Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos
Se desconhece a cultura
nossa porta está aberta
quem quiser literatura
o cordel é quem te flerta
se for falta de ternura
o nordeste tem a cura
que já vem na dose certa.
Meu dia!
O sol brilhando de novo
raiando no meu jardim
na mesa cuscuz com ovo
meu dia começa assim
oferecendo ao meu povo
o que eu desejo pra mim.
Nossas águas!
As águas correm no vento
o Velho Chico chega manso
ao nordestino um acalento
pro Nordeste é um avanço
que até mesmo o jumento
depois de tanto sofrimento
vai poder ter um descanso.
Ara chão!
Surgi o sol na alvorada
com seus raios de quentura
quem no sertão faz morada
investe na agricultura
deixa o chão da terra arada
que na primeira chuvada
no plantio vai ter fartura.
SER!
Pra se ter felicidade
basta ter bom coração
respeito e honestidade
sem nenhuma distinção
não importa a localidade
seja feliz na cidade
como eu sou no sertão.
SEGUE!
No sertão nordestino
pela seca causticante
nesse clima em desatino
num interior distante
segue firme seu destino
o sertanejo desbravante.
SUGUE!
No sertão nordestino
pela seca causticante
nesse clima em desatino
num interior distante
segue firme seu destino
o sertanejo desbravante.
FLERTE!
Na vida o importante
não é dinheiro nem fama
não é pedra de brilhante
não é ouro em quilograma
o verdadeiro diamante
é o brilho no semblante
do olhar de quem se ama.
Você sabe?
Sabe a semelhança entre a dor e as estrelas?
São finitas
Tanto a dor quanto as estrelas irão se desfazer no universo
Tudo é por enquanto
Dor e estrelas
Um vasto por enquanto
Eu preferia que as pessoas fossem feitas de palavras,
Aparência,
Oxida,
A Alma não,
Mostre-se intrínsecamente,
Para que eu te veja,
E mantenha-se,
Para que eu não me arrependa.
Sou valente até no pranto
mesmo na seca atrevida
não arredo do meu canto
nem na dor dessa ferida
o nordeste é meu encanto
e essa terra é minha vida!
Quem deixou sua cidade
dela nunca se esqueceu
talvez por necessidade
ou algo forte aconteceu
quem partiu sente saudade
e ainda morre de vontade
de voltar pra onde nasceu.
O que me ganha,
São as idéias,
Enquanto o físico se deteriora,
Oxida,
A Alma se aviva,
Criativa as palavras,
Despe em versos,
Se acalora,
Palavras inexistentes,
Tornam-se livres,
Liberto-as,
Que se dane o Aurélio,
Que é físico,
Sou um composto de Alma esculpido em versos.
Meu lar.
Não posso reclamar
dessa vida sorrateira
sou feliz nesse lugar
ao lado da companheira
uma terrinha pra plantar
uma casinha pra morar
e uma boa vaca leiteira.
Seja Resistência
Subversivo
Intrépido
E audacioso
Leve paz onde há guerra
Luz onde há escuridão
Amor onde só há violência
E resistência onde há opressão
Seja um rebelde
Um herege
Mas nunca um covarde
Lute até a sua última gota de sangue
Até suas forças se esvaírem
Até o cansaço se apossar do seu corpo por inteiro
Onde quer que vá
Leve revolução!
A seca quando avança
não aduba o pé da serra
quando eu fui era criança
feito um cabrito que berra
e meu coração balança
sem perder a esperança
de voltar pra minha terra.
Ninguém é tão seguro
que não possa ser tocado
não existe um só muro
que não seja atravessado
mas é colhido no futuro
o que se planta no passado.
Minha raça é nordestina
meu sustento vem do chão
minha água é cristalina
da fonte do ribeirão
quem vê de longe não imagina
que essa cor de azul piscina
vem do céu do meu sertão.
