Versos Curtos da Infância

Cerca de 1719 versos curtos da Infância

Vejo o meu retrato: um menino pobre de Porto Barreiros que chegou a Goiânia num caminhão de mudanças. Penso que evoluí muito.Mas não importa o quanto eu tenha evoluído, eu continuo num caminhão de mudanças.

Inserida por doracinonaves

Aos poucos, sem perceber, alterei rotinas, costumes e o jeito de ver as coisas. De contador a jornalista foi um pulo de pião que roda a trezentos e sessenta graus até encontrar o ponto em que o giro parece estático.

Inserida por doracinonaves

No fim do dia, num sábado calorento como neste fevereiro, lá vem o Janjão de roupa nova. Ia ao cinema ver “E Deus criou a mulher”, com a Birgitte Bardot. Filme proibido para menores, como nós, caçadores de jatobá.

Inserida por doracinonaves

⁠ Quando crianças, construíamos castelos de areia que eram facilmente levados pelas ondas do mar. Quando adultos, nos moldamos, erguemos sonhos, construímos conceitos e relacionamentos, que uma hora a vida também nos ensina a abandonar. Tudo é sobre construir e derrubar.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠⁠Um dia ela olhou para trás, e viu que precisava tirar as sandálias e molhar seus pés, deixar que a lama a sujasse outra vez. Não importava como sairia dali, se teria como tirar a lama dos pés. Ela só queria poder sentir o frescor da simplicidade da infância outra vez.

Inserida por barbaramelosiqueira

⁠Minha casa era minha mãe, minhas irmãs e meu tio, quando eu era criança.

Inserida por pensador

⁠A imaginação e o passado vivem perto um do outro.

Inserida por EXO_LYCO

São sobretudo as influências negativas que nos causam problemas quando adultos, pois a criança em nós faz de tudo para que as mágoas e as dores sofridas na infância não se repitam.

Stefanie Stahl
Acolhendo sua criança interior. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
Inserida por pensador

⁠" Às vezes penso que a lua é a lâmpada do meu quintal".

Inserida por jonathas_oliveira

⁠Algumas pessoas podem ser crianças por mais tempo do que outras.

Inserida por pensador

⁠Quando você é criança, sua vida pode ser medida como uma série de conversas desconfortáveis iniciadas com relutância por adultos em um esforço para lhe dizer coisas que você já sabe ou realmente não queria saber.

Inserida por pensador

⁠Ela aprendeu que o início da vida de uma pessoa é o que mais importa, que a vida é pesada dessa forma.

Inserida por pensador

⁠Quando as crianças são pequenas, nossos desejos parecem pequenos, mesmo se quisermos o céu. Tudo o que queremos parece ser apenas uma questão de tempo e esforço.

Inserida por pensador

⁠As crianças precisam de palavras, sorrisos, abraços. Precisam se entediar, sonhar, brincar, imaginar, correr, tocar, mexer, que sejam lidos contos para elas. Olhar o mundo que as cerca, interagir. No coração destas necessidades, a tela é uma corrente de gelo que congela o desenvolvimento.

Inserida por pensador

⁠Na ciranda de minhas lembranças os dias eram sempre azuis! As meninas sempre amigas... eu era feliz, mas não sei se eu sabia disso.

Inserida por MirnaRosa

⁠Quando se perde a memória, se perde o ontem e nos deixa perdidos no hoje.

Inserida por amiltonfarias

⁠Saber o que precisa ser feito e não fazer, conta sobre uma criança que ainda espera pelo adulto de sua infância que lhe deixou na falta de algo. Aqui existem várias dores ocultas no profundo de seu ser.

Inserida por ErikaTerapeuta10

⁠Eu acho que uma das coisas melhores que eu tenho feito na minha vida, melhor do que os livros que eu escrevi, foi não deixar morrer o menino que eu não pude ser e o menino que eu fui, em mim.

Paulo Freire
Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.
Inserida por pensador

⁠É uma coisa boa que a gente nunca deixe de ser menino.

Paulo Freire
Lacerda, N. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zit, 2016.
...Mais
Inserida por pensador

⁠A maior ironia da vida é buscarmos o sentido enquanto nos esquecemos de sentir.

Inserida por darcicley