Versinho de Criança

Cerca de 7886 versinho de Criança

“Cada criança deixada na roda carregava mais do que abandono: carregava uma história que o silêncio tentou apagar.”
Do livro A Roda dos Excluídos — Histórias Giradas ao Silêncio, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“O anonimato protegia a vergonha social, mas muitas vezes roubava da criança o direito sagrado de saber de onde veio.”
Do livro A Roda dos Excluídos — Histórias Giradas ao Silêncio, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

⁠Pare! VOCÊ, não é mais uma CRIANÇA.
E VOCÊ! sabe muito bem o que está FAZENDO.
RECEBEMOS o que mais DAMOS,
Depois, não diga que o MUNDO é INJUSTO.
E que VOCÊ, nunca teve uma CHANCE.
RECOMPENSA maior é o MÉRITO.

⁠O afeto e a atenção plena aos sentimentos devem fazer parte do universo de criação da criança. Infelizmente vivemos um tempo no qual tudo é muito rápido e superficial, pelo que a formação dos filhos tem sido muitas vezes defeituosa. Tudo isto acaba propiciando numa ansiedade, marcada pelo apego excessivo ou no distanciamento afetivo, afetando a intimidade já na fase adulta. Os sentimentos devem ser validados, permitindo o delineamento da formação da integralidade do sujeito. Este sujeito assim desenvolvido, poderá formar uma relação de interdependência, que seja saudável e em equilíbrio.

JOSÉ LUIZ DE SOUSA NETO - PSICANALISTA

Cair e Levantar
​Quando se é criança, o tombo faz parte,
Machuca o joelho, mas logo passou.
Crescer é um sopro, uma forma de arte,
Ser criança é bom, mas o tempo mudou,
E a adolescência também me encantou.
​O que vem depois? O futuro não sei,
Pois o mundo adulto eu nunca vivi.
Doutor, engenheiro... nos planos que criei,
São tantas escolhas que eu já conheci.
​Há muito o que pensar, caminhos a escolher,
Dúvidas rimando com o que vai ser.
Mas de uma certeza eu não abro mão:
Ser adulto eu quero, com o pé no chão,
Pronto para a vida e pro que der e vier.
Isasherculano

Sobreviver, minha doce criança, é assassinar sonhos,
enquanto o tempo embaralha o destino com os tentáculos amargos do acaso,
as cores percorrem o mundo e são capturadas pelo
cansaço.
Restando, então, telas em preto e
branco,
não para serem coloridas, mas para esquecermos que
um dia já existiram tons azuis em
nossos
céus.

Uma criança de 4 anos ainda é um bebê.
Às vezes esquecemos disso porque eles já falam como gente grande.
Mas 4 anos ainda é muito pequeno.

Aos 4 anos,
eles fazem mil perguntas, inventam histórias
e transformam qualquer coisa em brincadeira.

Mas também é a fase das emoções intensas.
Eles choram forte, se frustram rápido
e ainda estão aprendendo a lidar com o que sentem.

Quatro anos é a fase das gargalhadas sem motivo,
das perguntas inesperadas,
e dos abraços que chegam de surpresa.

Um dia eles não vão mais pedir abraço antes de dormir.
Um dia eles vão parar de subir no seu colo.

E você vai olhar para trás desejando
só mais um dia do seu filho de 4 anos.

Calejamento da alma


Um dia todos fomos, criança enganada...
Brincando víamos tudo com olhar inocente,
crescemos, e tudo tornou-se diferente...
Do que vivíamos restou quase nada.


Obrigações de uma vida assalariada,
boletos a atormentar de modo frequente,
fome de tudo, couro cansado, dor de dente...
Linhas de expressão, a próxima cilada.


Tempos distantes, aqueles de paz...
Sonho interrompido pelo despertador;
corre! senão o ônibus lhe deixa para trás...


A frieza cotidiana não lhe concede favor...
Fones de ouvido, cafeína, olhar sagaz...
O feitiço do tempo lapidando sua dor.

A conclusão de um poema espreita
o bobo poeta entretido com o ser criança das palavras convidadas pra
brincadeira de serem emoção em vez
da coisa catada do alfabeto, elas entram na brincadeira fluindo nos versos dizendo olha tio, pro poeta,
a catada não cata ela veste essa, e de
fantasia em fantasianesse universo
de repente o Booo! no começo longe da tia chata da norma padrão...
a explosão da palavra criança
o que é um fantasma?
e um dinossauro?




