Versos Sobre as Árvores
Você quer brilhar para parecer uma árvore de Natal ou para ser um símbolo de esperança? O conselho de Jung sobre ser uma árvore não era exatamente sobre exibir luzes, mas sobre crescer profundamente, com raízes firmes na terra e a consciência expandida para o céu.
Quando Deus criou os peixes, Ele falou com o mar. Quando criou as árvores, Ele falou com a terra. Mas quando chegou o momento de nos criar, Ele falou consigo mesmo. Por isso, assim como os peixes, que morrem ao serem retirados das águas, e as plantas, que secam ao serem arrancadas da terra, também nós, quando nos afastamos de Deus, morremos espiritualmente. Ele é a nossa fonte de vida eterna.
“A árvore que dá mais frutos é a mais apedrejada.” Esse aprendizado leva você a refletir se está atirando pedras ou levando pedradas. Extraímos da leitura que o nosso sucesso incomoda. Isso é uma máxima que nos faz entender e conduzir melhor a vida.
Tem momentos que ser radical é essencial. É dessa forma que impedimos que as árvores que o Pai não plantou venham a se estabelecer em nossa caminhada.
Novos galhos se constroem, oferecendo-nos sempre capítulos na árvore de nossas vidas, Deus sempre tem uma nova história pra nós.
Algumas árvores não estão destinadas a germinar novos galhos, mas a jazer de maneira resignada sobre o solo da floresta, apodrecendo em silêncio.
A pior tristeza da queda de uma árvore não é ela em si, muito menos seus frutos, mas as vidas que nela se encontram e fizeram seus ninhos."
Numa manhã ensolarada, galhos e folhas de árvores balançam em ventania, exalando brisa suave; um colorido homiziado em destaque nos coqueirais da Alvorada; um cenário perfeito para o poeta descrever a imensidão da beleza que se desenha no infinito de Contagem.
Se o caminho ainda te entrega o inverno e o que restam nas árvores são os galhos secos te proponho a olhar a volta, segurar a mão de quem ama, e continuar. Caminhe calmamente sentindo intensamente o frio que percorre as suas veias. Mas sempre com olhos abertos, bem atentos em busca das cores em dias cinzentos. Eu sei, pode ser que com as vistas embaçadas não veja. Mas em oculto, a primavera está bem ali próximo a desabrochar.
Tentando decifrar os eventos de minha vida, tudo passa velozmente, como árvores desvanecendo-se à margem de um carro em movimento. Meus sonhos perdem o brilho, obscurecidos como um céu nublado de sábado, enquanto minha mente se perde em uma confusão turva e inconstante.
Observar as árvores, quando se está só, é de fato, um pouco insuficiente, o sentimento gélido, que o clima traz, é de extrema intensidade, os espasmos em meus ossos, o ar frio, que invade o espaço do oxigênio, o instável desequilíbrio emocional que me incômoda. O som da solidão, silenciosamente tedioso, pinta as paredes, erguidas sobre as lembranças, apagadas pela neblina densa, que dança em meio as memórias, falhas, que sobrevivem em minha consciência, desorientada e enfraquecida. As palavras, mergulhando sobre o lago de lágrimas, não são capazes de emergir de volta a superfície, perdendo-se em meio aos fios melancólicos, que traçam os sonhos constantes, de cenários ilusórios, cruelmente distantes, afastados demais, da cinzenta realidade.
Ensina teu filho a plantar árvores, e ele desenvolverá um apreço pela natureza que nutrirá não só o planeta,mas também a sua caminhada ao longo da vida, pois plantar árvores diz muito mais sobre pessoas do que sobre o meio ambiente.
