Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos
São léguas pra ser feliz
sem temer adversidade
o nordeste é a matriz
do que é ter dignidade
e por aqui brota a raiz
do brasileiro de verdade.
É a região mais bonita
mais que Sul e Sudeste
o meu coração palpita
pelo verde que lhe veste
minha paixão é infinita
e que Deus do céu permita
eu voltar pro meu Nordeste.
LUTA!
Mesmo longe da cidade
não desiste de aprender
o nordestino de verdade
vai em busca do saber
maior que a dificuldade
é a vontade de vencer.
SEDE DE VIDA!
Essa terra não é ingrata
não é pobre o nosso chão
chega de água na lata
água cara em caminhão
a seca fere e maltrata
mas aqui o que mais mata
é a sede da corrupção.
Nordeste de tudo tem
do sertão a beira mar
de fora o turista vem
se apaixona e quer ficar
se um não te quer bem
um milhão quer te amar.
Metades - texto 3
E assim acordei tão sozinho
Feito bêbado caído na sarjeta
Uma réstia entrando na gaveta
Pássaro aluindo o seu ninho
Um pacote deixado no caminho
Encharcado de sereno e madrugada
Um capim nascido na estrada
Onde vida jamais passou por ela
O solo da cuíca na Portela
Uma porta trancando a entrada
O muro, cegueira arbitrada
Um olhar solitário na janela.
Nordestino é povo forte
do suor pingar na cara
que não foge do trabalho
que a dificuldade encara
que vai do Sul a Sudeste
sem a força do nordeste
o Brasil inteiro para.
O nordeste é da gente
nossa terra prometida
um povo que fala oxente
acostumado a despedida
entre a seca e a enchente
sempre nasce uma semente
que floresce em nossa vida!
No sertão se abranda
o vento que se propaga
a natureza é a varanda
de onde escuto Gonzaga
a água São Pedro manda
e a luz Deus é quem paga!
A seca me trouxe o pranto
mas eu disse não aceito
não arredo do meu canto
minha terra é meu direito
o Nordeste é um encanto
e aqui dentro o amor é tanto
que mal cabe no meu peito.
Nunca deixe de acreditar no amor.
Porque ao longo da vida, vamos encontrar muitos que desconhecem o significado que ele tem.
Alivie
Não se aprisione ao que não te faz bem,
quando doer demais escreva,
espalhe seus sentimentos em versos,
alivie suas tensões, traga paz para você e ao mesmo tempo produza sem querer ou querendo conhecimento.
Todo homem nordestino
do sangue pulsar na veia
não tem medo do destino
nem mexe na coisa alheia
quem respeita Virgulino
não se afronta a cara feia.