Leonardo Mesquita

TESTEMUNO VIVO👉🏻Van Escher


Sou um refúgio que virou gente.
Criança feliz que virou voz na comunicação desde os 11 anos de idade.
Mãe aos 18 que escolheu a vida quando me mandaram escolher a morte.
Mulher que aguentou 16 anos de tempestades e saiu só com a roupa do corpo, mas com as três filhas no colo.
Sobrevivente da COVID em 2019 quando tudo fechou.
Sou uma vencedora da depressão que veio depois com várias tentativas frustradas de se suicidar.
Motorista que pegou a direção da própria vida, mesmo depois de 5 acidentes tentando me parar.
Isso não é currículo.
É milagre em série.


Eu não desisti porque nasci para ser testemunha viva.
E a minha vida virou refúgio pra quem achou que eu não ia conseguir.


Pra você que tá no meio da tempestade: dá pra sair do outro lado sim tenha fé!
Deus não desiste da gente. 🙏🏻


Ass: Van Escher

*O PAPEL DE CADA UM*


Provérbios 22:6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar..."


Ensina quem? Os pais.


Mas hoje o que eu vejo é pai terceirizando a criação.
Manda pra escola e fala "se vira".
Aí o filho chega sem limite, sem "bom dia", sem noção.
Dá trabalho, desrespeita, desafia.
E o professor que aguente.


Professor não é pai.
Não pariu, não criou.
Professor é mestre.
Tá ali pra repartir saber, não pra corrigir falta de base.


Se a criança não respeita os pais dentro de casa, não vai respeitar o professor na sala.
A conta é simples.
Cada um no seu quadrado: pai educa, escola ensina.


_Van Escher

Meu avô veio do céu
pra me lembrar:

"Eu já sabia quando você era criança,
loirinha do cabelinho cacheado,
que você era diferente."

Em meio a lágrimas,
em meio a risos,
o céu aplaudindo de pé.

Agora eu sei.
Eu gostei de ser quem sou.

Van Escher

⁠Pedi desculpa.
Pedi perdão.
Pedi abraço.
Erra novamente.
Comportamento;
de criança, e adulto.

Ensinar Física,
para uma criança do Ensino Fundamental.
Mesa, cadeira, janela, porta.

Eu, não sei.

Aprender, e entender; cansa.
Insistência. Perseverança.
Intervalos.
Hoje é um dia, amanhã é outro.
Não acabou. Não terminou.
Continua.
Aí. Sentir, a dor. É assim.
Disfarça.
Pensar positivo. Ser otimista.

Um brinquedo na mão de uma criança,
deixa feliz.
Uma Fábrica, de brinquedo.
Quem fabrica, é inteligente.
Fabricador(a).
Uma Loja, de brinquedo.
Comprar, um brinquedo.
Ganhar, um brinquedo.
Primeiro. Ver o desenho. O filme.
Do Homem Aranha.
Spiderman.
Para depois, brincar.

Quando, eu era criança...
Via desenho;
{jogava, vídeo game; game over};
brincava, com o brinquedo;
existe, muitos brinquedos;
loja de brinquedos; fábrica de brinquedos;
existia brincadeiras;
amiguinhas, & amiguinhos; hora, do recreio.

"Criança, não viva tão intensamente.
-Armazene-se.
O futuro há de te agradecer"
Haredita Angel
27.04.10

"Ao seu lado sou uma criança que vê o mundo cheia de esperança.
Proteja essa criança, não sabote
o seu mundo."
Haredita Angel
28.10.11

"Meu sonho de criança...
- Crescer.
Meu sonho de jovem...
- Amadurecer.
Meu sonho de adulto...
- Vencer.
Meu sonho para hoje...
- Permanecer por mais algum tempo."
Haredita Angel
08.12.25

É muito bom ser criança...
Onde os banhos de chuvas são aventuras, bombons e chocolates prêmios, e as cores dos picolés magia...
Muita felicidade!

Aí vem a adolescência, com suas primeiras vezes intensas e absurdas.
O primeiro amor, o primeiro beijo, as primeiras luzes neon, as primeiras dúvidas, as primeiras escolhas e as primeiras decepções...
Muita confusão!

Aí vem a fase adulta, contradições, responsabilidades, nostalgias e boletos... Muitos boletos!

Aí chega a velhice, com suas marcas físicas e psicológicas, e as lições...
Muitas lições!
Haredita Angel
31.05.25