Versos de Solidão

Cerca de 18270 versos de Solidão

⁠A solidão é oficina de ideias.

Machado de Assis
Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994.

Nota: Trecho do conto Teoria do Medalhão.

...Mais

⁠“Não permita se sentir só. Solidão verdadeira é aquela que nos distancia de nós mesmos. Ninguém nos substitui na função de melhor companhia!”

⁠A solidão em nada me assusta, o que me assusta é a aglomeração humana tentando preencher seus corações vazios, sem vida, com falsas companhias.

Somos mais idiotas do que nunca. Ninguém tem vida própria, ninguém constrói um mínimo de solidão. O sujeito morre e mata por ideias, sentimentos, ódios que lhe foram injetados. Pensam por nós, sentem por nós, gesticulam por nós.

Nelson Rodrigues
O óbvio ululante: primeiras confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Nota: Trecho da crônica Os idiotas sem modéstia.

...Mais

⁠"A solidão define seu lugar no universo. Ela não quer te machucar, ela quer te ensinar. Se não acredita, olha para o céu e veja a infinitude, a vastidão, o incerto e o belo. Solitário, e mesmo assim tão completo. Vazio, e mesmo assim tão belo. Vasto, e mesmo assim infinito."

Que minha solidão me sirva de companhia, que eu tenha a coragem de me enfrentar.

Clarice Lispector

Nota: Adaptação de trecho do livro "Um sopro de vida".

⁠A pior solidão é a "compartilhada", silenciosamente.

Talvez o ingrediente secreto das melhores histórias de amor seja duas boas doses de solidão.

A grande, a perfeita solidão exige a companhia ideal.

Nelson Rodrigues
RODRIGUES, Sonia (org.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

Solidão é estar perdido dentro de si mesmo!

Eu sou forte porque sou sozinha! Conheço a solidão por isso sou admirável...

A emoção norteia o coração do homem, pois apenas aquele que carrega o carma da solidão saberá o significado de amar.

A gente acaba quase sempre se acostumando com uma porção de coisas na vida, por medo da solidão ou pela segurança da estabilidade. Sempre me adaptei a muitas delas, vivo constantemente no modo automático e quase sempre nada me desperta interesse, é tudo um grande borrão pra mim, passam perto e eu não sinto, dançam vestidos de palhaço na minha frente e eu só bocejo. Quase nada me toca. É difícil achar algo que me faça sentir vontade de olhar uma segunda vez ou ter alguém com quem eu queira ficar perto por horas. Ainda não descobri se sou a defeituosa ou se o mundo que é defeituoso. Mas eu já te falei sobre essas coisas. Já te falei também, e aliás, quero repetir, que você é a exceção no meio disso. Você é minha não-adaptação.

Um dia defini a solidão como amarga. Hoje ela é doce para mim. Aprendi a amar a minha companhia, mais do que qualquer uma outra.

já me falaram que a saudade mata, que a distância mata, que a solidão mata, que o arrependimento mata, mais eu falei... não tenho medo do que mata! tenho medo é de perder ela! !!

Não gostar da solidão é não suportar a própria companhia

A solidão e a morte tem algo um comum, odeiam a paixão e preferem a tristeza do coração.

Tão longa a distância,tão longa a saudade e tão longa é a solidão em meio a eu e você .

Há dias em que prático solidão. Não por desprezo. Não por abandono. Mas por esporte. Dias em que prezo a solidão e ela me sacia.

Há fases na vida em que reina a solidão. Apesar de estar rodeado de amigos, família, colegas de trabalho, um grande vazio no coração é preenchido pelo desejo incontrolável de amar e ser amado. - Assim se Contam os Dias