher não tem voz?
Se Rute e Ester fizeram história
Até hoje são lembradas por nós
Pra que apontar e criticar
Estude a história de Débora
Antes de dizer mulher não foi feita pra liderar
Entendemos que somos diferentes
Mas isso não nos torna concorrentes
Na história fomos rainhas e imperatriz
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede ao de rubis
A vontade de Deus emana ininterruptamente em todos os átomos da criação. Então, em nós existe a força da vontade de Deus e essa força está em nossa consciência, ínsita no código moral de leis a nos convidar a evoluir.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Com o tempo aprendemos que reclamar não resolve, e que agradecer mesmo em meio às tormentas, é virtude
Os encrenqueiros normalmente são aqueles que têm resistido aos meios naturais que a vida providência para a estruturação da virtude, do equilíbrio libertador.
O grande objetivo da vida é o de desenvolvermos a autonomia da consciência, a inteligência consciencial, por meio da conexão com o código moral, e a consequente prática das virtudes, com a qual o indivíduo desenvolve a sensibilidade e se torna um Ser Consciencial.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Quando não fazemos esforços para nos conectar com o código moral de leis desenvolvendo as virtudes do Ser Essencial que somos, entramos em um vazio existencial muito grande, primeiro nível da ausência de sentido existencial.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O objetivo da vida é sempre de aprender a cultivar as virtudes. Quando nos negamos a fazer isso, sofremos as consequências até aprender que esse é o único caminho que nos gerará felicidade.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Tenho em mim um pacto de despertar e agradecer, cantar, sorrir, enaltecer, ser distinto sem deixar de ser eu. De ser Íntegro, de ter coragem para resistir, cumprir e usufruir do bom êxito.
