Versos de Arrependimento
Se fosse possível voltar no tempo, certamente cometeríamos os mesmos erros dos quais nos arrependemos a vida inteira...
O jejum como “aflição da alma” não é, por si só, o arrependimento, mas sim um meio que o expressa e o aprofunda, envolvendo o coração e a mudança de conduta. A Torá ordena “afligir a alma” no Yom Kipur (Levítico 23:27), o Dia da Expiação, quando o povo busca sinceramente o perdão de Deus.
A graça de Deus é um convite para vivermos uma vida de contínuo arrependimento, reconhecendo que ela é a fonte de toda vida espiritual pela qual podemos alcançar a verdadeira paz e liberdade, encontrando nela o verdadeiro sentido de nossas vidas.
"Arrepender-se é quando um nó aperta o coração num laço forte, contorcendo os pensamentos, a ponto de ficar de joelhos pela dor do remorso. Só assim, o perdão se faz."
Deus não faz acepção de pessoas, mas exige cooperação com o Espírito Santo. Arrependimento, confissão e abandono do pecado são nossa responsabilidade.
O verdadeiro arrependimento é o resultado da nossa comunhão com Deus, através das virtudes da Sua graça em nós, e não da nossa capacidade ou capacitação humana. Pois a redenção e a salvação da nossa alma são fruto da presença do Espírito Santo mediante o trabalhar incansável do amor de Deus por nós.
O perdão dos pecados, isto é, a justificação, não depende do arrependimento, que sempre permanece incompleto, mas repousa na promessa de Deus e se torna nosso somente pela fé.
"Arrependimento não é só tristeza ou culpa — é mudança de direção. E sem essa mudança, as celebrações religiosas se tornam apenas aparência."
"O quebrantamento é a evidência externa e emocional do arrependimento interior e espiritual. Não se trata só de emoção, mas de uma postura de humildade sincera diante de Deus."
