Versos

Cerca de 336927 versos

Faz de conta que tudo que tinha não era de faz de conta.

Clarice Lispector
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.

A vida é a soma das suas escolhas.

Não importa o quanto essa nossa vida nos obriga a ser sérios. Todos nós procuramos alguém para sonhar, brincar, amar e tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender.

O mundo inteiro é um saco de merdas se rasgando. Não posso salvá-lo. Sei que nos movemos em direção à miragem, nossas vidas são desperdiçadas, como as de todo mundo. Eu sei que nove décimos de mim já morreram, mas eu guardo o décimo restante como uma arma.

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu.

Friedrich Nietzsche
Schopenhauer as Educator (1874).

Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade.

A melhor fórmula para uma vida miserável é deixar de fazer as coisas pelas quais somos apaixonados.

Eu fui à Floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida... expurgar tudo o que não fosse vida; e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido.

A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

A gente leva da vida a vida que a gente leva.

Tom Jobim
"O Som do Pasquim", Tárik de Souza, Agir

Nota: Em entrevista ao jornal Pasquim

...Mais

A vida não imita a arte. Imita um programa ruim de televisão.

A vida feliz consiste na tranquilidade da mente.

Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores.

Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu.

Procure a sabedoria e aprenda a escrever os capítulos mais importantes de sua história nos momentos mais difíceis de sua vida.

Para viver de verdade, pensando e repensando a existência para que ela valha a pena, é preciso ser amado, e amar, e amar-se. Ter esperança, qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas, mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas enfrentar o ruim aqui e ali. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso, apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.

A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se.

A vida é igual a andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.

Albert Einstein
ISAACSON, W. Einstein: His Life and Universe, 2007.

Nota: Adaptação de um trecho de carta de Einstein ao filho Eduardo, escrita em fevereiro de 1930.

...Mais

A vida a trata com você se trata