Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos

⁠Se desconhece a cultura
nossa porta está aberta
quem quiser literatura
o cordel é quem te flerta
se for falta de ternura
o nordeste tem a cura
que já vem na dose certa.

Inserida por guibsonmedeiros21

⁠Meu dia!

O sol brilhando de novo
raiando no meu jardim
na mesa cuscuz com ovo
meu dia começa assim
oferecendo ao meu povo
o que eu desejo pra mim.

Inserida por GVM

⁠Nossas águas!

As águas correm no vento
o Velho Chico chega manso
ao nordestino um acalento
pro Nordeste é um avanço
que até mesmo o jumento
depois de tanto sofrimento
vai poder ter um descanso.

Inserida por GVM

Ara chão!

⁠Surgi o sol na alvorada
com seus raios de quentura
quem no sertão faz morada
investe na agricultura
deixa o chão da terra arada
que na primeira chuvada
no plantio vai ter fartura.

Inserida por GVM

⁠SER!

Pra se ter felicidade
basta ter bom coração
respeito e honestidade
sem nenhuma distinção
não importa a localidade
seja feliz na cidade
como eu sou no sertão.

Inserida por GVM

SEGUE!⁠

No sertão nordestino
pela seca causticante
nesse clima em desatino
num interior distante
segue firme seu destino
o sertanejo desbravante.

Inserida por GVM

⁠SUGUE!

No sertão nordestino
pela seca causticante
nesse clima em desatino
num interior distante
segue firme seu destino
o sertanejo desbravante.

Inserida por GVM

⁠FLERTE!

Na vida o importante
não é dinheiro nem fama
não é pedra de brilhante
não é ouro em quilograma
o verdadeiro diamante
é o brilho no semblante
do olhar de quem se ama.

Inserida por GVM

Você sabe?
Sabe a semelhança entre a dor e as estrelas?
São finitas
Tanto a dor quanto as estrelas irão se desfazer no universo
Tudo é por enquanto
Dor e estrelas
Um vasto por enquanto

Inserida por brenda_freires

Eu preferia que as pessoas fossem feitas de palavras,
Aparência,
Oxida,
A Alma não,
Mostre-se intrínsecamente,
Para que eu te veja,
E mantenha-se,
Para que eu não me arrependa.

Inserida por LeticiaDelRio1987

"A boca dela tinha gosto de vinho
E na boca dela eu me embriagava "

Inserida por AnderssonPonciano

⁠Sou valente até no pranto
mesmo na seca atrevida
não arredo do meu canto
nem na dor dessa ferida
o nordeste é meu encanto
e essa terra é minha vida!

Inserida por GVM

⁠Quem deixou sua cidade
dela nunca se esqueceu
talvez por necessidade
ou algo forte aconteceu
quem partiu sente saudade
e ainda morre de vontade
de voltar pra onde nasceu.

Inserida por GVM

O que me ganha,
São as idéias,
Enquanto o físico se deteriora,
Oxida,
A Alma se aviva,
Criativa as palavras,
Despe em versos,
Se acalora,
Palavras inexistentes,
Tornam-se livres,
Liberto-as,
Que se dane o Aurélio,
Que é físico,
Sou um composto de Alma esculpido em versos.

Inserida por LeticiaDelRio1987

Meu lar.⁠

Não posso reclamar
dessa vida sorrateira
sou feliz nesse lugar
ao lado da companheira
uma terrinha pra plantar
uma casinha pra morar
e uma boa vaca leiteira.

Inserida por GVM

⁠Seja Resistência
Subversivo
Intrépido
E audacioso
Leve paz onde há guerra
Luz onde há escuridão
Amor onde só há violência
E resistência onde há opressão
Seja um rebelde
Um herege
Mas nunca um covarde
Lute até a sua última gota de sangue
Até suas forças se esvaírem
Até o cansaço se apossar do seu corpo por inteiro
Onde quer que vá
Leve revolução!

Inserida por Sheilatinfel

Quero te amar. Quero sentir você bem junto a mim.

Deixa-me mostrar o que sinto por você.

Te amo.

Inserida por Smlifemais

⁠A seca quando avança
não aduba o pé da serra
quando eu fui era criança
feito um cabrito que berra
e meu coração balança
sem perder a esperança
de voltar pra minha terra.

Inserida por guibson

⁠Ninguém é tão seguro
que não possa ser tocado
não existe um só muro
que não seja atravessado
mas é colhido no futuro
o que se planta no passado.

Inserida por guibson

⁠Minha raça é nordestina
meu sustento vem do chão
minha água é cristalina
da fonte do ribeirão
quem vê de longe não imagina
que essa cor de azul piscina
vem do céu do meu sertão.

Inserida por guibson