Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos
TECITURAS
Eva tecia em folhas de figueira
Penélope seu longo bordado
As vozinhas costuravam em máquinas onde brincávamos de dirigir
Época em que agulha e linha da vida faziam parte
As mãos teciam
Enquanto a gente fazia arte
Ah! Pena que quase tudo isso acabou
Deixe eu terminar de tecer essas palavras
Vou aliavar esse poema
Antes que nos roubem isso também.
MINHAS ESTAÇÕES
Que nem meus outonos
Quando caírem minhas folhas secas
Nem meus invernos
Quando eu precisar que me aqueça
Tirem de mim a beleza de um novo dia de sol
Nem a delícia de ser visitada pelo beija-flor
Quando eu voltar a florir.
Hoje
Abrigarei soluços no peito
Afogarei o travesseiro
Direi adeus sem palavras
Sem abraços
Sem seu reflexo em meus olhos
Hoje
Dividirei o copo com a tristeza
Tomarei um porre de saudade
Beberei do vazio que ficou
Só hoje
Amanhã passarei batom vermelho
Darei novos sorrisos
Se não der...
Viverei de improviso.
CHÃO E MESA
Não gosto de amores assim
Comidos de garfo e faca
Pelas beiradas
Degustados em pequenas porções
Muito menos de amores frios
Que ficam no canto do prato
Já não descem na garganta
Nem pode ficar pra amanhã
Gostosos são aqueles comidos como fruta
Arrancados do pé ou pegos no chão
Mordidos com vontade
Que escorrem pelo canto da boca
Flor di mel
Uamor é a eterna lua di mel
Seja amanti infinitu isi distancie du véu du
passadu e du disconhecidu futuru
Seja somenti abismu nu presenti.
Tormenta
Uamor é como flor qui só disabrocha na intimidadi
É como gota quiscurrega na bainha du vento
É como onda qui suspira na saia du mar
É a sinfonia mais pura du Zóio da Alma
Despidida
Meninu
Nuá segredo escondidu
Quando si tem pouco a ser dituai
Silencie púrum instanti...
Agora iscuti...
- É o coração!
Lembri-si o incontru é sempre nu Véu Duoiá
Capinando o Zóio
Meninu qui cê tá fazendo?
- Capinando o Zóio uai.
Mai pra quê homi de Deus?
- Pra nascê Flor!
- É pumodiqui em todo Zóio siscondi uma Flor
E toda flor tem qui ser regada
Assim como o Amor
Serpentina Colorida
Ocê nué um sonho,
É existência mais bela,
É a estrela sem nomi,
É fascínio e delírio
É o vazio mais preenchido
É pumodiqui ocê é a morada du Infinitu
PALESTINAMOR
Queremos la pAz
Uamor habitado
Quieremos
la seguridad de la vida
Humana entre ela mundo
Eu quero o caos
eu quero mais,
eu quero tudo
e o tudo
já não me satisfaz
eu quero o mundo
e o que é o mundo
senão o tudo
senão o mais
senão o caos ?
Teu coração pode ficar em pedaços mas não chores pois o mundo não irar parar para notar que você tente conserta-lo.
Rega teu jardim de tua alma e espere às flores desabrochar pois, não espere flores de alguém.
ENCAIXE
O encaixe perfeito do seu corpo
Deixaram marcas
Um vazio
Ás vezes sinto
Ás vezes minto
Em outras sou a própria saudade.
DESPOJAR
Carrego tanto ontem
Que o hoje não cabe em mim
Vou lançando no caminho
Fatias que guardei
Músicas que pararam de me tocar
Beijos que perderam o gosto
Amores que não mais encantam
Um passado amassado que não me veste mais
Um fui que já não me calça
Um pretérito em que não mais me reconheço
Vou lançando no caminho
Aliviando a bagagem.
VÍRGULA
Eu preciso de uma vírgula
Pra não atropelar o tempo
Tomar fôlego
Pra pausar
Pousar
Eu preciso de uma vírgula
Que dívida minhas orações
Marque meus momentos
Torne leve minha história
Eu preciso de uma vírgula
Que ajude a mim mesma a ler quem sou.
Meus músculos estão anestesiados
Minha alma está adormecida
A investida da escuridão, me traz solidão
A solidão inimiga do meu coração.
Viver assim não é bom
Eu só queria ter algum dom
Será que está tudo acabado ?
Meu coração dói, como se fosse fuzilado.
LABIRINTO
Quando contigo me embolo
Já nem sei
Se quero ser laço
Ou se darei nó
Quando em mim te enroscas
Posso ser labirinto
Caminho sem volta.
.
